quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Guiné 61/74 - P20519: Historiografia da presença portuguesa em África (194): A eterna polémica sobre o racismo no colonialismo português (7): "As rotas da escravatura, 1444-1888”, por Jordi Savall (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 21 de Janeiro de 2019:

Queridos amigos,
Juntam-se últimas considerações e achegas para a interminável polémica sobre o racismo no colonialismo português. Como tem escrito o estudioso e romancista José Pedro Marques, há que contextualizar em todas as circunstâncias as caraterísticas do nosso colonialismo e fugir aos chavões de críticas desmioladas. Igualmente, na minha opinião devemos saber afrontar as práticas racistas que exercemos, em vários continentes.
Junta-se um conjunto de imagens sobre marcos de fronteira em chão Felupe, é certo e seguro que haverá surpresas, o blogue fica mais rico, como também a cultura luso-guineense.

Um abraço do
Mário


A eterna polémica sobre o racismo no colonialismo português (7)

Beja Santos

A instituição esclavagista vem da noite dos tempos, da captura dos vencidos que se tornam servos, mão-de-obra ou gado. Foi matéria muito delicada para as principais religiões teístas, começaram por não querer afrontar os proprietários dos seus servos, as posições polémicas virão com padres como Las Casas ou António Vieira. Houve escravatura nas naves romanas, no trabalho intelectual, na prostituição, foram práticas universais, dispomos de relatos que não se confinam à Grécia ou a Roma, nem aos mongóis nem aos potentados africanos. O tráfico negreiro assumiu novas proporções com os Descobrimentos Portugueses e com o Novo Mundo, os Estados sulistas norte-americanos dele beneficiaram e foi por causa da abolição da escravatura que se envolveram na guerra da Secessão. Discutiu-se se os negros e os índios tinham alma. E na alvorada da ciência antropológica começaram os estudos das raças e procurou-se argumentação sólida para definir as bases das raças superiores e das raças inferiores. A ascensão meteórica dos direitos humanos leva a que hoje se façam críticas completamente descontextualizadas, e nalgumas delas vem o colonialismo português, que usou o tráfico negreiro, a exploração mais despudorada desta mão-de-obra e houve práticas raciais mesmo que, como se verificou na época dos totalitarismos nazi-fascistas, nunca fomos mais longe de que num conceito completamente nebuloso da raça portuguesa, nunca ninguém teve o desplante de nos arregimentar ao arianismo, porque todos sabemos quem foram os nossos ancestrais ao longo dos milénios em que se veio a formar o português em que nos tornámos.
E curiosamente, em tantos casos do colonialismo praticado pelos portugueses juntaram-se escravos e gentes de outras origens, como vamos agora apreciar com a escravatura em S. Tomé no século XVI, de um estudo de Isabel Castro Henriques (publicado na Revista Internacional de Estudos Africanos, n.º 6-7, 1987).

Diz a autora que o processo de colonização fez apelo a uma população heterogénea: portugueses, fundamentalmente degradados, judeus castelhanos, comerciantes portugueses, castelhanos, franceses e genoveses, escravos negros da Guiné, Benim e Manicongo, assim arrancaram as plantações do açúcar, vieram depois plantas importadas.

E regista-se um regime de trabalho bem singular, e a autora cita um estudo de Francisco Tenreiro: “Os negros vinham do Benim, da Guiné e do Manicongo e o seu regime de trabalho era muito curioso. Só se aceitavam negros acasalados que tinham por obrigação trabalhar toda a semana para o senhor, excepto aos sábados que reservavam para si próprios. Com quatro dias mensais inteiramente livres pagava-se o trabalho árduo das semanas; o senhor não fazia qualquer despesa com eles com vestuário, alimentação e habitação. Eles próprios providenciavam no dia livre semanal às suas necessidades… Relacionando este regime de trabalho com as ordens dadas aos vários donatários no sentido de serem estimuladas as ligações entre brancos e negros e devendo considerar-se livres as mulheres e os seus ‘frutos’, sou levado a concluir que o africano, por esses tempos de S. Tomé, não estava sujeito a um regime de escravidão pura; era antes um servo a quem se pedia trabalho, mas a quem por outro lado se permitia uma relativa liberdade na prática dos seus hábitos”.

