quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Guiné 61/74 - P21343: In Memoriam (370): José Ceitil (1947-2020), natural de Vila Franca de Xira, autor de "Dona Berta de Bissau" (Âncora Editora, 2013, 200 pp.), membro da nossa Tabanca Grande, nº 816, a título póstumo (Hélder Sousa / Luís Graça)


Guiné-Bissau > Bissau > Pensão Central > 2010 > Da esquerda para  a direita:  Marta Ceitil, Dona Berta (1930-2012) e José Ceitil (1947-2020)


s/l, s/d > Marta (filha) e José Ceitil (pai)


1. José Ceitil - Homenagem

por Hélder Sousa


O José Ceitil deixou-nos! Notícia dilacerante…. Escreveu um amigo comum, o Joaquim Pedrosa, meu colega de curso na EICVFXira, mais tarde jogador de futebol no Sporting e Académica, dirigente da UDV (União Desportiva Vilafranquense) e também sócio do Ceitil num espaço de Bar chamado “Varinaice”.

Quando uma pessoa morre há tendência para nos elogios fúnebres aparecerem inúmeras virtudes. No caso do Ceitil isso não seria forçado pois as suas múltiplas qualidades e áreas por onde se moveu contribuíram para uma “história de vida” bem multifacetada e recheada de notas interessantes.

De tal modo que será difícil nesta pequena recordação/homenagem fazer referência a todas elas.

De uma entrevista concedida ao jornal “O Mirante” em 2011, e do portal livreiro Wook,  retiro algumas notas biográficas: 

(i) o Ceitil nasceu e cresceu em Vila Franca de Xira em Março de 1947 e eu em Outubro de 1948; é, portanto, cerca de ano e meio mais velho que eu;

(ii)  neto de varinos, também brincava à borda d’água desse rio Tejo como muitos outros; 

(iii) 
na sua terra, fez a escola primária; frequentará, mais tarde, o Liceu Passos Manuel e terminará o secundário na Escola Industrial e Comercial da sua terra natal;

(iv) na EICVFXira tirou o curso de formação de serralheiro, começando depois a trabalhar, aos 16 anos, como desenhador na Câmara Municipal:

(v) foi futebolista do Vila-franquense desde as "Escolas" até aos "Veteranos";

(vi) na Secção Cultural do clube, à época, um espaço de liberdade, estudo e debate de ideias, iniciou-se na militância cívica, aos 15 anos, como colaborador e participante nas atividades que aí tinham lugar:

(vii) fez, como voluntário,  4 anos de tropa na Força Aérea;

(viii) depois da tropa, viajou até  Londres para desenvolver o inglês; aí trabalhou onde era possível (na época os portugueses, italianos e gregos estavam “destinados” a fazer trabalhos domésticos) e assim foi empregado de mesa num restaurante dum hotel, porteiro de discoteca, chefe de uma brigada de limpeza num colégio;

(ix)  entretanto, cerca de nove meses depois, recebeu carta da TAP onde se tinha inscrito após o serviço militar, passou os testes, entrou na Empresa onde esteve por mais 36 anos.

(x) desse tempo ele recordava, em vida,  as situações mais difíceis, como comissário de bordo, da ponte aérea nos tempos da descolonização, em que algumas vezes em Angola esteve perto da morte; considerou que nessa época a capacidade de resposta de Portugal para transportar pessoas para a “metrópole” foi exemplar e que se pode dizer que se trata de um dos grandes feitos da capacidade lusa de resolver problemas.

(xi) em 1974 foi fundador do Cineclube Vila-franquense;

(xii) foi fundador, dirigente e colaborador da APTCA (Associação Portuguesa de Tripulantes de Cabine), onde se iniciou na escrita para as revistas Voo e Aérius;

(xiii) publicou o seu primeiro livro em 2007, a novela "Vidas Simples Pensamentos Elevados", e em 2008 o ensaio "Sejam Felizes".

Ao longo dos anos as nossas vidas foram sendo vividas com pontos de contacto de que mais se destacam as colaborações no Clube da nossa terra, fosse no campo desportivo (ele mais no futebol onde tinha méritos e eu mais ligado ao hóquei em patins) fosse na estreita colaboração na Secção Cultural da UDV, sendo que ele também fez parte Direcção do Cine-Clube Vilafranquense.

Anos mais tarde, agora já no século XXI, houve um apelo ao ressurgimento e assim alguns amigos então retomaram em mãos as rédeas da UDV para tentar recuperar, resgatar e reerguer a colectividade.

É desse tempo que foi criada uma comissão para produzir um “Manifesto da Memória da Secção Cultural da UDV”.

Numa das nossas sessões de trabalho notei que ele estava pensativo, até apreensivo, e após algumas “inquirições” fiquei a saber que isso se devia ao facto da sua filha mais nova, a Marta, ter decidido incorporar um programa de formação e voluntariado na “nossa” Guiné. 

Claro que na ocasião todos os conceitos e preconceitos sobre a Guiné, problemas reais e também alguns empolados, lhe causavam angústia, mas não queria interferir nas decisões que a filha tinha tomado. Tivemos então algumas conversas, procurei relativizar as coisas, deixei algumas indicações sobre como chegar à ONGD AD, do nosso amigo Pepito (1949-2014),  em caso de necessidade.

As coisas foram correndo, geralmente bem, de modo que depois da missão inicial a Marta repetiu e também depois continuou com outras tarefas, que lhe influenciaram de tal modo que ainda hoje se refere à Guiné como a “segunda Pátria”.

O Zé, “intrigado” com tal estado de espírito resolveu ir ver “in loco” e então rumou a Bissau. Deve também ter bebido “água do Geba” pois tendo ficado na “Pensão Central” acabou por escrever um livro dedicado à “Dona Berta de Bissau” (2013).



Capa do livro "Dona Berta de Bissau",
Lisboa, Ãncora Editora, 2013, 200 pp.


Capa do livro do livro "Clube de Futebol Os Belenenses: 
100 Anos de História", Âncora Editora, 2019 , 454 pp.


Capa do livro "Sejam Felizes!"... 
Edição: Tecto de Nuvens, 2008, 152 pp.


Capas de alguns dos livros do José Ceitil, 
disponíveis no portal livreiro Wook (, com a devida vénia...)


Não se poderá dizer que se trata de um escritor de grande produção mas escreveu vários livros, para além desse da Dona Berta, nomeadamente: (i) uma história de “Os Belenenses” de que era simpatizante e associado; (ii)  um livro a que deu o título de “Vidas Simples Pensamentos Elevados”, como que uma orientação para uma conduta séria e responsável, título esse que foi como que uma homenagem a um outro amigo comum entretanto falecido, o Carlos Macieira, que costumava dizer essa frase mas antecedida por “Luta Dura”: (iii. também escreveu um outro livrinho, simples mas muito profundo, como que um legado antecipado às suas filhas, intitulado “Sejam Felizes” e que foi utilizado no passado domingo aquando das cerimónias fúnebres.

