terça-feira, 6 de outubro de 2020

Guiné 61/74 - P21424: Os nossos seres, saberes e lazeres (414): Adão Cruz expõe as suas pinturas na Taberna do Doutor - Rua da Firmeza, Porto

© Adão Cruz


1 - Mensagem do nosso camarada Adão Cruz, médico, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547/BCAÇ 1887, (Canquelifá e Bigene, 1966/68) com data de 3 de Outubro de 2020:

O meu amigo Zé Carlos, dono da Taberna do Doutor, olhou-me bem nos olhos e disse-me: 

Por que é que você tem os quadros no corredor encostados à parede, em vez de os expor aqui na Taberna? 

Eu respondi: Na Taberna…? Oh!...


A mais bestial das galerias! Eles aí estão. São 21.

Por baixo deste quadro que aqui reproduzo, aquele com que verdadeiramente me identifico, expus o meu resumo curricular. Só me esqueci de referir, no final, que o vinho verde tinto, na minha aldeia e na minha infância, foi o meu segundo leite.

********************


ADÃO CRUZ


- Nasceu em Vale de Cambra há oito décadas.

- Licenciado em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

- Médico generalista em Vale de Cambra durante seis anos.

- Médico na Guerra Colonial da Guiné.

- Médico cardiologista, subespecializado em Eco-Doppler cardíaco, tendo sido um dos pioneiros desta técnica em Portugal. Foi quem adquiriu o primeiro Ecocardiógrafo Bidimensional que entrou em Portugal.

- Ex-Assistente Hospitalar de Cardiologia graduado em Chefe de Serviço.

- Fez o essencial da sua formação no Porto, Lisboa, S. Paulo, Madrid, Barcelona, Corunha, Santiago de Compostela, Paris, Roterdão e Bordéus.

- Sócio da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.

- Foi Sócio da Sociedade Europeia de Cardiologia, com cartão de Cardiologista Europeu.

- Ex-sócio da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos.

- Sócio e colaborador do Sindicato dos Médicos do Norte.

- Sócio da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos.

- Escreve desde jovem e pinta desde a década de oitenta.

- Frequentes colaborações em jornais, revistas e blogues.

- Tem doze livros publicados, entre poesia, contos e pintura, e mais um sobre assuntos de cardiologia.

- Tem quadros seus a ilustrar capas de livros de outros autores.

- Convidado para três bienais.

- Fez diversas exposições individuais e colectivas em Portugal e fora de Portugal.

- Tem quadros seus em sete países.

- Vem referido e comentado na Parte II, Vol. V, da enciclopédia “O Mundo Fascinante da Medicina”, ilustrando os seus quadros outros volumes, nomeadamente uma boa parte do Volume II da mesma Parte II.

- Convidado com poesia e pintura para o livro comemorativo dos noventa anos da BIAL.

- Convidado com texto e pinturas para o livro comemorativo dos vinte e cinco anos da abertura da Unidade de Cuidados Intensivos de Cardiologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia.
 

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Camaradas, vamos lá dar um salto à Taberna do Dputor... O nosso camarasa Adão Cruz, médico e artista, muito nos honra!.. Vamos la ver os 21 quadros e assinar o livro de honra!...Carlos, da-lhe um grande abraço meu. Luís