segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Guiné 671/74 - P21419: Notas de leitura (1312): “Guerra Colonial", por Aniceto Afonso e Carlos Matos Gomes; Porto Editora, 2020 - O mais rigoroso manual de divulgação de toda a guerra colonial (1) (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 2 de Outubro de 2020:

Queridos amigos,
Esta nova edição da Guerra Colonial é uma obra de referência para quem quiser ter uma grande angular da guerra, o que motivou o Estado Novo a optar pela guerra alegando mesmo que havia força para a manter intemporal, isto a despeito dos ventos de mudança que tinham refeito novas cumplicidades e introduzido na cena internacional o conceito de auto-determinação. Os autores oferecem-nos agora um manual escrito numa linguagem muito acessível e que abarca o modo de fazer a guerra, a organização das forças terrestres, aéreas e navais, a africanização, o viver quotidiano. Iremos mais tarde apreciar o que eles descrevem e analisam sobre as controversas teses da guerra ganha ou guerra perdida e como, na última cena do ato final, Marcelo Caetano procurou arranjar tentativas para a solução da guerra, quando tudo já estava perdido.
Obra de leitura obrigatória.

Um abraço do
Mário


O mais rigoroso manual de divulgação de toda a guerra colonial (1)

Mário Beja Santos

A dupla Aniceto Afonso e Carlos de Matos Gomes obteve um currículo inexcedível na investigação da guerra colonial, são dois comunicadores rigorosos, possuem opinião fundamentada e estão dotados daquela mestria de tornar acessível matéria que poderá ser encarada como árida pela opinião pública curiosa mas leiga. Acaba de sair uma nova edição de Guerra Colonial, Porto Editora, 2020, não é uma remodelação superficial, a sua arrumação permite a quem quer recordar ou iniciar-se sobre políticas, doutrinas, modos de ver, territórios da guerra, organização e manobras táticas das Forças Armadas portuguesas, as populações envolvidas nos conflitos, como era o dia-a-dia dos militares e dos guerrilheiros, como surgiram, se organizaram, evoluíram os movimentos de libertação e conduziram a guerra; e como eram os comportamentos na sociedade portuguesa face ao progredir da guerra, procede-se ao balanço, o que se passou após o fim do conflito, quais os protagonistas considerados com papéis mais marcantes. Enfim, uma obra de estrutura inédita entre o roteiro, o manual e o breviário.

“A guerra que Portugal travou em África entre 1961 e 1974, e que contribuiu de forma decisiva para o 25 de Abril, é o acontecimento mais marcante da nossa história na segunda metade do século XX. Este trabalho pretende contribuir para um melhor conhecimento do que foi esse conflito, das condições em que ele se desencadeou e das suas consequências”.

Abre toda esta digressão com o mapa da guerra, o cenário do mato, passa-se para a doutrina militar de contraguerrilha assente no manual O Exército na Guerra Subversiva, uma verdadeira bíblia para as forças terrestres. Elencam-se as forças portuguesas perante a guerrilha, a natureza das operações, desde a defesa dos pontos sensíveis, passando pelas minas, os patrulhamentos e os golpes de mão. Com este pano de fundo da guerra e dos atores de âmbito nacional, a digressão é de Portugal na cena internacional, estudos que ficam a cargo de Josep Sanchez Cervelló, a partir de 1960 nos areópagos internacionais a política colonial portuguesa era maioritariamente contestada. Ficamos igualmente a conhecer o que era o Exército Português nas vésperas da guerra colonial.

Adriano de Moreira dá-nos um magnífico ensaio sobre Salazar, um homem só num mundo em mudança, é de leitura obrigatória, aqui fica um parágrafo:
“Extremamente hábil e lúcido com os problemas diplomáticos até ao fim da II Guerra Mundial, não receando medir-se com representantes de qualquer grande potência, num quadro de referência euromundista que permaneceu vigente durante a maior parte da sua vida, a explosão dos fatores internos e a mudança revolucionária do contexto internacional não o encontraram munido de igual capacidade de gestão, porque as solidariedades mundiais eram outras, as lealdades eram diferentes. O mundo, como o país, deixara de ser o conhecido”.

E Adriano Moreira disserta sobre a hierarquia militar e o olhar de Salazar sobre o império.

Estamos agora no primeiro palco de guerra, Angola, descreve-se o meio, os primeiros atos de terror, e depois a reocupação do Norte de Angola, esquematiza-se a emblemática Operação Viriato. Segue-se o quadro em que se movem os atores, os locais, os grupos étnicos, quem é quem nos movimentos de libertação e a resposta das Forças Armadas Portuguesas.

O segundo teatro de operações é a Guiné, releva-se a atuação do líder revolucionário Amílcar Cabral na fundação do PAIGC, dá-se relevo à primeira operação de grande operação, a Operação Tridente, entra-se propriamente no terreno e resume-se o que foi a guerra entre 1963 e 1968, segue-se a era Spínola e faz-se menção aos acontecimentos de 1963, ficamos igualmente a saber os efetivos da Marinha e da Força Aérea, bem como evoluiu o dispositivo militar do Exército na Guiné.

