segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Guiné 63/74 - P4916: Cartas (Carlos Geraldes) (6): 2.ª Fase - Abril a Junho de 1965

1. Sexto poste da série Cartas, de Carlos Geraldes, ex-Alf Mil da CART 676, Pirada, Bajocunda e Paúnca, 1964/66.


2.ª Fase: O Mato

Velingará Pinto Silva, 03 Abr. 1965
Encontro-me nesta tabanca a algumas dezenas de quilómetros de Pirada, para Oeste, apenas por dois dias. Apesar de estarmos tranquilos por, felizmente, não haver notícias do IN, nunca se sabe o que poderá acontecer agora que o capitão já não acredita em ninguém.
Vim para aqui apenas com duas Secções (18 homens) e praticamente estamos de férias, pois é só comer e dormir.
A tabanca, apesar de ser de grande importância estratégica, é uma tabanca muito pobre, mas no entanto não deixa de ter gente bastante simpática. Tem até umas bajudas de se lhes tirar o chapéu!
O que não está certo é a enorme quantidade de moscas que por aqui são às nuvens e não nos deixam um minuto sossegado. Só de noite é que conseguimos estar quietos com as mãos, pois passamos todo o santo dia a enxotar as malvadas das moscas.

Mas hoje de tarde apeteceu-me ir cortar árvores! Os soldados pegaram-me no exemplo e lá fomos uns seis ou sete de machado ao ombro cortar umas árvores que nos estavam a fazer estorvo na linha de mira. Tivemos tanto azar que logo demos com uma que havia de ter um cortiço de abelhas! E quando a árvore caiu, foi fugir a bom fugir.
Deitei-me na tabanca à sombra de uma mangueira para descansar e fui logo rodeado por um grupo de miúdos que queriam ver o alfero. Uma rapariguinha, sem ninguém lhe dizer nada, pegou até num pano e começou a abanar o ar para me refrescar, pois aqui faz um calor tremendo.
Mas mesmo assim isto não se pode comparar a Pirada. Lá podemos desfrutar de todas as comodidades possíveis, tomar banho a qualquer hora, beber um refresco bem gelado, passear depois do jantar e apreciar o luar sobre os arrozais. Finalmente dormir numa cama com lençóis lavados e bem cheirosos.
Aqui não há nada disso. Enfim, amanhã já estou novamente de regresso.

Pirada, 11 Abr. 1965
O M. Santos zangou-se com a tropa!
É o caso mais falado por estas bandas e a história foi a seguinte: como precisávamos de um frigorífico para a cantina que estamos a fazer, o 1.º Sargento falou nisso ao M. Santos e este prontificou-se logo a mandar vir um do Senegal, onde conhecia uma pessoa que tinha um e o queria vender. Adiantou, no entanto, que custaria 12 contos. O 1.º Sargento respondeu que o mandasse vir, para se ver e, depois, discutir o preço.
Resultado: veio o frigorífico e verificou-se que nem 6 contos de réis, valia. Ao fim de uma semana não tinha sequer conseguido fabricar uma única pedra de gelo.
O 1.º sargento falou no caso ao Capitão e decidiram dizer ao M. Santos que não queriam o frigorífico.
Aí, é que este ficou que nem uma barata, alegando que já se tinha comprometido com o vendedor a ficar com o referido aparelho, etc., etc.
Desde então (e já se passaram 3 ou 4 dias), todas as noites a porta do quintal da casa do M. Santos que dá para a esplanada, onde habitualmente íamos, eu e o doutor, depois do jantar, tomar o nosso cafezinho e conversar um bocado, encontra-se fechada. Ultimamente, alguns sargentos também se faziam de convidados e creio que foi também por isso que o nosso amigo fechou a porta em sinal de desagrado.
Pessoalmente comigo não existe nada e, tanto ele como a família continuam a tratar-me bem. Eu, que já conheço o feitio dele, finjo que não sei de nada.
Anda um bocado amuado mas aquilo passa-lhe.

