quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Guiné 61/74 - P18053: Ser solidário (208): Tabanca de Porto Dinheiro: unidos pela educação em Timor: convívio com o João e a Vilma Crisóstomo, o Rui Chamusco, o Gaspar e a Maria da Glória Sobral, o Eduardo Jorge Ferreira, a Alice Carneiro e o nosso editor Luís Graça...Vem aí um novo projeto, o LAMET - Luso American Movement for Education in Timor Leste...


Foto nº 1 > Da esquerda para a direita, o Rui Chamusco e o Gaspar Sobral


Foto nº 2 > Sobral, casada como Gaspar... É natural da Malcata, Sabugal, tal como o Rui.



Foto nº 3 > Da esquerda para a direita, Rui Chamusco, Gaspar Sobral e Alice Carneiro



Foto nº 4 > Da esquerda para a direita, João Crisóstomo e Rui Chamusco


Foto nº 5 > Da esquerda para a direita, Eduardo Jorge Ferreira, régulo da Tabanca de  Porto Dinheiro, e Gaspar Sobral


Foto nº 6 > Vilma Crisóstomo e o nosso régulo Eduardo Jorge Ferreira


Foto nº 7 > O João e a Vilma de regresso a A-Dos-Cunhados, Torres Vedras, onde têm família.


Lourinhã, Praia da Areia Branca, 2 de dezembro de 2017 > Amoço de um grupo de amigos de Timor, no restaurante Foz.

Fotos (e legendas): © Luís Graça (2017). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Tínhamos encontro marcado no domingo, dia 3, na Lourinhã, um grupo de membros da Tabanca de Porto Dinheiro que abraçam também a causa de Timor Leste: eu próprio e a Alice, o Eduardo Jorge Ferreira, que é o régulo, o Rui Chamusco e o João e a Vilma (que estão por cá, vindos dos EUA, entre os dias 1 e 11 do corrente).... 

A surpresa foi o aparecimento do casal Sobral, o Gaspar, que é timorense, topógrafo (nascido nas montanhas de Lorosae, e regressado de Angola em 1975; tem aqui página no Facebook) e a Maria da Glória, conterrânea do Rui (, ambos são da Malcata, Sabugal). O casal vive em Coimbra, e lidera, com o Rui, o projeto "Uma Escola em Timor" (*).  O Gaspar, com formação em direito (licenciatura e mestrado) interessa-se particularmente pela problemática dos LDC - Least Developed Countries, os Países Menos Desenvolvidos (PMD), de acordo a categoria criada pelas Nações Unidas.

O pretexto foi a estadia do casal Crisóstomo (João e Vilma) e os planos para a criação de um novo projeto, de solidariedade com Timor Leste, do nosso incansável ativista, o João Crisóstomo: Luso American Movement for Education in “Timor Leste” ( LAMET), em colaboração com a Carvalho Family Foundation (uma ONG luso-americana). (**)

Desse projeto e dos contactos do João com a hierarquia da Igreja Católica, falaremos em tempo oportuno. Para já quero registar aqui a minha satisfação por voltar a ver o João e a Vilma, bem como o Rui e o Eduardo, e passar a ter dois novos amigos, e futuros membros da nossa Tabanca de Porto Dinheiro, o casal Sobral, dois seres humanos maravilhosos, entusíásticos e generosos.

Almoçámos alegre e fraterrnalemente em dia magnífico no restaurante Foz, na Praia da Areia Branca, pusemos a conversa em dia, fizemos troca de prendas... Tinha dito ao João que lhe trazia, para oferecer, um exemplar do livro "Aristides de Sousa Mendes: memórias de um neto", da autoria de Moncada S. Mendes, saído recentemente sob a chancela da editora Desassosego.

Fiquei de fazer uma "nota de leitura" do livro, esperando também o contributo do João que, como se sabe, foi um dos grandes ativistas luso-americanos  da causa da reabilitação da memória do diplomata que ousou desafiar Salazar, por imperativos de consciência.

Ao João e à Vilma que vão passar o Natal a Toronto desejo boas festas e sobretudo um novo ano cheio de realizações dos seus sonhos e projetos. Em particular, para a Vilma, que está a construir a sua casinha de férias na Eslovénia...

Para o Rui, o Gaspar e a Maria da Glória, faço votos para que continuem a ter o mesmo entusiasmo e empenho na concretização do projeto "Uma Escola em Timor". Igualmente, e nas suas pessoas, o nosso desejo de que o 2018 seja melhor para os nossos povos, Portugal e Timor. Tanto o Rui como o casal Sobral estão particularmente apreensivos sobre o futuro da língua e cultura portuguesas em terras do "Sol Nascente". ( Segundo o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, é Loro Sae e não "Lorosae", pois são duas palavras distintas, significando em tétum Sol Nascente.)

Para o Eduardo, aquele "oscar bravo" (obrigado) e aquele "alfa bravo" (abraço) que ele merece, quanto mais não fosse por aquele sorriso de orelha a orelha que só ele tem... 

Eu e Alice regressámos a Lisboa com a sensação de que o tempo é sempre curto para estar com os amigos e, ao mesmo tempo, reconfortados pelas palavras  do João que, antes nos tinha escrito, nessa manhã:

" Que alívio! É que o Rui estava com receio que não pudesses aparecer. E eu e a Vilma iriamos sentir mesmo a tua falta; sem desprimor por qualquer dos outros nossos amicíssimos camaradas….é que eu já considero o nosso grupo como um todo indivisível, um corpo conjunto; qualquer falta de um de nós é para mim como que se faltasse um braço"… (LG)




Timor-Leste, a par de mais quatro PALOP (Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) está na lista dos 43 LDC (Least Developped Countries), das Nações Unidas. Esta lista é revista de 3 em 3 anos.

Definição: "Least developed countries (LDCs) are low-income countries confronting severe structural impediments to sustainable development. They are highly vulnerable to economic and environmental shocks and have low levels of human assets." 

 Em português: "Os países menos desenvolvidos (PMA) caracterizam-se por baixo rendimento, enfrentando severos obstáculos estruturais ao desenvolvimento sustentado. São altamente vulneráveis ​​a choques económicos e ambientais e têm baixos níveis de ativos humanos", medidos por indicadores de saúde, educação, emprego, etc.
_____________

3 comentários:

rui chamusco disse...


Obrigado Luís Graça pelo vosso (teu) envolvimento nos nossos projetos. Como sempre, escreves com distinção, clareza e estilo. É muito agradável ler o que escreves.
O encontro na Praia de Areia Branca foi muito produtivo em amizade, ideias, energias para o corpo e para a alma. Todos ficamos beneficiados. Espero que, em Portugal, nos estados Unidos, em Timor ou qualquer outra parte do mundo e do universo a nossa amizade continue...

Abraço

rui chamusco

Maria Alice Ferreira Carneiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

O único PALOP que escapa desta lista infamante é... Cabo Verde. O que seria hoje a Guiné-Bissau se não tivesse havido o golpe de Estado do 'Nino' Vieira ? Há quem diga que a Guiné sempre foi uma 'colónia' de Cabo Verde... Mas, em boa verdade, a 2ª independência, a rutura dos guineenses do PAIGC em relação á elite cabo-verdeana, também não tirou a Guiné e o seu povo da maldita picada do atraso, da miséria, da cleptocracia, da corrupção, da violência, do golpismo... Mas um dia, a Guiné vaio mesmo querer uma independência a sério, e sair desta maldita lista... dos 43 LDC...

Luís Graça