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sábado, 18 de outubro de 2025

Guiné 61/74 - P27331: Os nossos seres, saberes e lazeres (705): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (226): Em S. Estevão de Ribas de Sil, no passeio termal de Ourense – 5 (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 8 de Setembro de 2025:

Queridos amigos,
Ah! Sim, já sinto saudades de Ribeira Sacra, de Nogueira de Ramuin, lamento não ter regressado a Monforte de Lemos, que me levou no anterior passeio até Vigo. Não vou esquecer tão cedo o nome de certas localidades como Ribas de Sil, O Pereiro de Aguiar, A Teixeira, Castro Caldelas, Taboada, estas localidades onde não faltam igrejinhas românicas, belos mosteiros, matas que nos lembram sem dificuldade Sintra, campos frondosos, a ver se posso negociar para o ano as Ribas baixas , Lugo, Santiago de Compostela. Despeço-me da região contrafeito, embora sabendo que tenho outras belezas à minha espera, é o caso de Chaves e depois da romagem de saudade a Pedrógão Grande.

Abraço do
Mário



Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (226):
Em S. Estevão de Ribas de Sil, no passeio termal de Ourense – 5


Mário Beja Santos

Durante a viagem no Canhão de Sil era recordado aos visitantes que todo este território tinha sido ocupado por eremitas a partir do século VI e havia um conjunto de mosteiros de grande significado à volta de Ourense. Não havendo disponibilidade para visitar os três, escolheu-se o Mosteiro e a Igreja de S. Estevão de Ribas de Sil. Começou-se pela Igreja abacial do Mosteiro, começada a construir em 1183, está aqui mesmo à nossa frente na descida, envolta por colinas escarpadas.

A caminho do Mosteiro e da Igreja de S. Estevão de Ribas de Sil
Fachada do Mosteiro e da Igreja de S. Estevão de Ribas de Sil. A Igreja do Mosteiro é de três naves cobertas com abóboda de cruzeiro, dispõe de um Coro Alto construído em finais do século XVII princípios do século XVIII. Houve para aqui uns desmoronamentos na nave central do Coro, recentemente recuperada. Este Mosteiro tinha fama da observância religiosa, nove bispos escolheram-no para última morada, daí o Mosteiro conservar a sua memória no escudo através das nove mitras. Mais adiante falaremos deste claustro. Resta dizer que no século XIII os nove bispos eram venerados como santos e que no século XV os seus restos foram trasladados para o Altar Mor.
Este retábulo em pedra é uma obra única do românico, data do século XIII. Quando se deu a expulsão das ordens religiosas, ocultou-se o retábulo numa parede de uma galeria do claustro grande; este retábulo só foi descoberto em finais dos anos de 1950.
Nesta preciosidade escultórica vemos Jesus no centro, rodeado de S. Pedro e S. Paulo, e está lá também representado o Apóstolo Santiago.
O belíssimo Altar Mor, e não menos assombroso tramo da abóboda que tem um óculo luminoso no centro.
Duas imagens mostram a magnificência da abóboda de cruzeiro.
A Igreja tem um bom acervo de retábulos barrocos, com exceção do retábulo do Altar Mor que é do estilo renascentista. Os outros retábulos são barrocos de diferentes épocas, dedicados a S. Bento e à virgem de Montserrat, há também retábulos dedicados a S. José e a S. Roque, veja-se aqui S. Roque expondo a ferida da perna.
Retábulo da Virgem Imaculada
Fachada do Mosteiro de S. Estevão de Ribas de Sil, estilo barroco, vemos o escudo com as nove mitras pertencente aos bispos santos.
Estamos no Mosteiro, possui uma atmosfera impressionante, foi outrora o mais importante Mosteiro da Ribeira Sacra, entre bosques de carvalhos e castanheiros. S. Estevão de Ribas de Sil é anterior ao século. O claustro grande também chamado dos Cavaleiros, é de estilo renascentista. Há também um claustro pequeno e o claustro dos Bispos, este romano-gótico.
Pormenor do Claustro dos Bispos, é o mais antigo de S. Estevão. Começou a construir-se em cerca de 1220 como espaço para exaltar a memória dos nove bispos santos. Comunica com a Igreja através de uma escadaria na face sul e de um outro acesso no claustro superior. Até há algumas décadas era cenário de procissões que agora se realizam na Igreja. O corpo inferior é românico, o superior gótico. Convém recordar que o Mosteiro entrou numa profunda decadência em finais do século XV e princípios do século XVI. O edifício albergou durante vários séculos uma escola de arte, e ficou ao abandono no século XIX. Foi declarado monumento nacional em 1923 e em 2004 abriu ao público como Parador Nacional de Turismo.
Nunca, nestas itinerâncias, se mostra o autor e quejandos, a única exceção é esta radiosa princesa, a minha neta, hoje com catorze anos, revelou-se muito interessada desde a Lousã onde lhe mostrei onde a mãe e a tia passaram férias, gostou muito de S. Pedro do Sul, rendi-me a este sorriso de quem não desdenha passar férias com o avô.
O passeio termal é a escassos quilómetros da cidade de Ourense, a característica é a sua água quente, espalha-se pelo Rio Minho entre a Ponte do Milénio e a Passarela de Outariz, foi exatamente aqui na Burga de Canedo que entregámos o corpo a água a temperatura tão aprazível. Os nomes destas termas são bem interessantes: Chavasqueira, Tinteiro, Moinho da Veiga, Fonte de Reza. Ficámos convencidos, queremos voltar.
Vamos sair da Galiza, o próximo destino é Chaves, não resisti a fotografar este belo espigueiro, dir-me-ão que há bastante parecidos em Portugal, pode ser, mas assim metido na paisagem e com aqueles tons azuis do céu e acinzentados das nuvens pareceu-me objeto sagrado, que afinal o é, acolhe os cereais da nossa boa alimentação. Até à próxima, adorada Galiza.