Para terminar, que já vai longo, atrevo-me a repetir aqui as palavras que a Marta entendeu por bem colocar no seu “Face” e que se trata duma pequena mas significativa memória do Zé Ceitil.  Escreveu ela:

“Minha filha, a procura do sentido da vida não é para todos. A maioria ou não sabe o que isso é, ou vive tão mal que nem tem tempo para pensar, ou então limita-se a sobreviver sem questionar nada. Agora, como estás a descobrir, a vida nem sempre parece fazer muito sentido! A questão do poder e o seu exercício por oligarcas defensores de interesses particulares sobrepõe-se à organização da sociedade de forma a satisfazer as necessidades essenciais dos povos. Sei que acreditas demasiado nas pessoas e no bem… e isso preocupa-me porque sei que vais sofrer… mas mil vezes assim do que seres céptica. Sem abandonares os valores em que acreditas, os sonhos e as utopias, tens que aprender a viver com estas realidades”

Trata-se da resposta do Zé Ceitil à então consternação e profunda tristeza pela qual a Marta estava a passar pela sua “terra do coração” quando se estava perante a tentativa de golpe de estado (mais um) na Guiné-Bissau em 2010.

Fico por aqui nesta minha homenagem/recordação a este meu amigo.

Hélder Sousa

  

2. O José Ceitil tinha já, à data da sua morte, uma meia dúzia de referências no nosso blogue, nomeadamente como pai da Marta Ceitil,  amigo do Hélder Sousa e autor do livro "Dona Berta de Bissau".

 Não conheci pessoalmente o Zé Ceitil. Mas,  pelo que já antes havíamos publicado no nosso blogue, é um típico representante da nossa geração: um bom homem, uma pessoa que se fez a si mesma, um cidadão proativo, um amigo do seu amigo, e que, além disso, por amor da filha Marta,  se tornou também um amigo da Guiné e do povo guineense.

Agradeço ao Hélder Sousa a bela e justa evocação que faz do seu grande amigo, conterrâneio e colega de infância. De resto, ele lembra-nos que "o Zé Ceitil foi colega do Zé Brás como comissário de bordo da TAP e acho que também ainda foi contemporâneo do João Sacôto".

Apresento à Marta e demais família Ceitil os nossos votos de pesar pela perda do pai e parente. E por tudo o que aquilo que já aqui foi dito, tomo a liberdade de propor a integração deste nosso amigo, o José Ceitil,  na Tabanca Grande, a título póstumo. O seu lugar é o nº 815. O  seu exemplo de vida inspira-nos e honra-nos.

Foto da preparação da candidatura à Direcção da UDV para 2009-2011

 

Foto da Mesa na apresentação pública do “Manifesto da Memória da Secção Cultural da União Desportiva Vilafranquense” em 2011

Fotos (e legendas): © Hélder Sousa (2020). Todos os direitos reservados. [Edição e legedagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
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Nota do editor:

Guiné 61/74 - P21342: Parabéns a você (1866): Rui Baptista, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 3489 (Guiné, 1971/74) e Tony Grilo, ex-Soldado Apont Obus 8.8 do BAC 1 (Guiné, 1966/68)


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Nota do editor

Último poste da série de 9 de Setembro de 2020 > Guiné 61/74 - P21338: Parabéns a você (1865): Filomena Sampaio, Amiga Grã-Tabanqueira de Guimarães e Raul Manuel Azevedo, ex-Cap Mil, CMDT da 2.ª C/BART 6522 (Guiné, 1972/74)

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Guiné 61/74 – P21341: Memórias de Gabú (José Saúde) (96): A fé na guerra (José Saúde)


1. O nosso Camarada José Saúde, ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523 (Nova Lamego, Gabu) - 1973/74, enviou-nos a seguinte mensagem.

Memórias de Gabu

Camaradas,
Deixo-vos mais um pequeno texto do meu último livro, nono, editado pela Editora Colibri – “Um Ranger na Guerra Colonial Guiné-Bissau 1973/74”
Deus, virtualmente presente

A fé na guerra


Tempo de leitura
A inabalável fé que cada um de nós - cidadãos comuns de um cosmos desigual - suporta ao longo da vida, afigura-se como uma junção espiritual que nos transporta a um mundo virtual onde as barreiras do imaculado não ousam ferir princípios que catapultam o ser humano para uma bênção divina. O conceito de fé não deve de forma alguma ser suscetível de hediondas conceções que tornam o homem uma criatura mártir de preconceitos falsamente concebidos.
A guerra, melhor, viver no terreno as agruras que o conflito teimava em não dar tréguas a um soldado sem medo, tinha também uma outra vertente que conduzia o combatente a venerar algo oculto que permitisse sentir um melhor estado emocional. Afinal, ninguém foge às escarpas que a vida nos contempla. O destino dita o confronto com realidades que jamais ousámos desenhar. 
Assim, partindo do princípio que a fé, embora na conceção dos laicos a convicção seja irreal, remete-nos ao sentimento nobre de um persuadido que olvidou por completo o parecer do mundo pagão e assumiu convictamente penetrar num universo onde a fé sempre pernoitou.
Penso que cada um de nós perfilha uma ideologia religiosa, ou não, que nos transporta para infindáveis presenças espirituais que em momentos de extremas aflições nos conduz a evocar a palavra Deus. O ateu, que se afirma completamente adverso ao catolicismo, ou a uma outra religião, tem, a espaços, particulares momentos na vida que inadvertidamente o leva a momentos de reflexão, sendo comum vociferar o nome de Deus. Esta a minha conceção. Respeito, todavia, outras opiniões. Porém, existe em cada ser humano uma certeza: em ápices dolorosos lá vem a mítica frase “Deus me valha”.
A minha experiência no conflito da guerrilha na Guiné, teve como singularidade testar o meu mundo espiritual. Sabia que em casa dos meus pais, Aldeia Nova de São Bento, uma urbe situada num Alentejo sempre desperto, e astuto, a minha saudosa mãe convivia no dia a dia com uma promessa feita a partir do momento em que embarquei para a Guiné que a acomodava em manter as suas “santinhas” velinhas interruptamente acesas, deixando a sua jura antever que a fé superava um sofrimento superior com o qual o seu querido filho se deparava numa guerra que não dava folgas.
Com a distância do tempo a prevalecer, afirmo que essa candeia incandescente que a fé justamente ditou, elevou a minha autoestima, assumindo em momentos considerados chaves, de delicado apuro, atitudes que me catapultaram para latentes sinais de esperança.
Aliás, esta iniciativa da minha querida mãe expandia-se certamente por uma imensa diversidade de lares situados algures no mais discreto lar deste cantinho à beira-mar plantado. A família, no seu todo, convivia com a barbaridade que a guerra no Ultramar impunha ao mais modesto cidadão português. A fé incutia na família um estado de espírito que gerava díspares situações que conduziam as mães, em particular, a orar a Deus e depararem-se com pagamentos de promessas.
Naquela tarde o silêncio protelava-se com o avançar dos ponteiros do relógio. O calor apertava, era normal. Não havia ordens de saída, nem tão-pouco conhecimento de eventuais investidas ao mato. Prevalecia a serenidade. O pessoal dispersava-se no interior do arame farpado e passava o tempo a emborcar cervejas para contemplar os seus bebíveis desejos. Outros divertiam-se a jogar às cartas e havia também quem aproveitasse a ocasião para colocar a escrita em dia, enviando notícias para a metrópole, boas como era da praxe. Nada de insinuar potenciais desgraças entretanto conhecidas.
A policia do Estado – antiga PIDE – era uma organização que se mantinha sempre atenta. Uma pequena frase a denunciar o flagelo era fatídica. Nada de riscos. O cuidado atempado recomendava-se. Pintava-se a prosa em tons líricos. O sítio onde nos depositaram era esplêndido e tiros, ou desgraças, estavam completamente alheios ao nosso bem estar. Mortos? Estropiados? Nem pensar, estávamos no paraíso. A mãe, o pai, os familiares e os amigos rejubilavam com as boas notícias recebidas do combatente. 
As leituras de livros em tempos de pausa, favoreciam os nossos laboriosos espíritos. Com uma pequena foto da namorada sobre a mesa de cabeceira, estiraçado numa cama onde os ferros apresentavam resquícios de uma ferrugem atroz que se sobrepunha a uma ténue cor de café com leite, e uma ventoinha que me deliciava o corpo, lia atentamente um livro intitulado “UM DEUS NA PALMA DA MÃO”. Um Deus, algures em alguma parte de um universo imaginado, que copiosamente teimava proteger a minha aureola humana e adornava os meus intuitos de uma luta constante pela sobrevivência.
A briga, não titânica, travava-se, agora, entre as quatro paredes do meu afrodisíaco quarto. Esquecia-me, por momentos, do horrível som emitido pelas armas, dos rebentamentos das minas nas picadas, dos famigerados ataques noturnos aos quartéis, da imprevisibilidade do trilho no mato, ou da ansiedade extrema que a guerra impunha.
Ao lado, um camarada entretinha-se numa leitura sobre os heróis da banda desenhada. O ator principal era, no final, o vencedor. A personagem, obviamente mítica, ultrapassava barreiras inimagináveis. Vencia obstáculos. Nada temia. Era virtualmente o autêntico vencedor do chamado conto de fadas. Nós, recatados ao infinito do conflito, mergulhávamos num universo onde a prudência ditava ordens.
Neste eloquente vaguear pelo mundo do ilusório, nós, jovens forçados a integrar esquadrões enviados para os campos de batalha, concluíamos: a guerra é um cosmos devastado por múltiplos interesses e assumidos por gentes que jamais conheceram os contornos de uma peleja onde a dignidade humana acaba por resvalar para conflitos incontornáveis!
Revia-me, como uma pequena peça que integrava a plenitude de um xadrez onde um simples peão se limitava a evocar a palavra de Deus. Avocava, fielmente, uma fé literalmente inacabada. Lembrava-me das orações da minha saudosa mãe; as suas idas constantes à igreja; às missas domingueiras; as suas devoções e da sua entrega ao Pai Todo Poderoso.
Crenças que se estendiam aos ilustres soldados enviados para o Ultramar a fim de combaterem um inimigo com rosto e de ideais seguros. Homens joviais que deixavam no seu torrão sagrado um vínculo real para o seu chamamento a terras de além-mar. “Carne para canhão”, falava-se nas velhinhas ruas de uma recôndita urbe portuguesa, ou em redor de um balcão de uma velha taberna. “Deus o proteja”, asseverava uma venturosa senhora que conhecia a preceito o rapaz, agora feito militar, numa das lojas da aldeia.
Restava a inequívoca verdade que a fé na guerra do ex-ultramar prevaleceu entre os homens que combateram no terreno com o IN. Por outro lado, ficará a inquestionável dúvida: será que a Pátria agradeceu a nossa entrega? Será que os nossos companheiros que fazem parte do rol dos falecidos, desaparecidos, estropiados bem como todos aqueles que ainda hoje se deparam com exequíveis sequelas de uma guerra que teimam em persegui-nos, são reconhecidos? O que resta de uma guerra atroz que implicou no rumo das nossas vidas? Responda quem de direito.
Nós, piamente esperamos, como sempre. Que Deus os oiça e que ilumine as suas mentes.
Um abraço, camaradas,
José Saúde
Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523
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Nota de M.R.:

Guiné 61/74 - P21340: Historiografia da presença portuguesa em África (230): "Madeira, Cabo Verde e Guiné", de João Augusto Martins; edição da Livraria de António Maria Pereira, 1891 (2) (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 10 de Janeiro de 2020:

Queridos amigos,
Há que reconhecer que João Augusto Martins não andou só na Guiné para delimitar fronteiras, observou infraestruturas, modos de vida, higiene e saneamento, imaginou-se antropólogo, denunciou preconceitos sociais de modo veemente, caso dos médicos formados na Índia e discriminados pela administração colonial portuguesa e pela classe médica oriunda de Lisboa e de Coimbra, diz sem hesitação que estes médicos "sofrem desconsiderações pessoais que vexam e desconsiderações oficiais que depravam. Se aparece uma população assolada, um lazareto infeccionado, um destacamento trabalhoso e mal pago, então são utilizados, são médicos, servem!".
E, veremos mais adiante, as conclusões que nos deixa põem em causa, da base ao topo, o modelo colonial português.

Um abraço do
Mário


Impressões de viagem quando a Guiné já era província, com fronteiras definidas (2)

Mário Beja Santos

O livro de viagens intitula-se "Madeira, Cabo Verde e Guiné", o seu autor é João Augusto Martins, veremos mais adiante que foi alguém influente na definição das fronteiras da colónia, a edição foi da Livraria de António Maria Pereira, 1891. Chegou a Bissau, andou por Bolama, encantou-se com a beleza de uma jovem Fula, e vai agora dissertar, mesmo como antropólogo amador, sobre a condição feminina em África:
“Na África, a mulher não conhece o coquetismo, mas tem por natureza a sensualidade.
Como selvagem, obedece aos seus instintos e ao seu temperamento, e quando fita um homem, quando o afaga, quando o impregna das suas volúpias, não é com o fim de o tornar escravo, mas sim o instinto de se sentir feliz. Não pensa nunca em ser desejada, preocupa-se somente em satisfazer os seus desejos; e enquanto a mulher civilizada calcula artifícios para garantir o seu prestígio, a selvagem entrega-se sem condições nem vantagens, realizando no gozo a mais alta e a única aspiração do amor.
Dessa índole essencialmente naturalista, resultam para a sua vida social como para a sua vida religiosa, os estranhos e originalíssimos cambiantes que tão cómicos e ridículos se apresentam à primeira vista, mas que tão logicamente se relacionam com as condições étnicas e com os princípios da sua filosofia natural”.

