sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Guiné 61/74 - P20348: Memória dos lugares (401): O Monumento das Descobertas Portuguesas, em Brenton Park, Newport, R. I., Estados Unidos, réplica ds "Rosa dos Ventos" em Sagres (João Crisóstomo, régulo da Tabanca da Diáspora Lusófona)




EUA > Newport, R.I. > Brenton Park > 2019 >  "Portuguese Discovery Monument" >  O João e a Vilma Crisóstomo mais o Rui Chamusco, de visita a este singular monumento aos navegadores portugueses.

Fotos (e legenda): © João Crisóstomo (2019). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



The Portuguese Discovery Monument is a tribute to the Portuguese navigators of the Golden Age of maritime exploration, which spanned from the early 1400’s to the late 1500’s. The Monument is the crown jewel of the Portuguese Monument Foundation, whose mission is to support Portuguese-American communities. The Park is available for use by the public and the Foundation encourages those communities to discover all that the Park has to offer!

O Monumento à Descobertas Portuguesas é uma homenagem aos navegadores portugueses da Idade de Ouro da exploração marítima, que se estendeu desde o início dos anos 1400 até ao final de 1500. O Monumento é a jóia da coroa da Fundação do Monumento Português, cuja missão é apoiar as comunidades luso-americanas. O Parque está disponível para uso do público e a Fundação incentiva essas comunidades a descobrir tudo o que o Parque tem para oferecer!

Fonte: "Portuguese Discovery Monument"  (tr. para português: Google translator / LG)




I. Mensagem de João Crisóstomo, ex-alf mil, CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67), nosso camarada da diáspora, a viver desde 1975 em Nova Iorque, conhecido ativista social (de causas como as Gravuras de Foz Coa, Timor Leste ou Aristides Sousa Mendes), recentemente promovido a régulo da Tabanca da Diáspora Lusófona (que é tão grande como o mundo):

Date: sábado, 2/11/2019 à(s) 09:37

Subject: "Monumento das Descobertas",  nos Estados Unidos


1. HELP… SOS…

Aos meus "amigos no facebook" e outros amigos a quem quero partilhar o que segue:

Como não percebo nada de Facebook, e é com pena que o admito, pois gostaria bem de poder fazer como a gente que "sabe nadar nesta piscina como um peixe" e eu, como um desesperado que nela caiu e não sabe nadar, apenas me resta pedir uma mão para não me afogar… peço aos meus amigos a quem vou enviar este rmail para me fazerem o o favor de pôrem isto nas suas páginas de Facebook, já que eu por mais voltas dê não sou capaz: consigo escrever, mas é sóm mas não sou capaz de incluir as fotos.

E eu acho que isto é uma coisa que deve ser conhecida por todos. E porque acho assim, já enviei isto para a nossa televisão ( RTP) em Portugal; enviei para alguns amigos que têm blogues ( também não sei mexer nisso, a não ser ler o que eles já publicam…) ; mas até ao momento ainda não sei se publicaram ou não!…

Dentro de dias "vou voltar à carga",  deslocando-me com um jornalista meu amigo que se mostrou muito interessado em escrever sobre isto. Mas, como todos me dizem que hoje em dia a melhor maneira de se fazer conhecer algo é públicá-lo no Facebook… quem receber isto ( se acharem que vale a pena, como eu acho,} por favor "partilhem" o que segue. E se acharem que é trabalho demais porem no facebook… pelo menos ficam a saber.

A todos um grande abraço do
João


João Crisóstomo
Nova Iorque


II. A história é a seguinte:

Tive o privilégio de ter comigo aqui em Nova Iorque durante três semanas um grande amigo meu, Rui Chamusco. E, para não dizer que "foi a Roma e não viu o papa", tentei mostrar-lhe não só Nova Iorque como alguns outros lugares que eu achei que ele devia conhecer: Washington, Filadélfia, as Cataratas de Niágara e Boston…

E nesta última volta aproveitei para lhe mostrar alguns lugares relacionados com motivos portugueses, já que nós portugueses, apesar do muito pouco que sobre isso é falado e sabido, tivemos um grande papel e influência na história dos Estados Unidos. E foi neste ultimo passeio que se passou o que segue, de que as fotos que junto, nos ajudam a compreender o interesse e importância para todos os portugueses.

Um dos grandes entusiastas e impulsionadores da história portuguesa nos Estados Unidos foi o nosso saudoso Dr. Luciano da Silva de quem muitos em Portugal se devem recordar bem: entre muitas outras coisas, ele tinha um programa em que, como médico,   "dava consultas" para Portugal através da televisão para os seus clientes/doentes… Muito conhecido ainda pelos seus livros, um dos quais deu origem ao filme "Cristóvão Colombo",  de Manuel de Oliveira , premiado com o prémio de Ouro em Cannes; pelo Museu da Pedra de Dighton e outros projectos em que se envolveu.

Ele fazia-me o favor da sua amizade e eu visitava-o ocasionalmente . Numa destas visitas, fazendo-se cicerone,   levou-me a visitar vários pontos de interesse entre os quais o "Brenton Park", onde me mostrou o "Monumento dos Descobrimentos", que era uma réplica da "Rosa dos Ventos" em Sagres no Algarve. 

Além do monumento em si, de muito interesse histórico, este lugar "tocava-me de perto" e e o Dr. Luciano sabia disso, pois que o lugar tinha sido antes propriedade de Jacqueline Kennedy Onassis, que patrocinou a minha vinda para os Estados Unidos e para quem eu trabalhei muitos anos. 

Este monumento construído em 1988 e que chegou a receber a visita de Mário Soares em 1997, encontrava-se então já com problemas de manutenção e necessitava ser reparado: O original foi desenhado pelo Luso-americano João Chartres de Almeida e as pedras originais foram importadas de Vila Viçosa, Portugal. Mas devido ao vento e à acção corrosiva da água do mar, cedo começaram a absorver água e estavam já a cair aos bocados. E o Dr. Luciano preocupava-se com o futuro deste parque. Finalmente em 2007, considerando que eram um perigo para o público,   foram removidas ficando apenas três peças.

O Monumento fica na ponta duma saliência de terra que se projecta mar dentro, mesmo em linha directa com o nosso promontório em Sagres cuja ideia deu origem a este projecto.

Em 2013 a Cåmara Municipal de Newport, influenciada sem dúvida pelo interesse dos líderes da importante comunidade portuguesa, resolveu criar uma comissão para a reparação do monumento e no ano seguinte, 2014, desta vez com pedras de granito do norte de Maine ( nordeste dos Estados Unidos), o monumento foi reconstruído e "re-inaugurado". Estas estão dispostas como no original, num semi-circulo, representando os "pontos cardeais". No centro está um alto monumento retangular em pedra; e do conjunto consta ainda uma "esfera armilar" —o único original que resta do primeiro monumento-- representando o nosso bem conhecido instrumento de origem portuguesa que possibilitou as viagens pioneiras dos nossos navegadores.

Soube que no ano passado, para comemorar o 30º  aniversário da sua construção em 1998, este monumento recebeu a visita do nosso Embaixador em Washington, Domingos Fezas Vital, numa cerimónia a que se associaram o comandante Maurício Camilo e os tripulantes do Navio Sagres que nessa altura se encontravam de visita aos Estados Unidos. 

O tema e informações relevantes estão devidamente exibidas e explicadas numa grande placa informativa (bem protegida ) em destaque logo na entrada do parque. Faltavam porém os nomes dos nossos navegadores que constavam no monumento original, mas que os mencionados factores corrosivos fizeram desaparecer.

E foi esta a nossa grande surpresa: ao aproximarmos-nos do local vi duas pessoas junto ao monumento e reparei o que de longe me um grande painel colado, cobrindo grande parte do monumento. E, curioso, dirigi-me imediatamente para verificar do que se tratava. Nesse grande painel colado ao monumento constavam os nomes dos nossos grandes navegadores, e foi-me explicado que estavam a fazer um "check final" para ver a posição definitiva em que os nomes iam ser gravados no monumento, o que previa devia ser feito dentro de duas ou três semanas…

Eu e o Rui e minha eslovena esposa, Vilma,  também não podíamos esconder o nosso contentamento. Segundo Robert Silva, que organizou e coordenou a cerimónia no ano passado, não há outro monumento deste tipo em todos os Estados Unidos. Este é de facto um monumento de que todos os portugueses aqui, em Portugal e em toda a parte do mundo se podem orgulhar, agora ainda mais pela maneira altiva, abrangente e agradável em que se finalmente se apresenta a todos os que aqui vêm visitar este lugar.

As duas primeiras fotos foram tiradas neste dia e a 3ª foto mostra o monumento com a inscrição dos nomes já gravados, que me enviaram há dias.

Parabéns, portugueses. Parabéns, Portugal!

____________

2 comentários:

João Fernandes disse...

Camarada João Crisóstomo:
Publiquei no Facebook. Não sou nenhum especialista. Fiz o que me foi possível.
Um abraço,
JS

Alberto Branquinho disse...

João Crisóstomo

Para quando uma visita ao monumento do navegador português que está colocado na ponta do cabo de S. Diego para corrigir o nome? É que está identificado como "Juan Rodriguez Cabrillo" em vez de "João Rodrigues Cabrilho".
Alberto Branquinho

(Nota: Espero que este comentário não tenha a mesma sorte que o outro - idêntico - que ontem coloquei aqui).