Se bem que houvesse ordens régias proibindo as relações dos portugueses com mulheres negras, eram ignoradas, constituiu-se um grupo mestiço, que terá um papel fundamental na reprodução do sistema esclavagista e a autora conclui que esta singularidade da escravatura em S. Tomé deve ser analisada não à luz de comparações com situações posteriores mas de acordo com a realidade económica do século XVI em que o escravo africano é fundamentalmente procurado como mão-de-obra e não ainda, como acontecerá um século mais tarde, como mercadoria cuja transação iria permitir lucros fabulosos. A matéria da escravatura chega aos nossos tempos e é relembrada, até porque há novas práticas de servidão, roubo de seres humanos para novas rotas da escravatura, para a prostituição e até o tráfico de órgãos humanos. A arte, a todos os níveis, colabora nessa lembrança. Lembro o monumental trabalho de Jordi Savall, “As rotas da escravatura, 1444-1888”, à frente da Capela Real da Catalunha, Hespério XXI, até nele se refere o pungente relato de Zurara, na Crónica do Descobrimento e a Conquista da Guiné sobre a chegada de 235 escravos a Lagos, em 1444. Jordi Savall lembra que há atualmente mais de 21 milhões de escravos, rememora o passado de todo este tráfico, lembra a costa ocidental africana, mas também o mediterrâneo, a escravatura ao longo dos séculos, dá-nos a sua cronologia, e depois toda a música escolhida tem a ver com estas rotas. Esta infame mercadoria que tem mais de 5 mil anos, que já existia em África antes das expedições massivas de portugueses e de espanhóis traduz-se em música para dar a conhecer os dados essenciais de tão funestos acontecimentos em que a música assume uma surpreendente vitalidade e emoção graças a estas músicas conservadas das antigas tradições dos descendentes dos escravos: desde as costas da África Ocidental, do Brasil, do México, das Caraíbas, Colômbia e Bolívia, mas também do Mali, de Marrocos e Madagáscar, um diálogo com as formas musicais hispânicas inspiradas nos cantos e bailes dos escravos e dos indígenas, em consonância com as tradições africanas, mestiças ou índias.
E escreve:  
“Ao mesmo tempo que rendemos uma emotiva homenagem a este período sombrio através das músicas dos descendentes dos escravos, também queremos apelar para que cada um de nós tem o dever de reconhecer a extrema inumanidade e os terríveis sofrimentos causados a todas as vítimas daquele horrível comércio”.
E não deixa de observar que a tragédia continua para milhões de seres humanos de todas as idades, a nossa tolerância devia ser zero e este livro CD-DVD procura contribuir para a continuação desse combate.

Aqui se põe termo a uma curta série de textos em torno do colonialismo e das práticas raciais portuguesas, não esquecendo que o racismo assume várias caras, em que a discriminação e o preconceito são as mais evidentes.

É com enorme satisfação que se junta o esplêndido contributo da doutoranda Lúcia Bayan que gentilmente oferece ao blogue um conjunto de imagens referentes a marcos fronteiriços na região do seu estudo, o Chão Felupe, seguramente são imagens que vão impressionar muitos de nós. E a Lúcia Bayan, como nos cabe, se agradece sentidamente o valor de tal oferta, é não só um enriquecimento para o nosso blogue como para a cultura luso-guineense.

********************

Marcos fronteiriços em imagens, Lúcia Bayan

Como sabemos, os marcos fronteiriços identificam limites de uma linha de fronteira terrestre entre países. São geralmente feitos de pedra ou betão, com a identificação e data de colocação gravadas, e colocados em pontos críticos da linha de fronteira.

Por razões políticas e de segurança, a fronteira entre a Guiné e o Senegal foi demarcada tardiamente. Por um lado, Portugal, em Maio de 1886, cedeu a Casamansa à França em troca do apoio deste país para a pretensão portuguesa ao território do Mapa Cor-de-Rosa, e da região de Cacine, no Sul. Os trabalhos de delimitação da fronteira de Casamansa iniciaram-se em 1888, mas só terminaram em 1905, cerca de 20 anos após o acordo entre Portugal e França. Sobre esta questão ver Esteves, Maria Luísa (1988), A Questão do Casamansa e a Delimitação das Fronteiras da Guiné, Lisboa, IICT-INEP.

