sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Guiné 63/74 - P5113: Histórias de Juvenal Candeias (5): Vicente, o Piu


1. O nosso Camarada de Juvenal Candeias, ex-Alf Mil da CCAÇ 3520 - Cameconde, 1971/74 – enviou-nos mais uma história das suas memórias da guerra:

Camaradas e Amigos,

Um grande abraço e espero que estejam todos em plena forma.

A história que hoje vos envio é, sobretudo, uma homenagem a um grande amigo e companheiro de armas.

As fotografias já estão velhinhas, mas é o que tenho sobre o tema. Se conseguirem melhorar a qualidade... fico-vos grato, como de costume.

Até breve.

VICENTE, O PIU

O Vicente era o Furriel de Minas e Armadilhas do 2º Grupo de Combate da CCaç. 3520! Popularmente era conhecido por Piu, alcunha que nada tinha a ver com um temperamento piedoso, mas simplesmente com o seu vício de caçador de passarada!

Era ele, provavelmente, quem mais contribuía para o moral elevado das nossas tropas. Embora não fosse aquilo a que habitualmente chamamos uma figura carismática, o Vicente era a boa disposição permanente e contagiante, que nos permitia rir com gosto e facilidade!

Era o homem sempre pronto a pregar partidas aos camaradas!

O Vasconcelos, Furriel de Artilharia em Cameconde, homem dos obuses 14, era uma das suas principais vítimas! Pequenino e bom de bola, fazia inveja ao Garrincha, de tal modo as suas pernas eram arqueadas, e, segundo o Piu, bastante feias! Por essa razão, andava sempre de calças e só tomava banho à noite e sozinho! Salvo quando o Vicente lhe colocava baldes de água em cima das portas por onde ele ia passar!

O Piu e o Zé Vermelho em Cacine: dois grandes malucos!

O Vasconcelos veio à Metrópole de férias e terá conhecido, numa festa, uma miúda por quem se apaixonou! Quem escolheu para confessar a sua paixão? Exactamente o Piu, que explorou exaustivamente a situação, obtendo informação detalhada! Estava em marcha mais uma partida!

O correio enviado diariamente por Cameconde aguardava transporte em Cacine.

A correspondência chegava e partia de Cacine, na melhor das hipóteses uma vez por semana, em avioneta Dornier 27. O pessoal que estava destacado em Cameconde recebia o correio no dia seguinte, através da coluna auto que todas as manhãs ligava os dois aquartelamentos.

Com alguém em Cacine feito com o Piu, o Vasconcelos começou a receber correspondência da sua paixão, aerogramas que eram escritos e falsificados em Cameconde pelo Piu, vinham a Cacine e voltavam a Cameconde, sempre que havia correio geral a distribuir. Naturalmente que as respostas do Vasconcelos nunca passavam de Cacine, voltando a Cameconde, onde eram entregues ao Piu.

O Alcino Sá e o Piu na praia de Cacine: tempo de lazer.

O detalhe da tramóia incluía carimbos e restantes pormenores que faziam acreditar no realismo da correspondência!

O conteúdo, inicialmente erótico, posteriormente pornográfico, com inclusão de sexo virtual, era do conhecimento de todos, apenas o Vasconcelos desconhecia a partida!

Estava cada vez mais apaixonado… e continuava a confessá-lo ao Piu com quem, ainda por cima, comentava o correio que recebia da sua paixão!

A partida durou as semanas que o Piu entendeu e quando se fartou… escreveu uma última missiva, identificando-se, descompondo o Vasconcelos e chamando-lhe alguns nomes que pouco abonavam a sua masculinidade!

Acabou, assim, deste modo abrupto, um passatempo que animou, durante algum tempo, o destacamento de Cameconde, buraco do… cú do mundo, onde nada existia e nada acontecia, para além de umas bazucadas com maior frequência que a desejada!

O Romeiro era outra habitual vítima! Deitava-se muito cedo e o seu quarto era mesmo ao lado do bar de Sargentos em Cacine, onde os noctívagos se reuniam até altas horas da noite!

Certa noite o Vicente aparece com uma corda que previamente atara à cama do Romeiro e ordena:

- Quando eu disser, toda a gente puxa a corda e grita… terramoooooto!

O resultado foi fantástico: o Romeiro salta da cama como o pai Adão quando veio ao mundo, atravessa toda a messe de sargentos a correr, e só pára na parada com todo o mundo a rir!

Alcino Sá, Piu, Costa Pereira, um djubi, Carlos Alves, Juvenal Candeias: em Cameconde, impecavelmente fardados, ou foi dia de festa ou de visita importante.

Ou o Cunha, que por vezes era afectado por sonambulismo!

Uma noite levanta-se, agarra na G3 e corre para a rua a gritar:

- Eu dou cabo dos gajos… eu dou cabo dos gajos!...

Foi o Vicente que o foi buscar e acalmar… antes de ele começar a disparar!

