1. O nosso Camarada Mário Gualter Rodrigues Pinto, ex-Fur Mil At Art da CART 2519 - "Os Morcegos de Mampatá" (Buba, Aldeia Formosa e Mampatá - 1969/71), enviou-nos a seguinte mensagem:
Camaradas,
Gostaria de vos dirigir um apelo para que adiram a uma conta no Facebook, que pretende ser um sítio de utilidade máxima para todos os Combatentes da Guerra do Ultramar e cujo endereço é: VOZ DOS COMBATENTES.
Nesta nova página virtual propõe-se a união de todos os Combatentes da Guerra do Ultramar, sem excepção de qualquer tipo, para dar voz a todos que ali se queiram pronunciar objectivamente sobre esta matéria, nomeadamente contra o ostracismo e o desprezo em que nos encontramos votados, salvo casos muito pontuais sem grandes efeitos práticos desde o 25 de Abril de 1974, por parte do poder político nacional, e a realizar uma Assembleia Nacional de Combatentes, para, entre outras decisões de interesse para a nossa classe, definirmos e formalizarmos um adequado e justo caderno reivindicativo, com a maior unanimidade possível.
Uma vez finalizado e aprovado, o caderno reivindicativo será entregue, por uma comissão a designar para o efeito, ao 1º Ministro do governo vigente.
Os membros autores desta página têm diversas tarefas pela frente (quase todas elas parte do referido caderno), nas quais pretendem empenhar o seu melhor e máximo de esforço para tomadas de resoluções firmes, claras e objectivas, em prol da nossa dignidade, direitos e bem-estar, em tempo útil, ou seja enquanto estamos vivos.
Entre as ditas tarefas, destaco as mais relevantes:
1 - A retirada das ruas e acolhimento em instalações condignas de todos os Combatentes afectados pelo distúrbio de Stress Pós Traumático da Guerra e que sobrevivem miseravelmente nas ruas e becos das grandes cidades do nosso país.
2 - A reivindicação de alimentação, alojamento, vestuário, higiene pessoal e despesas fúnebres, completamente grátis para todos os Combatentes "sem abrigo".
3 - A reivindicação de apoio médico urgente para todos os Camaradas traumatizados física e psicologicamente.
4 - A reivindicação de assistência médica, do foro psicológico, para os familiares que mais directamente convivem com os nossos Camaradas doentes e que, por sua vez, se sentem também atingidos nas suas saúdes.
5 – A reivindicação de revisão do valor das reformas e subsídios que garantem a subsistência e sobrevivência dos Combatentes deficientes.
6 – A reivindicação de um subsídio no valor de 60,00 Euros/mensais, a todos os Combatentes reformados em substituição do subsídio anual de "Complemento de
reforma".
7 - A reivindicação de desconto de 50% nas taxas moderadoras para o acesso aos Hospitais, Centros de Saúde e Unidades de Saúde Familiares.
8 - A reivindicação de desconto de 50% no preço dos medicamentos necessários para o combate às doenças que afectam os Combatentes, em consequência da guerra.
9 – A reivindicação da revisão das Tabelas de Invalidez, em função do aumento da idade de todos os Combatentes com deficiências físicas e psicológicas da guerra.
10 – A exigência junto do Governo para que, em colaboração com os Governos de Angola, Moçambique e Guiné, se recolham e tragam para Portugal todos os restos mortais dos Combatentes portugueses falecidos naqueles 3 teatros de operações, aproveitando a louvável e generosa disponibilidade da TAP para fazer o seu transporte aéreo.
Precisamos da força e apoio de todos… só com a nossa união conseguiremos reunir poder reivindicativo credível e convincente junto da opinião pública e política… adiram hoje a este novo projecto que pode ter pernas para “andar” assim nós o queiramos… adiram… mas adiram já… amanhã será tarde demais… pois, a cada ano que passa, estamos rápida, irreversível e irremediavelmente a desaparecer.
Para chegar à página escrevam no gooogle > Facebook > Entrem no Facebook > em Pesquisa escrevam: VOZ DOS COMBATENTES.
Com um grande abraço para todos vós,
Mário Pinto
Fur Mil At Art da CART 2519
___________
Nota de M.R.:
Vd. último poste desta série em:
21 de Julho de 2011 > Guiné 63/74 - P8583: Facebook...ando (11): Partidas e chegadas... (Durval Faria, ex-Fur Mil, CCAÇ 274, Fulacunda, 1962/64)
4 comentários:
Caro camarigo Mário Pinto
Sempre na 'crista da onda' nesta cruzada em prol daqueles que por motivos vários andam por baixo na vida.
E sabes do que falas!
É bom ter-te como amigo.
Abraço
Hélder S.
Quanto mais somos melhor, eu desde primeiro hora que aderi.
Amicar Ventura
Das duas uma ou está tudo de férias, ou os nossos Camaradas estão-se borrifando para esta CAUSA. E depois não venham falar que estão mal, que ninguém nos liga.
Amilcar Ventura
O Mário está a par do que eu tenho tentado fazer.Não estou de férias (e que estivesse, há sempre o netbook).
Posso adiantar que temos conseguido uma adesão maior-apesar do período estival- maior do que eu pensava.
O Mário, repito, está a par de tudo o que temos tentado e tentaremos fazer.
Ab
Luis Nabais
Enviar um comentário