quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Guiné 63/74 - P4925: Memória dos lugares (40): Fotos do “Resort” de Bissum - Naga, 1968 (José Nunes, ex-1º Cabo, BENG 447, Brá, 1968/70)

1. O nosso Camarada José Nunes (José Silvério Correia Nunes), ex-1º Cabo no BENG 447 (Brá, 15JAN68 a 15JAN70), enviou-nos mais uma reportagem fotográfica, em 06SET2009, sobre o Bu... rako de Bissum - Naga, no ano de 1968:

O “Resort” de Bissum - Naga

Camaradas,

Aqui estão mais algumas fotos memoriais de um lugar bastante isolado.

Bem-Vindos a Bissum

Só de avião ou lancha, pelo Rio Armada, se lá chegava.A nossa equipa de “faíscas”, o Furriel Subtil Soares, Baiona de Andrade e Zé Nunes, estivemos em Bissum entre Setembro 1968 e finais de Outubro do mesmo ano.

Ali sofremos um ataque do IN em que estivemos mais de 6 horas debaixo de fogo, felizmente sem consequências físicas pessoais.

Só que, no dia seguinte,ao fazer o reconhecimento, tivemos um Camarada que accionou com mina anti-pessoal e ficou sem um pé.O problema maior foi a sua evacuação.

Fui no avião com o Honório e voltei de lancha, pois era habitual alternarmos os transportes.

Descer o rio armada era um caso sério, pois 2 lanchas haviam sido afundadas, embora fossem posteriomente recuperadas pelo pessoal da Armada.

Navegamos durante a noite rio Cacheu abaixo, até Cacheu onde pernoitamos, neste "Resort".

Estivemos um mês a almoçar sopa de cebola e atum com bianda e ao jantar, para variar, comíamos cebola na sopa e bianda com atum.

Só nos safavamos porque haviam muitas rolas e tínhamos bons caçadores, que arranjavam assim matéria para umas rotineiras petiscadas.

O Honório era sempre presenteado com uns passarinhos fritos.

Era o que se podia desenrascar.


Saindo da minha "suite do Hotel"

O "restaurante" de Bissum

Saíndo da sala de refeições do "Hotel"

As "minhas" Bajudas

Os djubis fazendo o trablho deles (brincar)

Esta sim é que era a minha verdadeira guerra

O Furriel Subtil é que me entrega a lâmpada

Os "faíscas" armados em guerrilheiros

Aspecto do espaldão/abrigo do morteiro 81 cm

O obús de 10,5 cm

Uma granada do obús de 10,5 cm

O Furriel Subtil em cima e eu em baixo junto ao obús de 105 mm

O avião do Honório

Gamei o avião ao Honório

Um Abraço,
José Nunes
1º Cabo Mec Elect do BENG 447

Fotos: © José Nunes (2009). Direitos reservados.
__________

3 comentários:

Anónimo disse...

José Nunes

O 3º GR.COMB. da minha C.Caç. 2791
esteve em Bissum em 1971.
Ainda não tinha visto fotos d0 "Resort".Julgo que irei ver mais a 26 deste mês no convívio.
Já fiquei no entanto com uma ideia do que era,através destas tuas fotos

Abraço
Luis Faria

MANUEL MAIA disse...

CARO ZÉ NUNES,

FUI "BISSUNENSE"ENTRE JUNHO 72 E DEZ DO MESMO ANO OU ORIMEIROS DIAS DE JAN73 ANTES DE RUMAR AO CANTANHEZ,
S+O LÁ EMBRULHAMOS UMA VEZ.
ERA UMA ESPÉCIE DE PARAÍSO COMPARADO COM CAFAL/BALANTA OU CAFINE.
AINDA HOJE TENHO SAUDADES DE BISSUM.
UM ABRAÇO

MANUEL MAIA

Verdegaio disse...

Encontrei aqui alguns desterrados de Bissum. Estive lá de finais de 1970 a finais de 1972, (TRMS) da C. Caç 2781. Para quem quiser visitar o meu Blogue sobre esta temática aqui fica o endereço
www.guine-bissum.blogspot.com.
Um grande abraço.
Quim