domingo, 6 de setembro de 2020

Guiné 61/74 - P21328: Tabanca do Atira-te ao Mar, Porto das Barcas, Lourinhã (1): vozes e cavaquinhos contra a guerra, os do Jaime Bonifácio Marques da Silva e Joaquim Pinto de Carvalho, em tempo de pandemia


Tabanca da Lourinhã, ensaio do tema tradicional "Ó Laurindinha, vem à janela". Cavaquinhos e vozes: Jaime Bonifácio Marques da Silva e Joaquim Pinto Carvalho. Sítio; Atira-te ao Mar, Porto das Barcas, 5 de setembro de 2020.  Em homenagem ao nosso saudoso amigo, camarada e régulo da Tabanca de Porto Dinheiro, Eduardo Jorge Ferreira (1952-2019)



Vídeo (1' 16''). Alojado em Luís Graça / You Tube


Letra e música: Tradicional

Oh Laurindinha, vem à janela.
Oh Laurindinha, vem à janela.
Ver o teu amor, ai ai ai, que ele vai p'ra guerra.
Ver o teu amor, ai ai ai, que ele vai p´ra guerra.

Se ele vai pra guerra, deixá-lo ir.
Se ele vai pra guerra, deixá-lo ir.
Ele é rapaz novo, ai ai ai, ele torna a vir.
Ele é rapaz novo, ai ai ai, ele torna a vir.

Ele torna a vir, se Deus quiser.
Ele torna a vir, se Deus quiser.
Ainda vem a tempo, ai ai ai, de arranjar mulher.
Ainda vem a tempo, ai ai ai, de arranjar mulher.



1.  Ontem, almoçamos com a São, viúva do nosso saudoso camarada Eduardo Jorge Ferreira ( 1952-2019). depois de uma caminhada entre a Maceira e o Porto Novo, nas imediações da sua terra natal, Vimeiro, Lourinhã... Nunca é demais esquecer que ele foi o régulo da Tabanca de Porto Dinheiro / Lourinhã, e que nos reuníamos, de vez em quando num restaurante dessa praia piscatória da Lourinhã, para comer uma caldeirada... e celebrar a amizade e a camaradagem que nos unia. 

Ontem, o petisco não foi uma caldeirada, mas uma feijoada do mar, no 100 Pratus, na Praia da Areia Branca. A São foi convidada dos casais, Maria do Céu / Joaquim Pinto Carvalho e  Alice Carneiro / Luís Graça. 

Fomos depois tomar o café ao Atira-te ao Mar, no Porto das Barcas, que tem desempenhado um papel importante na quarentena e no confinamento, resultantes da pandemia de Covid-19.  O Atira-te ao Mar passa a ser um digno sucedâneo da Tabanca de Porto Dinheiro, mantendo a "chama viva" das nossas melhores memórias e vivências. 

Daí a nova designação da Tabanca de Porto Dinheiro (que, com a morte do Eduardo, ficou órfã do seu insubstituível régulo). Como temos horror ao vazio, criámos a Tabanca do Atira-te ao Mar, no Porto das Barcas, Lourinhã, ao alcance de um tiro de canhão do Porto Dinheiro, Ribamar, Lourinhã. Fazem as honras da casa, o Joaquim Pinto Carvalho e a Maria do Céu Pinteus, os "duques do Cadaval", que nos dão o indispensável apoio logístico.

Ao fim da tarde, e a pretexto de ver o novo bandolim. adquirido pelo Pinto de Carvalho, apareceu o Jaime Bonifácio Marques da Silva, que também toca cavaquinho. O pequeno vídeo que publicamos acima marca a inauguração, oficiosa, da nova Tabanca, o Atira-te ao Mar.  

Aproveitamos também para publicar uma mensagem deste nosso amigo e camarada, o Jaime Bonifácio Marques da Silva (, ou simplesmente Jaime Silva), natural de (e agora residente em) Seixal, Lourinhã, ex-alf mil paraquedista, BCP 21, Angola, 1970/72, e ex-autarca em Fafe.

Data: 28 de julho de 2020, 23:26:33 
Assunto: Crónica

Caro Sobrinho

Acabei de ler o teu texto [, que publicaste no teu blogue, em 30 de julho passado, e que me mandaste por email] (*). 

Obrigado por teres a coragem de o escrever. É o primeiro texto que leio de um jovem da tua idade, já nascido após o fim da Guerra Colonial.

A reflexão que fazes sobre a inutilidade das guerras e, nesta particularmente pelos traumas que causaram a muitos dos que a viveram (combatentes, famílias, amigos) é um contributo importante que prestas aos jovens das novas gerações para a reflexão que deve ser feita nos dias de hoje face a tal pesadelo.

Disse alguém: "Pior do que uma Guerra, é fazer de conta que ela nunca aconteceu"..E muitos jovens não sabem que a Guerra Colonial aconteceu.

Há cerca de quinze dias,falava com uma jovem mulher sobre Guerra Colonial, quando às tantas ela me pergunta: "Mas o que foi a Guerra Colonial?"

Em Março de 2021 vai fazer 60 anos que a Guerra Colonial rebentou em Angola.

Obviamente que podes divulgar o texto.

Vou enviar-te dois textos que escrevi. Um deles terminei-o ontem - porque para mim: "Na Guerra não valeu tudo!"

