segunda-feira, 13 de julho de 2020

Guiné 61/74 - P21164: Tabanca Grande (498): Manuel Rei Vilar, líder do projeto Kasumai, irmão do saudoso cap cav Luís Rei Vilar (Cascais, 1941 - Suzana, 1970)...Senta-se à sombra do nosso poilão no lugar nº 812

1. Mensagem de Manuel Rei Vilar, nosso leitor e amigo, líder do projeto Kassumai, presidente da direção da Associação Anghilau:

Date: sábado, 4/07/2020 à(s) 12:38

Subject: Luís Reis Vilar (1941-1970), o Projeto Kasumai e a Tabanca Grande

Caríssimo Luís Graça:

Obrigado pelo convite [, vd. ponto 2, mensagem, de 4 do corrente, do nosso editor LG]. 

Fico muito honrado por me sentar à sombra do vosso poilão e pertencer à vossa Tabanca que também representa um fantástico acto de Paz e de confraternização entre os povos, e em especial entre os povos assombrosos da Guiné e a nossa Pátria. Contem comigo! Agradeço muito o vosso honroso convite e aceito.

Também podemos dizer que a Tabanca Grande teve um grande papel no início da nossa Ação em Suzana pois, devido ao pedido inicial que vos transmiti pedindo informações sobre o nosso irmão Luís [Rei Vilar, Cascais, 1941 - Suzana, 1970], o meu nome ficou associado ao vosso Blog. (**)

Um outro Luís, mas esse Luís Costa,  [antropólogo,] há quatro anos esteve em Suzana durante vários meses e ouviu falar do nosso irmão e da recordação que ele deixou nessa Tabanca!

Por isso, também deixo aqui o meu agradecimento à Tabanca Grande!

Neste momento estamos precisamente a preparar a ficha de inscrição na nossa nova Associação Anghilau (criança em língua felupe). Podemos transmiti-la à Tabanca Grande.

De facto, estamos a ser solicitados por novos desafios agora noutra aldeia do Cacheu, Batau, que visitámos durante a nossa viagem e onde a população precisa de arranjos na Escola e de um debulhador de arroz. (*)

Neste momento temos 35 apadrinhamentos, o que começa a ser demasiado pouco para todas as solicitações de ajuda que nos foi pedida no decurso da nossa viagem. Obras na Escola secundária de Susana, construção de uma residência para Professores etc...

Talvez a Tabanca Grande nos possa dar uma ajuda nesta nova campanha de apadrinhamento. Seria possível?

Logo que tiver uma informação mais completa, posso-vos enviar. A vossa ajuda ser-nos-ia preciosa!

Se há uma coisa que nunca nos poderemos esquecer na vida, é o investimento educacional que damos para que estas crianças da Guiné possam ser os homens e mulheres que este magnifico Pais, um dos mais pobres do Mundo, precisa para desenvolver o seu futuro.

Um grande abraço... e, na linguagem dos nossos amigos felupes,

Kassumai!
Manuel Rei Vilar




Guiné-Bissau > Região de Cacheu > Susana > 18 de fevereiro de 2020 > Os irmãos Rei Vilar (da esquerda para a direita, Manuel, Miguel e Duarte), em dia de homenagem ao seu irmão mais velho, o cap cav Luís Rei Vilar (1941-1970), ex-comandante da CCAV 2538 (Susana, 1969/71), morto em combate em 18/2/1970, no decurso da Op Selva Viva.



Foto ( e legenda): © Manuel Rei Vilar (2020). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



2. Mensagem do nosso editor LG:

Data - 04/07/2020 à 12:36,

Obrigado, Manuel, Miguel e Duarte:

publiquei e comentei no nosso blogue [os  Relatório de Atividades do Projeto Kassumai, a  constituição da Associação Anghilau, além de reportagem  da viagem dos irmãos Rei Vilar à Guiné-Bissau que se realizou no passado mês de fevereiro que teve como objetivo reinaugurar o Jardim-Escola de Suzana depois do restauro e dar a conhecer a realidade do Chão Felupe, de Suzana e também da Guiné-Bissau.] (*)

Bolas, que "inveja"!... Que grande exemplo!...

É a mais sentida e bela homenagem que uma família enlutada pode fazer a um dos seus entes queridos, vítima da insanidade mental da guerra, voltando ao "local do crime" para, através das crianças felupes, erigir um monumento à paz e à solidariedade humana, contra a estupidez, a violência gratuita, o ódio...
Luis Rei Vilar, enquanto
cadete da Academia Militar.
Foto: cortesia de cor Morais da Silva

Eu gostava que um dos irmãos, talvez o Manuel, por ser o mais velho, aceitasse o nosso convite para integrar, formalmente, a nossa Tabanca Grande, sentando-se à sombra do nosso poilão no lugar do seu saudoso irmão e nosso camarada Luís Rei Vilar... Faz todo o sentido, sendo ele para mais o presidente da nova associação Anghilau...

O nosso blogue (e a comunidade de amigos e camaradas da Guiné que o suportam) foi criado, há 16 anos, em 23/4/2004, justamente para construir pontes com uma terra e um povo que continuam no nosso coração, apesar de todos os erros e crimes ocorridos durante a nossa história comum.

Um grande abraço, Manuel, Miguel e Duarte... O vosso/nosso Luís estará sempre presente na nossa memória.