Por outro lado, os Joola sempre dificultaram a entrada no seu chão. Primeiro aos exploradores e comerciantes e depois às autoridades coloniais. Lembremo-nos do célebre "desastre de Bolor", em 30 de Dezembro de 1878. René Pélissier, em História da Guiné, portugueses e africanos na Senegâmbia 1841-1936, (1989), Lisboa, Estampa, apresenta uma longa lista de acções militares portuguesas em chão Felupe, com vitórias e derrotas para ambos os lados, sendo que a última foi em Março de 1935.

Depois de "pacificados", os Felupe adoptaram a "revolta pacífica", palavras de Pélissier. Um bom exemplo é a história, que já relatei, sobre o marco colocado perto de Suzana, nas comemorações do V Centenário da chegada de Portugal à Guiné (1946), pressupostamente no local onde terá existido a primeira tabanca felupe, denominada Sabotul.

A linha fronteiriça entre o Senegal e a Guiné-Bissau atravessa o chão de dois subgrupos Joola, os Baiote e os Felupe. Os limites do Chão das sociedades tradicionais africanas não são fixos, mas podemos dizer que a linha fronteiriça que atravessa este Chão começa com o marco n.º 158, situado a cerca de 7 km a sul de São Domingos, e o último é o marco n.º 184, junto ao Cabo Roxo, sendo que o marco n.º 175 separa o Chão destes dois subgrupos Joola. Ou seja, do marco n.º 158 ao marco n.º 175, a linha fronteiriça atravessa Chão Baiote e, deste marco até ao marco n.º 184, atravessa Chão Felupe. O meu trabalho de terreno permitiu-me conhecer e atravessar por diversas vezes a linha fronteiriça em zonas juntas a alguns destes marcos, mais precisamente os marcos 173, 175, 180 e 184. A meu ver, as fotos destes marcos, além do seu valor simbólico, mostram a história e o valor social que adquiriram.

O marco 184, instalado junto ao Cabo Roxo, foi recuperado durante a guerra colonial, como se pode ver na inscrição.

Após a independência da Guiné-Bissau, a zona onde está este marco, bolanhas a cerca de 1 km a sul de Kabrousse, início da zona turística do Senegal, passou a ser gerida, não oficialmente, mas na prática, por este país. A delimitação fronteiriça foi mesmo discutida entre Senegal e Guiné-Bissau, durante as disputas, entre estes dois países, para a criação da Zona de Exploração Conjunta (ZEC) de petróleo, criada em 1993.

É uma zona calma e com pouco trânsito de pessoas.


Do marco 180 pouco resta! É também o mais difícil de encontrar, porque está escondido no mato e porque poucos se lembram dele!
Está situado junto de um caminho, muito percorrido por pessoas a pé, de bicicleta e de moto, que liga as tabancas Basseor, na Guiné-Bissau, e Kahème, no Senegal.

Para os Felupe estas duas tabancas são apenas dois bairros da tabanca Hassuka, a capital religiosa Felupe. Hassuka é constituída por estas duas tabancas e mais Sucujaque, Tenhate e Caroai, na Guiné-Bissau.

Basseor e Kahème, distam cerca de 1,8 km e, como bairros, há uma enorme movimentação entre eles. Além disso, a imagem mostra também que este marco está numa zona de conflito.
De facto, em 22 de Agosto de 1991 houve aqui um grande conflito. Perto de Kahème existia um quartel do exército senegalês que foi atacado pelo MFDC e por habitantes desta tabanca. Em retaliação o exército senegalês destruiu Kahème, matando e prendendo muitos homens. Os sobreviventes fugiram para Caroai e Sucujaque. Kahème permaneceu abandonada até 2012, ano em que a população começou a regressar, para ser possível realizarem a cerimónia de iniciação masculina, o Bukut.


O marco 175 está junto a um caminho que liga Budjim, na Guiné-Bissau, a Youtou, no Senegal, duas tabancas a cerca de 4 km, em linha recta, uma da outra. É uma zona de bolanhas e o caminho que liga estas duas tabancas é, em grande parte, feito pelas divisórias das bolanhas. Por isso, este caminho é, quase exclusivamente, feito a pé pelos agricultores destas bolanhas.