Pirada, 18 Abr. 1965
Hoje foi dia de Páscoa. Dia que não tem grande significado para mim mas que serviu de pretexto para nos reunirmos e fazermos uma pequena festa.
O M. Santos já esqueceu a zanga com a tropa e ontem à noite estivemos em casa dele a comer e a beber.
O Castro esteve cá, assim como o Gabriel, aquele meu companheiro de Bajocunda, que ficou também para o jantar.
Os soldados divertiram-se à maneira deles, vestindo-se à Fula e a Páscoa aqui em Pirada redundou num autêntico Carnaval.
Até eu me mascarei de Fula!

(O interregno entre esta carta e a seguinte explica-se por em Maio ter vindo à Metrópole, gozar um mês de férias e efectuar o meu primeiro casamento)

Pirada, 13 Jun. 1965
Já regressei há quase uma semana e os acontecimentos a que tenho assistido têm sido bastante numerosos e também bastante divertidos.
Mas comecemos do princípio, como de costume:
Na segunda-feira, em Bissau, consegui embarcar num avião Dakota com destino a Nova-Lamego, na companhia de vários caixotes de legumes frescos, dois sargentos periquitos e um outro alferes com a respectiva esposa e o cão.

(Foi nessa altura que o Exército decidiu mudar a cor do fardamento. De amarelo passou para verde, daí o facto de alcunharem de periquitos os soldados mobilizados já com essa farda)

A viagem não foi má e chegámos às 09H15 da manhã a Nova-Lamego, onde fui encontrar, à minha espera, o Alferes Carvalho, cada vez mais alegre e bem-disposto. Metemo-nos logo no jeep, não sem antes termos passado pela Messe dos Oficiais para atestar uns whiskies no buxo.
Assim que aparecemos em Pirada, nem queiram saber a festa que me fizeram!
Ainda o jeep não tinha estacionado já toda a gente me vinha cumprimentar. Depois fui apresentar-me ao Capitão que estava bastante doente com disenteria. Em rápidas palavras contei-lhe como tinha passado as férias. (Afinal, sempre receberam os meus postais!).
Em seguida tive de ir visitar, é claro, o M. Santos para lhe entregar as lembranças que trouxe. A D. Luísa ficou contentíssima com a toalha regional, e o galo de Barcelos conseguiu chegar intacto. Agora têm cá mais um filho que estava a estudar em Lisboa e que, pelos vistos, não se portou lá muito bem este ano. Chama-se José e tem mais idade que a Eva Lúcia, a mais nova (que ainda não vi; está em Bafatá) e menos que a Rosa, a filha mais velha.
À noite jantei em casa deles e foi uma longa conversa sobre o mundo maravilhoso da metrópole…
…///…
A Ti Clara veio também trazer-me a inevitável galinha e, aquela miúda que parece andar apaixonada por mim, trouxe-me umas belas bananas, das especiais.

Mas cá por Pirada, entretanto, também aconteceram muitas outras coisas durante o mês de Maio. A mulher do Alferes Castro, em Paúnca, já está a dar que falar e o Capitão anda a mexer os cordelinhos para ver se consegue pô-la de cá para fora. Resultado, o Castro aborreceu-se com o Capitão e agora só diz mal dele a toda a gente. A mulher que, na verdade, parece ser fresca incita-o também cada vez mais.
Por outro lado o nosso amigo Alferes Cardoso, também deu as suas barracas.

O Capitão quer agora que a tabanca de Velingará Pinto Silva, a tal aldeia estratégica, passe a ser um novo destacamento e tinha mandado para lá o Alferes Carvalho passar 15 dias. Seguidamente calhava a vez ao Alferes Cardoso (pois eu estava ainda de férias), mas como havia notícias de um possível ataque do IN àquela zona, este encheu-se tanto de medo que fez todos os possíveis para adiar a ida para lá, esperando que eu, quando chegasse, o substituísse. A cobardia evidenciada por ele foi de tal maneira irresponsável que o Capitão decidiu mesmo obrigá-lo a ir à força.
Sem mais hipóteses de fuga, acabou por ir suplicar ao M. Santos, quase de joelhos, para que o informasse com a máxima prioridade, sempre que soubesse de qualquer novidade sobre as intenções do IN que dissessem respeito àquela tabanca, por mais insignificantes que lhe pudessem parecer. Assim poderia precaver-se o melhor possível.