(continua)

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Nota do editor

Último post da série de 11 de outubro de 2025 > Guiné 61/74 - P27308: Os nossos seres, saberes e lazeres (704): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (225): O espetacular passeio na Ribeira Sacra – 4 (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P27330: O vinho... pró branco de 2ª e pró tinto de 1ª (3): a ração diária do "tuga" seria de 1/4 de litro, o que dava 90 litros em média por ano, diz a "Sabe-tudo"

se


Guiné> Zona Oeste > s/l > s/d > O Augusto Silva Santos (ex-fur mil, CCAÇ 3306/BCAÇ 3833,
Pelundo, Có e Jolmete, 1971/73) enchemos très generosos copos de vinho tinto "Pedras negras"... diretamente do garrafão de 5 litros...Era uma marca da Adega Cooperativa de Palmela, da  Região do Moscatel de Setúbal. Fundada em 1955,  iniciou a sua actividade em 1958.E esta marca de vinho deve ter sido lançada no início da década de 1970. Julgo ainda hoje existe.

Foto (e legenda): © Augusto Silva Santos (2016). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Fizemos uma ronda pela "Sabe-Tudo", a IA,  que quando não sabe inventa... Na realidade, a IA está dependente das fontes disponíveis na Net. Há muita documentação e regulamentação do Exército, da época da guerra colonial, que não está disponível em suporte digital. E, em certas matérias, o nosso blogue é a única fonte citada!

As meninas assistentes de IA a que recorremos desta vez são as do ChatGPT, Perplexity, Gemini / Google, Meta, Deep Seek e Mistral... As mais "graneleiras" são o Deep Seek (a IA chinesa) e a Meta (EUA). A única europeia da lista é a Mistral (França), que faz concorrência às "americanas". Mas. Europa está atrasada em matéria de IA...

Pergunta do editor LG:

Qual era a dose diária de vinho de um soldado português em África durante a guerra colonial ? Um copo à refeição, 1 ou 2 decilitros ? E como era fornecido o vinho, pela Manutenção Militar, na Guiné-Bissau ? Em garrafões de 5 litros, 10 litros ou mais ? Ou em barris de 50 litros ? Ou em bidões (metálicos) de 210 ? Havia problemas logísticos...


(1)  O vinho faz parte da missa, da mesa, do lazer, da festa, da paz e da guerra dos portugueses

  • Excelente questão,  e muito pertinente, porque o vinho fazia parte da ração e da cultura alimentar do soldado português em África, mas era também um elemento logístico complicado no contexto tropical da guerra colonial (ChatGPT).
  • Durante a Guerra Colonial (1961‑1974), o vinho fazia parte da ração diária dos soldados portugueses, tanto pelo seu valor calórico como pelo papel moral, sendo considerado um produto essencial, sobretudo em teatros como a Guiné-Bissau, onde as condições de vida eram difíceis. (Perplexity).
  • Esta é uma excelente pergunta que toca num ponto muito específico da logística e do quotidiano da Guerra Colonial. A resposta varia ligeiramente dependendo do teatro de operações (Guiné, Angola, Moçambique) e da fase da guerra, mas existem dados consistentes, especialmente com base em regulamentos militares e relatos de ex-combatentes (Gemini / Google).
  • Excelente pergunta, que toca num aspeto muito específico e revelador da logística e do dia-a-dia do soldado português durante a Guerra Colonial: o  vinho era visto como um complemento alimentar, um humilde conforto que ajudava a "quebrar a monotonia" e a lidar com o stresse, o calor e, nalguns casos, a água de má qualidade (...) (Deep Seek).

(ii) A ração diária de vinho do "tuga", segundo as NEP


(a) Segundo as instruções de alimentação das Forças Armadas (nomeadamente os regulamentos da Manutenção Militar vigentes desde os anos 1950 e adaptados à guerra colonial), a ração diária tipo incluía:


¼ de litro (250 ml) de vinho por dia,  normalmente dividido pelas 2 refeições (almoço e jantar).

Em algumas situações e unidades (por exemplo, tropas em operações prolongadas ou zonas de maior isolamento), a dose podia ser reduzida ou substituída por sumos concentrados, cerveja (quando disponível) ou mesmo nada, devido a dificuldades logísticas.

Em termos práticos, portanto, o soldado recebia cerca de um copo grande de vinho por dia,  o equivalente a 1 a 2 decilitros por refeição (ChatGPT).

(b) A dose oficial era de ¼ de litro de vinho por dia

A dose normal regulamentar era de aproximadamente 1 decilitro por refeição, o que equivalia a 2 decilitros por dia, seguindo instruções da Manutenção Militar e regimentos de campanha aplicáveis desde os anos 1950. 

Em contextos de campanha ou em zonas operacionais isoladas, esta dose podia ser reduzida ou substituída temporariamente (?) por cerveja, aguardente, ou refrescos artificiais, dependendo das condições de transporte e conservação. 

Falso: na falta do vinho, não havia compensações

Na prática, segundo testemunhos de ex-combatentes, muitos quartéis e destacamentos improvisavam: um copo pequeno ao almoço e outro ao jantar era a norma, frequentemente partilhando o que existia entre vários militares (Perplexity).