Seguidamente, discreteia sobre cerimónias de casamentos e de funerais, e temos a seguir uma descrição de Bissau, que nos parece da maior utilidade reproduzir:
“A vila de Bissau, sede de concelho, compreende o presídio de Geba, Fá, S. Belchior e Geba; Bissau é uma pequena cidadela de população limitadíssima cercada a N. E. e W. por um fosso já semi-atulhado que acompanha paralelamente da banda de fora uma muralha de quatro metros de altura, a qual se liga ao centro à antiga Fortaleza de S. José e termina nos flancos por pequenos torreões de estilo gótico que fazem sentinela permanente ao rio.
Essa fortaleza, ampla, arejada e altiva de toda a imponência dos poilões gigantes que lhe marcam os ângulos, protegendo-a com as sombras benéficas da sua ramagem tufada, é guarnecida por peças velhíssimas de ferro, montadas sobre reparos do mesmo metal, que apenas servem hoje de armamento histórico e de espantalho aos gentios, não só porque a sua danificação é completa mas porque à pequena força militar aí destacada seria impossível manejar, sequer, monstruosidades daquele calibre.
A vila, pequena, acanhada, de construções raquíticas e vulgares, somada a todas as inalações do lodo, da catinga e do azeite de palma, adubada pelo paludismo, dizimada pelas febres, constitui ainda assim o último reduto da vitalidade da província, o centro mais importante do comércio da Senegâmbia Portuguesa.
Uma parte dos munícipes, baseados nas informações médicas, quer que se faça o arrasamento da muralha, que, segundo eles, obsta à ventilação da vila, e contribui para a densidade exagerada da população, constituindo o factor principal da insalubridade; outra parte, apaixonada pelas tradições, e pelo que é velho, receosa de tudo e mais do que tudo dos ataques do gentio, pondera os múltiplos factores perniciosos da higiene local, de que ninguém cuida, e guerreia esse projecto cuja importância merece um estudo consciencioso”.

Pronuncia-se seguidamente sobre a população colonial, os erros e equívocos em que está a viver a Guiné, é nu e cru, saem-lhe as verdades como punhais:
“Esta província tida e mantida na nossa elaboração nacional como um depósito para onde despreocupadamente se esvazia desde muito o lodo e as imundícies colhidas nas dragagens da nossa rotina legislativa, sob a forma militar de incorrigíveis e de devassos deportados civis, não sabemos se com o fim de lhe adubar a selvajaria, se com o fim de lhe administrar fermentos enérgicos à dissolução; a Guiné, constituindo-se em província independente, plagiou desde logo a toilette pretensiosa da sua vizinha (Cabo Verde), enfeitando-se de todas as complicações burocráticas possíveis e fazendo construir na sua capital por um risco único, destituído de toda a elegância e qualquer vislumbre artístico, desde a igreja onde exibe o seu Deus ao som dos clarins e das músicas marciais, até ao hospital onde agasalha os seus doentes à luz de uma parca economia, tíbia de conforto e de consolações. E sem pensar sequer nos preceitos mais rudimentares das construções dos climas quentes; sem se preocupar um instante das exigências mais banais para estabelecimentos daquela ordem, edificou a ferro e tijolo um edifício pesado, desprotegido de sombras, sem quartos de banhos, sem casa de autópsias, sem casa mortuária, sem meios de esgoto, nem canalização de águas, e continuou a sustentar ao mesmo título esse pardieiro a derrocar-se, onde se agasalham em Bissau os desgraçados doentes que preferem morrer à sombra, mesmo em risco de desabamentos prováveis.
É nesses depósitos que ela acumula promiscuamente os seus doentes! E é ali, nesse pavilhão e nesse estábulo da patologia, que se acotovelam indistintamente à temperatura média de 30º os exemplares mais curiosos do paludismo, da tísica, do alcoolismo, as chagas mais asquerosas, a doença do sono, a elefantíase, as ulcerações do pulex, as dermatoses mais exóticas e tantas outras variedades privativas dos climas quentes, que têm merecido aos demais países coloniais as preocupações legislativas mais sérias e os estudos científicos mais preciosos e que em toda a parte são sequestrados rigorosamente pelas prevenções do contágio e pelos preceitos da epidemiologia.
Para todo esse avultado número de atacados, que nada deixam à clínica por serem indigentes, militares ou empregados públicos, para todo esse serviço, agravado pelo expediente da secretaria e pelos destacamentos frequentes a Buba, a Cacheu, a Farim e a qualquer dos mais distanciados pontos da província onde a suspeita de uma epidemia ou o pretexto de uma batalha determina a nomeação de um ou mais facultativos, existem na Guiné, tão mal pagos que ninguém lhes inveja os lucros nem lhes disputa as vantagens, um chefe de serviço de saúde, distinto filho da escola de Lisboa, e mais três médicos da Índia, que na Guiné, como em toda a parte, arrastam desprestígio da sua maternidade, sofrendo as injustiças e as mil ingratidões com que os governos do Ultramar ultrajam a cada passo esses filhos espúrios da nossa instrução pública, coartando-lhes despoticamente os privilégios que lhes são conferidos pelo seu diploma e pela lei, e fazendo desses homens, que têm servido sempre de instrumento aos poderes públicos para sofismar as distinções revoltantes estabelecidas entre a dignidade dos povos da metrópole e das populações ultramarinas, fazendo deles um motivo de irrisão, que repercutindo-se sobre uma classe inteira, desperta em todo o médico digno o sentimento da protecção e a necessidade imperiosa do protesto”.

(continua)
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Nota do editor

Último poste da série de 2 de setembro de 2020 > Guiné 61/74 - P21315: Historiografia da presença portuguesa em África (229): "Madeira, Cabo Verde e Guiné", de João Augusto Martins; edição da Livraria de António Maria Pereira, 1891 (1) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P21339: Notas de leitura (1304): "O Cântico das Costureiras", de Gonçalo Inocentes (Matheos) - Parte I (Luís Graça): voltar a ouvir a máquina "Singer" da mamã nas matas e bolanas de Quínara,,,


Capa do livro de Gonçalo Inocentes (Matheos), "O Cântico das Costureiras: crónicas de uma vida adiada, Guiné, 1964/65" (Vila Franca de Xira, ModoCromia, 2020, 126 pp, ilustrado).


1. Já aqui apresentámos, ainda recentemente, o autor, o Gonçalo Inocentes (Matheos), membro nº 810 da nossa Tabanca Grande (*): foi fur mil, CCAÇ 423 e CCAV 488 / BCAV 490, de rendição individual (1964/65), tendo passado por Bissau, Bolama, S.João, Jabadá e Jumbembem...


Regressou depois a Angola, onde nascera,  em 1940,  em Nova Lisboa (hoje, Huambo), para exercer a profissão de Regente Agrícola na  Sociedade Agrícola do Cassequel, tão profundamente ligada à colonização de Angola ... "Quatro anos depois fiz a agulha e passei-me para a aviação. O meu primeiro trabalho foi voar para os quarteis do norte para fazer reabastecimentos. Acabei na linha aérea (TAAG) e, com a descolonização, acabei na TAP onde permaneci até ser apanhado por um enfarte cardíaco o que me levou para a reforma"... E no "estaleiro" descobriu a sua vocação de escritor...  Vive atualmente em Faro.

O livro que acaba de editar tem um título, "O Cãntico das Costureiras", que o autor justifica, recorrendo à sua "memória auditiva": no seu ouvido ficou para sempre a máquina Singer da sua mãe, esposa do secretário da Câmara Municipal de Nova Lisboa, "a cozer dezenas de bandeiras para as festas de recepção a um qualquer figurão" de visita à cidade e à região...ou a fazer os vestidinhos das manas (pp. 15-16)... 

Vinte anos mais tarde, "nas matas e bolanhas da Guiné", em 1964/65, irá ouvir outra música, outras "costureiras", as PPSH-41 Shpagin, a famigerada pistola-metralhadora russa, a irritante "costureirinha" que ficará, para sempre, nos ouvidos da maior parte dos  combatentes da guerra colonial.

Julgo que a alcunha por que era mais conhecida a PPSH-41, pelas NT, no CTIG, era "costureirinha", e talvez o título  do livro ficasse melhor, ou mais intelegível,  com a subtil alteração para "O Cântico das Costureirinhas"... 


Guiné > PAIGC > Novembro de 1970 > Um guerrilheiro empunhando uma PPSH (a irritante costureirinha, uma arma temível sobretudo em emboscadas a curta distância)...

Segundo o nosso especialista de armamento, o Luís Dias, "a pistola-metralhadora PPSH-41, concebida por Georgii Shpagin, conhecida pelas nossas forças como a Costureirinha, e pelo PAIGC como a Pachanga, foi uma das pistolas metralhadoras mais fabricadas no mundo (mais 6 milhões de exemplares), e largamente utilizada pelo exército soviético na II Guerra Mundial. No pós-guerra foi usada nos países satélites, na China, Vietname e nos movimentos de libertação africanos".


Fonte: © Nordic Africa Institute (NAI) / Foto: Knut Andreasson (com a devida vénia... e a autorização do NAI)



O autor define o seu livro  como "um conjunto de crónicas contando um história": com 126 páginas, é profusamente ilustrado (mais de 140 fotos, em formato pequeno ou médio), com textos em prosa e em verso. O autor segue uma ordem mais ou menos cronológica, desde a tropa, a mobilização para a Guiné, a comissão de serviço e o regresso a Lisboa. Partiu, de avião, num DC6, em 8 de abril de 1964. E voltou no T/T Niassa em 14 de agosto de 1965. Dois anos de tropa, 16 meses de Guiné. Foram quase três anos e meio de uma "vida adiada".  (**)

O autor viveu três guerras (e isso quer dizer três perdas), a da sua terra, Angola (1961-1974), a da Guiné (1964/65) e depois  a  guerra civil que deflagrou, de novo em Angola, com o 25 de Abril, na sequência da luta pelo poder entre os três movimentos nacionalistas. 

"As cheias do rio Catumbela" é um dos livros que escreveu com as suas marcantes experiências de Angola, mas que ainda não lemos (Lisboa, Chiado Books,  2015, 258 pp.).

O livro agora em apreço,  e de que o autor nos mandou pelo correio um exemplar, com dedicatória ("Como um reconhecimento pelo teu notável trabalho. 27-08-20", querendo por certo referir-se ao nosso trabalho como fundador e editor do blogue coletivo, Luís Graça & Camaradas da Guiné), é também fruto da pandemia de Covid-19, ou seja, é também ele marcado pela memória do confinamento e do "arame farpado" da guerra da Guiné.

Para além de Nova Lisboa (e possivelmente Luanda), há outra terra que o terá marcado, Santarém, em cuja Escola Agrícola estudou e onde também fez a tropa,  a recruta e o CSM, na Escola Prática de Cavalaria (EPC) (pp. 17-19). 

"Em Santarém conheci ali homens extraordinários como o tenente miliciano Joaquim Peixinho, formado em direito, mas que fez um período militar prolongado e que foi o meu primeiro comandante de pelotão. Aceitou com entusiasmo que o meu colega Carlos Alcântara e eu introduzíssemos cânticos da tropa indígena de Angola nas marchas do pelotão. Era uma alegria" (p. 19).

Conheceu ali também "o alferes da academia Duarte M. Rocha Pamplona" com quem trabalhou como instrutor na recruta: "um militar de corpo inteiro", que no TO da Moçambique irá perder, em combate,  as duas pernas, sendo agraciado com a Torre e Espada. (p. 19). Já a meio da comissão, em 1 de maio de 1975, o Gonçalo Inocentes irá parar à CCAV 488, comandada por outro militar do seu tempo de Santarém, o capitão Lourenço Fernandes Tomaz (p.  106). 

O Ribatejo e a sua idiossincrasia igualmente afloram nas páginas deste livrinho:

"Eu tive uma cruz muito especial. A Potenteia [termo da heráldica: cruz vazada, cujas hastes são rematadas por figura quadrilonga]. (. ..). Em bronze martelado. Antes de embarcar para a Guiné fui à Chamusca despedir-me dos amigos e Maria Helena Fragoso, uma senhora da família Núncio, colocou-ma no pescoço com um cordão de cabedal. Deu-me dois beijos e disse_ leva-a que ela te trás de volta" (p. 122).  

Esta senhora, já falecida em 1987,  foi a primeira madrinha do Grupo de Forcados de Santarém, conforme foto que o autor publica (p. 123).

A verdade é que a cruz foi e voltou e foi devolvido, como talimã, à Maria Helena Fragoso: quando o nosso camarada desembarcou do T/T Niassa, no Cais da Rocha Conde de Óbidos, foi ela a primeira pessoa que ele foi visitar antes de ser desmobilizado. 

Outra cidade do seu imaginário é a Lisboa da noite e do fado: durante um mês, aboleadi no Quartel Geral de Adidos, na Calçada Ajuda, aguardou ali o transporte aéreo que o levaria até Bissalanca (pp. 10-15). Pelo que ele nos conta tinha "via verde" para sair e entrar, tendo apenas que se apresentar no quartel, em determinados dias...

O fado, as fadistas Beatriz Ferreira, Gina Guerra (Lisboa, 1938 - Lisboa, 2008) e Beatriz da Conceição (Porto, 1939 - Lisboa, 2015), a mítica casa de fados "Viela", na rua das Taipas,  fazem parte das suas da sua "inesquecíveis mão cheia de boas recordações" desse tempo de espera (p. 16). Também há uma referência, menos elegante, ao Carlos do Carmo, que ele conheceu, com a namorada, num noitada. Na sua despedida, na Portela de Sacavém, teve a presença das fadistas que trabalhavam na "Viela", além do seu cunhado, Rui Barroso. E ficou para sempre grato  ao fado: 

"Tinha lá andado um mês a despedir-me da vida. Todas as noites. Viela, onde encontrei todo o amor que precisava" (p. 15).

Enfim, sem ser um poeta maior, deixa escrito uma homenagem à Beatriz Ferreira (, artista hoje injustamente esquecida), que poderia ter origem a um fado, a figurar no nosso Cancioneiro de Gerra: 

"Os fados que me cantaste, /Cartas de amor ao ouvido. / Os fados que me cantaste, mensagens ao coração,/ que levei no meu bornal, / onde pousei a cabeça, / naqueles matos distantes, / em noites intermináveis, / em noites tão escaldantes. / Foste a minha travesseira, / Foste a minha companheira." (p. 13).

(Continua)


Guiné 61/74 - P21338: Parabéns a você (1865): Filomena Sampaio, Amiga Grã-Tabanqueira de Guimarães e Raul Manuel Azevedo, ex-Cap Mil, CMDT da 2.ª C/BART 6522 (Guiné, 1972/74)


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Nota do editor

Último poste da série de 8 de Setembro de 2020 > Guiné 61/74 - P21335: Parabéns a você (1864): Alberto Grácio, ex-Alf Mil Op Especiais do BCAÇ 4615/73 (Guiné, 1973/74) e Carlos Alberto Fraga, ex-Alf Mil Inf do BCAÇ 4612/72 (Guiné, 1972/74)

terça-feira, 8 de setembro de 2020

Guiné 61/74 - P21337: Manuscrito(s) (Luís Graça) (190): Há festa na Tabanca de Candoz: Parabéns, mano Zé Carneiro!... "Querido Zé, mesmo à distância social, / Que outra Senhora, a má Covid, nos impõe, / Aceita o nosso abraço fraternal./ Nas vindimas juntos haveremos de estar, / E, na nossa Candoz onde tudo se compõe, / Logo os parabéns te prometemos cantar."


Marco de Canaveses > Paredes de Viadores > Candoz > Quinta de Candoz > 21 de outubro de 2012 > O Zé Ferreira Carneiro, apanhador de  sentieiros (cogumelos).

Foto (e legenda): © Luís Graça (2012). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Angola > 1969/71 > CCAÇ 313 / BCAÇ 13  (1969/71) > Camabatela > José Ferreira Carneiro, 1º cabo, operador de transmissões, de rendição indvidual,  andou a guardar os cafezais do norte de Angola...  A BCAÇ 13 pertencia à Região Militar de Angola, esteve operacional entre agosto de 1967 e abril de 1974. 

Foto: © José Ferreira Carneiro  (2012). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. O José Ferreira Carneiro faz hoje anos 72 anos. Nasceu no dia da festa de Nossa Senhora da Natividade do Castelinho, a 8 de setembro de 1948. O mais novo de 7 irmãos, 3 rapazes e 4 raparigas (das quais uma morreu, ainda criança), da Casa de Candoz, Paredes de Viadores, Marco de Canaveses-

Como todos os rapazes da sua geração, foi chamado a servir o país, durante a guerra do ultramar. Ele e o irmão mais velho, o António. Esteve em Angola. Foi 1º Cabo Transmissões de Infantaria, de rendição individual, numa companhia que guardava os cafezais lá região, no norte de Angola, perto de Negage e de Quitexe. Hoje, Camabatela, sede do município de Ambaca, pertence à província de Quanza Norte. 

Esteve na CCAÇ 313, do BCAÇ 13, sedeado em Vila Salazar. (A CCAÇ 312 estava Belongongo e CCAÇ 311 em Mussungo.)

O Zé, o nosso "mano mais novo".   nunca teve grandes saudades do seu tempo de tropa e de guerra. Recebia e escrevia muitas cartas e aerogramas, isso sim. Das que recebeu (dos manos, pais, cunhados, amigos, amigas ...) guardou-as todas, e arquivou-as, uma a uma, por autor e data... Só da irmã, Alice Carneiro, a "Chita", tem mais de 100, no seu arquivo. 

Essa coleção é já um hoje um fonte de informação interessante não só para a história da família mas também sobre o quotidiano da guerra em África, e das necessidades e preocupações que os nossos militares deixavam transparecer. As saudades da terra eram sempre mais do que muitas, as referências às festas anuais, à matança do porco, às vindimas, ao Natal, etc., eram frequentes. Era isso que fazia lembrar a pátria distante... Nos dois anos que lá esteve, nunca veio a casa, que as viagens eram caríssimas. Já aqui e no blogue A Nossa Quinta de Candoz publicamos uma seleção dessas cartas

Mas hoje vamos mandar-me um "so(r)neto" de parabéns. O abraço, ao vivo, em carne e osso, fica para as vindimas que já estão marcadas para o dia 19 do corrente.

 

Um so(r)neto de parabéns para o mano Zé

Já fez ontem o mano Zé setenta e um

Aninhos, ele qu’ era de todos o mais novo,

Dessa família respeitada, que, p´ró povo,

Carneiro só há um, o de Candoz mais nenhum.

 

Hoje faz mais um, e merece um miminho,

Mesmo que estejamos em plena pandemia,

Qu’ ele nasceu noutro tempo de festa e romaria,

A da Senhora da Natividade do Castelinho.

 

Querido Zé, mesmo à distância social,

Que outra Senhora, a má Covid, nos impõe,

Aceita o nosso abraço fraternal.

 

Nas vindimas juntos haveremos de estar,

E, na nossa Candoz onde tudo se compõe,

Logo os parabéns te prometemos  cantar.


Alice e Alice, Tabanca da Lourinhã, 8/9/2020

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Nota do editor:

Último poste da série >  18 de agosto de 2020 > Guiné 61/74 - P21265: Manuscrito(s) (Luís Graça) (189): A Alice Carneiro, Rainha do Dia e Por um Dia...

Guiné 61/74 - P21336: Agenda cultural (756): "Forças Expedicionárias a Cabo Verde na II Guerra Mundial", de Adriano Miranda Lima: o livro pode ser adquirido a 12 € por exemplar, incluindo portes de correio.



Capa do livro do nosso camarada Adriano Miranda Lima, "Forças Expedicionárias a Cabo Verde na II Guerra Mundial" (edição de autor, impressão e acabamento, Tipografia S. Vicente Lda, Alto São Nicolau, Mindelo, S. Vicente, Cabo Verde, 2020, 241 pp.).  O livro pode ser adquirido diretamente ao autor: preço de capa incluindo portes de correio: 12 €.






Adriano Miranda Lima: tem uma profunda ligação a Tomar e ao RI 15. Cor inf ref, fez duas comissões de serviço na guerra de África (1961/75), uma em Angola e outra em Moçambique. Tem também uma forte ligação à sua terra natal, Mindelo, e é um membro proativo da diáspora cabo-verdiana. É autor de várias obras e artigos. Colabora regulamente no blogue, de Joaquim Saial, Praia de Bote

Publicou também recentemente  o livro "Dr. José Baptista de Sousa: o homem, o médico e o militar: no portal da memória" (edição de autor, impressão e acabamento, Tipografia S. Vicente Lda, Alto São Nicolau, Mindelo, S. Vicente, Cabo Verde, 2019, 136 pp.), de que faremos, oportunamente, a devida recensão. (Este  livro também pode ser adquirido diretamente ao autor: preço de capa incluindo portes de correio: 12 €.)



1. O livro em referência, "Forças Expedicionárias a Cabo Verde na II Guerra Mundial",  foi lançado no Mindelo, no passado dia 7 de fevereiro, conforme aqui noticiado na altura.  O autor foi representado pelo seu primo José Carlos Soulé (*). 

A obra, de 241 páginas,  é profusamentre ilustrada, com cerca de 120 fotos de diversos arquivos, incluindo o do nosso blogue. 

Ainda não há data nem local para a sua apresentação em Portugal.

O livro tem um dedicatória, tocante, reveladora da morabeza do autor, mindelense, mas também da sua sensibilidade socioantropológica, digna de um oficial superior das nossas Forças Armadas:

 "À memória dos 24.463 cabo-verdianos mortos por fome em Cabo Verde, nos anos de 1941, 1942 e 1943; à memória dos 68 militares das Forças Expedicionárias que morreram por doença e acidente durante a sua missão em Cabo Verde, no período da II Guerra Mundial".


2. Justamente do nosso camarada Adriano Lima [, membro da nossa Tabanca Grande, cor inf ref do Exército Português, natural do Mindelo, Cabo Verde. onde nasceu em 1943, a viver em Tomar, e do qual temos mais de dezena e meia de referências no nosso blogue], recebemos a seguinte mensagem:

Data: segunda, 24/08/2020, 23:19


Caro Luís Graça;

Comovido, li esta bela evocação da memória do teu pai, Sr. Luís Henrique, por ocasião da passagem do seu 100.º aniversário natalício (**). Como sabes, ele é uma das figuras que humanamente se destacam no livro que escrevi e se intitula "Forças Expedicionárias a Cabo Verde na II Guerra Mundial", e por isso sinto-me associado a essa sentida homenagem.

Além disso, o teu blogue foi um importante contributo para o livro, merecendo por si uma menção muito especial nos Agradecimentos.

Para editar o livro,  consegui uma ajuda do Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas de Cabo Verde, que, não cobrindo nem de longe as despesas da impressão, estimulou-me a avançar com o projecto. O chefe militar de Cabo Verde reconheceu o interesse do livro para a própria historiografia militar do seu país e por isso não hesitou em colaborar.

Se as despesas da impressão do livro não estivessem em larga medida por minha conta, confesso que teria todo o gosto em oferecer o livro aos familiares de todos os antigos expedicionários que o desejassem. Como tal não é possível, apenas o faço em relação a ti e ao José Martins.

O José Martins já me tinha enviado o seu endereço postal, mas sucede que uma avaria irremediável no meu computador exigiu a aquisição de um novo equipamento e perdi alguns dados, incluindo o registo daquele endereço. Por isso, peço aos dois que me enviem os vossos endereços postais por esta via.

Quanto a outros eventuais interessados, poderei enviar o livro por correio ao preço de 12 euros, preço que inclui os respectivos portes. Assim, estarei pronto a receber os endereços dos interessados, pedindo-vos que façam a respectiva divulgação. O pagamento será feito por transferência bancária para esta minha conta da CGD:


IBAN PT50 0035 0813 00010554900 36 

Endereço de email: limadri64@gmail.com 

Um abraço amigo a todos.

Adriano Lima


3. Comentário do editor LG:

Já li o livro, numa 1ª leitura... Mas gostava que fosse o José Martins, nosso colaborador permanente e estudioso também deste periódo da nossa história militar, a dar o pontapé de saída, em termos de "notas de leitura"... Ele tem mais distanciamento (afetivo) do que eu,  que sou  editor do  blogue e filho de Luís Henriques (1920-2012)... e do que  qualquer outro dos filhos de expedicionários, pertencentes ao nosso blogue: o Hélder Sousa, o Luís Dias, o Augusto Silva Santos, o Nelson Herbert...

Tenho a agradecer ao Adriano o exemplar, autografaado ("Ao Luís Graça, com apreço e amizade, agosto de 2020, Adriano Lima"), que me acaba de enviar pelo correio: foi muito gentil e generoso comigo, com a memória do meu pai e dos demais expedicionários, bem com o nosso blogue que lhe merece referências altamente elogiosas.

Na verdade, esta geração, já desaparecida, dos "nossos pais, nossos velhos, nossos camaradas", estes homens que defenderam as ilhas atlânticas, Madeira, Açores e Cabo Verde,  durante a II Guerra Mundial, deveriam ser honrados e lembrados pela Pátria.

Na realidade, fora o nosso blogue e o Adriano Lima, o nosso país parece tê-los esquecido... Cabe-nos a nós, filhos e netos, a obrigação de os resgatar da "vala comum do esquecimento". (***)

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Notas do editor:



Guiné 61/74 - P21335: Parabéns a você (1864): Alberto Grácio, ex-Alf Mil Op Especiais do BCAÇ 4615/73 (Guiné, 1973/74) e Carlos Alberto Fraga, ex-Alf Mil Inf do BCAÇ 4612/72 (Guiné, 1972/74)


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Nota do editor

Último poste da série de 5 de Setembro de 2020 > Guiné 61/74 - P21326: Parabéns a você (1863): José Marcelino Martins, ex-Fur Mil TRMS da CCAÇ 5 (Guiné, 1968/70)

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Guiné 671/74 - P21334: Notas de leitura (1303): “Escravos em Portugal, Das origens ao século XIX”, por Arlindo Manuel Caldeira; A Esfera dos Livros, 2017 (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 23 de Junho de 2017:

Queridos amigos,

“Escravos em Portugal, Das origens ao século XIX”, do historiador Arlindo Manuel Caldeira, é um livro importantíssimo, uma leitura irrecusável para quem queira conhecer as histórias dos escravos em Portugal. Estima-se que dos séculos XV a XVIII tenha havido, no continente e ilhas, um milhão de pessoas sujeitas a cativeiro. O autor explica a essência do seu trabalho: "Não é uma história da escravatura em Portugal, mas uma história de escravos".

Os protagonistas involuntários de um regime social injusto, excluídos entre os excluídos são, enquanto pessoas, os protagonistas deste livro. Como era feita a compra e venda de escravos, qual era a relação entre o senhor e o escravo, como era utilizada a mão-de-obra cativa? E depois da abolição legal, como se transformou a vida destas pessoas? Obviamente que aqui se centram as observações na Guiné e guineenses.

