sábado, 16 de novembro de 2019

Guiné 61/74 - P20354: Tabanca dos Emiratos (1): Cacei aqui, a 8 mil quilómetros de distância, às 16h02 (12h02, daí), mais um número redondo, o 9,7 milhões de visualizações do nosso blogue... Um forte abraço desde Abu Dhabi (Jorge Araújo)


Foto nº 3


Foto nº 4


Foto nº 1


Foto nº 2

Emiratos Àrabes Unidos > Abu Dhabi > Novembro de 2019 > Jorge Araújo, o régulo da Tabanca dos Emiratos,  no Bairro de Al Bateen

Legendas das fotos: A 1.ª identifica o nome do Bairro e a entrada no recinto da Festa. A 2.ª dá uma ideia, original, como se pode aproveitar uma lambreta para outros fins. A 3.ª, no exterior do recinto, junto ao mar, vendo-se ao fundo alguns dos edifícios (Torres) que referimos acima. A 4.ª, e última por hoje, as mesmas Torres, agora de tamanho ampliado, de estilo arquitectónico modernista e sofisticado (futurista).

Fotos (e legendas): © Jorge Araújo (2019). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem do nosso amigo, camarada e coeditor Jorge Araújo;

Data - 16 de novembro de 2019, 12h29

Assunto - Notícias da "Tabanca dos Emiratos"

Caríssimo Camarada Luís,
Bom tarde, desde Abu Dhabi.

Ao ter conhecimento das boas notícias do P20338, relacionadas com o nascimento de uma bebé, de nome Clarinha (neta), não podia deixar de reservar as primeiras palavras para te enviar os nossos Parabéns, extensivos aos restantes membros da família Graça, pelo novo e importante papel na sociedade - o de avô.

Trata-se de uma outra responsabilidade democrática, por permitir partilhar muitos saberes e outras tantas experiências acumuladas ao longo da vida - a dos avós.

Que assim seja, por muitos e longos anos, em completa harmonia e felicidade de todos.

Em segundo lugar, a integração nesta nova experiência nos «Emirates» está a processar-se dentro do que era expectável. A vida tem desta coisas: "comissões (missões) de serviço"... umas aqui, outras ali e outras mais além, pois estamos sempre em movimento, como resposta aos vários apelos...

Por cá, quase tudo é em (à) grande. Habitações na vertical (Torres), algumas com mais de sessenta andares, com duas dezenas de apartamentos por andar. Estradas com (até) seis faixas de rodagem. Altas temperaturas durante o dia. Contexto sociocultural particular, onde interagem sujeitos dos cinco continentes. Cidade considerada a mais segura do planeta nos últimos dois anos. É, de facto, outro mundo... outra realidade.

Os dias de trabalho semanal vão de domingo a 5.ª feira, sendo a 6.ª feira e o sábado, os dias de descanso. Ontem (15.11), a meio da tarde, fomos até ao Bairro de Al Bateen assistir/participar num evento popular, com actividades de animação para todas as idades, abertas a nacionais e estrangeiros, prática tradicional aos fins-de-semana.

Junto quatro fotos alusivas. A 1.ª identifica o nome do Bairro e a entrada no recinto da Festa. A 2.ª dá uma ideia, original, como se pode aproveitar uma lambreta para outros fins. A 3.ª, no exterior do recinto, junto ao mar, vendo-se ao fundo alguns dos edifícios (Torres) que referimos acima. A 4.ª, e última por hoje, as mesmas Torres, agora de tamanho ampliado, de estilo arquitectónico modernista e sofisticado (futurista).


Finalmente, antecedendo a saída para Al Bateen, em visita ao blogue para actualização de conteúdos, conseguimos "caçar mais um número redondo" - o 9.700.000 (nove milhões e setecentos mil - eram 16h02 (aqui) ou 12h02 (aí, a cerca de oito mil quilómetros de distância). Esta cifra ficará, também, para memória futura.

Termino, desejando-vos um óptimo fim-de-semana, como muita saúde e felicidade.
Com um forte abraço, desde Abu Dhabi,
Jorge Araújo.


2. Comentário do editor LG:

Acompanhando a esposa, que está a trabalhar na Zaed University, , o nosso coeditor Jorge Araújo vai estar, pelo menos neste ano letivo de 2019/20, em Abu Dhabi... Passa a ser o nosso "português das Arábias"... Os ingleses tem o Lawrence, e nós temos o Araújo.

Os camaradas e amigos da Guiné  que por lá passarem, em Abu Dhabi, podem contar com a sua hospitalidade...dele e da doutora Maria João Figueiras.

Aproveito para dar os parabéns à nossa amiga Maria João e desejar-lhe boa sorte para a sua carreira internacional como professora e investigadora na área da pscologia da saúde, onde já tem um brilhante currículo, sendo até ao passado ano letivo exercido funções como professora associada no Instituto Piaget, Monte da Caparica, Almada. Maria João Figueira é doutorada em psicologia da saúde pelo Kings College, University of London (2000).

Tínhamos, de resto, intenção de a convidar para integrar a nossa Tabanca Grande, já que ela tem acompanhado ao longo dos anos o nosso blogue e participado, por diversas vezes,  nos nossos encontros nacionais, em Monte Real. Vamos formalizar, oportunamente, esse convite.

O Jorge Araújo em véspera de partir para Abu Dhabi, no passado dia 3 escreveu-nos esta simpática mensagem: "Ainda que a distância, entre nós, passará a ser significativa, vou tentar acompanhar a publicação dos textos no blogue, com a ajuda dos instrumentos tecnológicos ao nosso dispor. Mesmo com um novo quotidiano, que será diferente do de cá, prometo dar seguimento às minhas narrativas, enviando-as daquela região do globo. Estás, desde já, convidado a visitar-nos. Entretanto, faço votos para que continues a recuperar (bem!) das tuas maleitas." (...)

Aberta uma nova tabanca, a dos Emiratos, fica desde nomeado como régulo o Jorge Araújo, até por uma razão simples: o nosso blogue tem horror ao vazio e a nossa missão, civilizadora,  é "criar uma, duas, três, muitas tabancas"...

Ao Jorge e à Maria João só podemos desejar o melhor do mundo, porque eles merecem tudo. E agradeço, em meu nome e da minha família, os vossos parabéns pelo nascimento da Clara Klut da Graça, filha do João Graça e da Catarina Klut, que também são "psis". A menina e a mãe estão bem. E o pai, naturalmente, anda radiante... O avô, esse, anda a tirar um curso intensivo para tentar ser um bom avô... A avô, essa, já lhe leva a dianteira...
____________

6 comentários:

Valdemar Silva disse...

Jorge Araújo
À primeira vista até parece que as alterações climáticas já se fazem sentir por aí.
Calças e camisa de mangas compridas? Nesse caso, por aí é arrefecimento.
Sabendo que os verdadeiros cidadãos do Abu Dhabi são 'meia dúzia', quem, afinal, habita essas Torres?
Agora há que ensinar a essa gente que os Portugueses foram os primeiros europeus a
visitar essa região. E o Afonso de Albuquerque não era tão mauzinho como o pintam.

Ab. saúde da boa e cuidado com o bioxene que é proibido.
Valdemar Queiroz

José Botelho Colaço disse...

Ficamos privados do Jorge de Moscavide nos convívios na Tabanca da Linha, mas bebeficiamos de notícias actuais e verídicas de Abu Dhabi que o nosso camarigo nos faz chegar via blogue Luís Graça e Camaradas da Guiné. Amigo um abraço e boa saúde por essas paragens.

Hélder Sousa disse...

Saudações!

Para começar, para o Jorge Araújo e esposa, nesta nova (e certamente interessante e enriquecedora) fase da vida.

Depois para aproveitar para referir que essa meta dos 9.700.000 é, em si mesma, um facto notável, tendo até em atenção o relativamente curto espaço de tempo quando foi alcançado o "número redondo" anterior de 9,6 milhões.

Segue-se a pertinência das observações do Valdemar relativamente ao clima e aos "habitantes" do Abu Dhabi.

Já quanto ao Afonso de Albuquerque... aquele a quem, no "nosso tempo", insinuavam coisas menos próprias, a propósito de umas linhas escritas em que, alegadamente dizia "mal com os homens por amor d'el rei, mal com el rei por amor aos homens" não sei se seria "tão mauzinho como o pintam" já que teríamos que "valorizar a maldade", não à luz dos conceitos (e preconceitos actuais) mas sim tendo em conta o tempo e o espaço das acções... Sei (li algures) é que ainda hoje há no Mar Vermelho um peixe particularmente voraz a quem chamam "alfonso" em clara "homenagem" ao então "terrible Alfonso".

Já agora, meu caro amigo Colaço, não queiras retirar o Jorge da "margem sul"... que é isso de confundir Almada com Moscavide?

Hélder Sousa

Valdemar Silva disse...

Olá Hélder
Parece que naquele tempo nem sequer havia o conceito 'violência', desde que fosse por el Rei ou por Deus. Tempos do caraças.

Abraço e saúde da boa
Valdemar Queiroz

Hélder Sousa disse...

Valdemar

Como de costume, "essas coisas" são sempre "valorizadas" em função do lado de que são observadas.
Mas, valha a verdade, as coisas não são assim tão diferentes.... e até há hoje por hoje, bastante "revivalismo"...
Abraço
Hélder Sousa

José Botelho Colaço disse...

Amigo Helder o Jorge Araújo antes de partir para Abu Dhabi resídia de facto na margem Sul, mas o Jorge é natural de Moscavide com todas as letras nascido e criado Um abraço.