sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Guiné 61/74 - P21321: In Memoriam (369): o historiador Joaquim Veríssimo Serrão (1925-2020), meu mestre e meu amigo, que falou do meu "Diário da Guiné", em 2007, como sendo "uma 'jóia' de verdade histórica e de beleza literária incomparáveis" (António Graça de Abreu)



Joaquim Veríssimo Serrão (Santarém, 1925 - Santarém, 2020): homenagem do António Graça de Abreu a um dos seus grandes mestres e amigos, recentemente desaparecido aos 95 anos. Para admiradores e críticos, uma figura incontornável do nosso séc. XX português

O Historiador Joaquim Veríssimo Serrão e a Guerra na Guiné-Bissau

António Graça de Abreu

Tive a sorte, ao longo da vida, de ter como professores e mestres, no liceu e na universidade, alguns homens de enorme envergadura intelectual e humana, que muito me ensinaram e, de algum modo, contribuíram para ser o que sou, um ser aparentemente humilde, em busca do inalcançável entendimento do mundo, um permanente apaixonado pelas palavras, a caminhar pelo fluir das gentes da minha Pátria, da China e da língua portuguesa, a navegar pelo mundo, pela prosa, pela poesia, pela História.
Recordo Óscar Lopes, o excepcional professor de Português nos meus antigos 3º., 4º. e 5º. anos, no início da década de sessenta do século passado, no Liceu D. Manuel II, Porto. 
Trinta anos depois, Óscar Lopes e Eugénio de Andrade fariam a apresentação da minha tradução Poemas de Li Bai, na Galeria da Praça, no coração do Porto, obra depois galardoada com o Prémio Nacional de Tradução 1990, do Pen Club e da Associação Portuguesa de Tradutores.
Mantive, com Urbano Tavares Rodrigues, meu professor de Português em 1965/66, no 7º. e último ano do liceu, no Colégio Moderno, Lisboa, uma amizade saudável e entusiasmante que perdurou até ao fim da sua vida. Em 1997, Urbano Tavares Rodrigues fazia, na Missão de Macau em Lisboa, a apresentação do meu livro China de Jade e escrevia palavras de grande simpatia sobre a minha poesia. 
Quer Óscar Lopes, quer Urbano Tavares Rodrigues foram militantes de topo do Partido Comunista Português, com ambos aprendi a olhar melhor o mundo, que respeitei e admirei sempre, embora, depois de seis anos de vida na China Popular, de 1977 a 1983, eu já não acreditasse nos “amanhãs que cantam” e na superioridade dos regimes políticos socialistas.
Na Faculdade de Letras de Lisboa, nos anos sessenta e setenta do século passado tive a ventura de encontrar Fernando Mello Moser, mais um excelente professor, no 1º. e 4º. ano do meu curso de Filologia Germânica. Grande Mestre e amigo, precocemente falecido, faz parte dos não muito homens de eleição que conheci.
Em 1995, regressei à minha Faculdade de Letras, agora para um mestrado em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa. Dois professores se destacavam, António Borges Coelho e Joaquim Veríssimo Serrão. Bem diferentes nas suas opções políticas (Borges Coelho, ex-comunista, havia passado longos anos na cadeia de Peniche, Veríssimo Serrão era o grande amigo de Marcello Caetano). 
Unia-os a História e o rigor e seriedade com que transmitiam aos seus alunos as estórias da História. Aulas fabulosas com estes dois professores, tão diferentes e tão dentro da nossa viagem pelas gestas de um passado, tão presente.
            Joaquim Veríssimo Serrão, falecido há um mês atrás, com 94 anos, seria o orientador da minha tese de mestrado. Encontrávamo-nos na Academia Portuguesa da História, a que presidia, para conversarmos e melhorarmos o meu trabalho, a biografia de D. Frei Alexandre de Gouveia (1751-1808), bispo de Pequim. Diante de mim, a abertura permanente com um excepcional ser humano, um fabuloso homem da nossa História, um Amigo.
            Em 2004, era publicada pela Universidade Católica, a minha tese, a biografia D. Frei Alexandre de Gouveia, Bispo de Pequim.


Capa do livro de memórias do António Graça de Abreu,

"Diário da Guiné" (Lisboa, Guerra e Paz, 2007)



Em Junho de 2007, eu recebia esta carta do Prof. Dr. Joaquim Veríssimo Serrão, então com 82 anos:

