Cabo Verde > Ilha de São Vicente > Mindelo > O navio da marinha mercante "Serpa Pinto”. Junho de 1942 > "Paquete Colonial que tantas as vezes esteve em S. Vicente", lê-se no verso. Possivelmente Foto Melo. Fonte arquivo da família.
Cabo Verde > Ilha de São Vicente > Mindelo > Março de 1942 > "A escola Sagres em São Vicente durante o seu cruzeiro no Atlântico". Foto: arquivo da família.
Este não é o navio-escola Sagres atual... Este é o antigo
veleiro, de 3 mastros, Rickmer Rickmers, ao serviço da Marinha Portuguesa, como
navio-escola Sagres, entre 1927 e 1962...Também conhecido por Sagres II. Foi
substituído, em 1962, como navio-escola da Marinha Portuguesa, pelo Sagres III
(antigo NE Guanabara da Marinha do Brasil),
Cabo Verde > Ilha de São Vicente > Mindelo > 29 de setembro de 1942 (?) > Navio inglês, não é indicado o nome no verso... "Esteve em S. Vicente no dia 29 de setembro com diplomatas. [Eu] estava no hospital quando ele cá esteve". O ano deve o de 1942. Foto: arquivo da família.
Cabo Verde > Ilha de São Vicente
> Mindelo > " No dia 11 de Abril [de 1942] chegaram estes dois
barcos hospitais italianos ao porto de S. Vicente para irem fazer troca de
prisioneiros e doentes com os ingleses. 1942". [Sabemos que se tratava dos navios
Vulcania e Saturnia, porque há uma outra foto, no nosso arquivo com a seguinte
legenda: "No dia 23 de dezembro [de 1942]
os barcos hospitais italianos “Vulcania” e “Saturnia” em São
Vicente pela 2ª vez".]
(i) o barco de pesca "Exportador I" fora cobarde e miseravelmente atacado a tiro de canhão por um submarino italiano. a sul do Cabo de São Vicente, em 1/6/1941....
(ii) o navio da marinha mercante portuguesa, de carga e passageiros, da Companhia Colonial de Navegação, o “Ganda”, de 4.333 toneladas brutas, com 72 tripulantes e passageiros a bordo, tinha sido atacado e afundado, em 20/06/1941, ao largo da costa de Marrocos, pelo submarino alemão U-123, sob o comando do capitão tenente Reinhard Hardegen (1913-2018): moreram 5 tripulantes e os s náufragos foram deixados à sua sorte, num salva-vidas, mas mais tarde recuperados por um navio de pesca português e outro espanhol.
Uma das glórias da nossa marinha mercante foi o “Serpa Pinto” e a sua história (1914-1954) merece ser conhecida: navio de passageiros, era operado também pela CCN - Companhia Colonial de Navegação na carreira da América do Norte (Lisboa–Nova Iorque), na "Rota do Ouro e Prata" (Lisboa–Rio de Janeiro–Buenos Aires) e na "Rota das Caraíbas" (Lisboa–Havana), entre 1940 e 1955.
Terá sido o navio de passageiros que, durante a Segunda Guerra Mundial mais viagens transatlânticas realizou entre Lisboa, Nova Iorque e Rio de Janeiro, transportando refugiados da guerra em geral, e particularmente judeus, fugidos do nazismo, e trazendo, de volta à Europa, cidadãos de origem germânica expulsos dos países do Novo Mundo. Era tão popular que ficou conhecido pelos epítetos de 'Navio da Amizade', 'Navio Herói' e 'Navio do Destino'… (Vd. foto a seguir.)
Cabo Verde > Ilha de São Vicente > Mindelo > Navio hospital italano "Duilio" [No verso, pode ler-se a legenda, muito sumida: "Hospital de diplomatas (sic) italiano que esteve em São Vicente em 1/6/194 (?). Foto Melo. Aequivo da famíia de Luís Henriques
Segundo a imaginação, algo delirante e voyeurista, dos nossos expedicionários, 3300 acantonados numa pequena ilha de 15 mil habitantes, os passageiros, que não terão desembarcado, travavam uma luta atroz contra a falta de álcool a bordo... Contava-se que, à falta de bebibas no bar, bebiam álcool puro!...Recordo-me do meu pai contar esta história... O navio de passageiros "Duilio" tinha 23 636 toneladas, será afundado em julho de 1944.
(Contimua)
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Nota do editor:
Último poste da série > 20 de agosto de 2020 > Guiné 61/74 - P21272: Meu pai, meu velho, meu camarada (62): Lembrando, no centenário do seu nascimento, a popular figura do lourinhanense Luís Henriques, o “Ti Luís Sapateiro” (1920-2012) - Parte I
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