sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Guiné 61/74 - P20254: Notas de leitura (1227): Missão cumprida… e a que vamos cumprindo, história do BCAV 490 em verso, por Santos Andrade (28) (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 27 de Maio de 2019:

Queridos amigos,
Deixa-se para mais tarde a descrição da atividade operacional do BCAV 490. Procurou-se o recurso ao diário de Armor Pires Mota, "Tarrafo" e ao livro "A Guerra da Guiné" de Hélio Felgas, é uma tentativa de juntar um depoimento pessoal de quem faz parte da história do BCAV 490 ouvindo a exposição do Tenente-Coronel Hélio Felgas, onde se insinua que a área que esteve sob o seu comando, Bula, melhorou muito, não escondendo, nos entretantos, o alastramento da guerra.
Quanto mais se procura decifrar a lógica do pensamento estratégico que presidia a esta atividade operacional esbarra-se com a falta de documentos. E aqui se deixa uma reflexão. É inteiramente inviável escrever uma história da guerra da Guiné sem proceder ao estudo de toda a documentação de caráter estratégico do Brigadeiro Louro de Sousa e de Arnaldo Schulz, é incompreensível passar-se em silêncio todo este vasto período e cair de repente na era Spínola, com a inflação de documentos, imagens, filmes, depoimentos, livros de toda a espécie. Aliás, as obras repetem-se umas às outras, de quando em quando citam-se os boletins das Forças Armadas e os livros impressos, trabalhar sai do pelo, há muito a procurar nos arquivos dos ministérios da Defesa e do Ultramar, para já não falar no Arquivo Histórico-Militar.

Um abraço do
Mário


Missão cumprida… e a que vamos cumprindo (28)

Beja Santos

“Comemos mancarra assada,
o sofrimento começou.
Na 487 este mês
foi triste o que se passou.

Em Jumbembem se encontrava
o Geraldes e o Ananias,
trabalhando, todos os dias,
Abílio também lá estava.
O Almorindo passava
muitos dias sem comer nada.
A comida não era carregada
por não se poder transportar
e para que a fome melhor se aguentar,
comemos mancarra assada.

Em Cuntima a alinhar
o amigo António José,
de viatura ou a pé
para a estrada patrulhar.
Os bandidos os iam esperar
e, às vezes, até se lutou.
Muitas árvores se tirou,
pelos malvados derrubadas
e andando grandes caminhadas
o sofrimento começou.

A 31 de Maio abalámos
para a Farim regressar
mas houve grande azar:
3 emboscadas apanhámos
algumas vezes nos levantámos,
mas atacaram muita vez.
Muito fogo aqui se fez
esgotando quase as munições
e sofreram-se muitas aflições
durante este mês.

O Aníbal Joaquim foi ferido
com estilhaços de granada.
O 26, bom camarada,
numa mão foi atingido;
o 320 ficou estendido,
porque um tiro na cabeça levou;
o Sarg. Revez na viatura o levou
com o 33 a socorrer,
mas depois de tanto sofrer
foi triste o que se passou.”

********************

Para esta evocação do bardo faz-se recurso ao que anda a fazer Armor Pires Mota, em bandas próximas, mas nem sempre coincidentes. No tal dia 31 de maio, depois de ter estado em Sitató, a 27, passou por Cuntima e escreve: “Um dia igual a tantos outros dias iguais. Deixada Cuntima, só os macacos, gritando de ramo em ramo, bordejavam a estrada. Às três horas da tarde, chegámos a Jumbembem, à serração”.

Sem neste momento se fazer recurso à cronologia das operações, consulta vantajosa para em certos momentos entender as dores de alma do nosso bardo, importa dizer que o diário intitulado “Tarrafo”, de Armor Pires Mota, ajuda-nos a entender o que ele experienciou fundamentalmente em Jumbembem, desde maio de 1964 até junho de 1965. Nesta povoação observa as lides, vê chegar muita gente que tinha sido profundamente atingida pela subversão, aldeias queimadas, fugas, ameaças, divisões familiares na escolha do lado em que se fica. Armor vai estando atento à vida em Jumbembem, chegou a época das chuvas, há gente que vai à caça e de repente chega-se a um local altamente problemático na época, Canjambari.