(c) A tua estimativa está muito próxima da realidade, mas a dose-padrão era, na verdade, um pouco mais generosa. A "ração oficial", A ração de vinho estipulada para os soldados (praças),  era, mais comummente, de 0,25 litros (um quarto de litro) por refeição principal (almoço e jantar).


Total diário: isto perfazia um total de 0,5 litros (meio litro) de vinho por dia por soldado.

Este vinho, conhecido como "vinho de rancho", era geralmente vinho tinto comum, fornecido como parte integrante da ração de combate (?) ou do rancho no aquartelamento (Gemini / Google).
 
Falso: a  ração de combate não incluía álcool de qualquer espécie.  Alguns militares podiam levar  para mato, por sua conta e risco, um frasco de uísque. Por outro lado, meio litro de vinho  "per capita"  elevava o consumo mensal para o dobro, e levantava problemas logísticos adicionais. (LG).


(d) A dose diária de vinho para soldados portugueses durante a Guerra Colonial em África variava, mas historicamente era comum fornecer vinho como parte da ração diária. 


Embora não haja informações específicas sobre a quantidade exata, um copo à refeição ou 1 a 2 decilitros seriam razoáveis, considerando as recomendações atuais de consumo moderado de vinho (Meta).


(e) A tua estimativa está bastante correta. A dose oficial, estabelecida pela Manutenção Militar, era de 2 decilitros (dl) por dia, o que equivale a um "copo de vinho" padrão (cerca de 200 ml). Mas a distribuição real estava sujeita aos caprichos da logística de guerra.


Esta quantidade estava prevista nos regulamentos de subsistência. Era considerada uma ração de campanha, semelhante à de outros géneros como o pão, a carne ou o tabaco.

Falso: em 1961/74, não havia ração de tabaco (LG)

Na prática,  distribuição desta dose nem sempre era diária. Dependia criticamente das condições logísticas. 

Em situações de operação prolongada no mato, o vinho (e outros suprimentos) podia não chegar durante dias ou semanas. Quando chegava, por vezes era distribuída a "ração acumulada" de vários dias de uma só vez. (Deep Seek)

Falso: não havia distribuição de vinho em operações. Muito menos acumulação de rações. (LG)

A dose regulamentar era, de facto, de 2 decilitros (0,2 litros). No papel, era isso. No terreno, como bem sabe, a realidade era diferente: "Era pouco", dizes tu. Esta tua observação é crucial. A ração oficial era considerada insuficiente por muitos. A forma como era realmente consumida dependia da unidade, do abastecimento e da dinâmica interna. Era frequente os soldados juntarem as suas rações ou adquirirem garrafas adicionais através de compras ou trocas, quando possível.

A tua menção implícita aos problemas logísticos confirma que a distribuição não era diária nem certa. A ração de vinho acumulava e era distribuída quando o reabastecimiento chegava, o que podia significar consumir quantidades superiores de uma só vez (Deep Seek).


(f) Durante a guerra colonial portuguesa, os soldados em África, especialmente na Guiné-Bissau, frequentemente recebiam vinho como parte da sua ração diária. 

A dose média variava, mas, em geral, era comum a atribuição de um copo por refeição, o que se traduz em cerca de 1 a 2 decilitros (100 a 200 ml) por refeição, dependendo das circunstâncias e da disponibilidade (Mistral).

Documentação da Manutenção Minitar (ChatGPT):

Não encontrei (nas fontes que verifiquei) nenhum excerto de regulamentos oficiais ou documentos da Manutenção Militar que confirmem explicitamente uma dose diária de ¼ litro de vinho ou que detalhem precisamente os modos de acondicionamento (barris ou bidões etc.) do vinho para os soldados em campanha nas colónias.

Regulamento da Manutenção Militar (1929):

Existe esse documento, mas o texto completo do regulamento antigo não revela (pelo que pude ver) no sumário ou índices públicos que haja uma cláusula que fixe dose diária de vinho para tropas em campanha (Imprensa Nacional).

Decreto-Lei 329-G/75, de 30 de Junho:

Unificava rações, alimentação por conta do Estado, etc.; no seu artigo 1.º obriga que a alimentação tenha valor nutritivo adequado e que as rações sejam compostas de “víveres, decompostas” em refeições, mas não menciona o vinho como parte regulamentada fixa da ração ( Diários da República - Versão do cidadão).

Fontes antropológicas / estudos sobre consumo de álcool:

 Há um estudo “Consumo de álcool e alcoolismo durante a Guerra Colonial Portuguesa; uma perspetiva antropológica”,  de Vasco Gil Calado, que fala dos usos sociais e consumo real de bebidas alcoólicas pelos militares. O estudo mostra que o consumo era frequente e as autoridades toleravam certa embriaguez, mas não apresenta um regulamento militar oficial que fixe uma dose padrão de vinho por dia (Journals OpenEdition).

Conclusão provisória

Não encontrei até agora prova documental de que a dose oficial fosse ¼ litro de vinho por dia. Essa medida se encaixa na lógica das rações militares ou de certos suplementos alimentares, de forma adaptada ao contexto, mas parece mais uma reconstrução com base em testemunhos do que algo regulamentar explícito, pelo menos segundo as fontes acessíveis (ChatGPT).


2. Em conclusão: mesmo sem termos acesso direto aos regulamentos da Manutenção Militar, e esperando o contributo decisivo dos nossos camaradas SAM (os vagomestres das companhias e os "intendes", a malta do BINT - Batalhão de Intendência), parece-nos razoável avançar com a dose diária dos dois copos de vinho, um por refeição, perfazendo 2,5 dl (já com o gelo adicional, quando o havia, o que era um luxo em muitos sítios). 

