segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Guiné 61/74 - P20333: Notas de leitura (1235): Mário Cláudio, nos cinquenta anos da sua obra literária (1): “Astronomia”; Publicações Dom Quixote, 2015 (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 4 de Novembro de 2019:

Meu caro Mário Cláudio,

Saúde e um abraço de parabéns pelos cinquenta anos da sua vida literária.
"Astronomia" é um livro assombroso, junto esta pérola a outras suas, você escreve maravilhosamente. Vai seguir-se o "Tiago Veiga", quando estava a ler "Astronomia" pressenti que iria aproveitar aquele folheto sobre as doenças da Guiné algures, ou já tinha aproveitado. Lendo "Tiago Veiga", percebi que já tinha aproveitado. É sobre esse assunto que vem a recensão que se segue.

Gostava agora de saber, se me permite a franqueza, se há outras obras, outros belos parágrafos, que possam ser dados à estampa para um blogue que também lhe pertence, e onde eu escrevo regularmente: Luís Graça e Camaradas da Guiné. Este blogue é o maior acervo fotográfico de toda a guerra, supera, e de longe, o que existe no Arquivo Histórico-Militar ou em poder de qualquer instituição. Se entender que lá deve colaborar, por exemplo, publicando as fotografias da sua comissão, seria um grande orgulho para nós.

Renovando as minhas felicitações e pedindo-lhe a amabilidade de cuidar do meu pedido, receba um abraço muito fraterno do
Mário Beja Santos


Mário Cláudio, nos cinquenta anos da sua obra literária: 
Um notável escritor que é nosso camarada da Guiné (1)


Beja Santos


Mário Cláudio
Há uns bons meses atrás, descobri por puro acaso que o escritor Mário Cláudio fez a sua comissão na Guiné. Já estava formado em Direito pela Universidade de Coimbra, as suas competências foram aproveitadas como jurista em Bissau. Através do seu editor, chegámos à fala. Gentilmente, indicou-me títulos das suas obras onde há referências à Guiné. Comecemos por “Astronomia”, Publicações Dom Quixote, 2015, um belíssimo romance, galardoado com o Grande Prémio de Literatura 2017 e Prémio D. Diniz 2017.

É marcadamente autobiográfico e em dado passo (página 244 em diante) marcha para o destino e escreve:

“Na madrugada do aeroporto da capital do império, cumprindo um ritual que vem da Ilíada, e que se ilustra nas letras, nas artes plásticas, e na música, o rapaz abraça a noiva numa longa e lenta despedida. Não aperta ao coração o companheiro distante, a quem apenas telefonicamente diz doloroso adeus, e embarca no avião que o transporta para a guerra insólita, ignorada pelo mundo, e continuada na obstinação do instinto suicida. Escala numa outra ilha, e esta tropical, onde não chove, há décadas e décadas, povoada por cabras que se alimentam a papel de jornal, e que lhe oferece como lenitivo para a sede uma laranjada tão quente como uma canja de galinha. Sobrevoa depois o território bélico, esponja verde e saturada de águas verdes, enumeráveis que se revelam os pântanos em que boiam punhados de terra de luxuriante vegetação. E à chegada apanha o murro que excita os europeus de sempre, fantasiosamente rendidos àquilo a que chamam ‘o feitiço de África’, e que consiste em odores, o da poeira vermelha, o dos frutos que se decompõem, o do suor que abrilhanta os negros rostos, e o das explosões de morteiros, intervalados por fulgurantes derrames de napalm sobre a copa dos palmares. Previnem-no contra as atrocidades de espécies entomológicas variegadas, e contra as mais diversas castas de ofídios, e aprende assim a munir-se de chanatas de borracha durante os contínuos duches, defendendo-se de que um animalesco sinuoso, veio colado pelas linfas, se entranhe na planta do pé, e o corroa até não restar mais do que uma geringonça de olhos esburgados. Coalha-se-lhe o novo céu de helicópteros imparáveis na evacuação dos feridos em combate, ouve-se o estrondo dos rebentamentos na margem oposta do rio grosso, a correr em lamas, e esbarrondam-se-lhe à volta os exaustos camaradas, broncos na permanente borracheira, e aptos a abalar para o mato em colunas que fatalmente pisam a mina que os fazem fanicos. Sentado à mesa metálica da sua burocrática função, analisa processos e processos que se ocupam de desastres em serviço, violações de nativas, furtos de viaturas, orgias homossexuais, e actos de insubordinação, e que propõem para as mais altas condecorações da Pátria heróis que esmagam a cabeça dos meninos no capô do Unimog, ou que espetam a faca de mato na barriga das grávidas”.

E, mais adiante:

“Na Secção de Justiça, onde serve, alojada num quartel-general que fervilha de entradas e saídas de militares na sua lida de guerra, reina um misto de circunspecção e estouvamento. Mercê daquilo que se considera produto do clima dos trópicos, voam amiúde esferográficas de secretária para secretária. Propulsiona-as um ímpeto infantil de libertação, a interromper a aturada análise dos processos-crime, ou meramente disciplinares, pontuados pelas convencionais expressões tabeliónicas, ‘Chamei à minha presença’, ‘E ao ser interrogado’, ‘Em cumprimento de’. Ao longo da semana inteira, compreendendo sábados e domingos, e apenas com o breve intervalo para almoço e sesta, o rapaz labuta, partilhando com o escasso punhado de milicianos-juristas a responsabilidade da proposta de soluções para os desmandos praticados pela desorientação da soldadesca”.

Por último:

“E os aviões rasgam o pardo céu que cobre o território empapado, descolando em todas as direcções da rosa-dos-ventos, e produzindo a paisagem de aldeias carbonizadas, de mães que expiram, cingidas às crias que amamentam até à eternidade, e de velhos que expõem às varejas a chaga do incessante bombardeamento. Pelo início da sesta a lavadeira indígena, única ninfa consoladora da angústia, e do medo, do tédio, e do rancor, espreita para as trevas da casamata. Abre as firmes coxas a um alferes estremunhado e acolhe-o no lento sorriso dos lábios azuis, e na distraída queda das pálpebras acetinadas. Tombam na incandescência do horizonte os que perdem pernas e braços e genitais, e que navegam depois numa cadeira de rodas, ou naufragam na cama da mulher que não têm tempo de conhecer. E o rapaz espera, apega-se a si mesmo, e não desiste do trato epistolar com a noiva, isto como se constituísse o milagre uma banalidade, até que se apercebe ela do cadáver do futuro. Rugem os canhões das margens palustres que circundam a cidade-reduto, permanentemente transpirada, ressonando o odor da polpa dos frutos que apodrecem, e sobrevoada pelos jagudis atentos ao quadrúpede esventrado que fervilha de larvas. O rapaz interrompe a análise num processo mais, o que cuida do furto-de-uso do camião que transporta metralhadoras, e da bebedeira do soldado que o enfia pelo mato adentro, soltando o berro dos que enfrentam o descarnado rosto da morte (…). 

Traz em si uma ferida de guerra, a subir como um animal omnívoro, do abismo das entranhas, e manifestando-se nos dedos de unhas roídas. Assalta-o um tremor na presença de estranhos, e sobretudo no acto de com eles partilhar as refeições, o que ameaça produzir o derrame do vinho de um copo, ou da sopa de uma colher, quando não, a sumária queda de garfo e faca com que se escala o peixe, se corta a carne, ou se descasca a fruta. E o medo de incorrer assim numa falta irreparável impele-o progressivamente se afastar dos lugares de convívio, circunscrevendo-o à casa, e ao trato com os mais chegados, a fim de se sentir livre da tensão que se desencadeia em contextos amplamente sociais. Uma deriva sub-reptícia para o álcool assegura-lhe a temporária estabilidade das mãos, expulsando por instantes o terror que se lhe abriga no coração. E desagua a torrente de emoções em lágrimas de choro convulso, povoado por um soldado que a morte escolhe, em consequência de um acaso por que ele próprio, o rapaz, se considera responsável, e vislumbra na insónia que o toma viúva e órfãos que lhe pedem contas, e a mãe velhinha que reza às almas do Purgatório à beira do lume apagado, implorando a Deus, Nosso Senhor, que a leve também”.

(continua)

********************

2 - Notas do editor:

1 - Mário Cláudio, pseudónimo literário de Rui Barbot (ex-Alf Mil na Secção de Justiça/QG/CTIG), foi trazido até nós pelo ex-Cap Mil Carlos Nery[1].

2 - Breve nota biobliográfica de Mário Cláudio, pseudónimo de Rui Manuel Pinto Barbot Costa, baseada em elementos fornecidos pelo próprio e/ou recolhidos pelo editor L.G, na Internet ou nos livros do escritor.

[ P - Neste momento, estou a falar com o Mário Cláudio ou com o Rui Barbot Costa? 
R - Está a falar com os dois ao mesmo tempo, embora a segunda entidade a que se referiu tenda a desaparecer cada vez mais, porque, entretanto, se avolumou o autor.

Excerto de uma entrevista, em 2/2/2009, ao JN- Jornal de Notícias ]

(i) Nasceu no Porto [, em 1941]. ["Não sou um escritor do Porto. Sou um escritor no Porto, que é uma coisa diferente".]

(ii) ["Mário Cláudio é o pseudónimo literário de Rui Manuel Pinto Barbot Costa, nascido a 6 de Novembro de 1941, no seio de uma família da média-alta burguesia industrial portuense de raízes irlandesas, castelhanas e francesas, e fortemente ligada à História da cidade nos últimos três séculos"].