Santarém, 8 de Junho de 2007
Exmo. Sr. Dr. António Graça de Abreu
                        
 Meu querido António

            Há muito que formei em mim a concepção de que a velhice não corresponde apenas ao último degrau da vida. Pelo contrário, deve ser vista como uma época de permanente actuação, para nela ainda fazermos o que se torna possível no campo da actividade creadora. 
            No dia 4 de Junho, adquiri na Feira do Livro de Santarém uma “jóia” de verdade histórica e de beleza literária incomparáveis. Fiel aos princípios acima enunciados, a obra foi logo objecto de leitura e apreciação, e esse agrado, fiz sentir no telefonema que lhe dirigi para o Estoril. Agora, no regresso de uma deslocação a Madrid, onde fui acompanhar o Professor Juan Velarde Fuertes, nos seus 80 anos. Mais novo do que eu que vou nos 82 anos! Mas todos os dias a ler, a escrever e a fazer livros.
            Pois hoje voltei ao belo e dramático “Diário da Guiné”, da sua autoria, e lá pude esclarecer a tonteria do General Spínola de deixar ir a um encontro com guerrilheiros 3 majores…desarmados, que foram feitos em postas. 
            Como se a moral dos “libertadores” fosse a mesma que a nossa: bons ou maus cristãos que sejamos! E não custa tampouco compreender a renúncia do General Spínola em 28 de Setembro de 74. Valente a lutar, inexperiente como político. E o coronel Fabião, que alinhavou a paz com os guerrilheiros, mas deixou que 2000 fulas tivesses sido fuzilados por “traição” à Guiné que nem sequer era ainda um país independente!
            As suas crónicas da Guiné de 1972-1974 são das mais lindas e comoventes que jamais foram escritas por um combatente. Que o Prof. Marcello Caetano tinha razões para desconfiar dos guerrilheiros, dá-a o António, na página 44. “Não era essa – nem é hoje – a linha política do governo de Lisboa, nem do PAIGC, que lutava pela independência total e expulsão dos colonialistas brancos.”
            Que lindas páginas que fazem chegar as lágrimas aos olhos!, da cor dos olhos dos meninos guinéus, da doçura tropical das mulheres do território que amenizavam a solidão dos combatentes, da beleza de uma Guiné que não merecia os libertadores que teve, nem o Luís Cabral, nem o Nino, talvez o Amílcar que era amigo dos portugueses, mas que abatido pelos radicais do PAIGC…
            O seu “Diário da Guiné” é uma obra prima de sinceridade, de enlevo pela terra, de ternura pelas crianças de olhos azuis e coração de ouro. Mas ganharam elas com a libertação, quando continuam a andar nuas, sem sapatos e esfaimadas, mas antes eram amadas pelo colonizador que as erguiam nos braços?
            Um grande abraço, cheio de ternura e admiração, do seu muito amigo, e a dedicação,
                                                           Joaquim Veríssimo Serrão


Cópia da carta, de 8 de junho de 2007. dirigida por Joaquim Veríssimo Serrão ao nosso camarada António Graça de Abreu, elogiando o seu livro, "Diário da Guiné" (Lisboa, Guerra e Paz, 2007).

___________

Nota do editor:

Último poste da série de 22 de julho de 2020 Guiné 61/74 - P21192: In Memoriam (368): José Barreto Pires (1945-2020): "termina uma vida, nasce uma saudade", a de um homem bom, grande camarada e indefetível barrosão, que muito amou a sua aldeia, Gestosa, Couto Dornelas, Boticas... Era membro da primeira hora da nossa Tabanca Grande.

11 comentários:

Anónimo disse...

A hora matinal em que este texto foi publicado (03 e 10 minutos) levou-me a demasiada rápida leitura do mesmo.

O obituário do Historiador Veríssimo Serrão,figura de referência que muito admiro,tornou-se na neblina Árctica em obituário do nosso Camarada e Amigo Graça de Abreu.
Leitura mais calma levou-me a verificar não ser o caso.
Felizmente!

Estranha associação,por inapropriada,levou-me (após ler o texto) a recordar a frase colocada na estátua de Eça de Queiroz:
“Sobre a nudez da Verdade o manto diáfano da fantasia “.

Não fora o autor do texto um Poeta por mim admirado quase poderia julgar que obituário a Veríssimo Serrão se tornara em texto “egocêntrico “.
Um pouco discreto “auto-elogio “?

(Em sueco existe o termo “Egotrippad” que,com típica parcimónia escandinava engloba tudo o acima escrito)

Tão cedo pela manhã será difícil cair-se na teoria filosófica,para não a apelidar de metafísica........*Solipsismo*.

Segundo a qual devo acreditar apenas na existência da minha própria mente por nada haver fora do pensamento individual.
A percepção das coisas,ou pessoas,torna-se em “impressão” sem existência real.

Quase poderia pensar que o texto que acabei de ler para lá me empurrou.

De qualquer modo,filosófico,metafísico,ou poético,torna-se rico no seu ....”name-dropping”.
O que em português correto mais não quer dizer que:
“A prática de casualmente mencionar nomes de pessoas famosas,de algum modo relacionadas com o autor,de modo a impressionar os leitores “.

Como neste extremo do extremo Norte europeu os nevões já caem regularmente e as neblinas são densas,estas leituras matinais estarão certamente repletas de involuntários erros de análise.
Mas como tudo o que por aqui sucede se passa ...“entre-renas”...serão certamente passíveis de compreensão “adaptativa”.


Um abraço
J.Belo

Anónimo disse...