E passamos para a guerra em Moçambique, faz-se uma súmula do território, é descrito o aparecimento e organização da FRELIMO, como se iniciou a guerra, como se caraterizou o avanço da FRELIMO para Sul, entre 1973 e 1974. Faz-se agora um registo das Forças Armadas Portuguesas, primeiro o Exército com as suas diferentes armas, incluindo as Forças Especiais, segue-se a Marinha e por último a Força Aérea. Feita esta contextualização, avança-se para a descrição dos movimentos de libertação e guerra: o MPLA, a UPA/FNLA, a UNITA, o PAIGC e a FRELIMO, dá-se mesmo o quadro dos armamentos e equipamentos dos movimentos de libertação. Procura-se uma descrição dinâmica da evolução política destes movimentos de libertação, primeiro o MPLA, depois a FNLA, segue-se a construção do Estado na Guiné-Bissau, o papel de Samora Machel na FRELIMO e as contribuições da organização da Unidade Africana em suporte dos movimentos de libertação.

Em capítulo distinto é-nos dado um quadro referencial da manobra militar das Forças Portuguesas: o seu armamento, o desafio da logística, houve que requisitar paquetes, transformar a linha aérea imperial e comprar novos aviões, montar sistemas de informações e validar a ação psicológica, a ação psicossocial, construir aldeamentos, fazer recurso da africanização, em 1973 a percentagem das tropas locais no efetivo-geral do Exército mostrava números impressionantes e díspares: 42% em Angola, 20% na Guiné e 54% em Moçambique.

O quotidiano arranca com uma ordem de mobilização, forma-se uma unidade, dá-se instrução, segue-se uma licença de dez dias antes do embarque e para a generalidade a viagem é por navio. Os oficiais seguiam para a 1.ª classe, os sargentos para a 2.ª e as praças para a 3.ª. “À chegada ao porto de destino, procedia-se a uma nova formatura, um desfile e um discurso. Depois, iniciava-se a partida para um campo militar: o Grafanil, em Luanda, ou o Cumeré, em Bissau. Aqueles para quem Moçambique era o destino, prosseguiam viagem de Lourenço Marques para norte até à Beira, Nacala ou Porto Amélia. A partir daqui, seguiam-se os dois anos da comissão”. Os autores referem a importância dos quartéis, como se passavam aqueles dois anos, a importância do correio e os ritos da glorificação, as cerimónias do 10 de Junho e as condecorações. Não são esquecidas as organizações femininas, o papel das mulheres na guerra colonial e as manifestações oposicionistas à guerra. O historiador Luís de Salgado Matos dá-nos um elucidativo estudo sobre a Igreja e a guerra, da colaboração à resistência.

E ficamos hoje por aqui, os autores vão-nos falar depois de três generais com três conceitos distintos, o peso do esforço de guerra, o fim do Império, as feridas que a guerra deixou e inevitavelmente emerge a questão ideológica da guerra perdida ou sustentável, que eles vão documentar com os casos concretos da Guiné, Angola e Moçambique. Bem interessante é a relação que nos dão dos principais protagonistas e é de ter em conta a reflexão final sobre as Forças Armadas. Despedem-se dizendo que esta divulgação lhes pareceu a mais adequada para o maior número de pessoas, tanto para as que estiveram nos teatros de operações como para as gerações mais novas, que da guerra vagamente sabem por ouvir falar.

(continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 28 de setembro de 2020 > Guiné 671/74 - P21400: Notas de leitura (1311): “I Reunião Internacional de História de África - “Relação Europa-África no 3.º Quartel do Século XIX”; Instituto de Investigação Científica Tropical, Lisboa 1989 (Mário Beja Santos)

3 comentários:

Valdemar Silva disse...

Beja Santos
Com certeza de fácil aceitação dos autores, também seria interessante a publicação, no próximo poste, de testemunhos enviados aos autores com comentários sobre este livro.
Provavelmente haverá muitos comentadores/comentários, das mais variadas pessoas militares e civis com elogios e reservas quanto aos temas do livro.

Abracelos e VIVA A REPÚBLICA!
Valdemar Queiroz

antonio graça de abreu disse...

Naturalmente ideológica e politicamente enviesado. São por demais conhecidas as opções esquerdistas radicais do capitão comando Carlos Matos Gomes, pós 25 de Abril. Está no seu pleníssimo direito de entender o mundo como quiser. Mas ao escrever, ontem, hoje, nota-se muito. A paixão política pode fazer esquecer a seriedade, a honestidade, o rigor. A História raramente é neutra.
Abraço.

António Graça de Abreu

Valdemar Silva disse...

'A História raramente é neutra'
Ou como diria o outro, vá-se lá acreditar em qualquer um que escreve como bem entender, seja direitinho, inclinado ou enviesado.
E não saímos desta, até aparecer uma raridade neutral munida duma espécie de polígrafo ou de algum novo conceito do cúmulo neutral como p.ex. não sei e ninguém sabe.

Mas, viver assim não jeito nenhum.

Ab. e saúde da boa
Valdemar Queiroz