quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Guiné 61/74 - P20245: Historiografia da presença portuguesa em África (181): “Duas descrições seiscentistas da Guiné”, de Francisco Lemos Coelho, introdução a anotações históricas por Damião Peres, Academia Portuguesa de História, 1953 (4) (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 2 de Fevereiro de 2017:

Queridos amigos,
Aqui se põe termo às duas descrições seiscentistas que devemos a um comerciante e traficante, comprovadamente um grande observador, que legou à posteridade relatos vivacíssimos que vão desde o rio Senegal até à Serra Leoa, um território que era conhecido, de modo vago, por Senegâmbia.
A segunda descrição, como se acentuou, muito deve à primeira, mas aparece enriquecida com detalhes da antropologia e etnografia que não podem deixar de impressionar quem estuda a Guiné deste tempo do século XVIII, da transição do domínio Filipino para a Dinastia dos Bragança, ficamos a dever a Francisco de Lemos Coelho um inestimável relato onde cabem a ferocidade, a hospitalidade e a mentalidade do tempo, oscilando entre a fé e os negócios.

Um abraço do
Mário


Francisco de Lemos Coelho, aventureiro seiscentista na Guiné (4)

Beja Santos

Francisco de Lemos Coelho é autor de duas impressivas descrições que avivam e complementam os conhecimentos e relatos de outros viajantes anteriores e contemporâneos.

Em 1953, a Academia Portuguesa de História deu à estampa, com introdução e anotações históricas de Damião Peres, as Duas Descrições Seiscentistas da Guiné. A primeira é datada de 1669 e intitula-se “Descrição da Costa da Guiné desde Cabo Verde até à Serra Leoa com todas ilhas e rios que os brancos navegam”; e em 1684 há outro manuscrito intitulado “Descrição da costa da Guiné, e situação de todos os portos, e rios dela, e roteiro para se poderem navegar todos os seus rios", feita pelo capitão Francisco de Lemos, em São Tiago. Damião Peres encontra nestes textos afinidades clamorosas e para ele não subsistem dúvidas que o capitão Francisco de Lemos e Francisco de Lemos Coelho são a mesmíssima pessoa.

Caminha-se agora para Bissau, Bijagós, Sul da Guiné, e depois em direção ao rio Nuno. Este aventureiro reserva-nos páginas interessantíssimas. Tudo começa com a aproximação de Bissau: “Passando este rio (de Bujamata), indo pelo rio acima, se dá em dois rios, um pequeno, que divide a ilha de Bissau que é terra dos Balantas, que vai sair ao mar fora, e outro mais largo que vai pela terra dentro dos Balantas, que tudo aqui, de uma e outra banda, é desta nação”.
Observador do pitoresco, vejamos o que escreve quando chega ao reino de Antula: “Têm um fruto que semeiam, que dá debaixo da terra como nabos, que chama inhames, dos quais têm muitos, e são melhores os daqui que de tudo o Guiné. Comem-se assados e são mais saborosos que cozidos. Acrescento ao texto que gostava tanto deles com leite das vacas de Bissau que parecia fruta homogénea com o leite”.
Estamos pois na ilha de Bissau, dá-nos outro pormenor de localização: “Deste porto (de Bissau) indo por ele abaixo menos de duas léguas, se dá no mar largo, se bem também fica como rio, pois da outra banda da ilha de Bissau fica a terra do rio Grande, povoada de Beafares”.
A descrição que faz de Bissau é muito semelhante à que escrevera no seu relato de 1969, e é muito positivo: “Esta ilha de Bissau é a mais formosa e alegre de todas quantas há em toda a costa da Guiné”.

E reserva-nos aqui um texto primoroso:
“Em toda esta ilha, quando morrem os reis e fidalgos grandes lhe matam escravos que, dizem, os vão lá servir na outra vida; e em meu tempo, morando eu ali, morreu o Rei Grande, muito amigo dos brancos, em cuja morte me certificaram se mataram 104 pessoas entre machos e fêmeas, cuja matança dura um ano, que no cabo dele se fecha à boca da cova; e estes todos que matam é gente formosíssima e mancebos, os quais são tão bárbaros que vão ao suplício muito alegres, cantando e bailando, se bem os embebedam; e a morte que lhes dão é que nós damos aos porcos em Portugal. Mas tirando esta barbaridade, em tudo o mais são negros de muita razão, e se eu tivera voto nesta matéria, se a povoação de Cacheu se houvesse de mudar, como já por vezes se intentou, só por aqui fora acertado, porque a terra é muito sadia e muito lavada dos ventos, e nunca aqui se viu ar corrupto, nem doenças contagiosas nem herpes, por cancerosas que sejam as chagas, muito abastecida de mantimentos e carnes, e das melhores e mais baratas que há em todo o Guiné, muito bom peixe e muito”.

