quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Guiné 61/74 - P21316: Tabanca Grande (501): Carlos Barros, ex-fur mil, 2ª CART / BART 6520/72 (Bolama, Bissau, Tite, Nova Sintra, Gampará, 1972/74) que passa a sentar-se à sombra do nosso poilão, no lugar nº 815... É natural de Esposende e professor aposentado.


Carlos Barros, novo membro da Tabanca Grande, nº 815. Foi fur mil at art, 2º CART / BART 6520/72 (1972/74), "Os Mais de Nova Sintra"


1. Mensagem de Carlos Barros, ex-fur mil. 2ª CART / BART  6520/72 (Bolama, Bissau, Tite, Nova Sintra, Gampará, 1972/74) (*), que passa a sentar-se à sombra do nosso poilão, no lugar nº 815:


 
Data: 18/06/2020, 20:43

Um pouco da minha biografia:

(i) Sou Professor Aposentado, casado, embora continue , como voluntário num Projeto de Leitura/Literacia, numa Escola do Concelho de Esposende, "Escola de Mar";

(ii) sou dirigente, há mais de 15 anos,  da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende (AHBVE);´

(iii) pertenço à  Redação do Jornal "Farol de Esposende!,  redator permanente;

(iv) organizo anualmente, o Encontro/Convivio dos "Mais de Nova Sintra, (vamos no 45º),  sempre no Centro do País: Mealhada-Águeda-Recardães:  o 1º organizador foi o furriel José Sousa Gonçalves (12 anos seguidos,  de 1975 a 1987) e agora sou eu, nas calmas e faço-o com muito carinho;

(v) intervenho noutras atividades -Futebol;  fui Presidente da ADE (, Associação Desportiva de Esposende) e dirigente muitos anos;

(vi) em suma, sou um cidadão simples, humilde , solidário e interveniente.

Fico por aqui...Um abraço
Carlos Barros (Ex-furriel Miliciano)
Bart 6520/ 2ª Cart.

Nota: Todos os nossos testemunhos serão importantes para construir a História da Guerra Colonial

2. Resposta do editor LG, na volta do correio:

Carlos, então somos colegas, ambos somos professores, um profissão nobre...Na tua terra, Esposende, tenho amigos... E há um camarada do nosso blogue, que esteve comigo em Bambadinca, em finais de 1970, o Mário Miguéis da Silva, bancário reformado e talentoso cartunista... És capaz de o conhecer...Esteve no Saltinho, não muito longe de ti, que estavas m São João, mais a sul..

Mas vejo que não me mandaste nenhuma foto, das que te pedi, uma mais ou menos atual, e outro do "antigamente"... Vê lá isso, para eu te poder apresentar à Tabanca Grande, com pompa e circunstância... E também consegui abrir as fotos da entrega do aquartelamento de Nova Sintra, em 17 de julho de 1974, e outras do teu álbum, que me mandaste e que querias partilhar com os nossos leitores. Aguardo a 2ª via,

Boa saúde, boa reforma, bom desconfinamento... Luís

3. No mesmo dia, 18 de junho, às 22h43, o Carlos Barros respondeu:

Boa noite:

O Mário Miguéis é meu conterrâneo e grande amigo de infância. Estudamos juntos em Esposende, é um ano mais velho que eu, no Externato Infante Sagres.

A família são talentosos em "cartoon", todos eles, com ligeiras diferenças no talento. No ano passado fui a Lamego visitar o irmão. o Arquitecto Quim Miguéis.

Sabia que tinha estado em S. João onde esteve o alferes Garcia que faleceu assim como o nosso capitão da Companhia, Armando Cirne.

Ser professor é algo de dignificante e marcante na sociedade, sem desprimor para as demais profissões. Ser professor é ser diferente...

Por hoje é tudo. Um abraço e b.f.s.

Bom fim de semana.
Carlos Barros
Esposende 

4. Comentário de L.G.:

As tais fotos "históricas" não há maneira de cá chegarem... Mas entrentanto o Carlos Barros tem estórias do seu tempo de "soldado do fim do império" que aguardam publicação. Para não atrasar mais a sua edição, o Carlos Barros fica apresentado à Tabanca Grande, o que já devia ter acontecido há  dois meses atrás. Senta-se agora no lugar nº 815 (**), não precisa de pedir mais licença para entrar... Tem página no Facebook.

