domingo, 3 de maio de 2020

Guiné 61/74 - P20936: In Memoriam: Os 47 oficiais oriundos da Escola do Exército e da Academia Militar mortos na guerra do ultramar (1961-75) (cor art ref António Carlos Morais da Silva) - Parte XXXVII: Fernando Assunção Silva, cap inf (Oliveira de Azeméis, 1945 - Tambambofa, Gadamael, 1971)




1. Continuação da publicação da série respeitante à biografia (breve) de cada um dos 47 Oficiais, oriundos da Escola do Exército e da Academia Militar que morreram em combate no período 1961-1975, na guerra do ultramar ou guerra colonial (em África e na Ásia). 

Trabalho de pesquisa do cor art ref António Carlos Morais da Silva [, foto atual à esquerda], membro da nossa Tabanca Grande [, tendo sido, no CTIG, instrutor da 1ª CCmds Africanos, em Fá Mandinga, adjunto do COP 6, em Mansabá, e comandante da CCAÇ 2796, em Gadamael, entre 1970 e 1972 ]


2. A CCAÇ 2976 (Gaviões) tem cerca de duas dezenas e meia de referências no nosso blogue. 

Recorde-se que  o cap inf op esp Fernando Assunção Silva, morto em combate, em Tambambofa, subsetor de Gadamael, em 24 de janeiro de 1971, foi substituído pelo então cap art António Carlos Morais da Silva. Eram amigos e camaradas de curso. Era natural de Oliveira de Azeméis, está sepultado em Atouguia, Guimarães.


Guiné > Região de Tombali > Mapa de Cacoca / Gadamael (1960) > Escala 1/50 mil > Posição relativa de Bricama, Tambambofa e Caur.

Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2013)
________________

8 comentários:

António J. P. Costa disse...

Olá Camarada
Verifica as datas da morte e da entrada em sector em Gadamael.
Parece-me que há um engano.
Ora informa.
Um Ab.
António J. P: Costa

Anónimo disse...

Guiné: Outubro de 1970 a 24 de Janeiro de 1971.
O erro, Outubro de 1971, foi postriormente corrigido. A data da morte está correcta.
Morais Silva

Anónimo disse...

posteriormente...

Anónimo disse...


Ramiro Jesus

20 mai 2020 19:55

Boa-tarde.

Anexo uma parte do editado hoje, acerca da morte do capitão Fernando Silva, pois tem, de certeza um dado errado e tenho dúvidas se não serão dois.
Assim, na linha das mobilizações, está escrito «Outubro/71 a Janeiro/71» (não pode ser) e, em relação à naturalidade, refere-se Oliveira de Azeméis - Guimarães.
Haverá alguma aldeia em Guimarães com este nome?
Eu tenho a "mania" de decorar nomes de terras, durante mais de vinte anos dei a volta ao país todos os meses - tenho no "cadastro" aproximadamente dois milhões de quilómetros percorridos de carro - e, com este nome, só conheço a cidade do meu distrito.

Obrigado e
Um Abraço.

Ramiro Jesus

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, Ramiro, o autor do texto, cor Morais da Silva, já deu também conta dos erros... Vamos corrigir a data: que é de factio outubro de 1970...

Quantos às localidades: o nosso camarada nasceu em Oliveira de Azeméis, e está sepultado noutro concelho, Guimarães.

Anónimo disse...

Erro meu que anotei Oliveira de Azeméis e acrescentei automaticamente Guimarães porque sempre soube que era onde vivia. Burrice. De facto o Fernando nasceu em O.A. mas com cerca de 5 anos a família transferiu-se para Guimarães onde ele estudou e hoje está sepultado.
As minhas desculpas pelo erro cometido. Já reenviei o texto devidamente corrigido porque aqui no blog a exigência é informação fidedigna que deixamos para o futuro.
Morais Silva

Anónimo disse...

Honra e Glória.
Fernando Assunção Silva: nascido a 05Abr1945 em Oliveira de Azeméis; filho de Maria Augusta da Assunção Duarte e de Dionísio Silva; capitão de infantaria (n/m 00017363), com curso de operações especiais; solteiro; no domingo 24Jan1971, enquanto comandante da CCac2796/RI2 (desde finais de Nov1970 integrada no dispositivo do BCac2930 e aquartelada em Gadamael), faleceu em combate no decurso de emboscada lançada pelo PAIGC nas imediações de Tamambofa (área fronteiriça sudoeste da Guiné); em 19Nov1972, a título póstumo agraciado com a Medalha de Prata de Serviços Distintos com palma; encontra-se inumado no cemitério paroquial da Atouguia, freguesia de Creixomil, concelho de Guimarães.
A sua Alma repousa em Paz.

Valdemar Silva disse...

Mais um Capitão que morreu em combate na guerra da Guiné.
Eu sou mais velho uns dias, mas como fiz a 1ª. e 2ª. classe em Guimarães, provavelmente fomos colegas de escola primária.

Valdemar Queiroz