Abraço do
Tio Jaime

2. O Diogo Picão, músico e compositor, tinha enviado a sua "crónica" ao tio Jaime, através deste email, o qual merece ser divulgado, com a devida autorização dos dois:

Olá, tio.

Como estás? Nunca consegui escrever a canção que me pediste mas saiu-me há uns dias uma crónica sobre ti e o primo Arsénio. Gostava que lesses, me desses a tua opinião, e de te perguntar se te parece bem que eu a publique no meu blogue. Se não te sentires confortável fica para ti e eu guardo-a na gaveta.

Se te apetecer dá um olhada no meu blogue: http://dpicao.blogspot.com/

Um grande abraço

Claro que o Diogo Picão fica, desde já convidado, para integrar a nossa nova tertúlia, o Atira-te ao Mar, no Porto das Barcas, Atalaia,  Lourinhã. E oxalá um dia destes ele consiga ter a inspiração e sobretudo a disponibilidade para escrever a tal canção que o tio que foi à guerra, lhe pediu. Talento e sensibilidade não lhe faltam, oxalá / enxalé / inshallah a maldita pandemia o não penalise mais, deixando-o voltar à estrada e aos palcos da música, que é o seu ganha-pão.
____________

Nota do editor:

(*) Vd. poste de 2 de agosto de 2020 > Guiné 61/74 - P21216: Blogues da nossa blogosfera (133): Diogo Picão: "A guerra do meu tio"

4 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Amigos, e companheiros da Tabanca do Atira-te ao Mar:

Aqui vai um apontamento do dia de ontem... Infelizmente, não tenho aqui o endereço de email da São. Lembremo-nos que a homenagem ao Eduardo Jorge Ferreira, prevista para a caldeirada em Ribamar, no próximo dia 12 de Outubro, teve que ser cancelada, por razões que são conhecidas de todos. Mas vamos mantendo viva a sua memória. Luís Graça

Anónimo disse...

Rogerio Ferreira (por email)
6 set 2020 13:15

Olá amig@s

Quando acabar a mascarada , podemos juntar uma(s) viola(s), um bandolim, uma pandeireta, uns ferrinhos, e temos uma banda!
Cotoveladas
Rogério

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Espantoso, a Laurindinha chegou a Quioto, no Japão. Ver aqui vídeo no fabuloso portal, do Tiago Pereira, A música portuguesa a gostar dela própria":

http://amusicaportuguesaagostardelapropria.org/videos/laurindinha-8/?_sf_s=Laurindinha

Alguém saberá de que época é este tema tradicional ? E como terá chegado ao Japão ?

A MÚSICA PORTUGUESA A GOSTAR DELA PRÓPRIA

A Associação Música portuguesa a gostar dela própria tem, desde 2011 com o trabalho do realizador Tiago Pereira, vindo a criar uma consciencialização para o conhecimento e importância de um património vivo e muitas vezes esquecido de tradição oral, cantigas, romances, contos, práticas sacro-profanas, músicas, danças e também gastronomia. Esta consciencialização, que é essencialmente um mecanismo de alfabetização da memória, lembra-nos de que é urgente documentar, gravar e reutilizar fragmentos da memória de um povo.

Fernando Ribeiro disse...

Nunca me passou pela cabeça ouvir a Laurindinha cantada e tocada por japoneses no Japão. Ainda se fosse por malaios cristãos em Malaca ou por "tugus", também cristãos, na Indonésia, ainda se compreendia. É um facto que os portugueses foram os primeiros europeus a chegar ao Japão e tiveram um papel determinante na evolução das guerras feudais que naquele país havia, com a introdução das armas de fogo. O resultado da interferência portuguesa foi a unificação política do arquipélago. Mas isso foi no séc. XVI e esta Laurindinha foi gravada no séc. XXI!

Por volta de 1962 ou 63, ainda a guerra colonial estava no seu início (e eu estava muito longe de imaginar que iria participar nela dez anos mais tarde), passei um mês de férias em Caldelas, no coração do Minho. Uma madrugada, passou à porta de casa um rancho de pessoas a caminho de uma romaria para os lados de Amares. Os romeiros vinham de uma terra chamada Pico de Regalados (este nome é um regalo!), no concelho de Vila Verde, e seguiam a pé, pela fresquinha, cantando e dançando pela estrada fora esta mesma Laurindinha, acompanhados por alguns instrumentos musicais (não me lembro de quais, mas certamente que o cavaquinho devia estar presente, assim como uma concertina, pelo menos). Aqueles ainda eram tempos em que havia romarias feitas a pé, às festas do São Bento da Porta Aberta, da Senhora da Peneda e da Arga de São João. Agora, vai toda a gente de carro, ouvindo música pimba na aparelhagem do veículo. Sinais dos tempos. Julgo poder concluir que esta Laurindinha é uma dança minhota.

Fernando de Sousa Ribeiro, ex-alferes miliciano da C.Caç. 3535, do B.Caç. 3880, Angola 1972-74


P.S. - Uma canção em dialeto tugu, por um conjunto musical composto por descendentes de portugueses vivendo em Kampung Tugu, o bairro "português" de Djakarta, Indonésia: https://www.youtube.com/watch?v=tNlAQHLhlb0.