terça-feira, 30 de junho de 2009

Guiné 63/74 - P4614: Controvérsias (30): Milicianos… eram os peões das nicas! (Jorge Teixeira/Portojo)






1. Mensagem de Jorge Teixeira, ex-Fur Mil do Pelotão de Canhões s/recuo 2054 (Catió, 1968/70), esteve adido aos BARTs 1913 e 2845, com data de 29 de Junho de 2009:





Camaradas,

Duas unidades militares me deixaram boas saudades: A Escola Prática de Cavalaria - EPA - em Vendas Novas, e o GACA 3 em Paramos, Espinho.

Na primeira fiz a chamada especialidade. A camaradagem e convivência entre os futuros aspirantes e cabos milicianos era grande (o curso era simultâneo), e o respeito que nos dedicavam (aos instruendos), os oficiais e sargentos do quadro bem como os já formados aspirantes e cabos milicianos era muito grande.


Dos oficiais fiquei com bastante estima ao Capitão Branco - meu Comandante de Companhia (CSM); capitão Rei - meu Comandante de Companhia (COM) -, que vim a encontrar anos mais tarde na Guiné como Cmdt da CCAÇ 6 em Bula, e Capitão Oliveira, que foi comandante dos COMANDOS, na Amadora, anos depois.

Dois dos aspirantes, andaram simultânea e posteriormente comigo pelas bolanhas. Estes oficiais e pelo curso que me haviam ministrado, mais do que militarmente, formaram a minha mente. Talvez por isso aguentei a comissão na Guiné.

No GACA 3, dizia-se que os comandantes da unidade eram os cabos-milicianos. Deles dependia a unidade. Quem tiver coragem que me desminta.

Fui lá colocado juntamente com outros camaradas do último curso da EPA, bem como os aspirantes. Portanto, todos nos conhecíamos e a camaradagem era muito grande.

Tínhamos direitos escritos nas NEPs, ou lá como se chamava aquela coisa. Por exemplo era-nos permitido sair do quartel sem licença, de fim de semana, à noite, e andar à civil, mesmo dentro da unidade, desde o toque de saída até ao toque de entrada. Tínhamos uma Messe e Bar próprios.

E, claro, também tínhamos tarefas e serviços obrigatórios: Sargento de dia à Companhia, Sargento de Guarda, Sargento de Ronda e todas as outras “sargentadas” que a tropa nos exigia.

Mas já aí não havia serviços - que me lembre -, que envolvesse os sargentos do quadro, com excepção de sargento da companhia, o sargento vague-meste, o sargento da unidade (que era na altura era um sargento-ajudante - se estou errado na patente corrijam-me por favor) belíssima pessoa, que foi quem me deu a notícia em primeira mão da minha mobilização, na véspera de fazer os meus 22 aninhos.

Poderia haver um ou outro serviço que tocasse aos sargentos do quadro, mas tanto quanto me lembro, na generalidade, eram garantidos pelos furriéis milicianos.

Quero eu dizer na minha, que embora o ordenado fantástico de 90 escudos por mês (45 cêntimos na nova moeda), não desse para o tabaco, os 5 meses que passei no GACA 3 como Cabo-Miliciano foram muito bons. Acima de tudo e porque ainda hoje nos juntamos todos como bons amigos para recordarmos esses tempos malucos.

Já agora a talhe de foice, esse grupo chama-se “Bando dos Furriéis” (termo que já existia antes do “outro” chamar Bandos a quase tudo quanto estava na Guiné), que vem desde as Caldas, passou para Vendas Novas, entrou por Paramos/Espinho e, mais tarde, uma parte “desfez-se” com a mobilização.

Mas todos em comum, deram com os costados nas bolanhas da Guiné.

Um abraço para a Tabanca do,
Jorge Teixeira
__________
Notas de M.R.:

Vd. último poste sobre esta matéria em:

Vd. último poste da série em:

1 comentário:

Anónimo disse...

de Jorge Teixeira para Jorge Teixeira
...e restantes camaradas.

Eh pá!(EPA? - Escola Prática de Artilharia e não de Cavalaria),não era para dizer!!!

EPA, aliás, eh pá! Essa do "Bando" não era para se dizer, senão, já viste, começa toda a gente a aparecer para ver o "Bando dos Furrieis".
O que "Vale"(sentido figurado)é que a gende não diz que é no Café Progresso que nos "ajuntamos" á segunda 4ªfeira de cada mês depois das 14:00H.

...e o "estapor" do Canhão que não aparece! "Raizoquilhe!"

Já agora aproveito para fazer um apelo aos outros de que não sabemos aonde param, nomeadamente o Fonseca, e não só... o Almeida, o Pona, o Guerreiro, o Perrixom, o Lopes, os Silva, o Leonardo, o Ferreira, o Carvalheira, e tantos outros que não lembro o nome, mas que estiveram em Espinho no GACA3 a partir de Setembro de 67, vindos de Vendas Novas da EPA e que depois foi tudo recambiado para a Estância Balnear da Guiné, passar férias.
Não preciso de mencionar aqui os "sacanas" da minha CART2412, porque eles estão fartinhos de saber, não aparecem se não quizerem.
Alguém que lhes diga que existe o Blogue Luis Graça & Camaradas da Guiné. O Sócrates que lhes ofereça o Magalhães Sénior. Cambada de ignorantes que não se interessam por novas tecnologias.

Aqui vai,a quem interessar, a lista do "Bando dos Furrieis"

ALMEIDA Bioxene
CANHÃO
DIAS
MOREIRA
OLIVEIRA "infiltrado"
PEIXOTO
QUINTINO
SERRÃO
TEIXEIRA jteix
TEIXEIRA Portojo
...estes, p'ra já!!!

Apareçam cambada
Um abraço
...e cuidado com a cambada que anda em bando.

cumprim/jteix-veterano de guerra
ex-Furriel Milº Art.
CART2412 68/70 Bigene-Guidage-Barro

Ps: Toda a outra "cambada" que não Furriel, também tem lugar no "Bando",não há arame,(nem do outro com que se compram os melões), quanto mais! Estão á espera de quê???
bj+ab
(letras minúsculas para não se confundir com o AB)