terça-feira, 1 de maio de 2007

Guiné 63/74 - P1717: II Encontro em Pombal (8): Ah, tigres! Ou uma dupla de fadistas (J.L. Vacas de Carvalho / J. Mexia Alves)




Videoclipe (1 m 55 s) > Fado: Montemor é praça cheia. Letra: Joaquim Mexia Alves; música: Manuel Maria. Acompanhamento à viola: J. L. Vacas de Carvalho. Para reproduzir o vídeo, basta clicar na imagem.
Vídeo: © Luís Graça (2007). Direitos reservados.
Vídeo alojado no álbum de Luís Graça > Guinea-Bissau_Videos. Copyright © 2003-2007 Photobucket Inc. All rights reserved.

Pombal > 28 de Abril de 2007 > 2º encontro da malta do nosso blogue > Restaurante O Manjar do Marquês > Fim de tarde > Um pequeno grupo de privilegiados (eu, o Paulo Santiago e o seu filho João, o Humberto Reis e a Teresa, o Victor Tavares, o Artur Soares e o António Barroso) formam a audiência (selecta e exigente...) de dois grandes artistas do fado: o J.L. Vacas de Carvalho, à viola, e o Joaquim Mexia Alves, autor e cantor...

Em relação a este último, já ouvíramos falar do seu talento como fadista (1), mas ainda não o tínhamos visto ser posto à prova do grande público... O Vacas de Carvalho - com quem vim de Lisboa, à boleia, no carro do Humberto Reis -, esse, anda sempre com a sua inseparável viola... Já o conhecíamos bem de Bambadinca (1969/71) e da Ameira (14 de Outubro de 2006): não só toca como canta como um passarinho... às quatro da madrugada (2). Um e outro são, de resto, fadistas amadores.

Foi pena que as condições de som e de luz não fossem as melhores... Mas mesmo assim aqui fica o registo, para partilhar com todos aqueles dos nossos camaradas que já não estavam no restaurante àquela hora...incluindo o nosso anfitrião, o Vitor Junqueira... Permitam-me que faça aqui uma sugestão aos organizadores do próximo encontro (em Monte Real, em Vouzela ou noutro sítio): por favor, arranjem um pequeno momento musical como este... Permitam-me ainda que dedique este momento, mais intimista, ao Vitor Junqueira e à sua família que foram inexcedíveis em matéria de hospitalidade e de carinho para todos nós...

Neste vídeo, o Mexia Alves canta um fado cuja letra é da sua autoria, como se depreende do diálogo travado, no final, entre ele e eu. Trata-se do Montemor é praça cheia, um fado com música do Manuel Maria, e que foi gravado pelo Nuno da Câmara Pereira, num disco de 1992, editado pela EMI- Valentim de Carvalho... (LG).
_____________

Notas de L.G.:

(1) Vd. post de 16 de Setembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1078: Estórias avulsas (2): Uma boleia 'by air' até Nova Lamego para uma noite de fados (Joaquim Mexia Alves)

(2) Vd. posts de:
18 de Outubro de 2006 > Guiné 63/74 - P1188: Periquito vai no mato, olé lé lé, velhice vai no Bissau, olaré lé lé (J.L. Vacas de Carvalho)

24 de Outubro de 2006 > Guiné 63/74 - P1208: Eu ouvi o passarinho, às quatro da madrugada (J.L. Vacas de Carvalho / Fernando Calado)

Sem comentários: