segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Guiné 63/74 - P5097: Parabéns a você (35): À nossa jovem tertuliana Cátia Félix (Editores)

1. Hoje, dia 12 de Outubro de 2009, acrescenta mais um ano à sua ainda curta vida, a nossa amiguinha Cátia Félix.

Cátia Félix, ainda na idade da imortalidade, entrou na nossa tertúlia pela porta grande, quando se dispôs a ajudar a sua amiga Cidália Cunha, viúva do nosso malogrado camarada António Ferreira.

A sua iniciativa, que juntou os esforços de camaradas nossos como Paulo Santiago e Álvaro Basto, entre outros, tinha como finalidade desfazer, de vez, algumas dúvidas que a Cidália tinha em relação às condições em que se deu a morte de seu marido.

Porque merece a nossa estima e admiração, este grupo de ex-combatentes da Guiné, onde qualquer um a queria ter como filha, deseja o melhor da vida à Cátia, e muitos êxitos no presente e no futuro.
Para a Cátia vão 375 beijinhos neste dia de festa



Vamos lembrar as suas amáveis palavras do dia 6 de Abril de 2009:

Caros Amigos

Obrigado pelo post de boas vindas e, especialmente pela intenção.
Deixei um comentário de agradecimento e, achei por bem enviar-vos também por email, já que me apadrinharam na vossa "casa".

Aqui fica e, depois poderão lê-lo no blog (desculpem ser tão extenso):

Caros Amigos
Desde já o meu muito obrigado pelas boas vindas e por todo o carinho manifestado.
Sinto um enorme ORGULHO em fazer parte desta grande família.
Sei que com vocês só tenho a aprender e, com as vossas histórias retirar uma grande lição de vida.

Quem é que hoje em dia, no nosso país, se sujeitava a deixar o aconchego do lar, tendo apenas como companhia a nefasta missão de defender a pátria idolatrada?
Que ORGULHO eu tenho de todos vocês que combateram entre bombas e ogivas, canhões e trincheiras, de corpo cansado, à deriva, com suor, sangue, lágrimas e solidão... Eu consigo reconhecer o vosso verdadeiro valor...

Os "grandes" não o reconhecem? Pois não... Porque apenas têm a frieza de inventarem guerras e as imporem aos seus soldados. Os "valentões" que governavam e gorvernam apenas têm ideias fertéis para inventarem, agora coragem para combater é outra história...

O amigo Carlos Vinhal disse: "a história alguém a há-de escrever. A nós cabe deixar os relatos e os testemunhos para estudo futuro."
Para mim a história são todos vocês. Vocês sim fizeram história e, é essa história que eu vou com certeza contar aos meus filhos, porque da minha parte a vossa história não morrerá no tempo. Farei o meu papel de "Cavaleira desta ordem" como disse o amigo António Matos.

Não vivi no tempo da Guerra Colonial, nem passei pelas angústias que as famílias passaram... Talvez não me aperceba mesmo o quão profunda é a palavra CAMARADA e o sentimento que ela transporta, mas provavelmente será UNIÃO, AMIZADE, LEALDADE... sentimentos que eu quero carregar e passar, porque sem isso a minha vida não teria sentido.

Amigos, em tudo que puder ajudar, apesar da minha tenra idade, estarei aqui...

Obrigado pelos beijinhos, pelo abraço com uma palmada nas costas (acredita que o consegui sentir)... Obrigado por existirem.

Disfrutarei com todos vocês, homens e mulheres de armas, esta viagem que é a vida, pois apenas tenho uma oportunidade e tenho de tirar o maior proveito.

Beijinhos da nova amiga
Cátia Félix


Cátia Félix, em primeiro plano, junto à campa do nosso camarada António Ferreira

Foto: © Maria Luís Santiago (2009). Direitos reservados

__________

Notas de CV:

(*) Vd. postes de:

Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4050: (Ex)citações (21): A esperança de que o António Ferreira ainda esteja vivo...(Cátia Félix)

31 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4117: A tragédia do Quirafo: 37 anos para fazer o luto pelo António Ferreira (Paulo Santiago / Cátia Félix)

5 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4140: Tabanca Grande (130): Cátia Félix, jovem estudante de Ciências Farmacêuticas, solidária e interessada pela Guerra Colonial

6 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4148: Comentários que merecem ser Postes (2): Sinto um enorme orgulho em fazer parte desta enorme família (Cátia Félix)

18 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4205: In Memoriam (19): António Ferreira, 1.º Cabo TRMS da CCAÇ 3490, morto em combate no dia 17 de Abril de 1972 (Cátia Félix)

Vd. último poste da série de 11 de Outubro de 2009 > Guiné 63/74 - P5094: Parabéns a você (34): Eduardo Campos, ex-1.º Cabo TRMS da CCAÇ 4540 (Editores)

14 comentários:

paulo santiago disse...

Cátia
São duas da manhã,já devia estar a
dormir,mas dei agora uma passagem
pelo blogue,e estamos a 12/10 e o
Vinhal está atento.Parece-me que
vou ser o primeiro a dar-te os
Parabéns,também fui,dentre os
camaradas o primeiro a conhecer-te.As maiores felicidades do mundo
para ti...tu mereces,deste-nos uma
grande lição.
Recebe dois beijos,um meu,outro da
Maria Luís
Paulo

António Matos disse...

