sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Guiné 63/74 - P5114: Agenda Cultural (34): A China de Ontem e de Hoje. Conferência proferida por António Graça de Abreu no dia 13OUT09 (Carlos Silva)

1. Mensagem de Carlos Silva, ex-Fur Mil da CCaç 2548/BCaç 2879, Farim, 1969/71, com data de 13 de Outubro de 2009:

Amigos Tertulianos

A propósito do Post 5082 do nosso camarada Mário Fitas, sobre o tema “ A China de Ontem e de Hoje” a desenvolver pelo também nosso camarada António Graça Abreu, no Centro Eng.º Álvaro de Sousa, Edificio ? … “Quinta e Palácio Monserrate”, fui enganado, no bom sentido, na medida em que, pelas fotos publicadas no mencionado Post, tudo sugeria que o Graça de Abreu, o nosso Chinês, pois se não tem a nacionalidade chinesa, já a deveria ter adquirido, fosse falar dos nossos antigos adversários que passaram ou formaram-se na China para combater os Tugas.
Presumindo eu que ele tivesse percorrido o seu [deles] caminho e fizesse um estudo histórico.
Contudo, o que eu ouvi e vi, foi de facto uma brilhante palestra proferida de forma simples, pelo nosso camarada António.

Dotado de uma capacidade oratória brilhante, foi dando mano a mano uma lição sobre a língua chinesa, quer escrita quer falada, que até me parece que eu e a restante assistência saímos de lá a falar mandarim.

Para além deste aspecto linguístico, ele também desenvolveu outros temas, sobre a “China de Ontem e de Hoje” desde História, Geografia Física e Política, Relações Humanas, exposição de slides sobre maravilhosos lugares da China que ele próprio calcorreou.

Enfim, fez uma abordagem ou introdução de tudo um pouco sobre o que é de facto “O Mundo Chinês”.

O António deslumbrou-me, não só a mim como a toda a assistência ali presente que no final da sua lição/exposição bateram-lhe palmas, bem como, solicitaram para repetir não outra Palestra deste tipo, mas muitas mais, ou seja, o António como fascinou aquele público alvo, ficou desde logo agarrado.

Obrigado António, pela tua fascinante palestra. Valeu a pena a minha deslocação ao Estoril.

Aqui deixo também os meus agradecimentos ao Mário, pela promoção do evento

Massamá, 13-10-2009

Seguem algumas fotos relativas à Conferência tiradas pelo fotógrafo do Blogue no presente evento.

Ensinamentos de António Graça de Abreu sobre a Língua “Chinesa – Mandarim” falada e escrita. Mário Fitas entre a assistência


Tema sobre Geografia, vendo-se aqui o Mário desempenhando funções de assistente-ajudante


Aspectos da projecção de slides da China
__________

Notas de CV:

Vd. poste de 9 de Outubro de 2009 > Guiné 63/74 - P5082: Agenda Cultural (31): Centro Eng Alvaro de Sousa, 13/10/09, às 15h00: A China de Ontem e de Hoje, por António Graça de Abreu

Vd. último poste da série de 15 de Outubro de 2009 > Guiné 63/74 - P5110: Agenda Cultural (33): Doclisboa 2009: Hoje, 23h, Cinema Londres2: Dundo, memória colonial, de Diana Andringa

1 comentário:

Antonio Graça de Abreu disse...

Obrigado Carlos Silva pela tua generosidade, ao referires-te a mim em tão elogiosos termos.
Também é da minha responsabilidade, desde Setembro, um curso Diálogos com a Cultura Chinesa, no Museu do Oriente, Fundação Oriente. Vai prolongar-se até Dezembro, tenho 50 alunos.
Depois da Guiné, a China. Foi a minha sina.
Um abraço,
António Graça de Abreu