quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Guiné 61/74 - P21272: Meu pai, meu velho, meu camarada (62): Lembrando, no centenário do seu nascimento, a popular figura do lourinhanense Luís Henriques, o “Ti Luís Sapateiro” (1920-2012) - Parte I



Lourinhã, jardim da Senhora dos Anjos, c. agosto / setembro de 1947 > 
Luis Henriques (1920-2012)  com o filho primogénito, Luís Graça,   
ao colo da mãe, aos 8 meses, Maria da Graça (1922-2014)   
Foto: arquivo da família.


Fotos (e legendas): © Luís Graça (2020). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.



Lembrando,  no centenário do seu nascimento, a popular figura do lourinhanense Luís Henriques, o “Ti Luís Sapateiro” (1920-2012) - Parte I



1. Figura muita popular e querida da sua terra, nasceu há 100 anos, na Lourinhã, em 19 de agosto de 1920 e morreu com 91 anos, os últimos cinco dos quais passados no Lar e Centro de Dia de N. Sra. da Guia, na Atalaia.

Devido à atual pandemia de Covid-19, a família e os amigos vão ter que adiar a singela homenagem que tencionavam fazer-lhe, no corrente mês de agosto, a 22, no centenário do seu nascimento.

Haverá no entanto um missa em Ribamar, Lourinhã, terra da sua avó materna, no próximo sábado, dia 22, às 18h30. Os familiares e amigos que puderem e quiserem comparecer (dentro do limite dos menos de 100 lugares disponíveis na igreja da paróquia de Ribamar) serão bem vindos.

Está prevista ainda, em tempo oportuno,a publicação, pela família,  de um pequena brochura, incluindo pequenos depoimentos daqueles que com ele ainda conviveram, nomeadamente filhos, netos e antigos jogadores do Sporting Clube Lourinhanense, das camadas mais jovens, que ele acarinhou, treinou e formou.  Haverá também um almoço de "confraternização" entre família e amigos, bem como um jogo de futebol entre antigos jogadores treinados por ele.

A família recordo-a, pelo "grande exemplo de vida que nos deu na sua passagem pela terra" e como "lourinhanense que amava a sua terra, as  suas gentes, a sua família"... "Conversador incansável que falava em verso, contador de histórias, que em todos via um amigo, apaixonado pelo futebol, pelos jovens que com amor treinou e ensinou, e com um coração enorme que sabia repartir por quem tinha menos do que ele" ("Alvorada",  7 de agosto de 2020, pág. 28).

Apresentamos hoje um breve resumo da sua história de vida que é também a história de  muitos portugueses da sua geração, mobilizados durante a II Guerra Mundial,  para defender a soberania portuguesa, nomeadamente nas ilhas atlânticas (Madeira, Açores e Cabo Verde)...

O jornal quinzenário "Alvorada", com sede na Lourinhã, na sua última edição (nº 1285. de 7 de agosto de 2020 , pp. 26-27), publicou um extenso texto, da autoria de Luís Graça e família, e que tomamos a liberdade de  reproduzir com as necessárias adaptações, acrescentando-lhe mais fotos e texto de um brochura em preparação.


Cabo Verde > São Vicente > Mindelo > 1941 > Luís Henriques.
1º Cabo Inf da 3ª Companhia do 1º Batalhão do RI5. unidade mais tarde
integrada no RI 23. Foto:arquivo de família.


Luís Henriques (1920-2012), pai do nosso editor, Luís Graça, tem mais de 40 referências no nosso blogue, e nomeadamente na série "Meu pai, meu velho, meu camarada".

Era casado com Maria da Graça (1922-2014), doméstica.  Deixou, como descendentes, 4 filhos (Luís, Graciete, Maria do Rosário e Ana Isabel), 12 netos, 8 bisnetos. Era filho de Domingos Henriques Severino, natural do Montoito, e de Alvarina de Sousa, natural da Lourinhã, mas com raízes em Ribamar. 