NO âmbito da Feira do Livro procurei o seu livro na Guerra e Paz, mas está esgotadíssimo!Não haverá hipótese de uma reedição em breve? Ou haverá outro meio alternativo de o obter!? Gostava de ter um exemplar para completar o acervo de documentos da Guiné onde fui também combatente.
Albertino Ferreira

Antº Rosinha disse...

Dos vinte e tal volumes da Historia de Portugal, de Verissimo Serrão comprei e li e ofereci os dois volumes que vão de 1918 a 1926.

Fiz este esforço para tentar entender algumas coisas.

Que confusão!

antonio graça de abreu disse...

Acrescentaste, meu caro Luís Graça, que o meu Diário da Guiné, é "um livro de memórias." Quais memórias, quais recordações memoriais? Estás a falar de mim ou das falsificações da memória dos dias em África do Mário Beja Santos, nos seus dois posteriores, com o título plagiado, "Diário da Guiné"? O meu "Diário da Guiné" é de 2007, os dele são de 2008 e 2009. No meu "Diário da Guiné", não inventei nada das nossas duras vidas, são textos escritos e vividos em cima da hora, em cima dos dias e dos meses.
No meu "Diário da Guiné", o professor Joaquim Veríssimo Serrão entendeu os meus textos, não de memórias, mas como prosa com sangue e coração, saídos da loucura e desvairo dos dias, também dos pequenos prazeres e encantamentos de uma terra, que não era a nossa, mas que entrou dentro de nós, e nunca mais esquecemos.
Um abraço ao Zé Belo, perdido entre as renas da Lapónia e as salsas ondas de Key West. Contigo, Zé Belo, nada tão igual em termos de entendimento do mundo, nada tão diferente.

Abraço,


António Graça de Abreu

Anónimo disse...

UAUUUU....
O que aqui vai de nível intelectual...estou siderado

Caro J.Belo cuidado com a "síndrome de solipsismo" que apesar de não ser considerado distúrbio psiquiátrico, um "tuga assuecado" a viver no ártico é muito bem capaz de contrair.
Já agora o A.G.A. tem todo o direito a que o seu ego esteja em alta, porque merece.
Lamentável é a falsa modéstia.

AB

C.Martins

Anónimo disse...

Caro C.Martins

Estamos em acordo total quanto ao facto de o Camarada e Amigo Graça de Abreu ter todo o direito às “altitudes”.
Sejam elas quais forem!
Académicas,do Olimpo ou,não menos, as do elevador de Sta.Justa da minha saudosa Lisboa.
As influências poéticas por mim avidamente recebidas aquando dos esparsos contactos neste blogue com o Poeta levam-me ((colocando-me em pretensiosos bicos de pés!) a versejar quanto ao elevador de Sta.Justa:
-Que Linda’s vistas que d’ali se avistam!

Quanto ao não menos sério Síndrome do Solipsismo:
Na Laponia sueca tenho o meu vizinho mais próximo a viver a 297 quilómetros (!) da minha casa.
Em Key West/Florida a minha casa está a cerca de 500 metros (!) do popular Sloppy Joe’s Bar.
O diagnóstico será mais Esquizofrenia do que Solipsismo .

Tenho que concordar que após mais de quarenta anos.....falo com as árvores das florestas laponicas .
Até há bem pouco tempo os monólogos eram inofensivos.
Agora......elas começam a responder-me!
E,infelizmente,nem sempre concordam comigo.

Um abraço
J.Belo

joaquim disse...

Joaquim Veríssimo Serrão foi durante anos para as Termas de Monte Real e aí fizemos uma amizade que perdurou durante largo tempo, com vária correspondência trocada.

Nessa altura em Monte Real falámos várias vezes da minha "estadia" na Guiné.

Era um homem de cultura invulgar e de uma honestidade e sinceridade inabaláveis.

Tenho saudades das nossas conversas.

Grande abraço para ti António

Joaquim Mexia Alves

Anónimo disse...

EX-MO SR. MANUEL TEIXEIRA

O seu comentário revela no mínimo inveja e bastante deficiência de carácter,e não quero ser mais contundente, porque entendo que não merece tal importância.
Qual é o seu problema ?

O camarada J.Belo não me passou nenhuma procuração para o defender,se é que está acusado de alguma coisa, apenas fiquei enojado com o seu comentário.
Passe bem e vá destilar bílis para outro lado.

C.Martins

Anónimo disse...

G’anda Manel!

Alguns nascem inteligentes.
Outros necessitam de longas vidas para aprender.
Alguns vivem na constante inveja de...não haver sido.

Perguntas se ainda serei português?
Enquanto existirem exemplares como tu....como o poderei esquecer?

Estamos em 2020.
A maioria de nós já ultrapassou os setenta anos de idade.
Arranja,enquanto tens tempo, uma vida que valha a pena viver.
Não te preocupes com esquerdalhos podres de ricos,pois eles sempre se vão....”desenrascando”.

J.Belo


Anónimo disse...

Não vejo nenhum comentário referido a Manuel Teixeira.Foi retirado ou nem todos o podemos ver???
Abraço
M.Dias

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.