segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Guiné 61/74 - P21333: Agenda cultural (755): "Os Velhotes: contos eróticos", de António José Pereira da Costa... na Feira do Livro de Lisboa, 6/9/2020 (Carlos Silva)

Lisboa > Feira do Livro > 6 de Setembro de 2020 > António José Pereira da Costa


1. Mensagem do nosso camarada Carlos Silva (ex-Fur Mil Inf CCAÇ 2548/BCAÇ 2879, Jumbembem, 1969/71) com data de 6 de Setembro de 2020:

Amigos
Estive presente na Feira do Livro em Lisboa na apresentação e lançamento do livro "Os Velhotes" do nosso camarada Cor Ref António José Pereira da Costa, como tal a nossa Tabanca esteve representada por mim, porque apesar de estar presente alguma assistência em tarde de calor abrasador, os únicos Tabanqueiros creio que presentes fui eu e o autor.

Aqui vão as fotos que testemunham o acto e a sessão de autógrafos.

Abraço
Carlos Silva




O livro: "Os Velhotes: contos eróticos" (Lisboa, Editora Alfarroba, 2020, 184 pp) . [ ISBN: 978‑989‑8888‑78‑9 | Formato: 14 x 21 cm |  Encadernação: Capa mole |1.ª Edição: 07‑2020) | Preço de capa: 11,25 €]



____________

Notas do editor

Vd. poste de 1 de setembro de 2020 > Guiné 61/74 - P21311: Agenda cultural (752): "Os Velhotes: contos eróticos", de António José Pereira da Costa... Feira do Livro: Lisboa, 6/9/2020, 14h30; Porto, 12/9/2020, 15h00

Último poste da série de 4 de setembro de 2020 > Guiné 61/74 - P21322: Agenda cultural (754): convite da Catarina Gomes para a sessão de lançamento do seu livro, «Coisas de Loucos: O que eles deixaram no manicómio": Feira do LIvro de Lisboa, Tinta da China, domingo, dia 6, às 17h00

7 comentários:

Jorge Araujo disse...

Caro Camarada Carlos Silva,

Porque, segundo creio, não tivemos a oportunidade de nos cruzarmos noutras ocasiões, é natural que não me tenhas reconhecido.

Pois eu também lá estive a dar apoio "moral" ao nosso amigo, camarada e Cmdt Pereira da Costa, que comigo mergulhou no Geba, naquele fatídico dia 10 de Agosto de 1972. Fez agora 48 anos... como o tempo passa!

Curiosamente, fui o primeiro a chegar ao "ponto de encontro" dos "velhotes". Estava, como dizes, uma tarde abrasadora, a merecer, para além das palavras "eróticas" dos apresentadores, um pires de caracóis e uma bebida bem geladinha, como por exemplo: uma «bazuca». Não fora a pandemia, e de certeza que a Organização nos tinha presenteado com algo adequado a esta cerimónia pública... Paciência!... Fica para a próxima, ou seja, para o lançamento do novo livro do camarada Pereira da Costa.

Tenho mais fotos que vou fazer chegar ao mentor D'"OS VELHOTES: CONTOS ERÓTICOS".

Boa semana... para todos
Um abraço,
Jorge Araújo

Anónimo disse...

Olá Jorge Araújo

Agora reparo que estavas do lado esquerdo a fazer fotos não te reconheci
Mas quando eu cheguei o Pereira da Costa fez-me uma recepção e peras " Chegaste atrasado ... senta-te ... já perdi o fio à meada ... "
Aí no final, quando fomos para a compra do livro e sessão de autógrafos,( tu já tinhas comprado, porque eu vi-te com o livro na mão) podias ter falado e teríamos ido beber uma "bazuca", mas também deixei de ver-te, porque na sessão estava lá outro amigo e uma senhora que me tirou a foto.
Fica para a próxima.
Abraço
Carlos Silva

Hélder Valério disse...

Estava nos meus planos ir lá.
Não foi possível.
Fui acompanhar "à última morada" um amigo de Vila Franca, colega de escola e de "outras catequeses", o José Ceitil que foi o autor dum livro sobre a "D.ª Berta de Bissau", também duma história de "Os Belenenses" de que era adepto, pai de uma jovem, Marta Ceitil, de que fiz republicar aqui no "nosso Blogue" algumas comunicações que fez com os relatos dos seus (dela) trabalhos e sensações e emoções na Guiné-Bissau, que considera a sua "segunda Pátria".

