quarta-feira, 2 de maio de 2007

Guiné 63/74 - P1721: O primeiro Fiat G-91 foi abatido em 28 de Julho de 1968 (Idálio Reis)


1. Mensagem do Idálio Reis:

Grandes companheiros Luís (editor) e José Carvalho (escriba):

O J. Casimiro de Carvalho narra nas suas cartas do corredor da morte (1), enviadas da fatídica Guileje, e datadas do período de Fevereiro/Março de 1973, duros testemunhos com que se então se confrontou.

Eu, que por lá passei, precisamente 5 anos antes, já então se vivia uma situação bastante delicada. Jamais poderei esquecer que a 28 de Julho de 1968, no cruzamento de Guileje, perdi 2 dos meus homens, como resultado de um contacto quase directo com os guerrilheiros do PAIGC, onde se incluíam cubanos (2).

Mas fundamentalmente o que desejo é repor a veracidade num dos factos descritos, quando se refere que o abate de um FIAT G-91, a 25 de Março de 1973, teria sido o primeiro a registar-se na história da guerra da Guiné.

Nas narrativas que já tive oportunidade de enviar ao Luís, na parte II/IV de Gandembel, pormenorizo o abate de uma destas aeronaves, sob o efeito de impactos de metralhadora anti-aérea, ocorrido em 28 de Julho de 1968. O avião incendeia-se e o piloto, o tenente-coronel Costa Campos, ejecta-se de modo a cair nas imediações do aquartelamento. Para sua felicidade, consegue almejar os seus intentos, pelo que foi prontamente socorrido, e resgatado são e salvo. E de imediato, um helicóptero aterra em Gandembel para o levar para Bissau.

É tudo quanto me compete esclarecer.

Calorosos abraços. Até muito breve em Pombal (3).
Idálio Reis


2. Comentário do J. Casimiro Carvalho:

Nem de longe nem de perto quero pôr em causa os teus conhecimentos de factos verificados antes da minha comissão. Se é verdade, desculpem, mas o que relatei foi o que constou na altura.
Um abraço,
J. Carvalho


3. Comentário do Idálio Reis:

Meu caro Casimiro Carvalho:

Procurei tão-só descrever um facto que presenciei, o da queda de um FIAT G-91. Não sei de todo quantas aeronaves foram postas abaixo pelo PAIGC. O que fui ouvindo, muito em especial, na época em que andaste por aquelas terras, é que o PAIGC começara a destruir a nossa aviação, pois já utilizava mísseis.

De qualquer modo, num espaço de 5 anos, 2 aeronaves de combate viriam a despedaçar-se a distâncias muito curtas.

O blogue do Luís tem essa particularidade, a de poder fazer a história sumida (não oficial) da Guiné, pela importância da compilação das nossas narrativas. E é da leitura de todos os nossos depoimentos, que conseguimos que ela seja verdadeiramente autêntica. O que desejei dar a conhecer...

E desses teus tempos de Guileje, rogo desde já os teus favores para me prestares algumas informações.

Um cordial abraço do Idálio Reis
(Ex-alf mil da CCAÇ 2317,
BCAÇ 2835,
Gandembel e Ponte Balana ,
1968/69)
__________

Notas de L.G.:

(1) Vd. post de 25 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1699: Guileje, SPM 2728: Cartas do corredor da morte (J. Casimiro Carvalho) (1): Abatido o primeiro Fiat G 91

(2) Vd. post de 9 de Março de 2007 > Guiné 63/74 - P1576: Fotobiografia da CAÇ 2317 (1968/70) (Idálio Reis) (2): os heróis também têm medo

(3) A foto do Idálio que se publica em cima, foi tirada em Pombal, no nosso encontro do dia 28 de Abril de 2007.

Sem comentários: