quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Guiné 63/74 - P3709: Blogues da Nossa Blogosfera (13): Entre Fogo Cruzado e Rumo a Fulacunda de Henrique Cabral

1. Com um atraso considerável, mas com o maior prazer, damos conta de um mail do nosso tertuliano Henrique Cabral, ex-Fur Mil da CCAÇ 1420/BCAÇ 1857, Guiné, 1965/67, com data de 19 de Novembro do ano transacto, falando-nos de novo dos seus blogues (*).

Camaradas e Amigos,
Faz hoje um ano que lancei para o espaço a primeira parte de um projecto a que chamei "Guiné Em Tempo De Guerra"; estava eu, então, longe de prever a sua tão grande aceitação por parte dos internautas, tendo já ultrapassado os 10.300 visitantes.

Essa primeira parte - ENTRE FOGO CRUZADO - é dedicada à vida e costumes das suas gentes. Nela transmito aquilo que me foi dado observar, tentando chegar o mais próximo possível ao seu dia a dia, de uma vida tão difícil quanto a nossa, mas da qual a maioria de nós nem tinha tempo para ver, quanto mais pensar nisso. Sendo a nossa vida feita dentro do aquartelamento ou no mato, em guerra, o contacto com a população, para a grande maioria, restringia-se à nossa bajuda lavadeira - tendo em conta os muitos condicionalismos a que estávamos sujeitos e apesar da curiosidade que naturalmente tivéssemos.

Considero-me, portanto, um privilegiado e com a dupla obrigação, ora de partilhar aquilo que muitos gostariam de ter conhecido além da guerra, ora de render tributo a todos aqueles não tinham voz naquele tempo e por lá ficaram esquecidos.



Relativamente à segunda parte - RUMO A FULACUNDA - é um desfilar de imagens dos lugares por onde passei e muitos de vós também. É um desfilar de recordações.



Quero hoje agradecer a todos os que responderam à chamada – e foram muitos - enviando fotos, fazendo comentários, endereçando emails a enaltecer, colocando links ou simplesmente fazendo a visita.

O vosso contributo tem sido importantíssimo e é uma forma de fazer eco das nossas vivências e contribuir para a História que um dia há-de ser feita.

Bem hajam
Henrique Cabral
Queluz, 18 de Novembro de 2008
____________

Notas de CV

(*) Vd. poste de 24 de Setembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3233: Blogues da nossa blogosfera (2): Rumo a Fulacunda , de Henrique Cabral (CCAÇ 1420, 1965/67)

Vd. último poste da série de 4 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3701: Blogues da Nossa Blogosfera (12): Portal Guerra Colonial, da A25A (Pedro Lauret)

2 comentários:

Cesar Dias disse...

Henrique Cabral

Parabens pelo teu trabalho, conseguiste reunir um grande testemunho fotográfico, pricipalmente de Bissau, olhando essas fotos, digo que não conhecia Bissau,tudo arrumadinho e sem buracos.
Bem hajas

César Dias
Ex Furriel Milic
BCAÇ2885

Luís Graça disse...

Reoproduzo aqui a mensagem (simpática) que o Henrique mos mandou:

Caro Luís, Carlos, Virgínio, Humberto e todos os Camaradas e Amigos que me coíbo de citar pois são realmente muitos.

Quando uma ideia surge na cabeça de alguém, por muito boa que seja e que arregacemos as mangas, se não for apoiada morre cedo.

Não foi esse o caso, antes bem pelo contrário e assim eu devo passar para segundo plano pois agora o projecto é de todos.

Apesar de quase ter esgotado as minhas fotos de 65/67 continuarei a pesquisar no sentido de acrescentar mais imagens da época do "antes da guerra" e também dos tempos mais recentes.

Os locais que escolhi foram apenas aqueles por onde passei mas estou disposto a retratar outros locais desde que tal me seja sugerido por vós.

Aproveito para referir que os visitantes e contribuidores de fotos já extravasam a "nossa malta" e incluem jovens na casa dos 20 e 30 anos que para lá foram para trabalhar nos mais variados campos, desde o ensino, a informática e a construção de pontes e se apaixonaram por aquela terra. Todos eles são unânimes em referir a magia daquela terra e as suas gentes amistosas que nós tão bem conhecemos.

Um abraço,
...e nunca será demais desejar um Bom Ano para todos.

Henrique