Tinha raízes, pelo lado do pai, Domingos Henriques Severino, no Montoito, e pelo lado da avó materna, Maria Augusta de Sousa, em Ribamar. Ficou órfão, aos 2 anos, de sua mãe, Alvarina de Sousa, natural da Lourinhã.

O meu avô paterno, que ainda conheci na infância, terá morrido também com 91 anos. Usava muletas e fumava a sua “beata”: é a imagem que eu tenho dele. Dizia o meu pai que ele “tinha ficado mal das pernas por causa dos resfriados do  mar”:  como muitos agricultores das zonas ribeirinhas (Montoito, Atalaia, Areia Branca, Ribamar, Porto Dinheiro...), era também nos tempos livres um mariscador, dedicando-se à apanha tradicional de polvos e crustáceos.

Domingos Henriques Severino [, ou só Domingos Henriques,] foi homem de teres e haveres (, tinha “sete fazendas e três pinhais”, dizia-me o meu pai), tendo casado três vezes. Do primeiro casamento, não teve filhos: a esposa era de Torres Vedras, de uma família conhecida, os Fonsecas, ligada ao comércio automóvel; do segundo matrimónio, teve o meu pai (Luís Henriques, de seu nome completo),  e o meu tio (e padrinho de batismo), Domingos Inocêncio Severino, já falecido. É estranho os dois irmãos não terem o mesmo apelido, mas era frequente na época, um filho ficar com um primeiro apelido do pai (neste caso, Henriques), e outro filho ficar com o segundo  apelido paterno (, no outro caso, Severino).

Do terceiro casamento, o meu avô teve "uma equipa de futebol e um suplente", como dizia, com graça, o meu pai. Casou com um senhora que era mãe solteira, natural da Zambujeira ou Serra do Calvo. (Trazia pela mão o Manuel “Ferrador”, o “suplente”.)

De entre esses meios- irmãos, destaca-se o Afonso Henriques, o “Afonso das Bicicletas”, também figura popular na sua terra, pela sua paixão pelo ciclismo. (Tinha uma oficina de reparação de bicicletas e motorizadas, a Casa Osnofa,  na Rua Miguel Bombarda, nº 17)



Alvarina de Jesus Sousa: s/d, c. 1920.  
Foto: arquivo da família.


A mãe do meu pai era a Alvarina de Jesus Sousa [, foto acima], filha de Francisco José Sousa, da Lourinhã, comerciante de peixe, e de Maria Augusta, de Ribamar.

Morreu jovem, em 1922, de tuberculose, terrível doença da época, facto que  marcou o meu pai para toda a vida: a mãe nunca lhe pôde dar um beijo, punha-lhe apenas a mão, ou a ponta de um dedo,  na cabeça, na testa ou na face… (Pergunto-me: como é que um miúdo de dois anos pode ter essa recordação ?... Muito provavelmente, os tios contaram-lhe.)

E, nos seus três últimos dias de existência, em que eu tive o privilégio de o acompanhar no seu leito de morte, evocou o nome da mãe Alvarina,  por mais de um vez.

 


Maria Augusta de Sousa  (Ribamar, 1864- Lourinhã, c.1934). S/ d.

Foto: arquivo da família.

 

A sua avó materna, Maria Augusta, nasceu em 28 de outubro de 1864, em Ribamar, ou melhor, em Casais de Ribamar, hoje integrados na vila de Ribamar. Pertencia ao clã Maçarico: filha de Manuel Filipe e Maria Gertrudes. ( A sua ascendência está documentada até, pelo menos, a meados do séc. XVIII.)  

Veio a  casar na Lourinhã, com um peixeiro, Francisco José de Sousa (1864-1939). O casal teve 7 filhos.   Terá morrido com “cerca de 88 anos”, segundo o meu pai, ou seja no início dos anos 50, o que ponho em dúvida. Já li ou ouvi  algures outras datas: 1920, 1934…

O Luis Henriques, órfão aos dois anos, viveu nos primeiros anos de infância com a nova família do pai, que casou pela terceira vez. Ao todo teve uma dúzia de irmãos.

Fez a instrução primária (na época quatro anos de escolaridade) na velha Escola Conde de Ferreira,  (demolida pelo camartelo camarário antes do 25 de abril), sob a direção do saudoso Prof José António Simões Silva (1898-1964) que ainda conheci na minha infância e adolescência, pai do nosso conterrâneo Jorge Pedro e sogro da minha professora do ensino primário (da 2ª `4ª classe) e da admissão ao liceu, a dona Maria Helena Perdigão (, felizmente ainda viva).



Lourinhã, c. 1950/60: traseiras da escola Conde Ferreira, para rapazes (à direita) e raparigas (à esquerda). Edifício infelizmente demolido pelo camartelo camarário, "em nome do progresso"... 

Em segundo plano, a igreja matriz da Lourinhã (séc. XVII) e a sua torre sineira. Fazia parte do convento de Santo António (fundado em finais do séc. XVI). Em primeiro plano, junto ao muro do recreio da escola das raparigas, o urinol público... 


Foto: cortesia de Lourinhã Noutros Tempos, página do Facebook editada pela ADL Lourinhã - Associação de Desenvolvimento Local da Lourinhã




Lourinhã > Rua Miguel Bombarda, equivalente hoje ao nº 36 > 
Loja de Manuel Lourenço da Luz: Artigos Fotográficos…
Mas também vendia “fazendas de lã e algodão, chapéus e sombrinhas”… S/d. 


Foto: cortesia de Lourinhã Noutros Tempos, 
página do Facebook editada pela ADL Lourinhã - Associação 
de Desenvolvimento Local da Lourinhã

O seu primeiro emprego, em 1929¸ ainda com nove anos,  foi como… “máquina registadora e de calcular”, nas duas lojas do fotógrafo e comerciante Manuel Lourenço da Luz, que veio da Praia da Vieira (n. 1903), para a Lourinhã, na segunda década do séc. XX, e que foi pai do conhecido fotógrafo lourinhanense António José Ferreira da Luz (Foto Luz) (, mais tarde, estabelecido em Angola). 

Não sei em que circunstâncias ele foi trabalhar, depois de acabada a 4ª classe. Tinha apenas nove anos....Por um lado, era órfão de mãe e o pai tinha uma família numerosa a sustentar. Por outro, ele era “bom nas contas de cabeça”, razão por que terá sido contratado pelo comerciante Manuel Lourenço da Luz.

O meu pai recordava-se de, no verão, estar na loja da Praia da Areia Branca (, cujo plano de urbanização data dessa época, c. 1919/20), e de à segunda-feira ir com o patrão, caçar patos e perdizes, na foz do Rio Grande bem como ao longo do rio e nas dunas. (Essa loja situava-se na artéria principal na Praia, hoje Av António José do Vale, numa das primeiras casas térreas que se terão contruído nos anos vinte, ao lado do atual café Topa Mar, talvez no nº 40).

Tendo o seu pai casado pela terceira vez, e tendo este uma prole numerosa, aos 13 anos, por volta de 1933/34, o Luís Henriques terá uma nova família de acolhimento, a do seu tio materno, Francisco José de Sousa  Jr. (de alcunha, “Fofa”), industrial de sapataria e músico, membro da então Banda dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã (, atual Banda da AMAL - Associação Musical e Artística Lourinhanense, cujo presidente da direção é um seu neto, Paulo José de Sousa Torres).

Aprende, como tio,  o ofício de sapateiro. É criado com os seus primos António Francisco Sousa, Carlos Andrade de Sousa e Maria de Lurdes Andrade de Sousa, “Milu” [, esta felizmente ainda viva; e todos eles com excelentes dotes musicais: o António tocava saxofone e fundou a primeira "banda de música ligeira” da terra,  o conjunto Sol Do Ré Mi, onde tocou, também, entre outros o Manuel “Swing” (, estava na moda, no pós-guerra, o jazz); o Carlos era um especialista em pratos na banda da Lourinhã; e a “Milú” uma bela menina de coro, mãe do atual diretor da AMAL, Paulo José de Sousa Torres)].