Certas categorias de pessoal deveria ter acesso mais facilitado ao vinho (os graduados, a equipa do vagomestre, o pessoal da cozinha...). Como também abstémios, admitimos que havia malta que bebia o dobro ou até o triplo. Um alcunha que vamos encontrar nalgumas subunidades do mato é... o "esgota-pipos".

Total de consumo de vinho, por companhia e pro ano: 0,25 l por dia x 30 dias = 7,5 l x 12 meses= 90 litros = 18 garrafões de 5 l x 160 homens (1 companhia) = 2880 garrafões de 5 l = 14 400 l = 144 hectolitros...

Temos de concordar que era uma logística complicada para muitas das c. de 220 guarnições militares da Guiné (aquartelamentos e destacamentos), muitas delas de difícil acesso, sobretudo na época das chuvas, e que podiam ficar isoladas... Veremos isso melhor em próximo poste: transporte, vasilhame e outros problemas logísticos.

(Continua)

(Pesquisa: LG + Assistentes de IA (ChatGPT, Perplexity, Gemini, Meta, Deep Seek, Mistral)

(Condensação, revisáo / fixação de texto, negritos: LG)

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Nota do editor LG:

Último poste da série > 18 de outubro de 2025 > Guiné 61/74 - P27323: O vinho... pró branco de 2ª e pró tinto de 1ª (2): qual era a ração diária em campanha ? Um copo à refeição, 2,5 dl por dia ? Se sim, uma companhia no mato (=160 homens) tinha um consumo médio mensal de 240 garrafões de 5 l...

Guiné 61/74 - P27329: Efemérides (469): Parabéns, Vilma e João, unidos com a benção de Deus, em 12 de Outubro de 2025, na igreja eslovena de São Ciro, Nova Iorque

1. Mensagem do nosso amigo e camarada João Crisóstomo, ex-Alf Mil da CCAÇ 1439 (Xime, Bambadinca, Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67), com data de 14 de Outbro de 2025, trazendo até nós, em fotos, o testemunho da sua alegria por finalmente conseguir concretiar o casamento religioso com a sua companheira Vilma:

Caríssimos Luís Graça e demais camaradas,

Foi-me pedido para enviar umas fotos do nosso casamento religioso. Nem era preciso pedi-las... Evidentemente que este nosso dia/casamento não foi melhor nem diferente de todos os outros casamentos e imaginar diferente seria idiótica presunção da minha parte. Mas… peço a vossa compreensão: desta vez... foi a minha vez. E já que os meus amigos em Portugal e outras terras evidentemente não puderam vir, eu quero compartilhar com todos vocês a alegria grande que foi este nosso dia. Porque se alegria é sempre um sentimento e experiência agradável, quando compartilhada e vivida com aqueles que nos são queridos… deixa de ser uma experiência simplesmente boa para ser num sentimento quase irreal pela sua redobrada intensidade.

Já expliquei a razão desta minha tardia decisão, tanto mais que um prelado amigo, depois de eu lhe contar as circunstancias do meu primeiro casamento religioso, me havia aconselhado que eu podia e devia confirmar a invalidade do meu primeiro casamento religioso em Londres: Ainda cheguei a pensar nisso mas na altura o processo era ainda lento, difícil e dispendioso. E eu raciocinava comigo mesmo: "então se o meu casamento não foi válido, porquê a necessidade de tanta burocracia, porquê perder tanto tempo e dinheiro para invalidar o que não foi válido”? E fui adiando… Várias circunstancias imprevistas que se apresentaram recentemente levaram-me a depois agora a esta decisão, que por vários motivos foi causa e momento de extraordinária felicidade.

Quando enviei os convites omiti propositadamente um facto muito importante para mim, mas que se fosse mencionado no convite podia dar impressão de “pretensões e água benta”. Agora já posso informar que entre os meus amigos que convidei constava o Senhor Embaixador de Portugal nos Estados Unidos que por ser um grande amigo de longa data convidei para ser o meu padrinho.

Como se pode ver nas fotos que junto, o nosso casamento foi uma cerimónia simples mas muito alegre, como simples e alegre foi a recepção/buffet que se seguiu. Até o Senhor Arcebispo Gabriele Caccia ao ver a Vilma a preparar-se para atirar o ramo de noiva como é de praxe, não hesitou em começar a contagem decrescente de 10, 9, 8… E o ramo foi cair no meio dum grupo onde se encontrava o nosso médico, que sucede ser uma doutora divorciada, já bem entrada nos “entas” (quarentas e outros “entas” seguintes) que tínhamos convidado também. E também ela saltou e acabou por apanhar o ramo. Entusiasmada e dando largas à sua sorte dizia: “ I am going to get married again! Now I have to find a husband”…

Já nos haviam dito que o nosso casamento era um estímulo para outros que estivessem em dúvidas… ao fim e ao cabo não é todos os dias que o noivo já chegou e passou a etapa dos oitentas… Pelos vistos até a sorte parece ser do mesmo parecer.

Bom, aqui estão algumas fotos que vou explicar:


Foto 1: Éramos só os dois ( os padrinhos já tinham chegado ao devido lugar ) mas ao som da marcha de Mendelson caminhamos contentes para o altar.
Foto 2: O meu filho John Jr lê as epístolas que precedem o Evangelho.
Foto 3: O celebrante lembra e dá as explicações pertinentes.
Foto 4: Devidamente “autorizados", não hesitamos em dar o primeiro beijo de casados…
Foto 5: O celebrante assina o livro de registos e o pároco sob o olhar testemunha de ambos os padrinhos apresenta o certificado aos recém casados.
Foto 6: "A FOTO” …a partir da esquerda: Padre Frei Krisolog, Vasjia Knapic, padrinho da noiva; a Vilma, acaba de casar, ainda como seu ramo de noiva… ;o celebrante Arcebispo Dom Gabriele Caccia; e a seguir o noivo (eu!), o meu filho e o Embaixador Francisco Duarte Lopes, meu padrinho.
Foto 7: Ajudando a servir o bolo, bem simples como tudo o mais. João e Vilma, Nova Iorque
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Comentário do editor CV:

A tertúlia, os editores e os colaboradores deste blogue, apresentam ao jovem casal, Vilma e João, os mais fervorosos votos de muitas felicidades e muita saúde. Que a vida que agora "começam" como casal, alicerçado e abençoada pela religião que professam, lhes traga as maiores alegrias e alento para uma vivência que se quer longa.

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Notas do editor:

Vd. post de 12 de outubro de 2025 > Guiné 61/74 - P27310: Tabanca da Diáspora Lusófona (38): Parabéns, João & Vilma, acabados de se unir com a benção de Deus, na igreja eslovena de São Ciro, Nova Iorque...Hoje, âs 10h30 locais, 15h30, em Lisboa

Último post da série de 5 de outubro de 2025 >
Guiné 61/74 - P27286: Efemérides (468): Faz agora 54 anos: em 1 de outubro de 1971, a CCS/BCAÇ 2912 e a CCAÇ 2700 sofrem uma emboscada, num patrulhanento auto noturno a aldeias em A/D, na picada Duas Fontes-Bangacia, de que resultaram 8 mortos (5 no local, 3 no HM 241). Mais uma vez a CECA não reportou este revés das NT, no livro sobre a atividade operacional de 1971

Guiné 61/74 - P27328: O vinho... pró branco de 2ª e pró tinto de 1ª (2): qual era a ração diária em campanha , no Ultramar ? Um copo à refeição, 2,5 dl por dia ? Se sim, uma companhia no mato (=160 homens) tinha um consumo médio mensal de 240 garrafões de 5 l... (Mas a capitação diária da ração de vinho, para os 3 ramos das Forças Armadas, foi fixada em 0,4 l, em 1975.)




Guiné > Zona Oeste > Região de Cacheu > São Domingos > CCS/BCAÇ 1933 > Novembro de 1968 > O alf mil SAM Virgílio Teixeira (o segundo a contar da esquerda), a ajudar a carregar (do barco para as viaturas)  garrafões de 5 litros de vinho, alguns dos quais têm o rótulo, perfeitamente reconhecível,  da Adega Cooperativa do Cartaxo.  Outra marca seria "Paladar" (será que ainda existe ?). Mas havia mais, de acordo os  rótulos, não legíveis.

Foto (e legenda): © Virgílio Teixeira (2018) / Blogue Luís Graça & Caramadas da Guiné (2013). Todos os direitos reservados


1. Qual era a dose ou ração  diária de vinho de um soldado português em África durante a guerra colonial ? Um copo à refeição, 1 ou 2 decilitros ? E como era fornecido o vinho, pela Manutenção Militar, na Guiné-Bissau ? Em garrafões de 5 litros, 10 litros ou mais ? Ou em barris de 50 litros ? Ou em bidões (metálicos) de 210 ? Sabemos que havia problemas logísticos...


Esta pergunta foi  formulada há tempos (em 2018...) aos nossos camaradas do Batalhão de Intendência(BINT), o Fernando Franco (1951-2020) (falecido na pandemia, no IPO)  o João Lourenço,  o António Baia (ex-1º cabo aux, outero histórico do nosso blogue, juntamente com o Franco) (*)




João Lourenço, ex-alf mil
SAM,. cmdt  PINT
9288 (Cufar5, 1973/74);
mora na Figueira da Foz.
Aliás, náo era uma pergunta, eram quatro: adicionalmente interessava-nos saber se: 

(i)  o vinho levava aditivos (cânfora, por exemplo); 

(ii) era batizado, com "água do Geba";

 (iii)   havia alguma marca de vinhos conhecida,  como por exemplo, o "Cartaxo", distribuído em garrafões de 5 litros...

A questão da ração diária de um soldado na Guiné era importante para termos uma noção do consumo diário, mensal e anual de vinho:  

Dois copos / dois decilitros e meio por dia dava, a multiplicar por 160 homens=1 companhia, 40 litros por companhia, ou sejam, 8 garrafões de vinho de 5 litros... 

Ao fim do mês eram 240 garrafões, o que obrigava a uma logística complicada, em termos de transporte, armazenamento, gestão, etc...

 Ao fim do ano, uma companhia no mato consumia c. de 14600 litros (=146 hectolitros). Só em vasilhame era um quebra-cabeças. (Partimos do princípio que cada compmhia no mato era abastecida regularmente...).

2. Só nos respondeu, em parte, o João Lourenço,  ex-alf mil SAM, cmdt do PINT 9288, Cufar (1973/74) (*):

 (...) "A cânfora é, quanto a mim, um mito.  E fui responsável pelo tacho, fui comandante de um PINT.

O vinho era fornecido pela MM [Manutenção Militar] em bidões de 215 lts, salvo erro, e usado assim mesmo, devido ao calor havia por vezes o hábito de usar um bidão sem a tampa onde eram colocadas barras de gelo feitas com água tratada e potável claro, o que dava sobras....

Havia algum controle para evitar grandes 'bubas'. Em especial em Bissau. No mato... dependia. (...) 


3. Vd. Decreto-Lei 329-G/75, de 30 de Junho:

 O Decreto-Lei 329-G/75, de 30 de Junho, veio atualizar e unificar as ementas e tabelas de rações dos militares dos 3 ramos das Forças Armas.

Algumas das normas alimentares ainda em vigor,  até então, nas Forças Armadas remontavam ao ano de 1926 (Decreto nº 12949, de 16 de dezembro de 1926),

No seu artigo 1.º do D.L. 329-GHH/75, de 30 de junhoo, obriga que a alimentação tenha valor nutritivo adequado e que as rações sejam compostas de “víveres, decompostas” em refeições. A capitação diária de vinho é de 0,4 l (e da fruta, é de 250/300 gramas) (Tabela VII, anexa ao diploma).

Há ainda direito ao abono de um suplemento de alimentação quando o militar esteja de serviço, durante 4 ou mais horas, no período das 20h00 às 08h00. No que respeita ao vinho, esse abono é de 0,2 l. Acresce ainda, no caso desse serviço ser de guarda, ronda ou patrulha ou equivalemte, na "época fria" (sic), o direito a uma raçáo de aguardente no quantatitavo de 0,3 l por abonado. (Diários da República - Versão do cidadão).

Fernando Franco,
(1951-2020)
ex-1º cabo caixeiro,
PINT 9288 (Cufar, 1973/74),
um histórico da Tabanca Grande;
morava na Amadora

4. Recorde-se aqui o essencial da ficha de unidade do BINT (Batalháo de Intendència):

(i) o BlNT foi criado com base em Qaudro Orgânico aprovado por despacho ministerial de 21Nov63;

(ii) englobava uma Companhia de Intendência, uma Companhia de Depósito e os destacamentos de Intendência (4, em  Bissau, Tite, Bula e Bafatá, este depois instalado em Bambadinca, a partir de 2Jun66, e, mais tarde, outro pelotão instalado em Farim, a partir de 1Jan67);

(iii) era considerado  uma unidade da guarnição normal;

(iv) em 1Abr68, as funções da Companhia de Depósito passaram a ser executadas por um novo órgão, então criado, o Depósito Base de Intendência e a partir de 1Set68, o batalhão passou a ser constituído pelas subunidades designadas por Companhia de Intendência de A/D [Apoio Direto], C  , Companhia de Intendência de A/G  [Apoio Geral], e Pelotões de Intendência [PINT], , tendo ainda sido instalado outro pelotão em Cufar, a partir de 01Ago73, o PINT 9288;

(iv) fornecia  apoio logístico às unidades e subunidades em serviço na Guiné, efectuava a reparação dos meios de frio, máquinas de escritório e de bobinagem, entre outros, para o que dispunha também de equipas itinerantes;

(v) ministrava também instrução de formação de especialistas de intendência de padeiros, magarefes, caixeiros e outras;

(vi) mantinha ainda as reservas de combustíveis e lubrificantes e accionava o funcionamento dos centros de fabrico de pão e de abate;
.
(vii) em 140ut74, após entrega das instalações e equipamentos ao PAIGC, o batalhão foi desactivado e extinto;

(viii) não tem História da Unidade.

Fonte: Excertos de: CECA - Comissão para Estudo das Campanhas de África: Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África (1961-1974) : 6.º Volume - Aspectos da Actividade Operacional: Tomo II - Guiné - Livro I (1.ª edição, Lisboa, Estado Maior do Exército, 2014), pp. 675/676

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Guiné 61/74 - P27327: O nosso blogue em números (106): É verdade, estamos a morrer, mas vamos morrendo dando alguma luta: de 2011 a 2025, em quinze anos, a média de "visitas" é de um milhão por ano... (Merecemos, ao menos, um "porto de honra", amigos e camaradas!)



Guiné > Zona Leste > Região de Bafatá > Sector L1 (Bambadinca) > Subsetor do Xime ou Xitole> c. 1970 > 2º Grupo de Combate da CCAÇ 12, deslocando-se numa lala, no tempo das chuvas, decurso de mais uma operação...

Arquivo pessoal de Humberto Reis (ex-fur mil at inf, OE, CCAÇ 12, Bambadinca, 1969/71). É uma das fotos mais icónicas (e pirateadas) do nosso blogue.

Foto: © Humberto Reis (2005). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

1. Acabámos de atingir anteontem, quinta, 16 de outubro, a cifra dos 17 milhões de visualizações de páginas (e 108 mil comentários). Ainda nos faltam dois meses e meio para fazer o balanço da actividade bloguística do ano de 2025. Mas este número redondo, 17 milhões, merece ser sinalizado.

O nosso blogue, no final do último ano, tinha atingido cerca de 15,8 milhões de visualizações de páginas (grosso modo, de "visitas", o que não é exatamente igual a "visitantes") 

Isso quer dizer que em 9 meses e meio (de 1 de janeiro a 16 de outubro) atingimos os 1,2 milhões (média mensal: mais de 125 mil). Nos últimos 6 meses atingimos os c. de 700 mil. É possível chegarmos ao fim do ano com 1,3 ou 1,4 milhões de visualizações, e chegando talvez aos 4,8 ou 4,9  mil comentários.

Considerando que em meados de 201o mudámos de contador, e que até entâo (de 2004 a 2010), contabilixámos 2 milhões de visualizações de págimas, podemos concluir que  de 2011 a 2025, em quinze anos, temos conseguido manter uma média de um milhão!...

