terça-feira, 17 de julho de 2007

Guiné 63/74 - P1959: Em busca de... (2): António da Silva Batista, de Crestins, Moreira, Maia, o morto-vivo do Quirafo (Álvaro Basto / Paulo Santiago)



Maia > Moreira > Cemitério local > Foto do Jornal de Notícias, edição de 18 de Setembro de 1974, mostrando o soldado António da Silva Batista, a visitar a sua própria campa. A notícia do jornal era: "Morto-vivo depôs flores na sua campa". Na lápide pode ler-se: "À memória de António da Silva Batista. Faleceu em combate na província da Guiné em 17-4-1972".

A foto, de má qualidade, foi feita há dias pelo nosso camarada Álvaro Basto, com o seu telemóvel, na Biblioteca Pública Municipal do Porto, e remetida ao Paulo Santiago.

O Álvaro Basto, ex-fur mil enf da CART 3492 (Xitole, 1971/734), mora  em Leça do Balio, Matosinhos.

Foto: © Álvaro Basto (2007). Todos os Direitos reservados.


1. Mensagem do Paulo Santiago enviada ao editor do blogue:

Luís: Vê esta mensagem, principalmente a foto do Batista.Vou fazer todos os esforços para o descobrir em Crestins-Maia. Irei talvez, pedir ajuda ao Casimiro Carvalho e ao Eduardo Magalhães Ribeiro

Abraço
Paulo


2. Mensagem do Paulo Santiago enviada ao Casimiro Carvalho, que mora na Maia:

Camarada Casimiro Carvalho:

Venho pedir-te ajuda. Deves já ter lido no blogue o post 1947 (1), falando na conversa do Pepito com o ex-comandante da guerrilha, hoje Coronel, Paulo Malu, que dirigiu a emboscada no Quirafo.

O Malu diz querer falar comigo, quando da minha próxima visita à Guiné, e estou também muito interessado em falar com ele. Mas,antes, há uma pessoa com quem quero falar, o prisioneiro, dado como morto em 17/04/72 e libertado em Setembro de 1974.

Trata-se de António da Silva Batista, natural de Crestins-Maia. Ontem, o Álvaro Bastos enviou-me uma foto, retirada do JN, de 18/09/74, onde aparece o Batista a depositar uma coroa de flores na campa com o seu nome no cemitério de Crestins. Parece que o Batista trabalhava no aeroporto, hoje chamado Sá Carneiro, antes de ir para a Guiné.
Como vives aí na Maia, agradecia-te muito se me pudesses ajudar nesta missão.

Aguardo que possas dizer algo sobre este assunto.

Um abraço amigo do Paulo Santiago

PS - Espero que tenhas recebido o CD em boas condições.
____________

Notas de L.G.:

(1) Vd. post de 12 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1947: O Coronel Paulo Malu, ex-comandante do PAIGC, fala-nos da terrível emboscada do Quirafo (Pepito / Paulo Santiago)

(2) O António da Silva Baptista pertencia à CART 3490 (Saltinho, 1972/74)... Foi dado como morto na sequência da emboscada montada pelo PAIGC na picada do Quirafo, em 17 de Abril de 1972.

Vd. post de 20 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1681: Efemérides (4): Lista dos mortos no Quirafo (José Martins)


(...) "Lista dos camaradas que tombaram na emboscada de Quirafo, em 17 de Abril de 1972, de acordo com a pesquisa feita pelo José Marcelino Martins, membro da nossa tertúlia. Todos eles pertenciam ao Exército, e eram oriundos do Regimento de Infantaria 2 (RI 2), com sede em Abrantes. Julgo que pertenciam todos à CCAÇ 3490 (Saltinho, 1972/74).

"Entre parênteses, indica-se o nome da terra de naturalidade (Infelizmente, falta a indicação do respectivo concelho). Repare-se que faltam os nomes de dois camaradas, já que o número de mortos terá sido de 11, entre o pessoal do exército, mais cinco milícias e um número indeterminado de civis.


"Nome / Posto / Local de nascimento

ANTÓNIO DA SILVA BATISTA / Soldado / Moreira [,Maia]ANTÓNIO DE MOURA MOREIRA / Soldado / São Cosme
ANTÓNIO FERREIRA / 1º Cabo / Cedofeita
ANTÓNIO MARQUES PEREIRA / Soldado / Fátima
ARMANDINO DA SILVA RIBEIRO / Alferes Mil / Magueija
BERNARDINO RAMOS DE OLIVEIRA / Soldado / Afonsim-Pedregoso
FRANCISCO OLIVEIRA DOS SANTOS / Furriel Mil / Marinha-Ovar
SÉRGIO DA COSTA PINTO REBELO / 1º Cabo / Samil-Vila Chã de S. Roque
ZÓZIMO DE AZEVEDO / Soldado / Alpendura [,provavelmente Alpendurada, Marco de Canaveses]" (...)

1 comentário:

Luís Graça disse...

Amigos & camaradas: Ainda estará vivo, hoje, o morto-vivo do Quirafo ?

É importante, para todos nós, ajudarmos o Álvaro Basto, o Paulo Santiago e o Casimiro Carvalho a localizar o nosso camarada António da Silva Batista, o morto-vivo da emboscada do Quirafo (em 17/4/72) e que voltou à sua terra, Moreira-Maia, tendo em Setembro de 1974 depositado um ramo de flores na sua própia campa, no cemitério de Crestins, Maia!...

Uma estória, macabra, de fazer arrepiar os cabelos!... Como é que os burocratas do exército o deram como morto em 17/4/72, sem a mínima preocupação em localizar e identificar o cadáver ?... E como é que mandam para Crestins um caixão vazio ?

Na realidade, valíamos todos muito pouco, aos olhos da hierarquia político-militar que nos mandou para a guerra... E como é que a poderosa PIDE/DGS não descobriu o seu paradeiro na Guiné-Conacri ?

O Batista pertencia à CART 3490, do Saltinho (1972/74), a mesma a que pertenceu o nosso camarada, membro da nossa tertúlia, Joaquim Guimarães, hoje a viver nos EUA. O Batista, tal como todos nós, valia muito pouco... Na realidade, ele não valia nada, nós não valíamos nada...

Um Alfa Bravo. Luís