Curiosamente, o meu pai nunca teve inclinação por nenhum instrumento, se bem que fosse sócio e admirador entusiástico da Banda, e gostasse de cantarolar.

Em 5 de setembro de 1940, “vai às sortes”, é apurado para todo o serviço militar.

 Aos 20 anos assenta praça no Regimento de Infantaria nº 5 (RI 5), Caldas da Rainha, que ficava a trinta quilómetros de casa. Ia e vinha à Lourinhã, de bicicleta, aos fins de semana, por estradas ainda macadamizadas... Até aos setental e tal anos, andava, todos os dias de bicicleta, até ao dia em que as pernas comneçaram a falhar: tinha treino e constituição de atleta.

Em 18 de julho de  1941 parte para o Mindelo, Ilha de São Vicente, Cabo Verde, como expedicionário, com o posto de 1º Cabo de  Infantaria da 3ª Companhia do 1º Batalhão do RI5, que vai integrar, mais tarde,  o RI 23.  Namora já a futura esposa, Maria da Graça, que era natural do Nadrupe e que trabalhava  em Lisboa (e depois na vila)  como “criada de servir”.


Lourinhã > 5/9/1940 > “Os meus camaradas no dia das sortes”, lê-se no verso 
da fotografia Luís Henriques é o do meio, na fila de pé. 
Foto: arquivo da família


Caldas da Rainha > "15/7/41. A despedida das tropas expedicionárias  
de Cabo Verde. R.I. 5, Caldas da Rainha.   Luís Henriques"
 [1º Cabo Inf da 3ª Companhia do 1º Batalhão do RI5]. 
Foto: arquivo da família.

A viagem das forças expedicionárias do RI 5 (e de outras unidades)  foi no T/T "Mouzinho", da Companhia Colonial de Navegação,   com partida no Cais da Rocha Conde de Óbidos, conforme notícia do "Diário de Lisboa",  desse dia 18/7/1941.  Salazar, em pessoa, assistiu à cerimónia. O navio chegou ao Mindelo em 23/7/1941.



Diário de Lisboa (diretor: Joaquim Manso),
sexta-feira,  18 de julho de 1941, p. 5, 
 Cortesia da Fundação Mário Soares > Casa Comum > A
rquivos > Diário de Lisboa / Ruella Ramos.

As viagens dos nossos navios de transporte de tropas (T/T), para as diferentes partes do "império",  não eram isentas de risco... O oceano Atlântico foi palco de sangrentas batalhas durante a II Guerra  Mundial. Países neutrais como Portugal tinham de pintar os seus navios de pesca e da marinha mercante com gigantescas bandeiras e o nome do país nos cascos das embarcações. 

Os nossos navios eram frequentemente intercetados tanto pelos Aliados como pelas potências do Eixo (e em especial pelos alemães, cujos submarinos "infestavam" o Atlântico...). Onze navios, sob bandeira portuguesa, foram afundados, durante a II Guerra Mundial, entre 1940 e 1943, não obstante as embarcações estarem claramente identificadas como sendo oriundas de Portugal, "país neutral": 1 em 1940; 4 em 1941; 4 em 1942; e 2 em 1943.



Ilha da Madeira > Funchal > s/d [c. 1941] > "O Paquete Mouzinho. Oferecido 
pelo meu amigo [e conterrâneo, da Lourinhã] José B[oaventura] Lourenço [Horta] 
no dia em que o fui visitar ao Hospital em São Vicente. 26 de Julho de 1942." É provável que o José Boaventura Horta tivesse adquirido a foto a bordo. E, se não erro, o amigo do meu pai, meu conterrâneo e meu vizinho (no tempo em que vivi na Lourinhã, menino e moço) era da arma de artilharia (6ª Bateria Antiaérea do Grupo de Artilharia Contra Aeronaves) 
Foto: arquivo da família


Os portugueses, hoje,  não conhecem de todo  o enorme esforço militar, humano e financeiro que o país fez, na época da II Guerra Mundial, para garantir a soberania portuguesa nos territórios ultramarinos. Portugal manteve um exército  de cerca de 180 mil homens  nessa época. Em Cabo Verde chegou a temer-se a invasão dos alemães e dos italianos, dado o valor estratégico do arquipélago, à semelhança do arquipélago dos Açores, cobiçado pelos aliados.

Tal como no caso dos Açores (cuja guarnição militar foi reforçada com 30 mil homens), para a defesa de Cabo Verde, e sobretudo das  três  ilhas com maior importância geoestratégica, a ilhas de São Vicente, Santo Antão e  Sal, foram mobilizados 6358 militares, entre 1941 e 1944, assim distribuídos:  

(i) 3361 (São Vicente): 
(ii) 753 (Santo Antão);  
e (iii) 2244 (Sal). 

Mais de 2/3  dos efetivos estavam afetos à defesa do Mindelo (, ou seja, do porto atlântico,  Porto Grande,  ligando a Europa com a América Latina, a par dos cabos submarinos).

Só havia “vapor” (barco), com mantimentos e correio, de dois em dois meses… A saudade da terra era mitigada pela presença de diversos lourinhanenses, o furriel miliciano António Correia Caxaria (1917-2020), o Jaime Filipe, ambos da Atalaia, o Boaventura Horta, da Lourinhã, o Leonardo, da  Serra do Calvo, e outros,  que pertenciam à mesma unidade (RI 23, constituído na Ilha de São Vicente, 1941/44).

Numa época de elevado analfabetismo (, mais de 40% no grupo etário dos 20-24 anos, em 1940), sacrificava os seus tempos livres escrevendo dezenas de cartas por semana em nome de muitos dos seus camaradas. Aos 91 anos ainda se lembrava dos números de tropa (!) de alguns dos seus camaradas, e até das moradas (!) para onde enviava as cartas.

A seca e a fome que assolaram Cabo Verde nessa época, e que fizeram milhares e milhares de mortos [inspirando o romance de Manuel Ferreira (1917-1992), “Hora di Bai”, publicado em 1962, tiveram impacto na consciência de bom português,  bom cristão e bom lourinhanense, que era o 1º cabo Luís Henriques. O seu "impedido", o Joãozinho, que ele alimentava com as suas próprias sobras do rancho, também ele morreu, de fome e de doença, em meados de 1943.

Os antigos expedicionários de Cabo Verde desta época continuaram a encontrar-se durante muitos e muitos anos, até à década de 1990... O Luís Henriques  costumava ir aos encontros do 1º Batalhão do RI 5, nas Caldas da Rainha... até que as pernas começarem a falhar e a maior parte deles, dos seus camaradas, acabou por morrer. O mesmo se passava com os outros regimentos: RI 7 (Leiria), RI (11 (Setúbal), RI 15 (Tomar)... Cabo Verde, a sua “morabeza”,  ficou-lhes no coração para sempre...

(Continua)
___________

Nota do editor:

3 comentários:

Anónimo disse...

Ao ler,com um misto de respeito e alegria,o evidente orgulho de Luís Graça quanto às suas profundas raízes na nossa terra estremenha e,não menos,quanto ao Serviço Militar de seu Pai em Cabo Verde, recordei palavras por mim escritas no já bem distante P3985.
“Porque não fui desertor”. Publicado neste vogue em Março de 2009.
(O tempo passa!)

Dentro desse espírito de orgulho nas nossas raízes..........

......Fui procurado em Estocolmo por um grupo de jornalistas interessados em detalhes( e histórias) relacionados com os acontecimentos de 74/75.
Um deles,representante do jornal da esquerda no Norte da Suécia—-Norlandsk Flamma—- perguntou-me com evidente ironia:
-Se eram assim tão contra a política governamental porque é que cumpriam o Serviço Militar em África e não desertavam em números substanciais?

