sábado, 12 de setembro de 2020

Guiné 61/74 - P21349: Pequenas histórias dos Mais de Nova Sintra (Carlos Barros, ex-fur mil at art, 2ª C/BART 6520/72, 1972/74) (5): A visita da Cilinha ao destacamento de Nova Sintra, em 1973...



Foto nº 1A


Foto nº 1

Guiné > Região de Quínara > Nova Sintra > 2ª CART / BART 6520/72 (1972/74) > 1973 > A visita da Dona Cecília Supico Pinti, a "Cilinha" (Lisboa, 1921 - Cascais, 2011). 

A popular figura da  presidente do Movimento Nacional Feminino é acompanhada pelo alf mil Figueira, natural de Cabo Verde (, presumivelmemte o  que está à sua direita, de bigode, vestido á civil). Ela, sempre muita elegante nas suas calças à boca de sino. como então se usavam nesse tempo, blusa preta, um grande colar, óculos escuros, cabelo sobre os ombros, e mala ao ombro... Parece abrir os braços para uma criança da tabanca sobre a qual se debruça um militar, em tronco nu, que lhe dá instruções. Possivelmente a criança iria dar-lhe uma pequena lembrança ou uma flor. 

Espantosamente, nenhum dos militares que a aguardavam, à entrada do destacamento, quase todos em tronco nu, não parecem prestar-lhe qualquer atenção, tendo dirigido a vista para algo que estaria a acontecer por detrás do fotógrafo... O Carlos Barros não nos esclarece sobre o que se terá passado... O que vem adensar o "mistério"... 

A visita da "Cilinha" era sempre motivo para grande alvoroço nos nossos aquartelamentos...Tinha um carinho especial pela Guiné e pelos militares que aí "defendiam a Pátria", a avaliar pelas diversas vezes que visitou o território, a última das quais  já em março de 1974 (*)

Foto (e legenda): © Carlos Barros (2020). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Guiné > Região de Tombali > Nhala > 10 de março de 1974 > Visita da Cilinha > A Cilinha olha directamente para a objectiva, A seu lado o comandante de batalhão, ten cor Carlos Alberto Ramalheira, e o cap Braga da Cruz, comandante da 2.ª CCAÇ/BCAÇ 4513 de Nhala. (*)

 Foto (e legenda): © António Murta  (2020). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]




Data: 1 set 2020 22h00
Assunto: Foto / documento histórico

Nova Sintra-Setor do Quínara-Guiné 1972/74
"Os Mais de Nova Sintra"
Bart 6520/72 - 2ª Cart


A Cilinha do Movimento Nacional Feminino, numa visita ao destacamento de Nova Sintra, em 1973

O Alferes Figueira, cabo-verdiano, grande amigo, acompanhou a visita desta "ilustre" personagem
ao nosso destacamento onde a guerra estava sempre ativa. (**)



Um abraço  Carlos Barros. ex-furriel miliciano (***)

_______________

Notas do editor:

7 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

SINOPSE

«Dei tudo o que tinha. O Movimento foi a minha vida! (…) Os militares e o trabalho no Movimento foram, de certo modo, os filhos a que me dediquei.»

Em 1961, Cecília Supico Pinto fundou o Movimento Nacional Feminino. Uma organização independente do Estado que congregava as mulheres portuguesas no auxílio moral e material aos soldados que lutavam nas antigas colónias portuguesas. Durante treze anos, Cecília Supico Pinto multiplicou-se em viagens entre a metrópole e as «províncias ultramarinas», ameaçadas pelos movimentos independentistas.

Cilinha, como era conhecida, vestiu o camuflado, dormiu em tendas de campanha, esteve debaixo de fogo e embrenhou-se no mato de África, mesmo quando um acidente a obrigou a andar de muletas e com um pé engessado. Tudo em nome de uma missão. Na bagagem levava mantimentos, recordações e anedotas para contar aos soldados portugueses.

Cilinha foi a primeira-dama do Estado Novo de Salazar, «um verdadeiro príncipe», que apreciava a sua alegria, ria-se das suas anedotas, admirava a sua frontalidade e escutava os seus conselhos. Garante que, muitas vezes, o aconselhou a ir a Angola. O presidente do Conselho resistiu sempre. Elogiada por muitos, mas principalmente criticada por outros tantos."


Cecília Supico Pinto
de Sílvia Espirito Santo
ISBN: 9789896260903
Edição: 01-2008
Editor: A Esfera dos Livros
Idioma: Português
Dimensões: 160 x 236 x 18 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 228
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > História > História de Portugal

https://www.wook.pt/livro/cecilia-supico-pinto-silvia-espirito-santo/200642

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Já pedi ao Carlos Barros para esclarecer o "mistério" desta foto... O que é terá distraído os nossos camaradas ? Ninguém olha para a Cilinha!...Para alguns esta visita poderia representar o "momento de felicidade do dia"!...

Anónimo disse...

Carlos Barros
12 set 2020 08:47

Bom dia.

Irei confirmar a data sobre a visita da Cilinha a Nova Sintra.

Eu-Carlos Barros- estou na fotografia "magrinho" e de bigode...-.

B.F.S.

Um abraço

Anónimo disse...

A Sr.a Supico Pinto

Visitou Gadamael em março/74.
Fez-se acompanhar por um pelotão do destacamento de Fuzileiros de Cacine.
Ao desembarcar imitou uma "rajada" ...perante o espanto do zé pagode,pediu um copo de tinto do bidon, que apenas provou,bebendo isso sim um "old parr".
Ofereceu-me um disco e um maço de tabaco, mas recusei a oferta,porque não estava interessado no conteúdo do disco e não fumava.
A bem da verdade detestava a Senhora, não por ela, mas pelo que representava.
Pernoitou no abrigo de transmissões, e na manhã do dia seguinte aguentou estoicamente a primeira flagelação do dia.
Começou a correr o boato que iria regressar a Bissau de "hélio" e perante a revolta geral, visto que as evacuações só se faziam de "hélio"a partir de Cacine, regressou da mesma forma como veio.
Foi assim que a conheci pessoalmente.

AB

C.Martins

João Carlos Abreu dos Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Carlos Barros (por email)

14 set 2020 22h38

Boa noite:

Confirmei a descrição que acabo de apresentar a um amigo, ex-Alferes Figueira, de Nova Sintra que apresentou à "ilustre personagem" o nosso destacamento.

Na altura, era o Comandante interino do Destacamento de Nova Sintra.

Um abraço

Anónimo disse...


Carlos Barros
sexta, 18/09/2020, 23:53

A Cilinha usava aquele estilo de cabelo
na sua visita a Nova Sintra.
A Segurança estava garantida e era dentro do destacamento
-perto da pista-, que ela foi recebida.

Um abraço