Um abraço do
Mário


Histórias de escravos guineenses em Portugal

Beja Santos

“Escravos em Portugal, Das origens ao século XIX”, por Arlindo Manuel Caldeira, A Esfera dos Livros, 2017, é um documento notável, uma investigação de altíssima qualidade que em sequência cronológica e graças a uma comunicação arrebatadora que prende o leitor do princípio ao fim nos dá um retrato rigoroso e fiel do que foi a escravatura antes do século XV, a proveniência dos escravos a partir da Expansão, onde e de que modo se processava a compra e venda de escravos, a geografia da sua presença no continente e ilhas, o que faziam, qual a relação entre o senhor e o escravo, mentalidades, família, sexualidade e final de vida em escravidão e, por fim, as etapas que levaram à liberdade e todo o processo sinuoso e contraditório do depois da abolição legal da escravatura.

Confinam-se as notas seguintes ao que o autor refere sobre escravos provenientes dessa costa africana que dava pelo nome de Senegâmbia. Partindo da exploração da costa africana, menciona o contrato celebrado por Fernão Gomes com o rei D. Afonso V que se traduziu no arrendamento do monopólio do comércio da Guiné, com exceção de Arguim e do litoral fronteiro ao arquipélago de Cabo Verde, que estava reservado ao resgate dos moradores. 

Detém-se sobre a feitoria de Arguim e lança um olhar às ilhas de Cabo Verde. D. João II planeou a instalação, em 1488, de uma feitoria-fortaleza na embocadura do rio Senegal, da mesma forma que, anos antes, mandara levantar a fortaleza da mina. Este projeto da feitoria da Senegâmbia falhou rotundamente. O povoamento das dez ilhas do arquipélago de Cabo Verde irá contar maciçamente com escravos oriundos do vasto litoral africano. 

Como forma de atrair povoadores, D. Afonso V concedeu aos moradores de Santiago vários privilégios, entre os quais o livre comércio com a costa da Guiné (com exceção de Arguim), prerrogativa que foi, alguns anos depois, definida com maior rigor e restringida à região entre o rio Senegal e a Serra Leoa. 

Importa dizer que entre os pontos onde o resgate se tornou mais intenso destacava-se a que é hoje a baía de Dakar, as bacias dos rios Gâmbia, Casamansa, S. Domingos, Geba e rio Grande de Buba (o rio Grande das crónicas seiscentistas), além do arquipélago dos Bijagós. Já mais ao Sul, traficava-se na embocadura do rio de Nuno (ou Nunes) e em vários pequenos portos junto da Serra Leoa. Trata-se de uma extensão de mais de mil quilómetros, que corresponde hoje à fachada atlântica de cinco países: Senegal, Gâmbia, Guiné-Bissau, Guiné Conacri e Serra Leoa, essa ampla facha era designada pelos portugueses pelo nome de rios de Guiné ou rios de Guiné do Cabo Verde.

Falando do transporte dos escravos, o historiador refere que desconhecemos as condições em que, por exemplo, navios ingleses traziam escravos para Lisboa; mas sabe-se que as embarcações portuguesas saídas de Cacheu ou de Cabo Verde, pelo menos uma parte dos cativos acompanhavam os seus proprietários, funcionários de regresso à metrópole ou moradores de Cabo Verde ou da Guiné em trânsito para Portugal.

Para entender a compra e venda de escravos é preciso falar da Casa da Guiné. O autor pormenoriza a localização da Casa da Guiné ou Casa da Mina e Tratos da Guiné que se irá começar a diluir na Casa da Índia, a partir dos fins do século XVI. 

Quando começaram as chegar as primeiras levas de “negros da Guiné”, os procuradores do povo às cortes de Coimbra / Évora requeriam ao rei que não permitisse a exportação de escravos. Entendia-se que o reino se estava a despovoar e que era preciso aumentar a mão-de-obra e conter com a escravatura os salários dos jornaleiros. 

São inúmeras as histórias que Arlindo Caldeira nos conta acerca das peripécias dos escravos. Vejamos a de José Menezes que nasceu na Guiné em meados do século XVII, ainda na sua terra passou a servir um senhor português, batizaram-no quando tinha 10 ou 11 anos, veio com 14 ou 15 anos para Lisboa, o navio em que viajava foi capturado por corsários argelinos, acabou escravo na cidade de Argel. Foi persuadido a que se fizesse mouro e deixasse a fé católica, passou a ser tido e havido por mouro. Depois de estar cativo em Argel há 9 ou 10 anos, falando um dia com católicos que lá estavam, contou-lhes que era cristão. 

O que interessa é que em 1682, andando no mar no navio do seu senhor, a embarcação foi capturada pelos ingleses e trouxeram-no para Lisboa onde o puseram à venda. Teve sorte, pois foi parar “ao serviço de Sua Majestade”. A Inquisição quis saber pormenores do seu passado, fez abjuração de leve suspeito na fé e absolvido na excomunhão em que podia ter incorrido. Enfim, um final feliz. A língua da Guiné atraiu escritores, caso de Gil Vicente que a refere em Frágua do Amor, 1524.

Referência importante quanto a práticas mágicas, envolvendo guineenses é dada quando se fala de bolsas de Mandinga, amuleto protetor. Escreve a tal título o autor:  

“Bolsas de Mandinga, também chamadas no Brasil patuás, pequenas bolsas de pano ou couro, contendo orações a santos e uma série de outros componentes, destinadas a ser penduradas ao pescoço, ou cozidas na roupa, era suposto impedirem os ferimentos provocados por arma branca e tornaram o portador insensível às pauladas. A origem das bolsas de Mandinga parece ser o território Mandinga da Alta Guiné, islamizada no século XVIII. A islamização, com a consequente valorização da palavra escrita, está na origem da introdução de pequenos textos de carácter sagrado escritos em árabe, num tipo de bolsa já antes utilizado como talismã pelas populações locais”. 

O autor conta histórias sugestivas acerca de alguns mandingueiros.

Para quem pretenda conhecer uma narrativa erudita redigida numa comunicação muito acessível, este livro do historiador Armindo Manuel Caldeira está na primeira linha, pela quantidade de investigação e pela qualidade da análise, o leitor depois de poder apreciar o que foi a vida dos escravos acompanhará as peripécias do que foram as promessas da liberdade e as dificuldades em fazer cumprir a abolição legal. 

Importa não esquecer que a escravatura continua a existir, foram os escravos um dos pilares da civilização portuguesa, basta ler o que escreveu Mouzinho da Silveira, um dos vultos incontornáveis do liberalismo português: 

“Os Portugueses se atormentam, se perseguem e se matam uns aos outros por não terem entendido que o Reino, tendo feito grandes conquistas, viveu por mais de três séculos do trabalho dos escravos e que, perdidos os escravos, era preciso criar uma nova maneira de existência, multiplicando os valores pelo trabalho próprio”.
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Nota do editor

Último poste da série de 2 de setembro de 2020 > Guiné 671/74 - P21314: Notas de leitura (1302): entrevista de José Matos ao "Diário de Aveiro", de 1 do corrente, sobre o seu último livro “O Estado Novo e a África do Sul na Defesa da Guiné - Nos meandros da guerra"