Estava um bom bocado desolado e não ganhei coragem para "ir à Feira".

Certamente haverá "uma próxima"....

Hélder Sousa

Jorge Araujo disse...

Camarada Carlos Silva,

Está certa a tua análise.

Houve, de facto, uma certa dispersão dos participantes, por efeito do calor.

Por outro lado, o PC recebeu, naquela ocasião, um telefone das «arábias»... e a desordem instalou-se

Entretanto, na foto 1, o elemento de polo azul é, também ele, um veterano da Guiné, cujo nome agora não me ocorre. Esteve na região do Óio em 1969/1971. É membro da mesma Associação Cultural a que pertence o Pereira da Costa. Ele poderá acrescentar algo mais.

Fica bem.
Um abraço.
Jorge Araújo

Jorge Araujo disse...

Atenção à gralha:

Não recebeu um "telefone"... mas um "telefonema"... naturalmente!

J.A.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Hélder Sousa e Marta Ceitil:

Fico desolado com esta notícia, a perda de mais um amigo da Guiné e da nossa Tabanca Grande, e, acima de tudo, do pai da nossa Marta Ceitil, amiga e grã-tabanqueira, e do amigo do peito do nosso Hélder, de quem reproduzo as seguintes palavras, escritas há quase 8 anos atrás, a propósito do lançamento do livro "Dona Berta de Bissau", do José Ceitil:

(...) "Já depois da independência é a 'Pensão Central' um local incontornável no que respeita ao apoio e identificação de muitos que por foram e estiveram em regime de cooperação.

"E ainda hoje assim é. O autor, o meu conterrâneo, amigo e colega de Escola Técnica de Vila Franca de Xira, o José Ceitil, é um homem que gosta de retratar a vida que vê desenvolver-se à sua volta. Tem um outro pequeno livro a que deu o título de 'Vidas Simples, Pensamentos Elevados', sendo esse título uma homenagem a um amigo comum, falecido precocemente, Carlos Macieira, que deve ter sido colega de curso em medicina, mais ano menos ano, do Caria Martins, e que a costumava usar com uma outra expressão antecedente: 'Luta Dura, Vidas Simples e Pensamentos Elevados', preconizando assim um modo de estar, uma fórmula para 'bem viver'.

"O Zé Ceitil, pai da Marta Ceitil que já leva mais tempo de vivência na Guiné do que nós nas nossas comissões, naturalmente que foi visitar a filha à Guiné, várias vezes, para ver 'in loco' como a 'caçulinha' vivia e o que a 'prendia' àquele país, mesmo com todas as dificuldades e perturbações que sabemos e daí a conhecer, estar e aprender com a Dª. Berta foi um passo. Se se acrescentar que a sua sensibilidade o levou a entender a importância da 'Pensão Central' e o papel da Dª Berta e o levou a passar ao papel esses sentimentos, somado ao facto de também conseguir 'ver' a Guiné com olhos que não exclusivamente os da desgraça, aguardo com expectativa pelo conteúdo do livro." (...)

14 DE NOVEMBRO DE 2012
Guiné 63/74 - P10670: Agenda cultural (235): Lançamento do livro Dª Berta de Bissau, de José Ceitil, no dia 21, 4ª feira, pelas 18h00, na sede da CPLP, em Lisboa, Rua de São Mamede (ao Caldas), nº 27, com atuação do músico Mamadu Baio, natural de Tabatô (José Ceitil / Hélder Sousa)


A Marta Ceitil, por sua vez, tem 10 referências no nosso blogue:

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/search/label/Marta%20Ceitil

António J. P. Costa disse...

Olá Camaradas

Efectivamente, se não fossem os ex-combatentes tudo teria sido um fracasso. O Armando Pereira e a esposa são meus colegas na "Associação dos Velhos" onde eu milito e até já aprendi como se encaderna um livro.
O livro é perigoso. Falar de erotismo na 3.ª idade não é fácil e é extremamente difícil penetrar nas atitudes farisaicas e hipócritas de quem varre para baixo do tapete e consequência da nossa educação judaico-cristã. Mas isso já são outros mitos, outras lendas e futuros assuntos para debate para que para tal tiver coragem.

Um Ab. e obrigado a todos
António J. P. Costa
PS: No próximo sábado é nos Jardins do Pavilhão Rosa Mota