quarta-feira, 6 de maio de 2020

Guiné 61/74 - P20948: Historiografia da presença portuguesa em África (208): “Madeira, Cabo-Verde e Guiné”, por João Augusto Martins, 1891 (1) (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 7 de Junho de 2019:

Queridos amigos,
Digamos que não se encontra aqui um relato singular de alguém que anteriormente percorrera o território com responsabilidades no levantamento topográfico, a configuração das fronteiras da Guiné Portuguesa, trabalho que, como é sabido, se prolongou até à primeira década do século XX, com vários contenciosos luso-franceses pelo caminho. É um escritor marcado pelo formalismo mas o que mais entusiasma e nos faz sorver estes parágrafos aparatosos é o fascínio africano, ilimitado, viera com medos, até de escaramuças ou de encontrar pela frente antropófagos, rende-se à paisagem, inclusive a humana, uma bela flor de 13 anos fê-lo subir ao Sétimo Céu...

Um abraço do
Mário




“Madeira, Cabo-Verde e Guiné”, por João Augusto Martins, 1891 (1)

Beja Santos

No descritor reservado à Guiné-Bissau, na Biblioteca Nacional (com centenas de obras consultáveis), dá-se nota de uma obra que nunca se vira referenciada em nenhuma bibliografia. Trata-se de uma edição da Parceira António Maria Pereira, a data é 1891, tem ilustrações primorosas para os três territórios visitados, acicata-se a nossa curiosidade, a Guiné autonomizara-se recentemente de Cabo Verde, que surpresas nos reserva este autor, que se descobrirá, mais adiante, que colaborou no levantamento das fronteiras da Guiné Portuguesa?

É comprovadamente um autor culto, bom observador, de escrita clássica, como se mostra, depois de nos ter falado exaustivamente da Madeira e de como aqui se tratavam os tísicos e o feitiço que lhe provocou o arquipélago cabo-verdiano:
“Três dias depois demandávamos a Guiné; e ao aproximar-nos desta terra fantasticamente delineada pelas tradições, onde a muitas milhas de distância o prumo marca seis a oito braças no seu contar de vaticínios, ao sulcarmos estas águas turvas e eriçadas de escolhos, onde os receios parecem receber o baptismo de realidades, encarando a expressão triste do espectáculo que se alarga de fronte, essa ondulação monótona de águas correntes onde apenas se desenha alguma ilhota verdejante, respirando o ar abafado em que parece errar a exalação quente de um resfolegar cansado, arreigou-se-nos por tal modo o convencimento das terroristas narrativas, que, como em caleidoscópio gigante, começámos a divisar pela imaginação, emboscadas sem número, através de matagais sem eco, feras hercúleas em rixas de estremenho, azagaias multiformes molhadas em venenos subtis… cobras despedaçando bois… crocodilos fazendo soçobrar embarcações… E como fundo deste quadro de uma compostura dantesca, os pântanos dormentes.”

João Augusto Martins é conhecedor do que fala, não há encómios ocos nem entusiasmos convencionais. Chegam a Bissau e daqui partem para Bolama numa baleeira, diz que foram acolhidos principescamente, fizeram piqueniques, visitaram tabancas de Fulas e de Brames e de Mouros, participaram em caçadas e ficaram hospedados em Bambaya, feitoria da casa Blanchard. Escreve enfeitiçado, galvanizado: “Atravessámos ao impulso entusiástico das caçadas magníficas florestas dez vezes seculares, guarnecidas de campinas tapetadas por vegetações colossais, onde a gazela salta com o frémito da sua fuga vertiginosa, e bandos de pássaros de todos os tamanhos e de todas as espécies matizam o horizonte com as cores vivas das suas penas brilhantes”.
E alarga-se no seu êxtase:
“Uma paisagem severa, calma e selvagem, grandiosa de toda a espontaneidade de um sol virgem, onde o caminhar, por mais que se estenda, não encontra um traço de cultura, e a vista, por mais que se alongue, não enxerga vestígios da presença do homem. Por todos os lados, a distâncias que se não podem calcular, cumeadas espessas de árvores elevando-se a alturas prodigiosas, e, em seguida, sem transição, subitamente, enormes tufos de verdura dessas esplêndidas espécies tropicais; lagoas mostrando meandros infinitos; riachos arrastando arcadas de folhas e de flores… e aqui e ali, escondidos à sombra de ervas curtas e espessas, pântanos traiçoeiros, onde a sanguessuga e a rã se espreguiçam aos raios ardentíssimos de um sol abrasador”.