Para um blogue, já de idade "provecta" na Net (nasceu timidamente em 23/4/2004, e nesse ano só publicou 4 postes...), temos de reconhecer que é uma marca... que merece um "porto de honra".

É verdade estamos a morrer, mas vamos morrendo dando alguma luta... Somos os "últimos moicanos". Dos 908 inscritos formalmente na Tabanca Grande (e dificilmente atingiremos os mil em tempo de vida útil), 163 já morreram (fora os que não são do nosso conhecimento:  é uma percentagem, c. 18%, que não corresponde à nossa estimativa dos antigos combatentes metropolitanos da guerra do ultramar que já devem ter morrido: cerca de  1/3 do total dos 530 mil, não incluindo os nossos antigos camaradas africanos, de Angola, Guiné e Mocambique, que juntos representavam o universo dos 800 mil combatentes).

No ano em curso entraram 12 novos membros, alguns a título póstumo. O ano passado, 14.

3. Já agora acrescente-se que estamos a caminho dos mil postes publicados este ano: falta-nos pouco. Até ao fim do ano podemos igualar ou até ultrapassar a marca do ano passado: 1305. 

É outro indicador da "vitalidade" do blogue dos amigos & camaradas da Guiné. Um blogue de memórias mas também de afetos. As memórias e os afetos não têm agenda, politico-ideológica. Não é preciso lembrar.

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Nota do editor LG:

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Guiné 61/74 - P27326: Notas de leitura (1852): "Ecos Coloniais", coordenação de Ana Guardião, Miguel Bandeira Jerónimo e Paulo Peixoto; edição Tinta-da-China 2022 (2) (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá, Finete e Bambadinca, 1968/70), com data de 7 de Outubro de 2025:

Queridos amigos,
Continuando a viagem por Lisboa onde há reminiscências imperiais desde arquivo, ao nome de ruas, monumentos alusivos, praças, museus, palácios, e muito mais. Os organizadores deste interessantíssimo projeto escolheram até pontos de encruzilhada entre o antes, o durante e o depois, é o caso da estação Terreiro do Paço, que conheci pelo nome de Sul e Sueste, como se podia ter escolhido o comboio da linha de Sintra, onde arribam e partem afrodescendentes e imigrantes aos magotes. Desta feita a viagem começa no Banco Nacional Ultramarino, na Baixa Lisboeta, seguimos para o Palácio Burnay, na Junqueira, onde funcionou o ISCSPU, a última escola de preparação da elite administrativa colonial; e procurámos visualizar o que poderá vir a ser o Memorial de Homenagem às Pessoas Escravizadas, no antigo Campo das Cebolas, hoje Largo José Saramago. Seguiremos depois para um lugar não muito longe deste, o Monumento a Sá da Bandeira, ali ao lado do Mercado da Ribeira.

Um abraço do
Mário


Império e colonialismo: reverberações na Lisboa atual - 2

Mário Beja Santos

Ecos Coloniais resulta de um exercício coletivo de investigação sobre o património histórico e cultural, aqui se interrogam instituições, entidades, monumentos, obras de arte, palácios onde se interseccionam a história colonial e imperial portuguesa, do passado ao presente, edição ilustrada com fotografias de Pedro Medeiros e o acervo de textos tem a coordenação de Ana Guardião, Miguel Bandeira Jerónimo e Paulo Peixoto, edição Tinta-da-China 2022. Logo na introdução, os organizadores referem que este levantamento é uma obra consciente e que há muito por investigar e por saber, importa evitar generalidades e simplismos mobilizadores para escapar aos engenheiros e empreendedores da “história” e da “memória”.

Já se andou pelo Arquivo Histórico Ultramarino, pela Associação Comercial de Lisboa e pelo Bairro das Colónias, vamos começar a itinerância de hoje no Banco Nacional Ultramarino. A sua sede na Baixa Lisboeta tinha a dimensão de um quarteirão inteiro, hoje é o MUDE – Museu do Design e da Moda. O BNU foi durante mais de cem anos o instrumento e a imagem do financiamento do Fomento Ultramarino; constituiu-se em 1864, é, pois, contemporâneo do crescente interesse pela nossa presença em África. À cabeça dos promotores figurava Oliveira Chamiço, ligado a uma família de negociantes do Porto e educado em Inglaterra.

Era um Banco privado que recebeu do Estado importantes prerrogativas: privilégio exclusivo de constituição e administração de instituições bancárias e de emissão de notas nos territórios ultramarinos, tinha isenção de impostos e funcionava como caixa do Estado. Nas listas de acionistas figuraram grandes negociantes com interesse em África, mas a maioria das participações eram puras aplicações financeiras. Um Banco que sofreu várias crises, sobreviveu com auxílio do Estado. Não é despiciendo falar numa triangulação entre a Sociedade de Geografia de Lisboa, a Associação Comercial de Lisboa e o BNU, era gente que se conhecia e sonhava com negócios em África.

O BNU fomentou a agricultura em São Tomé. Na administração de João Ulrich (1918-1931) a expansão da atividade foi acompanhada pelo alargamento das instalações, prosperou, internacionalizou-se com sucursais em Inglaterra, França e no Brasil e, tirando Angola, tinha delegações em todas as parcelas ultramarinas. Chegou a estar à beira da falência em 1931, o Governo ordenou o resgate, foi uma intervenção que durou vinte anos. Em 1951 começou uma nova fase na vida do BNU, preparou-se para as celebrações do centenário remexendo no exterior e no interior da grande construção na Baixa. O BNU não sobreviveu à descolonização, mas continuou a funcionar por trinta anos, então na órbita da Caixa Geral de Depósitos, transferiu-se para a Avenida 5 de Outubro, um projeto de Tomás Taveira. O edifício da Baixa está a ser gradualmente recuperado, o visitante tem oportunidade de admirar vestígios da antiga grandiosidade.