Contrariamente ao que tenho feito nos últimos tempos, não vou seguir exactamente o mesmo critério no tocante aos meus parabéns aos aniversariantes do mês.
Sendo assim, vou privilegiar a senhora que consta da lista ao dirigir-me pessoalmente à Cátia não só porque é uma senhora ( e eu sou do tempo em que davam flores às senhoras ) mas também porque, coincidência das coincidências, hoje é dia 12 e então é mesmo na mouche !
Para ti, Cátia, ( desculpa tratar-te como se de uma ex guerreira se tratasse ) o meu grito é de exortação à juventude que tu representas neste blog. Estou à vontade para o fazer pois tenho filhos da tua geração ( uns mais velhos, outros mais novos ) e crê que é com muito entusiasmo que vejo o teu interesse por esta causa !
Julgo que, pese embora algumas bacoradas a que te sujeitamos ao leres tudo quanto escrevemos, não darás por mal empregue o tempo que nos possas dedicar e além do mais, tens aqui trezentos e tal admiradores ( todos velhos é certo mas bons rapazes ) que comungarão comigo o mesmo sentimento.
Parabéns e passa um grande dia !
A todos os outros, um grande abraço !
António Matos

AMILCAR VENTURA disse...

PARA A AMIGA DO NOSSO BLOGUE CÁTIA FÉLIX, MAIS UM ANO

PARABÉNS A VOCÊ
NESTA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA
HOJE É DIA DE FESTA
CANTAM AS NOSSAS ALMAS
PARA A AMIGA CÁTIA FÉLIX
UMA SALVA DE PALMAS.
E QUE DAQUI A UM ANO, CÁTIA EU TE ESTEJA NOVAMENTE CANTANDO O TEU ANIVERSÁRIO

José Marcelino Martins disse...

Querida Cátia

Apesar de pertenceres à nossa causa, sem teres sido "guerreira" demonstra que tens sentimentos nobres, e somos nós a ganhar com isso.

Sem falsas modéstias, és a filha que qualquer um de nós gostava de ter tido (e eu não me sinto mal servido), porque disseste PRESENTE, quando viste que era a altura de actuar.

Por isso te estamos gratos, por isso te envio um beijo, fazendo votos para que o teu futuro seja risonho.

Um beijo do
José Martins

Anónimo disse...

Bom dia Cátia,

Parabéns.

Te desejo um aniversário cheio de alegria e felicidade, por muitos e bons anos se repitam.

Um beijinho
António Paiva

Luís Graça disse...

Cátia: Podes contar sempre com a nossa estima, apreço e admiração... Os meus parabéns pelas tuas lindas primaveras. Luís

Juvenal Amado disse...

Cátia

É muito agradável poder neste espaço de veteranos desejar um feliz aniversário a uma jovem.
Assim para além de desejar um dia muito feliz, agradeço-lhe pela sua companhia neste espaço, onde recordamos também nós a nossa juventude.

Que conte muitos junto dos que mais ama.

Juvenal Amado

Anónimo disse...

Parabéns Cátia,
Que neste dia somes alegrias, diminuas tristezas, multipliques esperança e dividas felicidade com todos os que te são mais queridos.
Beijinhos
Filomena

mario gualter rodrigues pinto disse...

Cara Cátia

É com ternura e emoção que te desejo feliz aniversário.

Um bom dia em companhia de todos os teus

Um beijinho

Mário Pinto

Hélder Valério disse...

Cátia
Hoje é o dia do teu aniversário e por isso quero saudar-te e desejar que o mesmo se repita por muitos e bons anos.
A tua vida é, dizem, ainda curta, mas já cheia de demonstrações de solidariedade e de amizade. Certamente poderás vir a ter no futuro algumas coisas que te possam desgostar mas nesses momentos lembra-te de nós, de tudo o que te conseguimos "passar", e de tudo o que de bom já fizeste para carregar as tuas baterias e seguir em frente de cabeça bem erguida.
Parabéns!
Hélder S.

Anónimo disse...

Cátia

Que tenhas passado um belo dia de aniversário.

És uma jovem e bonita(desculpa) Esperança do Futuro que convive com um Passado.
Tambem por isso mereces parabens.

Luis Faria

MANUEL MAIA disse...

CÁTIA,

PARA TI UM ANIVERSÁRIO CHEIO DE FELICIDADE
PARABÉNS

Anónimo disse...

Olá Cátia

Desejos de que o teu aniversário se repita por muitos anos, com muita saúde paz e amor.
Obrigado pela tua dedicação a esta "Nobre família"
Um grande beijinho do "balança"
Artur Conceição

Cátia disse...

Depois de ler vezes sem conta todos estes maravilhosos comentários é tempo de me "redimir".
Amigos(as) sei que tenho estado bastante ausente desta nossa "2ªcasa" mas o meu ultimo ano de curso tem dado que fazer :) Peço imensa desculpa.
Acreditem que nunca vos esqueço, nem esqueço os momentos vividos por todos os que participaram nesta angustiante descoberta de factos. Momentos com os mais diversos sentimentos, se todos se lembram. Penso tantas vezes nisso...acreditem...penso muitas vezes em vocês, conto a vossa história de honra pela pátria vezes sem conta, orgulhando-me sempre por vos conhecer e ser abraçada calorosamente por todos.
Cresci muito na vossa "companhia" e fiquei com uma visão bem diferente da vida, e por isso só vos tenho a agradecer mais uma vez.

Obrigado por se terem lembrado deste dia que tanto estimo e pelo reconhecimento que me deram...tenho um post no blog dedicado a mim eheh :)
Anseio pelo dia em que haja nova oportunidade de vos abraçar...
Um enorme e terno beijinhos e um xii bem forte...

Cátia