Como explicar-lhe os quinhentos anos de colonialismos épicos colocados ,desde o nascimento ,sobre os ombros de gerações sucessivas?
Como explicar que ,desde o Minho aos Açores ,todos tínhamos Bisavós,Avós,País,Tios,Irmãos,Primos,Amigos,Conhecidos,que cumpriram o seu Serviço Militar algures no Império?
Como explicar que o meu Avô,Republicano politicamente activo ,anti-salazarista,se orgulhava de como médico militar ter servido no Norte de Moçambique aquando dos combates contra os Alemães na Grande Guerra?
Como explicar que o meu Pai estivera voluntariamente,também como médico,no Norte de Angola aquando dos massacres de 1961?
Não era político.Era simplesmente português.

Eu,que pertencia aos democratas de antes de Abril....desertar?
Quando todos os que conhecia ,com idades e ideias próximas das minhas se encontravam algures em África?

Felizmente ou infelizmente,as raízes não as arrancam os ventos.
Mesmo os tais tão oportunos para alguns.....”Ventos da História “.

Um abraço do J.Belo

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, grande régulo da pequena Tabanca da Lapónia... Tenho orgulho nas minhas raízes humildes e nos valores que me foram passados pelos meus pais: por muito que a minha cabeça quisesse, o coração não nos deixa rasgar, assim a frio, o melhor da nossa cultura judaico-cristã e da nossa portugalidade.

Despertado para a "política" (nunca partidária), aos 15 anos, sempre fui do "reviralho", mas seria incapaz de virar as costas aos meus, à minha terra... Fiz a tropa e a guerra para garantir o direito de cá viver, mas na certeza de que a paz e a liberdade haveriam de chegar.

Entendo perfeitamente os exemplos que dás, dos teus antepassados. Não, não é a "voz do sangue", mas a armadilha dos afetos... Já tenho escrito poesia em línguas estrangeiras, mas não é a mesma coisa: a minha matriz, a minha língua materna é o português... Isso não se escolhe, mas também não se renega, porque é a npssa identidade...

Aquele abraço. Luís

Antº Rosinha disse...

Não havia o direito de se ter colonizado aquela África como foi feito.

Desde a escravatura que embora fosse coisa trivial em África, mas nunca levar os escravos para as américas e europa, sem direito a regresso.

Nunca obrigar tantos africanos a abandonar os seus rituais religiosos, e obrigar alguns mesmo a chegar a serem bispos e cardeais e pastores com culpas directas para missionários como foi por exemplo o Padre Antonio Vieira.

Como é possível convencer tantos milhões de jovens africanos a dedicarem-se aquela cultura estranha aos seus antepassados, o futebol?

Sem falar naqueles africanos futebolistas que são obrigados a entoar alto e bom som o hino nacional dos seus ferozes colonizadores.

Tanta violência colonizadora tem que ser irradicada da memória dos povos do mundo.

E Estes europeus modernos a tentar impôr em África, hoje, como norma a aceitação da parte dos chefes africanos, o contracenso do homosexualismo, incrível, tanta violência moral sobre os africanos.

E no caso de Portugal, quererem estas modernices impedir a prática da excisão feminina em território português, esse hábito tão genuino guineense, e não só?

Todos, mas todos os simbolos da colonização de África, inclusive aquelas linhas que marcam as fronteiras fictícias de tantos países africanos devem ser apagados e voltar à estaca zero.

Tanto mal se fez em África, que a Europa nunca saberá como remediar e repôr África no seu lugar natural.

E o que fizeram durante mais de 20 anos, grupos de suecos na Guiné Bissau, senão prolongar a aculturação daquelas gentes, iniciada por Portugal 500 anos antes?

Ficamos sempre na dúvida se os europeus (nordicos) condenam também os 500 anos de Portugal pelo mundo, ou se apenas condenavam aqueles treze anos finais de Salazar.

É que em Portugal já á gente moderna de "bom senso" a querer envergonhar-se de todo o passado.