E se a paisagem possui este fulgor, a beleza feminina não fica atrás:
“Foi numa dessas excursões extraordinariamente impressionistas que deparámos em África, onde a mulher geralmente pelas formas nos faz pensar nos manipanços, que nos foi dado ver a mais extraordinária beleza de mulher, realçada por tudo que há de mais irresistível nas atracções do seu sexo.
Era uma Fula: tipo indiano caldeado nas forjas incandescentes da África. Tinha apenas 13 anos, e a adolescência irrompia nas indecisões do seu sexo com toda a destreza da vida com que desabrocha uma flor. Seus grandes olhos pensadores, de uma expressão meiga e inquieta, a cor cuprina metálica de suas faces, as linhas suaves da sua fisionomia, seus lábios carminados que se entreabriam em risos de uma tristeza sedutora, os longos cabelos de um negro azulado que pareciam envolvê-la em cintilações de desejos, o seu talhe esbelto, nu, de movimentos graciosamente ondulados, a harmonia das suas formas esculturais, a lubricidade das suas curvas e a têmpera vibrátil das suas carnes, tudo enfim… tudo se resumia nesta criatura como em síntese de encantos, de onde irradiava a sensação das místicas simpatias e as horripilações dos loucos desejos”.

Gravura que mostra o canal de Bolama.

O autor diz tratar-se de uma paisagem da Senegâmbia.

Legenda lacónica: Guiné Portuguesa, uma tabanca.

Quase não precisa de comentário, vê-se como o autor se assombrou com a baga-baga.

Uma bela gravura mostrando o régulo de Canhabaque e dois fiéis com longas

Descreve-nos Bissau, convém não esquecer um conjunto de documentos já aqui referenciados, alguns deles em depósito nos Reservados da Biblioteca da Sociedade de Geografia de Lisboa. Vejamos o que nos diz João Augusto Martins:
“A vila de Bissau, sede do concelho, que por decreto de 4 de Julho de 1883 compreende o presídio de Geba, Fá, S. Belchior e todos os mais pontos ocupados e por ocupar nas margens do rio Geba, é uma pequena cidadela, de população limitadíssima, cercada ao norte, este e oeste por um fosso já semi-atulhado que acompanha paralelamente da banda de fora uma muralha de quatro metros de altura, a qual se liga ao centro à antiga fortaleza de S. José e termina nos flancos por pequenos torreões de estilo gótico, que fazem sentinela permanente ao rio. Essa fortaleza, construída, segundo uns, pela Companhia de Cacheu e Guiné, segundo outros pela Companhia do Grão-Pará, ampla, arejada, e altiva de toda a imponência dos poilões gigantes que lhe marcam os ângulos protegendo-a com as sombras benéficas da sua ramagem tufada, é guarnecida por peças velhíssimas de ferro, montada sobre reparos do mesmo metal que apenas servem hoje de armamento histórico e de espantalho aos gentios.
Entretanto, essas paredes arqueológicas, essa artilharia muda e esses baluartes vazios continuam a inspirar as frases sonoras com que os magnates da localidade, retórica oficial e os repórteres levianos, fazem acreditar urbi et orbi que o gentio é feroz e que nessas muralhas carcomidas pelo tempo e pelo abandono que reside ainda toda a garantia da propriedade e um esteio seguro ao comércio aí estabelecido.
A vila, pequena, acanhada, de construções raquíticas e vulgares, imunda de todo o indiferentismo das municipalidades de África, somada a todas as inalações do lodo, da catinga e do azeite de palma, adubada pelo paludismo, dizimada pelas febres, constitui ainda assim o último reduto da vitalidade da Província, o centro mais importante do comércio da Senegâmbia Portuguesa.
Existem aí casas francesas, alemãs, americanas e inglesas, além de muitos pequenos negociantes, na maior parte de Cabo Verde, e concorrem à praça todos os dias, não só os povos que a avizinham mas muitas das tribos afastadas que a abordam em grandes canoas sui generis pela construção, os quais vindo permutar por tabaco, aguardente, fazendas, etc. os produtos de agricultura e objectos originais da indústria indígena, dão um cambiante nitidamente selvagem a esse limitado quadro da vida africana, curiosíssimo pela variedade de penteados e costumes de seus personagens, interessante pela tatuagem com que se enfeita o preto, pitoresco pela diversidade dos tipos, dos penachos, das gesticulações e das vestimentas, profundamente impressionista no género grutesco, e constituindo no todo um espectáculo original pelo tumulto da selvajaria e da embriaguez, poetizado pela coloração verdejante de árvores colossais, enfeitado todo ele pelas cores vivas de habitações dissimilares que parecem banhar os pés nesse lodaçal extenso onde dezenas de canoas esguias se espreguiçam indolentemente como crocodilos gigantes fustigados pela calma.”

(continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 29 de abril de 2020 > Guiné 61/74 - P20919: Historiografia da presença portuguesa em África (207): Algumas curiosidades respigadas do Boletim Geral das Colónias (2) (Mário Beja Santos)

1 comentário:

António J. P. Costa disse...

Olá Camaradas

No meio de um descrição poética temos a descrição da vida de Bissau do Séc. XIX e, através dela do estado civilizacional daqueles povos. Pelo que se lê as etnias não se misturavam e tinham os seus hábitos e costumes - religiões e linguajar, acrescento eu - que a presença dos portugueses, velha de 300 anos, não anulava. Não me parece que a religião cristã tivesse grande expressão. Daí que, só as relações comerciais entre povos e etnias funcionasse como aglutinador.
Era assim, e pronto. Dizer que não é, como já ficou demonstrado, faltar à verdade. Desdizer isto é desonestidade intelectual.

Um Ab e boa continuação do confinamento
António J. P. Costa