segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Guiné 61/74 - P21307: Notas de leitura (1301): “Castelos a Bombordo, Etnografias de Patrimónios Africanos e Memórias Portuguesas”, coordenação de Maria Cardeira da Silva; edição do Centro em Rede de Investigação em Antropologia, 2013 (2) (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 22 de Junho de 2017:

Queridos amigos,
Só vejo utilidade em apreciar os eventos e propostas do quadro ideológico da mística imperial colonial que se começou a urdir desde as primícias da organização do Estado Novo: a legislação, a divulgação pela Agência Geral das Colónias, a restruturação da Escola Superior Colonial, as exposições que atraíam grande público, em Lisboa e no Porto, a adesão formal às teses do luso-tropicalismo enquanto seguia o seu rumo imparável o Estatuto do Indigenato. Década de propaganda e de ofensiva diplomática, os regimes totalitários da Alemanha e de Itália reivindicam colónias, os governantes não tinham esquecido que britânicos e alemães, antes da I Guerra Mundial, tinham acordado em retalhar o império português, para seu proveito.
É nesta atmosfera que se deve estudar o primeiro cruzeiro de férias às colónias.

Um abraço do
Mário


Aquele cruzeiro de férias sob o signo da mística imperial colonial

Beja Santos

Dentre os estudos publicados em “Castelos a Bombordo, Etnografias de Patrimónios Africanos e Memórias Portuguesas”, com coordenação de Maria Cardeira da Silva, Centro em Rede de Investigação em Antropologia, 2013 ressalta uma leitura sobre o “Primeiro Cruzeiro de Férias às Colónias”. De que se trata, que importância se pode atribuir à iniciativa, nessa alvorada da mística imperial colonial? A 10 de Agosto de 1935 saiu do Cais da Fundição o paquete "Moçambique" com destino às colónias ocidentais. Levava no seu bojo 250 excursionistas, entre eles professores, estudantes, aristocratas e comerciantes, e como escreveu o então Ministro das Colónias, José Silvestre Ferreira Bossa “cheios de fé patriótica, vão por seus olhos conhecer a grandeza do nosso Ultramar”. Dois anos mais tarde, realizar-se-á o Primeiro Cruzeiro de Férias dos Estudantes da Colónias à Metrópole, transportando estudantes dos liceus de Angola e Moçambique ao Portugal Europeu, seguido de outro, que levou estudantes de Moçambique a Angola, e mais tarde chegariam ao cais da Nação os cruzeiros dos velhos colonos.


Pondere-se a contextualização ideológica, nacional e internacional. Erguiam-se vozes, mormente na Escola Superior Colonial para a promoção de viagens às colónias nacionais e estrangeiras, pedia-se sem tibieza que se fizessem essas viagens envolvendo professores e alunos, realizando-se conferências, elaborando-se relatórios. Augusto Cunha, escritor e humorista, diretor da revista "O Mundo Português", preparou cuidadosamente esta viagem de barco. Como observam as autoras do artigo, o tempo é de crise económica mundial, particularmente sentida nos territórios coloniais portugueses, produtores de matérias-primas. A Alemanha e a Itália mostram o seu apetite por mais territórios. Os ideólogos do Estado Novo apostam na preparação de gerações mais novas para a consolidação do ideal imperial. No campo ideológico do Estado Novo, com o "Acto Colonial" de 1930 e a "Carta Orgânica do Império Colonial Português" definira-se a missão civilizadora, e reconhecia-se a urgência de ultrapassar o “défice de colonização”, a metrópole e as colónias deviam formar uma “comunidade e solidariedade natural”. Salazar tinha um paladino na mística imperial, Armindo Monteiro, que sobraçara a pasta das Colónias entre 1931 e 1935. Concretizaram-se iniciativas já na perspetiva de dar ressonância a essa mística: em 1933, realizou-se a Conferência Imperial Colonial; em 1934, a I Exposição Colonial Portuguesa no Porto e o I Congresso de Intercâmbio Comercial com as Colónias. A Sociedade de Geografia de Lisboa passou a comemorar a semana das Colónias. O clímax da mística imperial será em 1940 a Exposição Mundial do Mundo Português. Escreve-se no Diário de Notícias de 1 de Agosto de 1935, a propósito do cruzeiro de férias: “É preciso, se queremos voltar a ser um grande povo, que cada português tenha dentro de si o panorama exato das suas possessões”. Marcello Caetano, o mestre orientador do cruzeiro referiu-se à campanha contra o Quinzinho, este era a imagem de um jovem sem caráter, o exatamente oposto ao que o Estado Novo pretendia ser como povo imperial: “As colónias, procuradas pelos melhores de cada geração no ânimo do trabalho, na esperança de construir um Novo Mundo, serão, como já começaram a ser nas campanhas da ocupação a escola na iniciativa, da energia e do carácter. O cruzeiro de férias também é uma campanha: a campanha contra o Quinzinho, a campanha pelo melhoramento moral e intelectual da mocidade portuguesa".