(iii) [Fez o liceu no Porto; em seguida, matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo depois se transferido para a Universidade de Coimbra]; 
(iv) Licenciou-se, em 1966, em Direito, pela Universidade de Coimbra;

(v) É igualmente diplomado com o Curso de Bibliotecário-Arquivista, pela mesma Universidade, Master of Arts em Biblioteconomia e Ciências Documentais, pela Universidade de Londres [, em 1976];

(vi)  ["Pelo meio, a Guerra Colonial e uma mobilização para a Guiné, na secção de Justiça do Quartel General de Bissau. Antes de partir, em 1968, entrega ao pai, pronto para publicação, o seu primeiro livro de poemas, 'Ciclo de Cypris', publicado no ano seguinte".]

(vii) Ficcionista, poeta, dramaturgo, ensaísta e tradutor, é autor, entre outros, dos volumes de poesia Estâncias e Terra Sigillata, dos romances Amadeo, Guilhermina, Rosa, A Quinta das Virtudes, Tocata para Dois Clarins, As Batalhas do Caia, O Pórtico da Glória, Peregrinação de Barnabé das Índias, Ursamaior, Oríon, Gémeos, Camilo Broca e Boa Noite, Senhor Soares, e das peças de teatro Noites de Anto, O Estranho Caso do Trapezista Azul e Medeia

(viii) Tem numerosíssima colaboração dispersa por jornais e revistas, portugueses e estrangeiros. 

(ix) Está traduzido em inglês, francês, castelhano, italiano, húngaro, checo e serbo-croata. 

(x) Recebeu os seguintes galardões: 

Grande Prémio de Romance e Novela (1984), da Associação Portuguesa de Escritores;
Prémio de Ficção, da Antena 1;
Prémio Lopes de Oliveira;
Prémio de Ficção, do PEN Clube Português;
Prémio Eça de Queiroz, da Câmara Municipal de Lisboa;
Grande Prémio da Crónica, da Associação Portuguesa de Escritores;
Prémio Pessoa (2004);
Prémio Vergílio Ferreira (2008);
Prémio Fernando Namora (2009).

(xi) Foi galardoado pelo Presidente da República com a Ordem de Santiago da Espada [, em 2004,] e pelo Governo Francês com o grau de Chevalier des Arts et des Lettres.

3 - Carlos Nery, Rui Barbot e João Barge, levaram à cena a peça "A Cantora Careca", de Eugene Ionesco, estreada em Bissau no dia 5 de Abril de 1970[2].
____________

Notas do editor:

[1] - Vid. poste de 23 de junho de 2010 > Guiné 63/74 - P6630: Tabanca Grande (227): Rui Barbot / Mário Cláudio, ex-Alf Mil, Secção de Justiça do QG, Bissau (1968/70)

[2] - Vid. poste de 4 de setembro de 2010 > Guiné 63/74 - P6935: A Cantora Careca, estreado em Bissau no dia 5 de Abril de 1970 (Carlos Nery)

Último poste da série de 8 de novembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20324: Notas de leitura (1234): Missão cumprida… e a que vamos cumprindo, história do BCAV 490 em verso, por Santos Andrade (31) (Mário Beja Santos)

3 comentários:

antonio graça de abreu disse...

"que propõem para as mais altas condecorações da Pátria heróis que esmagam a cabeça dos meninos no capô do Unimog, ou que espetam a faca de mato na barriga das grávidas”.
Está tudo explicado, Mário Beja Santos, a citar, a exemplificar, a dar-nos a informação, Mário Cláudio, que fez toda a comissão em Bissau, adulado por Mário Beja Santos.
Que blogue é este?

Abraço,

António Graça de Abreu

Manuel Luís Lomba disse...

Se o Rui Barbot/Mário Cláudio, tão galardoado escritor, no seu posto de oficial da Justiça militar da instrução de Processo Penal a criminosos do Exército Português, no QG (e ar condicionado) do CTIGuiné, não participou dos criminosos de seu conhecimento "que esmagam a cabeça de no capô do Unimog ou que espetam a faca de mato na barriga de grávidas" ou não tirou "certidões" desse seu conhecimento visando que os propunham às mais altas condecorações da Pátria...
Cada um que tire a sua conclusão.
Abr.
Manuel Luís Lomba

Valdemar Silva disse...

Sendo 'Astronomia' é um romance autobiográfico, o Rui Barbot analisou de facto os processos destes crimes ou o Mário Cláudio ficciona a possibilidade deles poderem ter existido? Neste caso, o que levou o Mário Cláudio a ficcionar tais hediondos crimes feitos pelo humilde e religioso soldado português?

Valdemar Queiroz