quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Guiné 63/74 - P4928: Parabéns a você (25): Tony Grilo, nosso camarada radicado no Canadá (Editores)

Dia 10 de Setembro é data de aniversário do nosso camarada Tony Grilo. Por esta razão aqui estamos a felicitá-lo e a desejar-lhe que a festeje com alegria junto dos seus familiares e amigos.

Não sabemos se o Tony ainda se encontra em terras do Canadá, uma vez que estaria nos seus planos regressar este ano a Portugal, mas onde quer que esteja, está concerteza muito feliz.

A Tabanca inteira quer comemorar esta data muitas vezes mais, desejando tudo de bom. São os votos dos seus 365 amigos do Blogue do Luís Graça & Camaradas da Guiné, aqui representados pelo editor do poste.



Tony Grilo está connosco desde Fevereiro passado. Recordemos as suas palavras:

Amigo Graça:

Desculpa o meu começo, pois eu sigo os teus conselhos. Na tabanca todos nos tratamos por tu, e aí vai.

Caro amigo Graça, primeiro que tudo quero felicitar-te pela tua obra.

Agora se me dás licença, vou-me apresentar: O meu nome é Tony Grilo, cumpri o serviço militar, um ano e meio, em Portugal, e em 1966 fui mobilizado para a Guiné.

Saímos, no dia 31 de Maio de 1966, do cais de Alcântara no navio Alfredo da Silva. A viagem demorou 6 dias, percorremos 3666 milhas marítimas e chegámos no dia 6 de Junho de 1966.

O navio ficou ao largo, à espera do capitão de porto para o rebocar para o cais. E ali também vinham 6 pessoas.

Isto é apenas uma pequena história que sucedeu.

Agora vou contar-te algo mais sobre a minha pessoa!

Estive 24 meses na Guiné, era Apontador do obus 8,8 e a nossa Bateria, estava situada no QG em Bissau.

Estive ali só 2 semanas, pois fui enviado logo para o mato, Cabedu, ao Sul da Guiné, na célebre mata do Cantanhez.

Estive lá longos 18 meses, onde a vida era difícil, muita fome aí passávamos.

Ao fim desse tempo regressei a Bissau.

Como era bom rapaz e o capitão engraçou comigo, disse logo ao Primeiro para me marcar viagem para o mato. O motivo foi por me desenfiar do quartel. Não havendo sítio melhor, fui logo para Cacine e Cameconde, também ao Sul, na área do Cantanhez.

Graça, isto é só um pequeno apontamento, pois agora que tenho o vosso E-Mail, já é mais fácil contar as minhas histórias da passagem pela Guiné.

Actualmente vivo no Canadá, já há 38 anos, estou reformado e estou a pensar regressar ao nosso lindo Portugal em fins de Maio deste ano.

Graça, em breve vou-te enviar as minhas fotos.



Para lembrarmos o militar Tony, aqui ficam as suas fotografias, infelizmente sem legendas








__________

Notas de CV:

Vd. postes de Tony Grilo, Apontador de obús 8,8, Cabedu, Cacine e Cameconde, 1966/68 com datas de:

5 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P3986: O Nosso Livro de Visitas (57): Tony Grilo, Canadá: Artilheiro, apontador de obus 8,8 (Bissau, Cabedu, Cacine, Cameconde,1966/68)

24 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4073: Tabanca Grande (126): Tony Grilo, Artilheiro, Apontador de obús 8,8 (Guiné, 1966/68)

15 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4192: Estórias avulsas (28): Sorte na Vida... ou quando uma dor de dente te salva a vida (Tony Grilo, Canadá)

20 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4220: Cancioneiro do Cantanhez (2): Cabedu és nossa terra (Tony Grilo, Canadá)

16 de Maio de 2009 > Guiné 63/74 - P4358: Em busca de... (73): BAC1, CART 1692, CART 1427, 1966/68 (Tony Grilo)


Vd. último poste da série de 5 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 - P4896: Parabéns a você (24): José Marcelino Martins, ex-Fur Mil TRMS da CCAÇ 5 (Os Editores)

6 comentários:

Luís Graça disse...

O Tony esteve lá,
Em Cabedu, Cantanhez,
Foi depois p’ró Canadá,
Mas já volta outra vez.

Mas já volta outra vez
À sua terra natal,
Que o coração português
Bate bem é em Portugal.

Bate bem é em Portugal,
Que, na Guiné, seu triste fado,
Na guerra de sessenta e tal,
Foi artilheiro afamado.

Foi artilheiro afamado,
Até escreveu poemário,
Agora já está reformado…
Viva o seu aniversário!

Luís Graça

Luís Graça disse...

Tony: Que tenhas um grande dia e... uma bela reforma! E venham mais histórias do Cantanhez, em prosa ou em verso, que agora tens mais tempo livre...

LG

Joaquim Mexia Alves disse...

Para o camarigo Tony, aqui vai o abraço camarigo de parabéns, com os votos de um óptimo dia.

MANUEL MAIA disse...

CARO TONY GRILO,

VOTOS DE UM ANIVERSÁRIO CHEIO DE ALEGRIAS.

UM ABRAÇO

MANUEL MAIA

Anónimo disse...

Para o Tony Grilo,

As maiores felicidades, onde quer que esteja, que seja um dia em grande para ele.

Um Abraço,

Mário Fitas

Anónimo disse...

Tony Grilo

Que tenhas passado um belo dia em companhia de quem gostas,e os meus votos de que se repita por muitos anos com saúde e independencia.
Parabens e um abraço.
Luis Faria