Sobre a sua companhia e batalhão, a 2ª CART / BART 6520/72, acrescentaremos o seguinte; mobilizados pelo RAL 5, partiram para o TO da Guiné em 23 de junho de 1972 e regressaram a 21 de agosto de 1974. Oficialmente estiveram em Nova Sintra e Bissau. Comandantes de companhia: cap mil inf Armando da Fonseca Cirne; cap art José Manuel Campante de Carvalho; e cap mil inf João Barbosa Machado. E ficaram justamente conhecidos pro "Os Mais de Nova Sintra".

O comano e a CCS do BART 6520/72, por sua vez esteviveram, em Tite, tendo por  o batalhão por comandantes o ten cor art Rui Ferreira dos Santos, e ten cor art Fernando José de Alemeida Mira. 

A 1º CART esteve em Jabadá e Bissau (cap mil inf José Pereira Baptista Dias), e a 3ª CART em Fulacunda (cap mil inf José João Mousinho Serrote).
___________

Notas do editor:


4 comentários:

leandro guedes disse...

Meu caro Carlos Barros.
O meu nome é Leandro Guedes e fiz parte, como furriel, do BART 1914, que esteve em Tite de Abril de 67 a Março de 69.
Há meia duzia de anos tive contacto com o Alf. Fernando Teixeira que pertencia à sua 2ª. Compª do BCAV 6520, a qual fez a entrega de Tite e Nova Sintra, à Guiné. O relato dessa entrega faz parte do blog https://bart1914.blogspot.com e facebook do BART 1914. Posteriormente perdi o email ele.
O motivo deste meu contacto é saber quando aconteceu e de que maneira, a entrega de Bissássema. Não há registos, nem relatos, nada.
Se me poder dar uma ajuda agradeço.
O nosso email é bart1914@gmail.com ou lg.tvedras@gmail.com
Muito obrigado. Um abraço com votos de boa saúde.
Leandro Guedes.

Ricardo Sousa disse...

Boa tarde,

O meu pai, António Sousa foi 1º cabo no 2ª CART 6520/72, e muito tempo que procura notícias ou se existem encontros dos seus ex-combatentes da Guiné Bissau - Nova Sintra - Os Mais, desde que voltou nunca encontrou ou teve contacto com mais ninguém . Podem-me dizer de como ele se pode informar quando e onde ocorrem esses encontros ou algum contacto de para que ele possa ligar com alguém para se manter em contacto.

Agradeço desde já a vossa ajuda,
Cumprimentos,
Ricardo Sousa

carlosbarros disse...

Boa tarde Ricardo Sousa:Sou o ex-furriel Barros, pertencente aos "Mais de Nova Sintra" do BART 6520..2ª CART -Guiné 1972/74.

Desde o ano de 1975, "Os Mais de Nova Sintra" reunem-se Anualmente, e já vamos no 45º encontros consecutivos apenas interrompido, neste periodo de epidemia, sendo o último encontro em 2019 em Recardães -Águeda, infelizmente um encontro triste porque coincidiu com o falecimento do nosso ex-Capitão Armando Cirne.
De 1975 a 1981 a o organizador era o Furriel Sousa Gonçalves e neste momento, a partir desta última data, sou eu, Carlos Barros.
O pai de que pelotão era? Eu era do 3º Pelotão e felizmente, todos os graduados deste grupo estão sempre presentes, menos o alf. Almeida, falecido em Bolama, em 1972. O meu contacto é Carlos Barros 914956339
Rua Nossa Senhora da Graça: nº 56 3º Esq.
4740 562 Esposende
Penso que respondi ao essencial. Se possível, envie-me o seu contacto/morada.

Um abraço amigo

Ricardo Sousa disse...

Bom dia Ex-furriel Barros,

Já falei com o meu pai e ele lembra-se de si e lamentou desde logo o falecimento do vosso ex-capitão Armando Cirne que desde logo se recordou igualmente dele.
O meu pai era do 2º pelotão, 1º cabo António Sousa. Já lhe passei e seu contacto e deixo aqui o contacto dele para que possam lhe avisar do próximo encontro assim que a situação actual o permita, não sei a forma que costumam avisar por isso deixo o telemóvel, morada e e-mail dele e o meu.

António Sousa
938522739
Rua do Outeiro, 249 R/Chão Esq.
4420-237 São Cosme - Gondomar
E-mail: antsousa1951@gmail.com

Muito obrigado pela sua resposta e os meus melhores cumprimentos.
Ricardo Sousa