sexta-feira, 17 de julho de 2020

Guiné 61/74 - P21177: Agenda cultural (750): Novo livro de Catarina Gomes, "Coisas de loucos: o que eles deixaram no manicómio" (Lisboa, Tinta da China, 2020, 264 pp.)







Sinopse do livro, editado pela Tinta da China 

Prefácio: Djaimilia Pereira de Almeida
Fotografias de Paulo Porfírio
Julho de 2020 | 264 PP | 21x14
ISBN: 978‑989‑671‑553‑3
Preço de capa: 17,90€


1. Mensagem, com data de 14 do corrente, da nossa amiga, jornalista e escritora, Catarina Gomes [ tem cerca de 3 dezenas de referências no nosso blogue; não pertence formalmente à nossa Tabanca Grande, por razões de independência e deontologia profissional]: 

Olá a todos,

Há mais de oito anos encontrei no sótão do primeiro hospital psiquiátrico português, o Miguel Bombarda, em Lisboa, uma caixa de cartão empoeirada cheia de objectos de antigos doentes. Há anos que persigo as suas vidas passadas. Que agora são, finalmente, livro. Chama-se «Coisas de Loucos-O que eles deixaram no manicómio» e chega finalmente às livrarias esta sexta-feira [, 17 de julho].

Por causa da pandemia não há ainda data certa para o seu lançamento, que deverá acontecer em Setembro. Nessa altura, receberão um convite. Por agora fica a notícia
Abraços
Catarina

_____________

1 comentário:

António J. P. Costa disse...

Olá Camaradas

Já li dois artigos desta investigadora.
Parece-me muito interessante o resultado das suas investigações.
Não há a garantia de que os loucos desse tempo fossem correctamente assistidos.
Parece-me que era dado adquirido que eram doidos e pronto!
Além deste conheço trabalhos de Miguel Bombarda (mais claros e acessíveis) e de Júlio de Matos (muito fundamentados cientificamente, mas que escapa à percepção dos amadores e talvez aos especialistas de hoje...
Fico à espera...
Um Ab.
António J. P. Costa