O editor Luís Graça


3. Comentário do editor LG:

Manuel, podemos tratar-nos por tu, mesmo não tendo sido camaradas de armas. Sou amigo e antigo colega de curso do teu mano mais novo. Somos académicos, eu já aposentado. Enfim, já nos conhecemos, ser pessoalmene, daqui, do blogue, desde há  uns largos anos e temos em comum o mesmo amor por aquela terra martirizada, que é a Guiné, e a mesma esperança de que o precioso sangue derramado por todos os antigos combatentes da guerra de 1961/74 não tenha sido em vão.  O teu mano Luís, que eu não conheci pessoalmente, foi meu comporâneo no CTIG, embora eu tenha estado no setor L1 (Bambadinca). 

Recordo-me bem do pedido que nos formulaste, publicado em 30/7/2007 (***):

(...) O  meu irmão foi morto em Fevereiro de 1970. Era Capitão de Cavalaria e chamava-se Luis Filipe Rei Vilar. Ele estava localizado em Susana.

Gostava de saber mais pormenores deste trágico acontecimento que a minha família viveu, além dos que nos foram transmitidos pelas vias oficiais.

Não sei quem me poderia ajudar. Pensei dirigir-me a si. Se me pudesse dar alguma informação ou então onde ou a quem me dirigir, agradecer-lhe-ia muito. Conto visitar a Guiné-Bissau para o ano e com os meus irmãos fazer uma romagem a Susana. (...)


 E a resposta que na altura eu te dei,  foi esta (***):


(...) Querido amigo e camarada, irmão de um camarada nosso: É de grande nobreza o seu gesto. Vamos seguramente ajudá-lo na pesquisa da informação que nos pede. De momento, não tenho grandes elementos na minha posse, para além da carta de Susana. É verdade que também não tem aparecido muita gente que tenha estado naquela zona do noroeste da Guiné. Mas nós temos aqui alguns especialistas na áerea do reconhecimento e informações... Seguramente que vamos encontrar alguma pista que nos leve ao conhecimento, mais detalhado, das circunstâncias em que morreu o seu irmão. Se souber qual era a sua unidade (companhia ou batalhão), melhor ainda. Até breve.(...)

Treze anos depois (!), vais-te tentar no lugar nº 812, à sombra do poilão da Tabanca Grande (****). E vais continuar a ter, tu e os teus irmãos, o nosso blogue à vossa disposição para divulgar as atividades solidárias da vossa Associação Anghilau (, criança, em felupe), e continuar a pesquisar, se for caso disso e se for essa a vossa vontade, as circunstâncias ainda não totalmente esclarecidas em que morreu o vosso irmão e nosso camarada. (Estranhamente, ainda não temos nenhum camarada da CCAV 2538, a  sentar-se aqui ao nosso lado, na Tabanca Grande, à sombra do nosso poilão.)

Deixo-te aqui um link com as nossas 10 regras editoriais que todos os membros da Tabanca Grande devem conhecer, aceitar e respeitar.

4. De acordo com a sua página no Facebook, Manuel Rei Vilar é ou foi:

(i)  presidente da direção da Associação Anghilau (*);

(ii) professor auxiliar no  Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisoa;

(iii) maître de conférence na Université Paris 7 - Denis Diderot;

(iv) ingénieur de recherche na Université Paris 6 - Pierre et Marie Curie;

(v) ingénieur de recherche no  Centre national de la recherche scientifique (CNRS);

(vi) diretor na Residência André de Gouveia_Cité internationale universitaire de Paris;

(vii) engenheiro química  pelo Instituto Superior Técnico;

(viii)  estudante nos Salesianos Estoril;

(ix) natural de  Cascais, vivendo em Paris;

(x)  o seu irmão, mais velho, Luis Rei Vilar, cap cav, comandante da CCAV 2538 / BCAV 2876 (Susana, 1969/71), foi morto em combate em 18/2/1970, no decurso da Op Selva Viva.
__________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 4 de julho de 2020 > Guiné 61/74 - P21138: Ser solidário (233): Viagem à Guiné-Bissau (de 15 a 28/2/2020), homenagem em Suzana ao cap cav Luis Filipe Rei Vilar (1941-1970), relatório e contas do projeto Kasumai, e a nova associação Anghilau (criança, em felupe) (Manuel Rei Vilar)


(**) Vd. postes de:


16 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 - P4962: In Memoriam (31): Cap Cav Luís Rei Vilar, meu irmão e meu herói (Miguel Vilar)


14 de junho de 2010 > Guiné 63/74 - P6592: In Memoriam (44): A última foto do Cap Cav Luis Rei Vilar e o agradecimento da família ao blogue (Duarte Vilar)


18 de março de 2020 > Guiné 61/74 - P20745: Ser solidário (229): Projecto Kasumai e homenagem ao cap Luís Rei Vilar (1941-1970), em Susana, 50 anos depois da sua morte (Duarte, Manuel e Miguel Rei Vilar)

4 de março de 2020 > Guiné 61/74 - P20703: Ser solidário (226): Projeto Kassumai: almoço de convívio, seguido de reunião para aprovar os estatutos e eleger os órgãos sociais da nova Associação AGNHILAU: Restaurante da Quinta de Stº António, Alcabideche, Cascais, domingo, 8 de março de 2020, às 12h30 (Manuel Rei Vilar)


14 de junho de 2010 > Guiné 63/74 - P6592: In Memoriam (44): A última foto do Cap Cav Luis Rei Vilar e o agradecimento da família ao blogue (Duarte Vilar)

Sem comentários: