sexta-feira, 3 de julho de 2020

Guiné 61/74 - P21134: Tabanca Grande (496): Gonçalo Inocentes, ex-fur mil, CCAÇ 423 e CCAV 488 / BCAV 490: de rendição individual (1964/65), natural de Angola, reformado da TAP, escritor... Senta-se à sombra do nosso poilão, no lugar nº 810


Guiné > Bissau > Brá > c. 1964/65 > o fur mil Gonçalo Inocentes,  angolano, de rendição individual, tendo passado pela CCAÇ 423 e pela CCAV 488, entre 1964 e 1965

Fotos (e legendas): © Gonçalo Inocentes  (20w0) Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem Gonçalo Inocentes, que passa a ser o nosso grã-tabanqueiro nº 810

Data: terça, 23/06/2020, 14:47



Luís, encantado com a recepção (*).

Fui mobilizado em rendição individual em Abril de 64 como furriel. Fui direitinho da EPC [, Escola Prática de Cavalaria] em Santarém para a CCAÇ 423 em S. João.

Como eles já tinham um ano de comissão,  eu fiquei e fui a seguir colocado na CCav 488 [Bissau e Jumbembem, 1963/65]. Quando eles cumpriram o tempo, eu já tinha mais de 16 meses,  pelo que  acabei por regressar com eles sem ter cumprido os dois anos. Tive sorte.

Regressei a Angola, onde nasci [, em 1940], para exercer a profissão de Regente Agrícola.

Quatro  anos depois fiz a agulha e passei-me para a aviação. O meu primeiro trabalho foi voar para os quarteis do norte para fazer reabastecimentos. Acabei na linha aérea (TAAG) e, com a descolonização,  acabei na TAP onde permaneci até ser apanhado por um enfarte cardíaco o que me levou para a reforma.

Aí comecei a escrever, editando a história da Escola Agrícola de Santarém. Depois a história da Sociedade Agrícola da Cassequel, onde trabalhei como técnico [, e onde também trabalhou o Amílcar Cabral, em 1956, como engenheiro Agrónomo].

Depois editei a história de um naufrágio, em 1724, na ilha de Porto Santo, de um galeão holandês. 

Editei também um livro de arte e poesia em coautoria com uma artista, bem como um de poesia escrito por um tio falecido. Em espera e já escritos tenho a minha história na aviação, a influência das mulheres no meu percurso de vida, uma viagem desde o mar do Norte até Vilamoura em veleiro de 10 m, o restauro de um veleiro clássico. 

Assim, meio resumido,  aqui vai o meu percurso.

Como página do meu livro da Guiné, atendendo ao período que estamos agora a passar, envio um bem curioso, sem qualquer tiro.

Quanto a livros podem ser vistos alguns no Google em Gonçalo Inocentes (Matheos).

Como fotos segue uma da Guiné tirada no quartel de Brá e outra actual.
É bom ficar abrigado na grande tabanca.

Outro alfabravo
Gonçalo


2. Comentário do editor LG:

Camarada Gonçalo, depois de um primeiro poste (*), e da manifestação da tua vontade em ficar "abrigado" sob o nosso poilão (simbólico, as fraterno, mágico, protetor...), cabe-me completar a tua apresentação à Tabanca Grande, conforme mail que já te enviei ontem,

Passamos a ser, contigo, 810, os camaradas e amigos da Guiné... 10% infelizmente já não estão, fisicamente, entre, são aqueles bravos que já partiram para a última viagem...

Camaradas são os de armas, amigos são familiares de ex-combatentes (viúvas, filhos, irmãos), e alguns guineenses ou gente especialmente interessada pela Guiné e pela guerra de 1961/74 (investigadores, etc.). 

Temos gente das 3 armas, e da grande maioria das unidades que passaram pelo CTIG. Partilhamos memórias (e afectos). Temos algumas regras, simples e consensuais, que é pressuposto aceitares tacitamente

Faço a tua apresentação, com os elementos que me mandaste, incluindo o pequeno excerto do teu livro ), que reproduzo abaixo).

Vai dando notícias e manda mais colaboração: se achares oportuno podemos abrir uma série para ti, com pequenas histórias / memórias de 1964/65... Ou outras, que achares por bem, de "outras guerras".

Boa saúde, boas escritas, e que os bons irãs da Tabanca Grande te protejam,
Luís Graça


PS - O alferes miliciano  e escritor Armor Pires Mota, é também da tua da CCAV 488. Natural de Oliveira do Bairro, região da Bairrada, onde nasceu em 1939, honra-nos com a sua presença na Tabanca Grande onde tem quase uma centena de referências, Lembras-te dele?

O alferes Santos Andrade escreveu, em verso, a história do BCAV 490. Podes encontrar no blogue muitos postes com excertos do livrinho, cuja capa se reproduz (, imagem à direita). Lembras-te dele?

Temos apenas meia dúzia de referências à CCAÇ 423... Mais de 3 dezenas à CCAV 488. Vais gostar desta foto, abaixo reproduzida, que eu presumo tenha sido tirada em Jumbembém


Guiné > Região do Pio > Jumbembem > CCAV 488 (Bissau e Jumbembem, 1963/65) > Emblema da CCAV 488, desenhado com "garrafas de cerveja"... Foto do 1º cabo  Augusto Mota,  especialista em material de segurança cripto, hoje a viver  no Brasil,  que, pelas funções no QG, nunca saiu de Bissau (***)... Tinha um amigo em Jumbembém  a quem enviava jornais e revistas.

Foto (e legenda): © Augusto Mota (2016). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Pormenor da capa do Gonçalo Inocentes (Matheos),  "O Cântico das Costureiras: crónicas de uma vida adiada, Guiné, 1964/65" (ModoCromia, no prelo).



Brasão do BCAV 490  (Bissau, Como e Farim, 1963/65)


3. Excerto do livro"O Cântico das Costureiras: crónicas de uma vida adiada, Guiné, 1964/65"

A Diarreia

por Gonçalo Inocentes (Matheos)

As diarreias,  Senhor!

As diarreias são um desequilíbrio que nos deixa completamente desequilibrados porque é como se estivéssemos a desfazer-nos de dentro para fora.

São péssimas quando aparecem e quando aparecem em certos lugares e ocasiões são simplesmente demolidoras.

Há diarreias singulares e surtos epidémicos.

Agora imagine-se um surto de epidémico de diarreia num grupo de combate, no decorrer de uma acção militar nas matas da Guiné. É surreal.

É surreal de facto. Homens caminhando em duas linhas, afastados como é norma, de arma aperrada prontinha a disparar e no silêncio da mata quando nem os bichos se manifestavam, há uma voz sumida que diz: “é agora!”.

Toda a coluna estaca, joelho no chão e o infeliz

 afasta-se um metro para o lado, despe as calçasrápido porque não há tempo, observa bem não vá haver uma cobra por ali e, descarrega.

Não há papel e muito menos higiénico, mas há folhas de plantas que usadas com cuidado limpam e não deixam lá formigas.

E segue-se outro e outro, mais outro correndo a vez a todos mas diga-se: o inimigo nunca nos apanhou com as calças em baixo.

Vivi isto nas matas de Quinhará e deixámos para o inimigo um rastro diarreico, malcheiroso, desagradável até para os formigueiros. Autênticas minas que quando pisadas não matam, mas desmoralizam pra caramba.

E lembrei-me disto, porquê? De facto, desde a dita Guerra da Guiné que terminámos de forma vil, que a nossa Governação se tem caracterizado por uma diarreia epidémica e crónica. Quando a coisa é boa para o povo, arruína as contas do estado, logo é efémera. Quando ajuda o orçamento é penosa para os mesmos de sempre, logo é perene.

Até dá a sensação de que houve uma praga pregada que, quanto mais corrermos mais nos borramos e quanto mais pararmos, mais nos dói. (p. 49)

____________


(**) Último poste da série > de 21 de junho de  2020 > Guiné 61/74 - P21097: Tabanca Grande (495): Acácio Fernando da Silva Mares, ex-Fur Mil Inf da 1.ª Comp/BCAÇ 4612/72) (Porto Gole, 1972/74), 809.º Grã-Tabanqueiro da nossa tertúlia

(***) Vd. poste de 6 de setembro de 2016 > Guiné 63/74 - P16452: Tabanca Grande (493): Augusto Mota, grã-tabanqueiro nº 726... Especialista em material de segurança cripto (Quartel General, CTIG, Bissau, 1963/66), gerente comercial da Casa Campião em Bissau, agente do Totobola (SCML), agente e correspondente do "Expresso" e de outros jornais e revistas, livreiro, animador cultural, português da diáspora a viver no Brasil há mais de 40 anos...

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Gonkalo, querias dizer "matas de Quínara", e não de Quinhará, suponho eu... O topónimo "Quinhará" não o encontro...

https://www.ensp.unl.pt/luis.graca/guine_guerracolonial66_mapa_SJoao.html

E quanto à CCAV 488, estivestes com eles, onde ? Em Jumbembém, suponho.

Abraço e, mais uma vez, sê bem vindo.

Esqueci-me de referir que o nosso coeditor jubilado, o Virgínio Briote, também pertenceu ao teu BCAV 490:

Virgíio BRiote;

(i) nascido em Cascais, frequentou a Academia Militar:

(ii) foi Alf Mil em Cuntima, CCAV 489 / BCAV 490 (Jan-Mai1965);

(iii) fez o 2º curso de Comandos do CTIG, comandou o Grupo Diabólicos (Set 1965 / Set 1966);

(iv) regressou em Jan 1967;

(v) casado com a Maria Irene, foi quadro superior da indústria farmacêutica.