Procede depois à descrição do porto de Bissau até ao porto da povoação de Geba e respetivo rio, é muito semelhante à de 1669. Segue a descrição do porto de Bissau para as ilhas dos Bijagós e porto delas, seus povoadores e religião que têm. Fala deles assim: “Os homens são muito valentes e atrevidos. As suas guerras são de assaltos. As armas que usam são adarga (escudo) e azagaia, a qual é grandíssima, e todo o seu exercício é a guerra e, na paz, nas suas terras, pescam e tiram vinho, que comem logo ao longo do mar e bebem ao pé das palmeiras, sem levarem nada para casa”.
E sobre as ilhas que visita: “Muitas coisas podia dizer destas ilhas como quem faz a elas mais de 25 viagens, não ficando nenhuma a que não fosse a seus portos e passasse suas terras; e em muitas aos mais dos seus portos, descobrindo caminhos por entre elas, que nenhum branco andou nem nunca foram descobertos, sucedendo-me sempre muito bem nelas e vindo as mais das viagens muito bem despachado, tirando delas, no decurso destas viagens, o melhor de mil negros”.

Procede à descrição da viagem do porto de Bissau para o rio Grande, vê-se que ficou encantando com Bolama e mais ainda com o porto de Guinala. É na descrição da região de Guinala que nos oferece outro magnífico texto:
“Neste porto sucedeu aquele admirável caso que se não viu outro em Guiné, e foi que indo um fidalgo desta ilha de Santiago de Cabo Verde, por nome João Vaz de Siqueira, por capitão de um navio a este porto, matou aleivosamente sobre matéria de negócio a um irmão de Diogo Henriques, já morto, ao qual chamavam João Henriques de Sousa, o que vendo os negros do morto, deram em todos os brancos do dito navio, e sem ninguém os poder defender mataram 17, e ao mesmo João Vaz de Siqueira que se ia já livrando metido em uma caixa; à borda da água quebraram os negros a caixa, suspeitando que ia nela, e achando-o foi tanta a sua ferocidade que a sepultura que lhe deram foi as suas barrigas deles, coisa que nunca se viu em Guiné, negros ladinos comerem carne humana: mas aqui obrou o ódio e vingança, a fonte de toda a ferocidade”.

Mais observa sobre a importância de Guinala que antes de Cacheu foi a primeira feitoria, e que devido à morte destes irmãos, Diogo Henriques e João Henriques de Sousa, desfez-se a feitoria. E a descrição vai prosseguir na viagem do rio Grande para o rio de Nuno e Serra Leoa.
Para nós, aqui finda a viagem admirável que nos proporcionou Francisco de Lemos Coelho.
____________

Nota do editor

Vd. postes de:

25 de setembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20174: Historiografia da presença portuguesa em África (177): “Duas descrições seiscentistas da Guiné”, de Francisco Lemos Coelho, introdução a anotações históricas por Damião Peres, Academia Portuguesa de História, 1953 (1) (Mário Beja Santos)

2 de outubro de 2019 > Guiné 61/74 - P20197: Historiografia da presença portuguesa em África (178): “Duas descrições seiscentistas da Guiné”, de Francisco Lemos Coelho, introdução a anotações históricas por Damião Peres, Academia Portuguesa de História, 1953 (2) (Mário Beja Santos)
e
9 de outubro de 2019 > Guiné 61/74 - P20220: Historiografia da presença portuguesa em África (179): “Duas descrições seiscentistas da Guiné”, de Francisco Lemos Coelho, introdução a anotações históricas por Damião Peres, Academia Portuguesa de História, 1953 (3) (Mário Beja Santos)

1 comentário:

Antº Rosinha disse...

Coitado do João Vaz de Siqueira!