Estamos em 9 de outubro, e ele escreve:
“A estrada está atravancada de árvores e bissilões de grande porte que chegam a cruzar-se uns sobre os outros.
A nossa missão era: levantamento de abatises.
Antes de chegarmos às árvores, apeámos, prevendo já a táctica e as manhas do inimigo.
Ele deixou-nos entrar na zona de morte.
Um estrondo ecoou, seguido de rajadas e estrondos sucessivos.
6.50.
Uma chuva de granadas começou a rebentar rente a nós, lançadas por autênticos suicidas, atordoando-nos. E os estilhaços voavam. Uma chuva densa de balas feria o espaço, partia ramos, furava o capim verde, tilintava ao bater nas viaturas. E nós, uns deitados, outros de joelhos, varríamos tudo à nossa frente. Corria sangue.
O sol tinha encorado por detrás do arvoredo na distância, agarrado a um céu azul. (…) E começamos a atacar as árvores. Uns fendiam-nas com serrões. Outros cravavam-lhes os machados e as catanas.
Volteavam os ferros no ar, curvavam-se e rasgavam os troncos arrogantes. E, cortados, o Unimog arrastava-os com o guincho para dentro do mato.
Os terroristas continuaram a açoitar-nos com rajadas espaçadas e uma estrangalhou um carregador da Madsen. O apontador deu um salto para trás. A morte rondou-lhe a escassos centímetros.
E nova emboscada nos lançou por terra. A gente, ao lançar-se por terra, não vê onde cai, se é dura ou mole, ou está armadilhada. E caí todo no meio de um formigueiro enorme. Quando dei por tal, já as formigas me tinham feito o cerco cerrado e entravam a ferrar-me, sem dó nem piedade, subiam-me as costas, os pés e as mãos. Elas quase me iam comendo. E o meu jogo era este: coçava-me, rebolava-me, matava às mãos cheias, esmagando-as entre o corpo e a farda, esmagando-as entre os dedos, fazia fogo. Coçava-me, rebolava-me…
O sol tinha subido no azul. Quase a pique, faiscava, estilhaçava-se todo no cano da arma, enviava-me lâminas de fogo para a fronte, para os olhos”.

Copa de Bissilão 
Imagem retirada do blogue Intelectuais Balantas na Diáspora, com a devida vénia

Mas Armor também nos fala dos dias de festa, da praga dos mosquitos, de incêndios, das operações a Canjambari, Fanbantã, e não perde oportunidade de nos falar do apoio dado em Cuntima aos doentes, vinham em grande número do Senegal:
“Cuntima é sentinela avançada, junto à fronteira norte.
Nos princípios de 1964 estava quase abandonada, porque as populações, que viviam à volta, intimidadas, passaram para o Senegal. Mas hoje estão a regressar, sem entraves da parte dos gendarmes, aldeias inteiras, já de olhos postos na próxima sementeira da mancarra e preparando os arados para o amanho das bolanhas.
Confiam na tropa. E esta confiança foi-se consolidando à medida que a zona ia sendo limpa. E um factor decisivo que concorreu extraordinariamente para o regresso das populações ao seu chão, ao ‘chão de Português’, foi a psicossocial desenvolvida pelo Dr. José Lourenço, espírito dinâmico, aberto e comunicativo. A princípio, todos os dias, apareciam no posto de socorros dezenas e dezenas de refugiados, cheios de mazelas. Hoje, formando bicha, não faltam doentes do Senegal, sobretudo da cidade de Koldá, e até alguns da Gâmbia. (…) Muitas mulheres, sobretudo mulheres de gendarmes e padres mouros, uns dias antes do dia previsto, vêm esperar a sua hora em casa de alguma pessoa amiga, ali em Cuntima, onde, depois, é chamado o médico para assistir ao parto sem que regateie um minuto sequer, seja a que hora for. E, então, as mães, contentes e, numa prova de gratidão, põem aos filhos o nome do médico, que cedo começam a deturpar. Há alguns que ficam a chamar-se José Doutor. Há mesmo uma miúda que tem o nome de Maria Lissa, deturpação de Maria Luísa, filha do Dr. José Lourenço. (…) Ainda não há muito tempo que o comandante dos guardas da fronteira, no fim da visita de inspecção ao posto de Sare Wale, enviou um recado ao capitão a pedir-lhe que fosse à fronteira. Este não se fez rogado e lá partiu com o médico e mais alguns homens, mas todos desarmados. Convidaram-no a vir sentar-se à sombra de um mangueiro do ‘Chão Português’ e ali trocaram longos minutos de conversa. Que estava imensamente reconhecido, assim como o seu governo, pela assistência médica que a tropa prestava a muitos senegaleses”.

Há páginas deste diário em Sulucó, Fanbantã, mas Jumbembem é verdadeiramente o ponto de irradiação, ele despede-se de nós a 6 de junho, é o seu penúltimo depoimento, fala do renascimento da tabanca de Lamel. Há crianças que cantam canções portuguesas com “A Tia Anica do Loulé” ou “O Tiroliro”, Armor está feliz, pois a aldeia nova é uma realidade.