O marco 173 está situado em Chão Baiote, junto à tabanca Kassu, na praia de um dos muitos cursos de água da Baixa Casamansa. A linha de fronteira atravessa Kassu, deixando um bairro na Guiné-Bissau e outro no Senegal. O marco está instalado num espaço aberto, apenas frequentado por vacas que, para fugirem às moscas, buscam as zonas perto de água.

____________

Notas do editor:

Por lapso do editor não foi publicado em tempo útil o 7.º poste de "A eterna polémica sobre o racismo no colonialismo português". Aqui fica a reparação com as nossas desculpas ao Mário Beja Santos.

Postes anteriores de:

6 de novembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20318: Historiografia da presença portuguesa em África (182): A eterna polémica sobre o racismo no colonialismo português (1): Questionário Etnográfico elaborado pelo Capitão Vellez Caroço (Mário Beja Santos)

13 de novembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20341: Historiografia da presença portuguesa em África (186): A eterna polémica sobre o racismo no colonialismo português (2): "Portugal Vasto Império", por Augusto da Costa (Mário Beja Santos)

20 de novembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20366: Historiografia da presença portuguesa em África (187): A eterna polémica sobre o racismo no colonialismo português (3): "Racismos, Das Cruzadas ao Seculo XX", por Francisco Bethencourt (Mário Beja Santos)

27 de novembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20389: Historiografia da presença portuguesa em África (188): A eterna polémica sobre o racismo no colonialismo português (4): "Portugueses e Espanhóis na Oceânia", por René Pélissier (Mário Beja Santos)

4 de dezembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20414: Historiografia da presença portuguesa em África (190): A eterna polémica sobre o racismo no colonialismo português (5): "O Império Marítimo Português”, por Charles Ralph Boxer; Edições 70, 2017 (Mário Beja Santos)

11 de dezembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20440: Historiografia da presença portuguesa em África (191): A eterna polémica sobre o racismo no colonialismo português (6): "O Império Marítimo Português”, por Charles Ralph Boxer; Edições 70, 2017 (Mário Beja Santos)

Último poste da série de 25 de dezembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20499: Historiografia da presença portuguesa em África (193): Relatório Anual do Governador da Guiné (1921-1922) - Velez Caroço e um relato incontornável para a história da Guiné (2) (Mário Beja Santos)

8 comentários:

antonio graça de abreu disse...

Ora aí está o Mário Beja Santos a dizer coisas certas: "Há que contextualizar em todas as circunstâncias as características do nosso colonialismo e fugir aos chavões de críticas desmioladas." Depois, mais abaixo, descontextualizando, já fala na escravatura como "Esta infame mercadoria" mas logo explica e bem "que tem mais de 5 mil anos,que já existia em África antes das expedições massivas de portugueses e de espanhóis."
Em tempo de Natal e de de Ano Novo, paz na terra aos homens de boa vontade.
De resto, dia 4 de Janeiro de 2020, sábado, vou de viagem para o outro mundo, de onde só espero regressar dia 29 de Abril de 2020.
Um abraço a todos os camaradas, incluindo o Mário Beja Santos, e adeus até ao meu regresso.

António Graça de Abreu

Valdemar Silva disse...

Graça Abreu
Já há viagens de ida/volta ao outro mundo?
É pá!?! Lá vai o mistério às urtigas.

Bom Ano
e igualmente para todos da Tabanca Grande e Camaradas da Guiné

Valdemar Queiroz

p.s. O Umaro Embaló ganhou as eleições para Presidente da República da Guiné-Bissau
É um Embaló do Gabu.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Olá, pessoal, bom dia, bom ano!... O António só queria dizer que vai fazer outra volta ao mundo em 100 dias... Que faças boa viagem, António, e que regresses ao "nosso mundo", em paz e saúde... Manda-nos. de vezen quando, un postalinho ilustrado. Luis

antonio graça de abreu disse...