Até hoje e já lá está há 12 dias, só 5 é que os passou completamente com os soldados no próprio destacamento. No resto do tempo vai sempre para Paúnca almoçar e jantar (pois fica perto) e já adoeceu várias vezes para poder vir para Pirada ao médico. Tem procedido de maneira tão escandalosa que todos o ridicularizam.
Mas ainda fez mais! Na passada segunda-feira foi a Bafatá sem dar conhecimento a ninguém, falar com o Coronel, Comandante-Chefe desta zona e, entre outras coisas, como para justificar o inusitado da visita, caluniou o M. Santos, acusando-o de ser um agente duplo.

Estupidamente, no dia seguinte, ao almoçar em Paúnca, gabou-se do facto e, não tardou nada que isso não chegasse aos ouvidos do visado.
M. Santos, indignadíssimo, exigiu um imediato pedido de desculpas e um completo desmentido desta situação. Queria mesmo ir a Bafatá falar com o Coronel.
O Capitão mandou logo chamar o Cardoso para esclarecer tamanha borrada e justificar aquela ida a Bafatá sem a devida autorização.
Quando o Cardoso chegou fez-se de mil cores, ficando a tremer como varas verdes. Começando por negar tudo, acabou por confessar. Por ordem do Capitão foi de imediato pedir desculpas ao M. Santos.
Este disse-me que de facto ele tinha ido a sua casa, a chorar, pedindo-lhe que o perdoasse e que não dissesse nada para Bafatá, pois decerto acabaria por ser castigado e talvez impedido de ir de férias em Julho próximo. O M. Santos, coração de manteiga, lá se comoveu, mas não deixou de lhe pregar uma valente descompostura.
Acabada essa cena, o Cardoso regressou novamente à Messe, onde eu, o Carvalho o Alferes Médico Cláudio, que está cá para substituir o nosso que foi de férias, aguardávamos o desenrolar dos acontecimentos.
Sem querer dar o braço a torcer continuou a disparatar em todas as direcções, acusando inclusivamente, o nosso próprio médico (o ausente) de o ter denunciado ao M. Santos o que de facto até era uma tremenda mentira. Gerou-se logo ali uma acesa discussão e o Cláudio que, não é nada macio, queria mesmo obrigá-lo a ir novamente à presença do M. Santos para esclarecer definitivamente o assunto. E tanto insistiu que o Cardoso, atarantado, fez menção de se levantar e puxar pela pistola Parabelum que traz sempre à cinta, num arremedo ridículo de autoridade. Deu-se logo ali uma caricata cena de pancadaria. Eu, na confusão, consegui desarmar o Cardoso que se atirou para o chão, inanimado como um saco de batatas.
Quando o fizemos vir a si, deixou-se ficar, sentado no chão, a chorar como um bebé. Ao fim e ao cabo, ficámos todos com pena dele, pois ele apenas tinha conseguido demonstrar que não passava de um pobre diabo desorientado sem saber o que fazer para sobreviver a esta vida. Cláudio, o médico, acabou por lhe administrar uma injecção calmante que o fez ficar a dormir o resto do dia na cama do capitão.
Mais tarde veio pedir desculpas a todos, especialmente a mim, dizendo-me que eu era o seu primeiro e único amigo, que eu era a pessoa que melhor o compreendia, etc.
Jantámos em sossego e esquecemos completamente o caso.
Hoje de manhã lá partiu novamente para o destacamento de Velingará Pinto Silva todo encolhido no assento do jeep.

