sábado, 4 de janeiro de 2020

Guiné 61/74 - P20525: O nosso blogue em números (62): em 2019 publicámos 1192 postes, uma média de 3,3 por dia... A nossa produção tende agora a estabilizar-se, depois de ter vindo a decrescer desde 2010 (, ano em que batemos o recorde, com 1955 postes, ou seja, cerca de 5,4 por dia)



Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2020)


1. O início do novo ano, neste caso o famoso Vinte-Vinte, é também, por  tradição,  a altura de "prestar contas" aos nossos leitores, com a publicação de estatísticas  do nosso movimento bloguístico durante o ano anterior (*).

O número de postes publicados, durante o ano de 2019, foi de 1192, praticamente o mesmo valor do ano anterior, . Em 2017, publicaram-se 1262 postes... O número de postes anuais tinha vindo a decrescer desde 2010, ano em que foi atingido o recorde (n=1955) (Gráfico nº 1) (**)

Desse total de 1192 postes publicados, a distribuição pelos três editores foi a seguinte:

Carlos Vinhal > 47,5%
Éduardo Magalhães Ribeiro > 1,7%
Luís Graça > 50,8 %

Embora haja, desde março de 2018, um novo coeditor, o Jorge Araújo, tem sido o editor Luís Graça a ultimar a edição dos seus postes, pelo que não nos é possível discriminar a sua produção.

O Jorge Araújo, agora a passar uma temporada na Tabanca dos Emiratos, ainda não frequentou o "workshop de edição" que lhe vai permitir a plena autonomia como coeditor. É, em todo o caso, uma excelente e feliz "aquisição" (, usando a linguagem futebolística...) para a nossa equipa.

Mantem-se a média dos 3,3 postes publicados, em média, por dia. A semana em que se publicou mais postes foi a de 5 a 12 de maio de 2019: 31 postes (média diária: 4,4). E a que teve menos postes publicados, foi a de 10 a 17 de fevereiro: 14 (2 por dia).

 A particularidade do nosso blogue é que, quer faça sol, quer faça chuva, seja domingo ou feriado, há sempre alguém a trabalhar e a publicar, todos os dias,  um poste... Alguns dos postes  podem ficar "agendados" de um dia para o outro... Como se costuma dizer, é comida pronta a usar, que fica no frigorífico de um dia para o outro...

Que fique registado, em letra de forma, um voto de louvor aos nossos dois coeditores do Norte, o Carlos Vinhal e o Eduardo Magalhães Ribeiro: a sua lealdade e a sua dedicação não têm preço,  a Tabanca Grande (, a começar pelo fundador e administrador do blogue,) tem por eles um elevado apreço, estima, consideração e amizade.

Obrigado, Carlos, obrigado, Eduardo, obrigado, Jorge, em nome de todos os amigos e camaradas da Guiné!... LG

(Continua)
______________

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Reparo que, em geral, ninguém comenta estes postes da série "O nosso blogue em números"... Porquê ? Óbvio, sãoo menos interessantes, são números, gráficos, estatísticas, blá-blá... Mas acho que os portugueses, em geral, e os nossos leitores, em particular, não gostam de números... Impressão minha ?

Sim, acho que temos, em Portugal, um problema de "numeracia"... Se calhar, porque ganhamos pouco...E a nova geração já não aprendeu a tabuada dos nove... Para fazer uma simples conta de cabeça, os putos agora recorrem à calculadora, ao telemóvel... É verdade ?


nu·me·ra·ci·a
(inglês numeracy)
substantivo feminino
Capacidade para realizar e compreender operações aritméticas simples. ≠ INUMERACIA, INUMERISMO


"numeracia", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/numeracia [consultado em 04-01-2020].

Valdemar Silva disse...

Luis, com algumas 'divinas' excepções, parece que por cá, o sempre ter havido pouco pra contar, fomos criando uma falta de numeracia hereditária.

Valdemar Queiroz


p.s. nas 'divinas' excluo o divino espirito santo.