Meu caro Valdemar

Lá vou eu, outra vez, de Cabo Verde à Patagónia, de Salvador da Baía às ilhas Galápagos, de Montevideu a Tahiti, da Tasmânia a Bali, de Sydney a Singapura, de Colombo ao Dubai, de Oman a Petra, na Jordánia, do Mar Vermelho ao Mediterrâneo, com Roma e o regresso a casa. É a minha segunda volta ao mundo, 117 dias num barquinho ao sabor do vento, no desvairo pelo outro mundo, ao sabor dos motores do navio, ao sabor delicioso da arte difícil de saber envelhecer. Com uma perfeita princesa chinesa, por companhia, ainda para o sublime encanto dos dias e das noites. Abençoadas guinés e chinas que, depois de tanto sofrimento e pedaços de alegria, me têm ajudado a entender e a fruir as excelências da vida.

Abraço,

António Graça de Abreu

Anónimo disse...

Boa Viajem António e Bom ano em companhia da tua Princesa.O quão bom é evadirmo-nos do quotidiano.Quando senti necessidade de me inteirar na língua de Confúncio para melhor compreender ou tentar compreender a china, lembro-me de ti e das tuas aulas, naquele local simpático da cinco de Outubro.Desconhecia eu então que tu também tinhas sido um combatente.Bem Hajas.E um Bem Haja também ao Luis Graça e companheiros, ppois através do blogue tenho encontrado amigos e ex-colegas embora de forma digital.
Bom Ano para todos e um abraço fraterno
Carlos Gaspar FAP

Anónimo disse...

Caro Valdemar,

O Umaro S. Embaló é o novo Presidente da GBissau contra marés e ventos. O seu pai é originário de Gabu, não sei se tem laços com os Régulos de Gabu (Maná e Chanha), mas o jovem Sissoco é nado e criado em Bissau. Tem 47 anos (1972) e deve ser o mais jovem Presidente desde a abertura política em 1991.

Valdemar podes estar, também, orgulhoso desta vitória do teu irmão Embaló. A vossa tarefa não será facil.

Com um abraço amigo,

PS/ Boas festas e feliz ano novo para todos os ex-Combatentes e amigos da TG.

Valdemar Silva disse...

Caro Cherno Baldé
É verdade, um Embaló vai ser o novo Presidente da Guiné-Bissau.
Que tenha brande sucesso, que assim também terá a população da Guiné.
Do que li do seu programa, não gostei da implementação da pena de morte para casos relacionados com o tráfico de droga. Mesmo para 'cancros' destes, é uma medida contrária ao nível civilizacional em que nos encontramos.

Um abraço e Bom Ano com saúde da boa
Valdemar Queiroz Embaló

Antº Rosinha disse...

Estes marcos de fronteira, de Lucia Bayan, assim como a maioria de todos os muitos milhares ou milhões de marcos que estão espalhados por esta África inteira, desde 1880, são a maior fantochada e sem vergonhice que a Europa podia ter praticado na sua colonização daquele continente.

Mais sem vergonha e falta de respeito humano, do que a própria escravatura que se tinha praticado durante 3 ou 4 séculos, porque estes marcos, muitos serão para sempre.

Outros são e não são, porque os povos locais nem os reconhecem nem os respeitam, porque muita gente nem sabe muito bem como se chegou àquela delimitação, assim como terem uma bandeira de um lado e outra do outro lado.

Admira é como ao fim de estes 50 anos de independências, tem sido tão pacífica a aceitação destes marcos, quando na realidade, em 1960 (independências)ainda a maioria nem estavam geograficamente, e cientificamente com as coordenadas bem definidas.

Claro que sem coordenadas bem definidas e feitos em tijolo, (pés de barro), no norte de portugal já muitos vizinhos mataram outros vizinhos por causa de uma leira que só dá batatas, imagenemos que dava ouro ou petróleo.

Bem entendido que estes marcos tinham a única intenção inicial de separar o domínio das "riquezas naturais", e não a intenção de separar as pessoas, porque a Europa não pensava nas pessoas pois que em 1880 os europeus não conheciam ninguem.

Dizia um dia destes o jornalista Sena Santos, na rádio TSF, que na Somália uma simples bomba matou num instante 90 pessoas, passado 2 dias já não se falou mais no assunto, em Paris o terrorismo matou alguns cidadãos, e fala-se anos e anos sobre o assunto.

Mas, digo eu, se tinha que ser assim...é a vida!