Em parte, talvez seja eu, de facto, quem melhor o compreende e quem tenha a coragem de lhe dizer as coisas mais duras. Mas foi tudo causado pela sua infame e nevrótica cobardia que mexe com os nervos de todos nós.
Parece que, para se reabilitar, decidiu ficar no destacamento até às vésperas de embarcar para férias. Depois calha-me a mim ir para lá que, vai ser um consolo.
As chuvas já começaram e começaram bem! Ainda só choveu duas vezes mas ficou tudo alagado.
E, para culminar este período atribulado a grande notícia foi o ataque a Pirada. Só quando cá cheguei é que me contaram e mal podia acreditar!

No passado dia 28 de Maio, um numeroso grupo de guerrilheiros invadiu Pirada e atacou o quartel, sem no entanto causar qualquer baixa e causar danos de maior. Apenas queimou algumas palhotas da periferia, num acto intimidatório.
O ataque já era esperado, pois o M. Santos, como sempre, tinha sabido da coisa com alguma antecedência e correu a informar o Capitão que, prontamente se barricou no quartel e aguardou os acontecimentos, enviando, no entanto, um Pelotão (o do Carvalho) para os lados da bolanha com o intuito de montar uma emboscada ao grupo que viria fazer o ataque, mas como já era de noite, o sonso do Carvalho fez-se de mula e preferiu entrincheirar-se o melhor possível e deixar correr o marfim. Nem chegou a ver o IN, que andou pela povoação completamente à vontade a fazer fogo para o quartel, abrigado até debaixo do alpendre da casa do M. Santos.
No entanto, não tocaram em qualquer das casas comerciais, respeitando um hipotético e provável acordo de cavalheiros, pois quando necessitam, também sabem recorrer, secretamente, a estas fontes irregulares de abastecimentos, e o M. Santos, como velha raposa que é, sabe que na actual situação é sempre útil estar de bem com Deus e o Diabo.
Foi por isso que achou que aquela tola tentativa do Cardoso de o intrigar junto do governo militar foi uma palermice de todo o tamanho que, além de ser perigosa para ele próprio, era também prejudicial para os interesses de todos nós, pois assim poderíamos vir a perder uma importante fonte de informação sobre os movimentos do IN na região. Mas como, com esta malta da tropa, nunca se sabe, achou que evidentemente o melhor seria mostrar bem alto a sua indignação para que ficasse devidamente registada.

Voltando à vaca fria, nesta guerra, como se pode ver mais uma vez, tive sorte. Pois foram logo escolher o dia do ataque para quando estava de férias.
Parece que eles ainda pensaram em voltar, mas viemos a saber depois que, tinham resolvido ir atacar outra zona que, se calhar, lhes seria mais favorável.
Entretanto a população regressou e tudo voltou à normalidade.

O Presidente do Senegal (Senghor) enviou para esta região membros da guarda republicana senegalesa para correr com todos os grupos armados que circulam por aqui e que já o estavam a inquietar, de maneira que hoje de manhã tivemos a inevitável confraternização, mesmo sobre a linha de fronteira. Confraternização essa que levámos a efeito em regime estritamente confidencial, pois mais ninguém deveria saber, para não se armarem as habituais confusões junto do poder central.
De um lado, eu, o Capitão, o Alferes Carvalho, e o Alferes Médico representando a tropa. O M. Santos representando os civis. Do outro lado, três guardas senegaleses.
O ambiente foi bastante cordial e prometeram-nos nunca mais autorizar a permanência, nesta zona, de grupos de guerrilheiros armados que, pelos vistos, também já os estariam a preocupar e incomodar.

