quinta-feira, 30 de junho de 2011

Guiné 63/74 - P8489: Parabéns a você (281): Agradecimento/reflexão de Santos Oliveira (2.º Sarg Mil Armas Pesadas Inf, Pel Mort 912, Como, Cufar e Tite, 1964/66)








Duas fotos do álbum fotográfico do Santos Oliveira de que publicámos 7 postes...


Fotos: © Santos Oliveira (2008). Todos os direitos reservados.


1. Comentário/agradecimento/reflexão deixado por Santos Oliveira (ex-2.º Sarg Mil Armas Pesadas Inf, Pel Mort 912, Como, Cufar e Tite, 1964/66) no seu poste de aniversário*:

Caros Amigos

Creio poder ser este o melhor tratamento para todos quantos desejaram que o meu Aniversário (variável conforme a hora, segundo iam informando) fosse muito feliz.

E Foi! E é! Qualquer de nós sabe que com a idade o Vinho do Porto melhora;
Com a idade, as uvas enrugam-se e tornam-se mais doces;
Com a idade ou somos comedidos e ou dizemos e fazemos disparates.

Acreditem que Vos acompanho (na sombra) e não deixo os Amigos desamparados. Vós sois os meus Amigos e, só por isso, quebro um princípio que me estabeleci: o de estar sozinho, no silêncio, a pensar, sentado debaixo do meu Poilão pessoal.

As coisas que se passaram, passaram, mas deixaram a marca do sumo da castanha de caju crua; é cicatriz que não mais se apaga da carne.

A amizade não se paga mas agradece-se. Eu Vos estou grato, muito grato.

Aproveito esta forma "deselegante" (já que de aniversário se tratava) para "botar faladura":

Desejo que todos e qualquer um, sem distinção de qualquer ordem, se dêem as mãos e saibam recordar a Disciplina de ser Corpo, Unidade, Equipa, seguindo as directivas que foram traçadas no início e, sem ambiguidades, se disponham a "alinhar" o que começou a "desalinhar" desde que a GUINÉ e a Guerra, em que estivemos empenhados, se secundarizou no Blogue.

Relatos da Guerra, vou-os ouvindo aqui e ali; mas não os vejo escritos e documentados. Quer isto dizer que ainda há muito a contar para que se faça História, a verdadeira, a contada na primeira pessoa. Se a descredibilização continua, nada mais, de grande valia, irá aparecer. Quem tem motivos e factos pessoais vividos na Guerra, se auto exclui, acanha e sente humilhação no que são factos reais.

Acontece, algumas vezes, visitar, anonimamente, a Tabanca e fico muito penalizado. Dói-me que um Projecto desta índole se tenha degradado, ou foram as gentes quem degenerou?

Perdoem-me a Reflexão.

Quem tem que decidir, não hesite.
Quem está com o Projecto, se afirme.
Quem está para fazer número, se vá em Paz.
Algumas vezes, Amigos, o silêncio é de ouro; outras vezes, é atroador.

Mais uma vez vos agradeço o que livremente escreveram e, acredito piamente, que o sentiram.

Gostaria Homenagear o, ausente, Mário Fitas, pelas razões que conhecem; eu passei por isto duas vezes e desejo que o Mário se recupere depressa. Perdoai este aparte sentimental.

A todos, o meu abraço mais apertado,
Santos Oliveira
____________

Notas do Editor:

(*) Vd. poste de 29 de Junho de 2011 > Guiné 63/74 – P8484: Parabéns a você (279): Santos Oliveira, nasceu a 29 de Junho de 1942 (Os Editores)

Vd. último poste da série de 30 de Junho de 2011 > Guiné 63/74 – P8486: Parabéns a você (280): Manuel Maia, o nosso bardo

6 comentários:

Julio Vilar pereira Pinto disse...

Li o teu Post e fiquei admirado não ver nenhuma reação por parte dos responsáveis do blogue.

Mum disse...

Senhores Luis Graça e Camaradas da Guiné.

Parece ter havido erro de transcrição entre o que o Santos Oliveira escreveu "Algumas vezes, Amigos, o silêncio é de ouro; outras vezes, é atroador."
O que está transcrito no Post: "Algumas vezes, Amigos, o silêncio é de ouro; outras vezes, é atordoador."

Assim, o sentido do texto não é o mesmo.

Silêncio atroador é uma coisa e Silêncio atordoador, é outra.

Luís Graça disse...

"Algumas vezes, Amigos, o silêncio é de ouro; outras vezes, é atroador."

Foi de facto isso que o Santos Oliveira escreveu )e queria dizer)... Já corrigimos, obrigado ao nosso leitor ou leitora pelo reparo... As nossas desculpas ao nosso camarada. LG

Anónimo disse...

Meus Amigos e Camaradas

Acabo de chegar do Hospital de Santa Cruz, onder fui para falar com o Dr. Maymone Martins, depois de lá estar vim a saber por um camarada que lá foi, que o Mário Fitas se encontrava lá enternado.
Cheguei á pouco, está optimo e animado, tudo tem estado a correr bem,
Está com melhor cara, mais novo,
as enfermeirtas que tenham cuidado com ele, que é só Fitas.

Um abraço dele para todos

António Paiva

Luís Graça disse...

O António Graça de Abreu telefonou-me, estava eu no Largo de São Carlos pronto para a ouvir a minha musiquinha, do festival de música Ao Largo... E de repente ouvi, do outro lado, do lado de Cascais, notícias senão más de todo, pelo menos não muito animadoras, acerca do nosso camarigo Mário Fitas... Que fora fazer um cateterismo (cardíaco), e que os resultados o obrigaram a ficar nos cuidados intensivos... Leio, por sua vez, o comentário do Paiva, dando a entender que, no caso do Mário Fitas, parece estar tudo sob controlo... Vou telefonar amanhã, que agora já é muito tarde.

manuelmaia disse...

Caro Santos Oliveira,

Estive tres semanas desfasado desta realidade actual da maquina infernal.
Nesse sentido,deixei passar o teu aniversario,pelo que me penitencio do lapso involuntario prometendo para os anos futuros uma pontualidade irrepreensivel.
Aqui vai um grande abraço de amizade cimentado na certeza de que ate aos cem, a coisa corre sempre bem...
Aproveito para daqui( sabendo que de ti tenho o necessario aval) enviar ao Mario Fitas o tal abraço do tamanho do nosso Cumbidjan.

abraço
manuelmaia
manuelmaia