quarta-feira, 29 de abril de 2009

Guiné 63/74 - P4261: Parabéns a você (7): Giselda Pessoa, ex-Srgt Enf Pára-quedista, sobrevivente a um ataque de míssil SAM-7 Strela (Editores)

Hoje, dia 29 de Abril de 2009, a nossa querida camarada Giselda Pessoa acrescenta mais uma Primavera à sua vida.


A sua condição de mulher neste mundo de homens é singular, mas de pleno direito. Não fez a guerra como nós. A sua missão era bem diferente, bem mais nobre.

No dia do seu aniversário, queremos a homenagear também as suas companheiras de missão e todas as mulheres da nossa vida.

Nós, homens de barba rija, heróis de ocasião, resistentes a todas as privações impostas pelas degradantes condições próprias de uma guerra subversiva, em terras de uma África até então desconhecidas, somos afinal tão dependentes deste ser, que nós consideramos mais frágil, diria menos forte. Afinal, somos gerados no seu ventre, o seu sangue é o nosso primeiro alimento, o bater do seu coração é o primeiro som que ouvimos e o seu colo o nosso primeiro refúgio. Quando já autónomos e em crescimento, não fossem os cuidados da mãe, que seria de nós? E quando já velhotes, e elas nos tratam como se ainda fôssemos pequenos? O eterno feminino sempre presente na vida do homem.

Alguém falou da visão quase celestial de uma enfermeira pára-quedista em teatro de guerra. Naqueles momentos elas eram o prolongamento das nossas mães, esposas, irmãs e namoradas. Já foi aqui dito, mas nunca é demais repetir.

A Giselda Pessoa, no nosso Blogue, tem um estatuto especial por ser a única tertuliana, participante da Guerra Colonial, por ser uma das raras presenças activas da FAP, na nossa página, e por ter sobrevivido a um ataque de míssil Strela, tal, curiosamente, como o seu marido Miguel Pessoa, em ocasião diferente.

Do poste 3859

(...) 5. Em 6 de Abril de 1973, agora no Norte do território da Guiné, a fortuna foi ainda mais madrasta para o Grupo Operacional 1201 da Guiné. Nesse dia, muito cedo, um DO-27 pilotado pelo Furriel Baltazar da Silva partiu de Bissalanca para uma missão de apoio a um sector de Batalhão, a norte do rio Cacheu. Numa das movimentações, transportando um médico e um sargento de Bigene para Guidaje, o avião não chegou ao destino.

Tendo-se perdido o contacto com aquele avião, de Bissalanca descolaram meios aéreos para tentar localizá-lo e, quase em simultâneo, descolou outro DO-27 incumbido de proceder a uma evacuação sanitária pedida pelo aquartelamento do Guidaje. O avião era pilotado pelo Fur Carvalho e levava a bordo a enfermeira pára-quedista Giselda Antunes.

Também este avião não chegaria ao seu destino: alvejado por um míssil Strela, que o não alcançou por muito pouco, os comandos do DO-27 ficaram tão danificados pela acção da onda de choque, que teve de regressar à base de origem. [Giselda Antunes e Miguel Pessoa vieram a casar mais tarde, tornando-se, com toda a probabilidade, num casal único em todo o mundo: ambos foram alvejados por mísseis terra-ar Strela, e escaparam os dois à morte.]
(**)

À Giselda, ao Miguel e à restante família desejamos as maiores felicidades. Que este dia se renove a cada 365, junto de todos vós.

Em nome da Tertúlia, deixo à Giselda 321 beijinhos, multiplicados muitas vezes, tantos serão os seus reconhecidos admiradores entre os nossos leitores ex-combatentes.

Deixamos algumas fotos publicadas no nosso Blogue, assim como a listagem de postes da Giselda ou a ela e às suas camaradas relativos.

A Enf.ª Srgt Pára-quedista Giselda Antunes, na Guiné, colhendo limões

Giselda Antunes, algures na Guiné.

Guiné > Bissau > Bissalanca > BA12 > A chegada do hospital, em maca, do Ten Pilav Miguel Pessoa. Do lado direito, a Enf Pára-quedista Giselda Antunes. O destino acabou por juntar para toda a vida a Giselda e o Miguel.