Voltemos a Hélio Felgas, estamos agora no segundo semestre de 1964, ele considera que as forças portuguesas começaram a assenhorear-se da situação na Guiné, condições que, a partir do princípio de 1965, estavam a permitir encarar o aspeto militar com justificado otimismo. Enquanto tal afirma não se esquece de dizer que tinha alastrado a presença terrorista em Badora e Cossé, entre Bambadinca e Bafatá, era clara intenção do PAIGC intervir na área dos Fulas. No seu livro, Felgas procura desmontar os alardes propagandísticos do PAIGC, as fantasiosas centenas e dezenas de mortos, por exemplo.

Entretanto, enquanto afirma ter havido uma diminuição da atividade do PAIGC, este apresenta-se em Canquelifá, mostrava atividade nas zonas do Oio, em Farim e Canhamina.
E escreve:
“A norte de Cacheu havia indícios de que o PAIGC procurava controlar a região de Canjambari, a leste de Farim, aproveitando a época das chuvas que impedia ou dificultava o trânsito local das viaturas militares.
Nas estradas do Oio, as emboscadas dos bandoleiros tinham locais quase certos. Entre Bissorã e Olossato, ocorriam em geral por alturas da ponte de Maqué, quase a meia distância das duas povoações.
Entre Mansoa e Bissorã uma grande parte tinha sido na área de Namedão, considerada ponto de passagem dos reabastecimentos vindos da ilha de Bissau para os acampamentos do PAIGC nas matas de Dando, Cambajo e Morés. Entre Binar e Bissorã, os bandoleiros tinham três troços preferidos, todos eles em zonas onde a luxuriante vegetação marginal quase invadia a estrada. Aliás, o perigo subsistia mesmo nos trechos sem vegetação, devido às minas que continuavam a ser largamente empregues. Por vezes, contando com o natural afrouxamento da atenção dos nossos soldados nestes trechos mais descobertos, os terroristas montavam neles emboscadas, chegando-lhes, para se esconderem, o capim, as árvores e os morros de bagabaga que bordam as estradas”.

Uma bem estranha acalmia… E mais adiante, na sua exposição, o Tenente-Coronel Hélio Felgas dá outras informações bem úteis para se entender o estado daquela região:
“Os documentos apreendidos nos acampamentos terroristas continuavam a fornecer indicações de certo modo úteis. Soube-se, por exemplo, que a ‘base’ principal da região 3, estava situada nas proximidades da tabanca de Morés e tinha como responsável-geral Osvaldo Máximo Vieira. Desta base principal dependiam mais de uma dúzia de outras bases das quais as mais importantes e conhecidas eram as de Cambajo, Biambi, Nafa, Iador, Bancolene, Maqué, Fajonquito, Bissancaja, Sarauol, Cabadjal, Sambuiá, Bricama, Sulucó. Em todas elas havia um responsável militar e um responsável político”.

(continua)
____________

Notas do editor

Poste anterior de 11 de outubro de 2019 > Guiné 61/74 - P20229: Notas de leitura (1225): Missão cumprida… e a que vamos cumprindo, história do BCAV 490 em verso, por Santos Andrade (27) (Mário Beja Santos)

Último poste da série de 14 de outubro de 2019 > Guiné 61/74 - P20238: Notas de leitura (1226): "O Alferes Eduardo", por Fernando Fradinho Lopes; Círculo-Leitores, 2000 (1) (Mário Beja Santos)

1 comentário:

ManuelLluís Lomba disse...

Olá, Mário:
A "República Independente do Como" existia desde 1962, mas o seu conhecimento só "chegou a Lisboa" em finais de 1963, via PIDE, por escuta da rádio Brazaville (ex-Congo francês) e o conhecimento do seu exército de 300 guerreiros e do seu comandante Nino Vieira só foi adquirido quando a missão do planeamento da "Operação Tridente" foi cometida o Comandante Paulo Costa Santos, comandante da Defesa marítima.
No meu tempo constava que a ordem dessa operação partira do próprio Salazar (quando ministro da Defesa?) e que o CChefe Brigadeiro Louro de Sousa desencadeara essa operação contrariado, sem convicção, no seu "pensamento estratégico" - era contra essa guerra!
Da experiência do ano que andamos no norte, centro e sul da Guiné em operações de intervenção "às ordens do CChefe", Brigadeiro Arnaldo Schulz, discutíamos entre nó que aquele comandante apenas "corria atrás do prejuízo", que nos haviam metido naquelas alhadas
de morte e ranger de dentes, numa guerra que não era nem para ganhar. A origem da "boca" generalizada entre os milicianos que constituíra um "filão" de rendimentos para a classe do QP.
Facto acontecimental, mas por excepção e não por regra.
Abraço
Manuel Luís Lomba