Marcello Caetano aparece assessorado pelos doutores Cardigos dos Reis e Orlando Ribeiro, que se encarregaram de um calendário apertado de cursos para os estudantes e conferências para os seus acompanhantes. Os cursos eram acompanhados de notas e pequenas publicações de apoio preparadas para o efeito. Os estudantes foram estimulados a participar num concurso literário e noutro fotográfico, sujeitos ao tema “O que ouviu em África”. Recordo que já aqui se fez referência ao que Ruy Cinatti escreveu sobre a passagem do cruzeiro na Guiné, exatamente em O Mundo Português.

Marcello Caetano comentará na época numa entrevista ao Diário da Manhã: “Em primeiro lugar vejamos o que o cruzeiro de férias significa nesta nova fase da política colonial. Não há ainda 50 anos a costa de África era o lugar negregado da expiação dos grandes crimes, um motivo dolente de fados da Mouraria: e eis que hoje parte um navio com ar festivo, uma boa parte do escol da mocidade portuguesa e até das camadas dirigentes do país. Os viajantes do cruzeiro são guiados por puro amor de Portugal de além-mar”. Anos depois, em 1958, Marcello Caetano escreverá: “ (…) seria curioso inventariar os estudantes que viajaram no cruzeiro, e ver o que deram na vida. Muitos, muitíssimos mesmo, voltaram ao Ultramar para aí fazerem a sua carreira. Perderam o medo a África ou deixaram-se seduzir por ela".

Há um outro dado do ambiente ideológico que não pode ser escamoteado: a atração sentida pelas teses do luso-tropicalismo de Gilberto Freyre, nomeado em 1938 como membro da Academia Portuguesa de História pelo próprio Salazar. Estas teses do luso-tropicalismo celebravam a miscigenação criada pelos portugueses, era uma fórmula do politicamente correto enquanto na prática vigorava o vigoroso regime do “indigenato”, ainda herdeiro do darwinismo social. Recorde-se ainda que este luso-tropicalismo era aclamado pela UNESCO como bom modelo das relações raciais. Entretanto, o movimento da descolonização começa a descolar e por toda a década de 1950 o quadro ideológico da mística imperial colonial vai-se desagregando, começara com a independência da Índia e da Indonésia, estendia-se agora a África, a um ritmo vertiginoso. E os jovens do cruzeiro de férias deram outros rumos às suas vidas.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 28 de agosto de 2020 > Guiné 61/74 - P21302: Notas de leitura (1300): “Castelos a Bombordo, Etnografias de Patrimónios Africanos e Memórias Portuguesas”, coordenação de Maria Cardeira da Silva; edição do Centro em Rede de Investigação em Antropologia, 2013 (1) (Mário Beja Santos)

1 comentário:

Antº Rosinha disse...

"Salazar tinha um paladino na mística imperial, Armindo Monteiro".

Beja Santos lá traz estas coisas, a mostrar que o salazar não estava muito só.

Ate o pai de Luis Stau Monteiro veio com as ideias coloniais de toda a gente da 1ª República.

Não era o Salazar que ia atraiçoar a memória de toda ou quase toda a «elite» nacional.

Apesar de Salazar não pertencer a elite nenhuma.