Mas o Vicente não era apenas isto!...

O Vicente era furriel de minas e armadilhas… ou apenas de armadilhas?!

- Não monto minas para os gajos levantarem e voltarem a montá-las contra nós! As armadilhas não levantam! Ou caem nelas ou rebentam-nas! – Dizia com convicção.

Sempre que, a seguir a um campo de minas encontrava munições de kalash espetadas no chão a formar a palavra PAIGC, não saía dali sem deixar a sua armadilha e CCAÇ 3520 escrito no chão com munições de G3!

- Eles voltam sempre ao local do crime! – Afirmava!

Um dia levantámos umas minas anti-pessoal de origem chinesa, tipo queijo da serra em plástico cor verde azeitona! Para nós, habituados aos caixotes PMD6, esta marca era um problema! Estávamos todos à rasca no manuseamento das ditas, até que o Piu disse:

- Dêem cá o material e deixem-me trabalhar sozinho!

Entrou para a casota do gerador, em Cameconde, e o pessoal ficou cá fora, nervoso, sem saber o que a intervenção do Piu iria provocar!

Cerca de meia hora depois, abre-se a porta e ele aparece, com ar triunfante, as minas desmontadas e apenas um ferimento na palma da mão, tipo picada para análise, provocado pelo percutor!

A polivalência do Vicente não ficava por aqui!

Ele era um óptimo caçador… daí a alcunha!

Quando a comida era escassa, lá ia o Piu à caça! A maioria das vezes sozinho, não queria ninguém a espantar os animais!

Passadas umas horas era vê-lo chegar, sempre com um número considerável de rolas à cintura… e o jantar estava salvo! Já não era dia de macaco ou de arroz com atum!

Outra das facetas do Vicente, era a sua sensibilidade para a música!

Os improvisos de bateria eram comuns!

Horas passadas de auscultadores, indiferente a tudo e a todos, mesmo às flagelações diurnas a Cameconde com RPG7, observando tranquilamente do varandim da messe, o fumo dos rebentamentos e comentando:

- Os gajos continuam a ter as mesmas referências de tiro! Elas continuam a rebentar longe!

O Vicente, um verdadeiro fenómeno do humor, era natural do Entroncamento! Chegou da tropa e foi conduzir comboios para a linha de Sintra! Um dia alguém lhe disse:

- Oh Piu, andas a matar gajos no túnel do Rossio?

Ao que ele respondeu:

- Não pá! Eu só os ajudo a suicidarem-se!

Infelizmente o Vicente deixou-nos em Novembro passado! Um sacana de um cancro na próstata, não detectado a tempo, pregou-lhe a partida definitiva e levou-o desta para melhor!

- Vicente, lá, onde estiveres, foi um grande gozo recordar-te, nesta minha singela homenagem!

Um abraço do,
Juvenal Candeias
Alf Mil da CCAÇ 3520

Fotos: © Juvenal Candeias (2009). Direitos reservados.
_____________
Notas de M.R.:

Vd. último poste da série em:

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Juvenal

Quero também prestar a minha homenagem ao nosso amigo Vicente, o Piu-Piu, que já nos deixou.

Pelo menos ainda conseguimos vê-lo no jantar anual de Coimbra (ele, que andava "desaparecido" há anos).
Voltámos a vê-lo no ano seguinte, no jantar que ele próprio organizou no Entroncamento, tendo aproveitado para relembrar histórias passadas.

Só mais tarde, já depois de eu ter saído da nossa Companhia é que me confirmaram os seus dotes comprovados de bom caçador (é que, histórias de caçadas anteriores à tropa, ele contava-me muitas...mas, já sabem como é... que me perdoem os caçadores) .
Confesso que, eu tinha algumas dúvidas quanto a esse aspecto. O que eu o via fazer era, com os braços a fazer de espingarda, apontar para qualquer pássaro que visse e...pum...aquele já está!...pum... aquele já foi!...pum... aquele já caíu!
Até nisso, tinha alguma piada.

Fazes uma bela descrição dele:
Era o homem que estava sempre pronto para um comentário irónico/sardónico, sempre pronto para pregar uma partida às "vítimas" que ele sabia escolher a dedo.
Na parte que me toca, por vezes dava uma ajuda na preparação de algumas.
Entre elas a do "terramoto":
Além da corda a puxar a cama do Romeiro, juntámos um monte de latas vazias, que, para dar um efeito mais real, começaram a cair, com todo o estardalhaço, no momento do puxar da corda e do grito de "Terramoto".
Foi, de facto, um momento bem hilariante, ver o Romeiro, em pelota, a sair disparado da cama e a correr pela parada fora.

Também destes pequenos momentos se fazia a guerra.
Eram eles que nos ajudavam a aguentar, a descomprimir, servindo de pára-raios para a descarga do stress em que vivemos naquelas paragens.

Um grande abraço

José Vermelho
Ex-Furriel Milº CCAÇ 3520 - Cacine