domingo, 10 de novembro de 2019

Guiné 61/74 - P20331: Convívios (909): XXXI Encontro de Confraternização Anual da CCAÇ 557 (Cachil, Bissau e Bafatá, 1963/65), em Alenquer, no passado dia 9 de Novembro de 2019... Ou a usura do tempo... (José Colaço)



Foto nº 1 - Guiné > Região de Tombali > Cachil > CCAÇ 557 > 1964... "Esquálidos, esgrouviados..."


Foto n.º 2 > 2019 > Alenquer > 55 anos depois (em relação à foto n.º 1)...  31.º Convívio anual da CCAÇ 557... 20 presentes na "foto de família"... (Na  primeira fila, a contar da esquerda, o José Colaço é o 3.º, sentado... o  poeta da companhia, o Francisco Santos, é o quinto, de pé.)


Foto n.º 3 > 2018 > 30.º Convívio anual  da CCAÇ 557, em Sarilhos Grandes, Montijo... Vinte e dois os presentes na "foto de família".


Foto n.º 4 >  2017 > 29.º Convívio anual da CCAÇ 557, Sobral de Monte Agraço, 23 os presentes na "foto de família"...  À porta, do lado esquerdo, de camisola cinzenta, vemos o nosso saudoso camarada Jorge Rosales (1939-2019), que se associou ao evento.

Fotos (e legendas): © José Colaço (2019). Todos os direitos reservados. [Edição elegendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



1. Mensagem enviada pelo José Colaço, ex-sold trms, CCAÇ 557 (Cachil, Bissau e Bafatá, 1963/65), fidelíssimo membro da nossa Tabanca Grande desde junho de 2008:

Data - 10/11/2019
Assunto - Almoço anual de confraternização da  CCAÇ 557: o tempo e a sua verdade.

No dia 09/11/2019 teve lugar o evento de confraternização do almoço anual de convívio da companhia de CCAÇ 557, cognominada com vários “epitáfios”.:

(i) a começar, foi batizada pelos nativos da Guiné como a "companhia do Como"

(ii)  a seguir também lhe chamaram "os audazes do Cachil", "os invencíveis do Cachil";

(iii) a CCAÇ 728, que nos rendeu no Cachil,  batizou-nos como "esgrouviados e esquálidos". 

Passados cinquenta e cinco (55) anos (!!!),  o tempo desmistifica tudo: se hoje perguntassemos a um qualquer guineense qual era a companhia do Como a resposta seria não sei, ou um encolher de ombros. 

Audazes ou invencíveis hoje mais parecem o antónimo dessas palavras. Por fim esgrouviados e esquálidos comparem as fotos que anexo, uma do tempo de 1964, e a última tirada ontem, em 9 do corrente..

Dá para rir.

José Colaço

PS1- Segue, por outro mail, os versinhos que o nosso bardo, Francisco Santos, nunca se esquece de fazer, antes, durante e depois [, e que serão publicados amanhã, noutro poste]

PS2 - Este ano foi no Carregado, Alenquer, Quinta do Canavial,  restaurante Dom Nuno. Aconselho, estava muito bem servido e confecionado: entradas, prato de peixe e carne, com lanche 30 € tudo sem restrições. E temos um camarada, de nome João Casímiro Coelho, que traz sempre um garrafão de vinho do Porto, bolos, figos para aqueles que chegam mais cedo, além disso traz também um saco de castanhas para o restaurante assar para acompanhar com o lanche e este ano trouxe para todos os camaradas uma garrafa de tinto reserva da quinta da Veiga, ou seja da quinta dele, e para mim, que sou aquele amigo extra.
_____________

Nota do editor:

Último poste da série >  9 de setembro de 2019   > Guiné 61/74 - P20158: Convívios (908): Os "meninos da Linha": estão bem e recomendam-se... Parabéns ao José Miguel Louro e ao João Pereira da Costa, a quem se cantou hoje os parabéns (Luís Graça)

Vd. também poste de:

22 de novembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19221: Convívios (882): Almoço anual da CCAÇ 557, levado a efeito no passado dia 10 de Novembro, em Sarilhos Grandes (José Colaço, ex-Soldado TRMS)

6 de novembro de  2017 > Guiné 61/74 - P17941: Convívios (830): Os "últimos moicanos", o pessoal da CCAÇ 557 (Cachil, Bissau e Bafatá, 1963/65), fizeram prova de vida em 4 do corrente, em Sapataria, Sobral de Monte Agraço (José Colaço / Francisco Santos)

6 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Pois é, Zé, estamos todos em contagem... decrescente, desde que nascemos...

Quando vocês partiram em 1963, eram para aí uns 160 e tal rapazes, no vigor da idade...

Depois, assim de repente, sem uma explicação às famílias, às noivas, às namoradas, às amigas e amigos... ficam assim assim com um ar "esgrouviado"... Foi alguma praga que vos rogaram, ká no Cachil... Só podia ser...

Parabéns aos resistentes, aos resilientes, aos bravos do Cachi, que se apresentaram este ano em Alenquer... LG

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Está visto que a Guiné fazia mal à saúde... Ainda estamos a tempo de reclamar... LG

Valdemar Silva disse...

É extraordinário.
Quem os viu e quem os vê.
Pelas várias fotos já publicadas, aquilo no Cachil era lixado mas a rapaziada era do caraças.

Ab. e saúde da boa
Valdemar Quiroz

Hélder Sousa disse...

Meu caro amigo Colaço

Estas datas dos vossos convívios também "mexem" comigo.
Não que eu seja um "datista" (um obsecado por datas), não penso constantemente nelas, mas quando surgem e/ou são assim evidenciadas, por isto ou por aquilo, acabo sempre por me recordar.
Assim, o dia 9 de Novembro deste ano fez-me recordar a data da minha chegada e desembarque em Bissau, em 1970, portanto, há 49 anos.
O dia 10 de Novembro corresponde então aos 47 anos em que, vindo de avião, parti de Bissau e cheguei a Lisboa.
Coincidências.

Agora quanto a vós, pois é natural que a marca dos dias que vão passando se tornem bem visíveis. Mas isso acontece com todos... menos cabelo, mais esbranquiçados, corpos menos esbeltos, mais volumosos, menos destreza de movimentos, mais dificuldades nas expressões, nos "entendimentos".
O que mais interessa é que os "sobreviventes" consigam entender esse "passar do tempo" e que desse modo consigam "conviver" com isso.

Um forte abraço.

Hélder Sousa

José Botelho Colaço disse...

Agradeço e com a devida vénia vai um versinho do nosso poeta popular Francisco dos Santos.

Vamos ficando arrumados
Como se arruma uma palete
Porque os anos são passados
Para mim já são contados
Os gémios sete mais sete.

José Botelho Colaço disse...

Luís na foto de família são 21 mas no final contamos com 23 camaradas da 557 na Guiné.