terça-feira, 1 de setembro de 2020

Guiné 61/74 - P21310: Agenda cultural (751): "Nos meandros da guerra: o Estado Novo e a África do Sul na defesa da Guiné", de José Matos e Luís Barroso, Lisboa, Editora Caleidoscópio, 2020, 146 pp.


O José Matos exibindo o seu último livro (em coautoria com Luís Barrosso), "Nos meandros da guerra; o Estado Novo e a África do Sul na defesa da Guiné" (Lisboa, Caleidoscópio, 2020)

Capa do livro



1. Mensagem de José Matos, com data de 31 de agosto último, 15:58
 

Olá,  Luís

O meu livro  (*) acabou de sair mando-te o link

https://caleidoscopio.pt/collections/historia-1/products/nos-meandros-da-guerra-o-estado-novo-e-a-africa-do-sul-na-defesa-da-guine

Pedia-te que divulgasses no blogue, mando-te mais algum material. (**)

Ab, 


2. Ficha técnica, sinopse do livro e autores_


Autores: José Matos e Luís Barroso
Edição/reimpressão: 2020
Formato: 170 x 240 x 9mm
Páginas: 146
Tipo capa: Capa mole
Editor: Caleidoscópio
ISBN: 9789896586485
Preco de capa: 15,90€

Nos Meandros da Guerra

O Estado Novo e a África do Sul na Defesa da Guiné

 José Matos e Luís Barroso

 

Sinopse

Nos últimos anos da guerra colonial, o regime português estabeleceu uma aliança secreta com os regimes brancos da África do Sul e da Rodésia com vista a combater os movimentos de guerrilha em Angola e Moçambique. 

Com recursos financeiros muito limitados, Portugal não hesitou em pedir ajuda à África do Sul que, em 1974, nos concedeu um avultado empréstimo para financiar a guerra nas grandes colónias austrais e, sobretudo, para evitar o colapso militar na Guiné, onde uma derrota militar se afigurava cada vez como mais provável perante uma guerrilha fortemente armada

São os meandros desta estratégia que se pretende traçar neste livro, tendo como finalidade descrever em que consistiam e em que contexto é que ocorreram.


Os Autores

José Matos - Investigador independente em História Militar tem feito investigação sobre as operações da Força Aérea na Guerra Colonial portuguesa, principalmente na Guiné. É colaborador regular da Revista Militar e de revistas europeias de aviação militar e de temas navais. 

Colaborou nos livros “A Força Aérea no Fim do Império” (Âncora Editora, 2018) e na “A Guerra e as Guerras Coloniais na África Subsariana” (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019). É co-autor de “War of Intervention in Angola, Volume 3: Angolan and Cuban Air Forces, 1975-1989” (Africa@War, Helion, 2020).

Luís Barroso - Coronel de Infantaria e professor de Estratégia e Operações Militares no Instituto Universitário Militar e Academia Militar. É doutorado em História, Defesa e Relações Internacionais pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e investigador no Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL. 

Tem escrito e publicado sobre vários temas de História Contemporânea de Portugal, Estratégia e História Militar e é autor do livro “Salazar, Caetano e o Reduto Branco: A Manobra Político-Diplomática de Portugal na África Austral (1951-1974)” (Fronteira do Caos Editores, 2012). 


Capa e contracapa do livro de José Matos e Luís Barroso, "Nos meandros da guerra; o Estado Novo e a África do Sul na defesa da Guiné"

_______________

Notas do editor:

Sem comentários: