quarta-feira, 18 de março de 2009

Guiné 63/74 - P4047: Resumo das actividades do Pel Mort 912 (OUT63/OUT65) (Fotos) (Santos Oliveira)

1. Continuação da apresentação do Resumo das actividades do Pelotão de Morteiros 912, enviado pelo nosso camarada Santos Oliveira, ex-2.º Srgt Mil Armas Pesadas, Pel Mort 912, Como, Cufar e Tite, 1964/66, em 14 de Março de 2009.

Digitalização do Relatório e Fotografias

Relatório do Comandante do Pelotão de Morteiros 912 (1)

Relatório do Comandante do Pelotão de Morteiros 912 (2)

Relatório do Comandante do Pelotão de Morteiros 912 (3)

Cômo - Edifício do Comando

Como - Quartel - Vista para NE - Ao fundo a Camarata do Pel Mort

Cômo - Av. do Porto. Picada de troncos desde o local de acostagem do barco até ao Cavalo de Frisa (ao fundo)

Cômo - Abrigo primário, antibomba, construido para dar acesso ao Paiol Clandestino, do Pel de Mort

Cômo - Embalagens de Granadas de Morteiro disparadas a 16NOV64, encimada pelo Cartaz da frase FORAM SÓ 216 GRANADAS

Cômo - Cozinha e Messes Oficiais e Sargentos

Vista da saída para o poço fedorento (E)

Fotos e legendas: © Santos Oliveira (2009). Direitos reservados

__________

Nota de CV

Vd. poste de 17 de Março > Guiné 63/74 - P4044: Resumo das actividades do Pel Mort 912 (OUT63/OUT65) (Santos Oliveira)

3 comentários:

Julio Vilar pereira Pinto disse...

Sim senhor grande estância de férias pagas, com direito a Morteirada eainda copm pensão completa.
Amigo, não há dúvida que na Guiné era cada aquartelamento cinco estrelas.

Anónimo disse...

Cachil Como ou Komo, e como eu conheci aquela estância [turística]seu residente entre 23/01/64 e 27/11/64. Onde a ementa nos primeiros 55 dias foi todos os dias ração de combate carne de vaca á jardineira ou feijão branco com chouriço, para não falar da agua que nos primeiros dois dias foi racionada o,5 litro por dia, as noites mais longas que passei cerca de 90 a dormir; não a passar sem mosquiteiro os mosquitos de noite atacavam em força, repelentes não havia o único meio de protecção que tinha algum efeito era o pano da tenda de campanha,porque cobertores, roupa aquele ferrão longo e pontiagudo furava tudo até encontrar o pelo do militar.
AS fotos são-me familiares.
Acabo de ver na RTP1 o programa do Joaquim Furtado a Guerra.
O congresso do PAIGC realizado em Cassacá Ilha do Como 27 de Abril 1964.
Interrogo-me depois da operação tridente com tantos meios envolvidos segundo se consta ter sido a maior operação realizada na guerra do ultramar e com um final feliz para as nossas tropas.
Depois do falhado golpe a Cassacá no início de Abril, nunca mais o comandante chefe general Arnaldo Schultz e o seu ajudante de campo brigadeiro Fernando Louro terem ao que parece esquecido completamente toda aquela zona desde Cassacá, Cauane e Caiar.
Chegando ao ponto a partir de certa altura o comandante da companhia caçadores 557 sediada subsector do Cachil receber ordens do comando sector Catió Batalhão de Caç. 619, para parar com as explorações á mata do Cachil. Termino que isto dava era um poster muito extenso e não um comentário.
Um alfa bravo.
Colaço
PS.Uma questão estes inimigos [amosquitinhos]não terão também culpas no cartório com a sua contribuição na morte de ex-combatentes embora a longo prazo?

Santos Oliveira disse...

Amigo Colaço

No meio daquela Praça Forte, ainda temos forças (hoje) para sentir diferenças entre uma qualquer Penitenciária, o Dever (imposto pela Lei da época) e a Vida Livre.
Da vida livre, não há Comentários. Mas das apropriações indevidas de feitos, permanências, sofrimentos que, também a CCaç 557 sofreu, nisso estou solidário, por haver sido, exactamente, o que se passou com a minha mini-Unidade
(Sec.P.Mort.912).

Aos regressados do inferno, foi-lhes registado o nome, nos escritos, e participação como Tropa Combatente no conjunto do Efectivo da OP TRIDENTE. Os que, além do exercício da mesma missão, infelizmente, acabaram por permanecer no terreno,em condições infra-humanas (piores que a tal Penitenciária)afim de guarnecerem a Posição, nem a simples menção do nome da Unidade.

O seu a seu Dono.

Apropriações e injustiças, não!

Por isso, amigo, entendo bem que o que terás que "dizer" não é apenas um Comentário simples, mas um Post em que a CCaç557 possa ter o lugar que merece, tanto na Participação na Tridente, como na Guarnição da Posição, mas sobretudo na criação e Registo da sua própria História.

Para a frente, amigo. Também podes contar comigo.

abraços, do
Santos Oliveira