Podíamos apanhar um elétrico em direção a Algés e sair no Palácio Burnay, na Junqueira, onde funcionou o ISCSPU – Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina que para aqui se transferiu em novembro de 1962. Este foi o espaço escolhido para acolher os formandos do Corpo Administrativo do Império Colonial Português, acolhia à época o Conselho Ultramarino, este datava do início do século XVIII. Este Palácio andou de mão em mão entre proprietários civis e eclesiásticos até ser comprado à família Burnay pelo então Ministério das Colónias, em 1940, aqui foram instalados o Conselho Técnico de Fomento Colonial, a Junta das Missões Geográficas e de Investigações Coloniais, a Inspeção Superior de Administração Colonial, para além do então designado Conselho do Império Colonial, posteriormente Conselho Ultramarino.

A formação do corpo administrativo colonial deu passos com a criação da Escola Colonial, que começou a funcionar na Sociedade de Geografia de Lisboa. Foi depois Escola Superior Colonial, na década de 1920, andou pelo Palacete Anjos, no Príncipe Real e daqui transferiu-se para a Junqueira. É indiscutível que a Instituição teve um papel relevante na formação de uma elite de funcionários. A um nível institucional elevado, é de destacar a colaboração cientifico-social empreendida no quadro da Comissão de Cooperação Técnica na África ao sul do Saara – organismo criado em 1950 pelos governos de França, Reino Unido, Portugal, Bélgica, União da África do Sul e Rodésia do Sul, como se compreenderá para procurar responder à era da descolonização. Deu-se na formação dos funcionários coloniais a incorporação das ciências sociais. Criou-se o Centro de Estudos Políticos e Sociais, em 1956, na Junta de Investigações do Ultramar para funcionar junto do Instituto Superior de Estudos Ultramarinos. Com o 25 de abril, a instituição mudou de look e natureza, o Palácio Burnay ficou vazio.

Falando agora do Memorial de Homenagem às Pessoas Escravizadas, com projeto aprovado do artista angolano-português Kiluanji Kía Henda, que tem dado tanta controvérsia, faz agora aqui, faz agora acolá, tem como lugar escolhido o Largo José Saramago, o antigo Campo da Cebolas, com sobejas ligações aos tempos coloniais, fabricação de navios, mercado de bens comerciais, etc. O Memorial surge pela iniciativa da Djass – Associação de Afrodescendentes, beneficiará de apoios camarários. A obra que ganhou o concurso chama-se Plantação do já referido artista angolano-português, ele propõe um lugar de memória aberto à reflexão. Trata-se de uma instalação de 540 canas-de-açúcar de três metros de altura e oito centímetros de diâmetro, em alumínio preto, dispostas na forma de triângulo, em representação do comércio triangular entre África, América e Europa.

Numa entrevista dada ao Público, em março de 2020, Henda afirma que o memorial representa uma floresta em luto uma memória para todos, pois é uma singela homenagem que nos evita cair numa amnésia coletiva. O monumento constituirá um espaço para “poder compreender as origens do racismo contemporâneo e as continuidades históricas que existem entre o que foi o período de escravatura do projeto colonial português e o racismo contemporâneo.” Recorde-se que Lagos foi o primeiro porto de chegada de pessoas escravizadas, Zurara, na sua Crónica dos Feitos da Guiné, dá-nos uma descrição pungente. Em 2009, foram encontrados restos de 158 corpos de pessoas escravizadas que foram abandonados num depósito de lixo fora dos muros medievais da cidade. Em Lagos foi criado o “Núcleo Museológico Rota da Escravatura – Mercado de Escravos” no lugar onde foram comercializadas as primeiras pessoas provenientes de África. Este pequeno museu é muito criticado pela falta de uma leitura ampla, reforçando a instrumentalização da escravidão em lugar de a questionar.

A nossa próxima viagem começará no Monumento a Sá da Bandeira, mesmo ao lado do Mercado da Ribeira, seguiremos depois para Belém para o monumento aos mortos da guerra colonial.

Era assim o nosso principal Banco Imperial.
Imagem retirada do blogue Restos de Coleção, com a devida vénia
Sala do administrador. Daciano da Costa assinou o projeto de arquitetura e mobiliário.
Imagem retirada do blogue Restos de Coleção, com a devida vénia
O Palácio Burnay já conheceu melhores dias, há movimentos de cidadãos a pedir a sua reabilitação
O que se pensa vir a ser o Memorial de Homenagem às Pessoas Escravizadas

(continua)
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Notas do editor:

Vd. post anterior de 10 de outubro de 2025 > Guiné 61/74 - P27304: Notas de leitura (1849): "Ecos Coloniais", coordenação de Ana Guardião, Miguel Bandeira Jerónimo e Paulo Peixoto; edição Tinta-da-China 2022 (1) (Mário Beja Santos)

Último post da série de 14 de outubro de 2025 > Guiné 61/74 - P27315: P27259: Notas de leitura (1851): "Os Có Boys (Nos Trilhos da Memória)", de Luís da Cruz Ferreira, ex-1º cabo aux enf, 2ª C/BART 6521/72 (Có,1972/74) - Parte III: de Leiria a Coimbra, e da Carregueira a Penafiel, a caminho do CTIG (Luís Graça)