terça-feira, 5 de maio de 2020

Guiné 61/74 - P20942: Os nossos seres, saberes e lazeres (390): "O Saltitão", Jornal da CCAÇ 2701 (5) (Mário Migueis da Silva, ex-Fur Mil Rec Inf)

1. Em mensagem do dia 21 de Abril de 2020, o nosso camarada Mário Migueis da Silva (ex-Fur Mil Rec Inf, Bissau, Bambadinca e Saltinho, 1970/72), enviou-nos mais umas páginas de "O Saltitão", projecto em que esteve envolvido no Saltinho, a criação de um jornal para a CCAÇ 2701.

Quando, no final de Agosto/71, após as minhas primeiras férias na metrópole, regressei ao Saltinho, fui convidado pelo Capitão Carlos Trindade Clemente, Comandante da Companhia ali instalada (CCAÇ 2701), para levar avante a criação do Jornal da Unidade, que era uma coisa que ele tinha em mente há muito tempo. Só ele saberá das razões que o levaram a escolher-me para missão de tamanha responsabilidade, tanto mais que eu não fazia parte dos quadros da Unidade – estava lá em diligência desde Março/71, após estágio de informações, com a duração de cerca de três meses, em Bambadinca. Claro que logo aceitei a incumbência com o maior entusiasmo, ou não tivesse eu, sem que ele conhecesse o facto, grande experiência do antecedente naquelas coisas do jornalismo – fora, de parceria com um conterrâneo do mesmo pelotão, o grande feitor do Jornal de Parede da 5.ª Companhia no RI 5, nas Caldas da Rainha (recruta do 4.º turno de 1969 – Curso de Sargentos Milicianos), após termos afastado a indesejável concorrência à bofetada.
[...]


********************

____________

Nota do editor

Poste anterior de 4 de maio de 2020 > Guiné 61/74 - P20940: Os nossos seres, saberes e lazeres (389): "O Saltitão", Jornal da CCAÇ 2701 (4) (Mário Migueis da Silva, ex-Fur Mil Rec Inf)

1 comentário:

Juvenal Amado disse...

Para além do trabalho que dava fazer um jornal tenho que realçar os desenhos.
Excelente traço técnica apurada obedecendo a um estilo preciso.

Muito bom. Obrigado pela partilha Mário Migueis