Velingará Pinto Silva, 20 Jun. 1965
Encontro-me agora no meu novo reino. Escrevo de manhã bem cedo. Ainda não são seis da manhã, e a maior parte dos soldados continua a dormir, excepto o cozinheiro e o ajudante que preparam o café.
O destacamento consiste em 5 palhotas alinhadas no sopé de uma ligeira elevação que fica mesmo ao lado da tabanca propriamente dita. Temos ainda dois cobertos, um para refeitório dos soldados e outro para refeitório e sala de leitura dos dois sargentos e do oficial.
Cheguei ontem à tardinha e já estou praticamente instalado, embora me faltem alguns pormenores que esquecem sempre. Ainda não fiz alterações e limitei-me a aceitar os hábitos da casa até porque, os soldados que aqui estão vão ser rendidos na próxima semana. Quando vierem os outros então irei começar a orientar o que aqui se faz e não se faz, de outra maneira. Mas já vi que as picaretas e as pás andam por aí espalhadas por todos os cantos e cada qual orienta-se como pode e quer. O rancho e o vinho é o problema do costume, pois estes indivíduos, deixados à solta, são uns alarves, comem e bebem tudo no primeiro dia para depois, passarem o resto da semana a refilar, dizendo que os querem matar à fome e à sede e que ninguém quer saber deles. O Cardoso enquanto aqui esteve (e poucos dias inteiros aqui esteve, pois passava a maior parte do tempo em Paúnca), nunca se interessou a sério com a organização administrativa do aquartelamento que, embora pequeno, não se consegue manter na linha se não lhe dedicarmos, todos os dias, uma ou duas horas de trabalho.
Praticamente, creio que não haverá soldado nenhum que esteja interessado em cá estar, até porque as comodidades não são de recomendar. No entanto, acredito que com mais um mês de trabalho, talvez se consiga transformar isto num local de repouso, sossego e bem-estar.
Quanto ao aspecto da fortificação, está também muito atrasado, mas quase posso dizer que durmo mais tranquilo aqui do que em Pirada. Somos apenas 24 mas temos uma metralhadora pesada, uma bazooka e um morteiro o que, já é suficiente.

Não sei ainda ao certo quanto tempo irei ficar. Pelo menos 15 dias, como ficaram os meus antecessores, mas se gostar, talvez me deixe ficar até completar um mês ou mais.
Como há muito trabalho para fazer com os melhoramentos, julgo que não vou ter falta de distracção.

Hoje de manhã vai haver uma conferência com o régulo ou melhor, com o jarga, o chefe da tabanca, para que ele mande desmontar umas palhotas abandonadas mas que me estorvam a visão do campo de tiro.
Esta aldeia está metida entre dois rios afluentes um do outro, de maneira que estamos cercados por água quase por todos os lados. Antes de vir para cá, tinha pensado em construir uma ponte provisória (pois quem vem de Paúnca tem de atravessar um dos rios) inspirada na do filme "A Ponte do Rio Kwai", mas afinal quando cá cheguei, verifiquei que os soldados já se tinham antecipado, construindo uma com troncos de árvores abatidas sobre o rio.
Dizem-me que quando as águas subirem de nível, o que acontece lá para Agosto, o rio é abundante em crocodilos. Se puder ainda sou capaz de tentar matar algum para lhe aproveitar a pele.
E é assim, estas são por agora as minhas perspectivas para uma nova vida de Tarzan alfacinha. Trouxe uma máquina fotográfica emprestada e vou entreter-me por aí a colher as melhores recordações locais.
Quanto aos nossos amigos turras, parece que se foram embora, aqui da zona, e deixaram de nos preocupar.

Paúnca, 27 Jun. 1965
Foi anulado o destacamento de Velingará Pinto Silva.
Por ordem do Comandante desta região, deixou de existir o destacamento naquele local, para passar a ser do lado de cá do rio Bidigor, numa outra tabanca junto aqui a Paúnca. Ao fim e ao cabo não se percebe muito bem quais as vantagens de ter um destacamento a dez minutos de carro de Paúnca. Mas os chefões lá sabem, e o que é certo é que é bem melhor estar aqui perto.
Entretanto um destacamento não aparece assim de um momento para o outro. É preciso desfazer o antigo, transportar todos os materiais para o outro local e recomeçar então, a construção propriamente dita do novo destacamento. Durante todo esse tempo que, espero seja mais de um mês, eu (agora engenheiro de obras) mais a equipe de demolição e reconstrução composta por alguns homens do meu Pelotão e mais alguns da milícia negra, ficaremos instalados em Paúnca.
É claro que esta ideia não desagradou a nenhum de nós, especialmente a mim, pois encontro-me bem instalado, sem ter de aturar o Capitão.

A convivência com o Alferes Castro e a esposa é agradável e o tempo passa-se mais ou menos bem e depressa principalmente.
Ela é angolana, divorciada de um primeiro casamento que, para o caso pode não querer dizer nada mas já ajuda a formar melhor uma ideia de personalidade dela. Julga-se uma mulher livre e desinibida, capaz de tudo fazer e ultrapassar todas as privações tal como um homem. Claro que exagera um bocadinho e tenho a impressão que ninguém a toma a sério e até a ridicularizam. No entanto os soldados do Castro parecem nutrir por ela, um certo fascínio e admiração, em parte devido talvez, ao facto de ela não ter hesitado em fazer de enfermeira quando um ou outro adoeceu.
Também ela não vê o Capitão com bons olhos, por este ter tentado obrigar o marido a mandá-la embora. Mas, segundo me disse o Castro, ela em Agosto ou Setembro, irá mesmo regressar à Metrópole.

O Cardoso, finalmente conseguiu ir de férias e fartou-se de dizer para quem o quisesse ouvir que já não voltaria mais, que iria dar baixa no Hospital Militar. Mal ele sabe que isso só poderia acontecer se a nossa Companhia já tivesse mais de 15 meses de comissão. Assim, todo o tempo que ele porventura estiver lá no hospital, não será contado e terá que vir cá cumpri-lo. O que quer dizer que, feitas as contas, quando nós fôssemos embora, ele teria de cá ficar a cumprir mais esse tempo.

No meu aniversário ainda estava no destacamento de Velingará, mas o Castro, numa atitude que dificilmente virei a esquecer, convidou-me para jantar em Paúnca, nesse dia. Foi um jantar maravilhoso com o quartel todo enfeitado com ramos de palmeira. Comemos juntamente com os soldados e pelo menos nisso, para eles houve rancho melhorado pois comeram o mesmo que nós, sopa, leitão assado, ananás e até cigarros para finalizar. Depois sentámo-nos todos numa roda e serviu-se Cinzano e whisky para toda a gente.
Mesmo assim senti-me um bocado triste, mas não dei parte de fraco. Nessa mesma noite regressei ao acampamento de Pinto da Silva. Nem o M. Santos, nem o Capitão se lembraram do meu aniversário, embora fosse até este último quem mais teria a obrigação de o fazer já que foi ele que, no ano passado, determinou que este dia passaria a ser o dia da nossa Companhia.
O Capitão parece andar cada vez mais transtornado e já ninguém diz nada em seu benefício.
__________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 3 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 - P4892: Cartas (Carlos Geraldes) (5): 2.ª Fase - Janeiro a Março de 1965

2 comentários:

JD disse...

Caro geraldes,
Hoje prestas-te uma informação muito interessante sobre a utilização do termo "piriquito".
Uma expressão que utilizávamos milhões de vezes,vê bem, só hoje lhe conheci a origem.
Um abraço
J.Dinis

Colaço disse...

Não há duvida que os nomes maçaricos e piriquitos se deve a duas espécies de pássaros muito comuns na Guiné os maçaricos amarelos os periquitos verdes.
Mas a razão de a tropa portuguesa ser cognominada com esses termos.
As madrinhas foram as nossas ex-lavandeiras que iam esperar os militares e oferecerem os seus préstimos de lavandeira.
De tal modo a malta formada a preceito de farda amarela mais pareciam os tais bandos de maçaricos.
Então elas diziam, jubi chegaram mais manga de maçaricos.
Mas eis que em mais uma nova chegada de militares mas todos de farda verde, surpresa total nas lavandeiras, jubi agora maçarico cá tem! Agora só manga de piriquito.
Se há outros motivos quem sou eu para discordar.
Um alfa bravo Colaço.