quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Guiné 61/74 - P20521: Feliz Natal de 2019 e Bom Novo Ano de 2020 (22): Um Postal de "boas festas" do nosso Colaborador Permanente Hélder Sousa

1. Mensagem do nosso camarada Hélder Valério de Sousa (ex-Fur Mil de TRMS TSF, Piche e Bissau, 1970/72), com data de hoje, 2 de Janeiro de 2020:


ANO NOVO, VIDA NOVA?

Meus amigos (e amigas, que agora é muito importante não ter "deslizes" em "questões de género")

Já estamos no 2º dia deste mês de Janeiro do novo ano de 2020.
Já passou a época do "Bom Natal", das "Festas Felizes", do "Bom Ano Novo", com que se foram enchendo as mensagens por diversas vias.
É agora tempo de se dar corpo aos desejos formulados.
Saber se são sinceros, profundos, determinados, ou apenas produtos de repetições ocas.

Algumas dessas intenções são-nos exteriores, não dependem exclusivamente de nós. Mas uma boa parte delas tem a ver com a nossa vontade, com a nossa capacidade de as concretizar. Então... mãos à obra!

Sei, sabemos, que somos "todos iguais, todos diferentes".
Há, naturalmente, sensibilidades distintas, personalidades diferentes, gostos e opiniões diferentes. Isso será normal e até desejável, pois não é "coisa boa" todos serem fotocópias uns dos outros.
Então, respeitando as diferenças, devemos investir naquilo que nos une em detrimento do que, eventualmente, nos separa.
Não temos que gostar todos uns dos outros, ou daquilo que "os outros" gostam, temos sim de gostar e valorizar o que, eventualmente, temos em comum, e sobre isso haverá muitas coisas, certamente umas mais importantes do que outras, mas é necessário que não "nos deixemos cair na tentação" da distracção, ou no fingimento da mesma, de nos alhearmos das nossas responsabilidades de cidadania e de procurar melhores condições de vida.

Temos que fortalecer os nossos laços.
Temos que aprofundar os nossos conhecimentos.
Temos que melhorar o "eu" interior, trabalhando mais e melhor as nossas "pedras brutas".
Temos que ser mais condescendentes, mas firmes, com as particularidades de cada um.
Temos que dar mais atenção às dificuldades que "batem à porta" dos amigos e ser pró-activos no seu auxílio, nem que sejam apenas palavras de conforto e solidariedade.

Se estas e outras coisas forem colocadas em prática certamente que as nossas vidas serão ainda mais gratificantes.

Que assim seja!
Bom novo "Ano Novo"!

Hélder Sousa
____________

Nota do editor

Último poste da série de 27 de dezembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20505: Feliz Natal de 2019 e Bom Novo Ano de 2020 (21): Fez-me bem passar por Runa. O coração voltou a sentir "aquela" emoção. Talvez por ser Natal (Armando Pires, ex-Fur Mil Enfermeiro)

6 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Que bom receber, ler e reler estas palavras de um grande amigo e camarada como é o Hélder Sousa!...Já são muitos anos a blogar, "muitas comissões na Guiné", muitas alegrias e algumas deceções...Todos os incentivos fazem-nos bem à alma, a mim e a todos os demais editores, autores e colaboradores que fazem TODOS OS DIAS, desde 233 de abril de 2004, este blogue...

Um feliz 20 -20 também para ti e família, caro Hélder!

PS - Nesta quadra natalício, estive com o telemóvel avariado (, "lerpou mesmo",) pelo que praticamente não recebi nem fiz chamadas... Peço imensa desculpa a todos/as os que tentaram ligar-me... E o "menino Jesus" ainda não me deu outro. Pode ser que seja prenda de anos no dia 29 de janeiro...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Meu caro Hélder, não falamos do presente. porque as nossas regras editoriais não o permitem, mas podemos falar... do futuro!...

Começamos um nova era, os Vinte-Vinte, prenhe de interrogações, apreensões, perplexidades, ameaças, mas também oportunidades e sinais de esperança... Eu entro no 2020 moderadamente otimista... e mais rico, com uma neta...

Seria mau começarmos a década com visões derrotistas, pessimistas e catastróficas... A velhice é má conselheira, e infelizmente vejo alguns dos nossos camaradas, nas redes sociais, a fazerem o papel, nada simpático, de "profetas da desgraça" e "arautos do populismo"...

Temos que continuar a ser uma geração com futuro, mantendo a porta aberta para os nossos filhos e netos...

Um bom 20-20, camaradas!

Anónimo disse...

Caro Hélder,

Esta mensagem é sábia, gostei, precisava de ser bem interpretada por todos, incluindo eu, claro.
Gostei imenso de ler os anseios que nos deviam mover, pondo de lado outras particularidades, mas não tem sido fácil, aguentar por vezes tanta coisa desagradável.
Espero bem, que as coisas melhorem, e não é para bajular ninguém, mas as tuas palavras ao longo destes dois anos que tenho aqui lido os teus comentários, são do melhor que há.
É por estas e por outras, que ainda vou tentando dar algum contributo, à minha maneira, para preencher um pouco mais este nosso blogue.


Já o tinha feito, mas volto a desejar a todos muita saúde para este novo ano e década, que agora adoptamos quase todos por lhe chamar de,

Ano 20-20. (com traço ou sem traço)

Virgilio Teixeira



Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, Virgílio, pelo teu "reforço positivo"... Quem disse que éramos "uns velhos chatos, quesilentos, resmungões"... ? Pode haver, mas não aqui, na Tabanca Grande... Chapa 20-20!

Juvenal Amado disse...

Caro Helder

Agradeço e retribuo. Um abraço e parafraseando o meu pai, que só queria sorte e dinheiro, porque quem tem sorte e dinheiro já tem o precisa.

Era um homem muito prático o meu pai.

Um abraço para ti e extensivo a toda a tertúlia

José Botelho Colaço disse...

Os meus argadecimentos por tão elaborada narrativa, vou tentar fazer os possiveis para cumprir não digo que seja na integra mas em parte. Um bom 2020 também para ti, um abraço amigo.
Fiz copy e cola da resosta que tinha dado em privado ao Hélder, pois ele como bom amigo lemgrou-se de mim em particular.