Foto do Srgt Coelho, da secção fotográfica da BA12.


Base Escola de Tancos > 1971 > 7.º curso de pára-quedismo, para enfermeiras civis. Foto de grupo.

Guiné > Bissalanca > BA 12 > 1972 > A Giselda (à direita), com um militar do Exército e a enfermeira Rosa Mota (Mendes pelo casamento).

Guiné > Região de Tombali > Aldeia Formosa > 1972 > A Gidelda junto do AL-III, com a respectiva tripulação, durante um alerta a operações, com base em Aldeia Formosa.

Guiné-Bissau > 1995 > Giselda Pessoa entre os despojos do Império

18 de Outubro de 2006 > Casal Pessoa no Museu das Tropas Pára-quedistas, no dia em que o Cor Miguel Pessoa ofereceu o seu pára-quedas àquele Museu.

A ex-Enf Pára-quedista Giselda Antunes recebendo das mãos do, então CEMFA, General Taveira Martins, um Diploma de agradecimento e reconhecimento pelos serviços prestados em prol dos combatentes feridos em combate, e não só. Esta homenagem que ocorreu em 20 de Junho de 2006, foi feita a TODAS as Enfermeiras Pára-quedistas, com a entrega de diplomas individuais.

Diploma de agradecimento entregue à Srgt Enf Pára-quedistas pelo CEMFA, devido ao serviço que prestou à FAP entre Agosto de 1970 e Maio de 1974.

Giselda e Miguel Pessoa, dois tertulianos que muito honram o nosso Blogue. Não haverá, seguramente, no mundo outro casal sobrevivo após ataques, em diferentes ocasiões, com mísseis Strella, às aeronaves em que seguiam.
__________

Notas de CV:

(*) 20 de Fevereiro de 2009 >
Guiné 63/74 - P3916: Tabanca Grande (121): Giselda Antunes Pessoa, ex-Enfermeira Pára-quedista (Agosto de 1970 / Maio de 1974)

(**) Vd. postes de:

9 de Fevereiro de 2009 >
Guiné 63/74 - P3859: FAP (6): A introdução do míssil russo SAM-7 Strela no CTIG ( J. Pinto Ferreira / Miguel Pessoa)
e
14 de Fevereiro de 2009 >
Guiné 63/74 - P3892: FAP (12): O Fur Mil Pil Mota, e as Enf páras Giselda e Natália, caídos no Como em 1973 e salvos pelos fuzos (Miguel Pessoa)

20 de Fevereiro de 2009 >
Guiné 63/74 - P3914: As nossas queridas enfermeiras pára-quedistas (1): Uma brincadeira (machista...) em terra dos Lassas (Mário Fitas)

Sobre a série "As nossas queridas enfermeiras pára-quedistas", Vd. postes de:

20 de Fevereiro de 2009 >
Guiné 63/74 - P3914: As nossas queridas enfermeiras pára-quedistas (1): Uma brincadeira (machista...) em terra dos Lassas (Mário Fitas)

24 de Fevereiro de 2009 >
Guiné 63/74 - P3931: As nossas queridas enfermeiras pára-quedistas (2): Elementos para a sua história (1961-1974) (Cor Manuel A. Bernardo)

28 de Fevereiro de 2009 >
Guiné 63/74 - P3952: As Nossas Queridas Enfermeiras Pára-quedistas (3): No fim do mundo (Giselda Pessoa)

7 de Março de 2009 >
Guiné 63/74 - P3994: As Nossas Queridas Enfermeiras Pára-quedistas (4): Uma civil, e transmontana de Sabrosa, na tropa (Giselda Pessoa)

8 de Março de 2009 >
Guiné 63/74 - P3999: As Nossas Queridas Enfermeiras Pára-quedistas (5): Justamente recordadas no Dia Internacional da Mulher (Miguel Pessoa)

14 de Março de 2009 >
Guiné 63/74 - P4029: As Nossas Queridas Enfermeiras Pára-Quedistas (6): O anjo da guarda do Zé de Guidaje (Giselda Pessoa)

