quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Guiné 63/74 - P8637: Efemérides (74): O malfadado mês de Agosto de 1964 (António Bastos)

1. Mensagem do nosso camarada António Bastos, ex-1.º Cabo do Pel Caç Ind 953, Teixeira Pinto e Farim, 1964/66, com data de 1 de Agosto de 2011:

Camaradas da Tabanca Grande,
Um grande abraço para todos, sou o António Paulo S. Bastos, ex-1.º Cabo do Pel Caç 953.

Na minha comissão de serviço na Guiné nos anos de 1964 e 1965, o mês de Agosto não me traz boas recordações como vou contar-lhes. Tenho tudo publicado no meu diário na página do Carlos Silva.

No dia 8 de Agosto 1964, saímos às 6.00 horas, de barco, para patrulhar a tabanca de Coboiana e falar com o seu régulo que na altura era o João.
Já nós íamos no meio do Rio Cacheu, quando fomos apanhados por um tornado que por sorte nos empurrou para a margem. Foi a primeira escapadela à morte.

Depois de esperar cerca de duas horas pois o barco ficara em seco, lá seguimos viagem. Mas a coisa não ficou por aqui!.. O Furriel, autoritário que era, tirou os comandos do motor e leme do barco das mãos do militar da Engenharia, que era o responsável, e levou-o ele, até entrarmos no rio Coboy. Asneira do Furriel, já era a segunda, pois a primeira foi quando o avisaram que vinha aí um tornado, e ele deu como resposta: - "Sois uns maricas".
Como em vez de entrar no rio de Coboiana entrou num antes que era o Rio Coboy, que ia ter à Tabanca de Ponta da Costa, nós avisamos que íamos enganados, mas ele não aceitou. Só quando viu o erro deu novamente o comando do barco ao militar da Engenharia.

Terceira asneira: Mandou-o acelerar o barco contra a margem para subir a lama e ficar em seco, como faziam os Fuzileiros. No entanto, logo que o hélice ficou em seco, o barco não conseguiu subir a margem e deslizou novamente para a água. Foi tudo para o malagueiro. Dos 15 homens que iam a bordo quem sabia nadar era eu e, salvo erro, mais dois camaradas. Foi tudo ao fundo...

Consegui agarrar o barco evitando que ele fosse levado pela corrente, mas os remos, o depósito de gasolina e outras coisas foram-se por água abaixo. Comecei a mergulhar com outro camarada e tiramos algumas armas que ficaram dentro do barco.

Entretanto, como nós não aparecíamos, o Tenente mandou um rádio para o Batalhão a informar que estávamos desaparecidos. Entretanto já andava o "Pecixe", no rio à nossa procura, tendo encontrado o depósito do barco e os remos. Já eram 20.00 horas quando o Tenente nos descobriu.

No dia 16 de Agosto de 1964 morreu, dentro da caserna, o nosso colega Jesuino Bilro Simões, soldado N.º 342/64. Está sepultado em Bissau na campa N.º 1132 .

Soldado Jesuino Bilro Simões, morto de forma particularmente trágica dentro da caserna no dia 16 de Agosto de 1964.

____________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 1 de Novembro de 2010 Guiné 63/74 - P7205: Efemérides (54): O fatídico dia 1 de Novembro de 1965 (António Bastos)

Vd. último poste da série de 27 de Julho de 2011 > Guiné 63/74 - P8610: Efemérides (52): 27 de Julho de 1970: Amélia teve um menino (José Marcelino Martins)

1 comentário:

Hélder Valério disse...

Caro camarigo António Bastos

Penso que cada um de nós terá os seus dias ou meses 'malfadados'.
Tu recordas aqui o teu 'malfadado mês de Agosto', teu e dos teus companheiros certamente, sendo que esses episódios que aqui e agora recordas e relatas são de facto ilustrativos de 'uma certa maneira de estar' nesses locais.

Abraço
Hélder S.