21 de Março de 2009 >
Guiné 63/74 - P4065: As Nossas Queridas Enfermeiras Pára-Quedistas (7): Os tomates do Capelão da BA 12, Bissalanca... e outras frutas (Miguel Pessoa)

14 de Abril de 2009 >
Guiné 63/74 - P4181: As Nossas Queridas Enfermeiras Pára-quedistas (8): A dar ao Ambu (Giselda Pessoa)

27 de Abril de 2009 >
Guiné 63/74 - P4255: Parabéns a você (6): Hugo Guerra, o homem que foi evacuado duas vezes e meia, faz hoje anos (Editores)

11 comentários:

Anónimo disse...

Parabens Giselda

Feliz Aniversário,que o mesmo se repita por muitos naia anos.

Um beijinho
António Paiva

Joaquim Mexia Alves disse...

Então muitos parabéns!

Já conheço o Miguel, julgo eu, de Monte Real há uns anos e espero bem reconhecê-los no almoço em Monte Real, este ano.

Quase se podia dizer que tinha sido Strella que vos tinha juntado...

Abraço camarigo de parabéns

Luís Graça disse...

Um beijinho de parabéns para a nossa mui querida camarada 'strelada',Giselda... E um Alfa Bravo para o seu companheiro de uma vida, o nosso Miguel, também 'streladíssimo'.

Anónimo disse...

Caros amigos
Agradeço ao editor do blog, que prepararou carinhosamente este texto, e àqueles que simpaticamente me dirigiram uma palavra amiga, esta bela prenda de aniversário, que muito me sensibilizou.
Um beijinho para todos.
Giselda Pessoa

Anónimo disse...

Giselda,
Parabéns e feliz aniversário e que possas contar muitos mais, com saúde e junto dos que te são queridos.
Saudações Especiais,
João Carlos Silva

Anónimo disse...

Giselda

Que tenhas passado o dia de Aniversário como querias e gostavas.

Mais um ano que soubeste Ganhar, pelo que te dou os Parabéns e ergo o meu flute de "tinto Felgueirense"(a esta hora, virtual)com os votos de muitos mais,com saúde, na companhia de quem gostas e com plena satisfação de desejos.

Um beijinho à (ex-)Anjo-Alado

Luis Faria

Hélder Valério disse...

Giselda,
só agora cheguei ao Blogue, só agora tomei conhecimento do evento, já passando portanto algum tempo em relação "à data".
De qualquer modo não quero deixar de expressar os meus votos de que este aniversário tenha sido mais um em felicidade e que deposito toda a confiança que mais alguns se sucederão.
Saúde!
Hélder Sousa

Luís Graça disse...

Giselda:

Espero que te sintas à vontade nesta caserna virtual, que é um misto de hangar de Bissalanca, bu...rako da tropa-macaca, suite da Amura, hospital de apanhados do clima, esplanada de Bissau, LDG espetada no tarrafo, pedacinho do inferno com vista para o céu e porta do cavalo para o purgatório, cemitério de morto-vivos, macaréu de emoções, motel do Pilão, região libertada de pesadelos, zona livre de minas e armadilhas, clube de poetas serôdios, tabanca das tabancas, e sobretudo um blogue de memórias e de afectos.

Que os deuses do Olimpo e o H1N1 te deixem em paz, nas tuas tamanquinhas ou no pára-quedas dos teus sonhos...

Espero ver-te e dar-te um beijinho no próximo dia 20 de Junho, na Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria, Portugal, Eurolândia, Planeta Azul (que afinal já não é tão azul quanto eu o pintava, em menino e moço)...

Luís

Anónimo disse...

A todos os que "se inscreveram" depois do meu comentário, renovo os meus agradecimentos pelas palavras simpáticas que me enviaram.
Beijinhos. Giselda Pessoa

Colaço disse...

Mais vale tarde que... Um sincero beijo de parabéns com votos de muita saúde e anos para para viver teu desconhecido mas admirador.
Colaço

Anónimo disse...

Parabéns.
Votos de muitos mais aniversários .
Jorge Félix