quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Guiné 63/74 - P4931: Em busca de... (89): Camaradas da CCAÇ 12, Bambadinca, 1969/71 (João Rito Marques, ex-cabo quarteleiro, Soito, Sabugal)

Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > 1970 > Crachá da CCAÇ 2590 / CCAÇ 12 (1969/71). Design: Tony Levezinho (Fur Mil At Inf).

Foto: © António Levezinho (2006). Direitos reservados


1. Mensagem de Sandra Marques, com data de 6/8/2009, enviada para a minha caixa de correio (LG):


Boa tarde!

Antes demais vou identificar-me. Chamo-me Sandra Marques e sou filha do camarada 1º Cabo Manut Material João Rito Marques.

Quando andava a navegar pela Net deparei-me com o nome do meu pai; depois de ler grande parte do seu blog verifiquei que um dos camaradas da Guiné andava à procura de João Rito Marques. Falei de imediato com o meu pai e confirmou que realmente era mesmo ele.

O meu pai solicita que lhe envie o seu contacto para poderem falar. Vive no Soito - Sabugal, é casado e tem apenas uma filha. O contacto do meu pai é: 965464877.

Agradeço, pois "o homem está impaciente" para falar com os camaradas que marcaram bastante a sua vida. :)

Sandra Marques.

2. Em 8 de Setembro, nova mensagem, desta vez para a caixa de correio do Carlos Vinhal, edição de serviço:

Pensei que quem me respondesse fosse Luís Graça que ele, sim, foi camarada dele [, do do meu pai,] na Guiné, estiveram todos na Guiné, Zona Leste, Sector L1, Bambadinca, 1969/71 (*)

Quando navegava pela Net reparei que o Sr. Luís Graça tinha um blog onde constava o nome do meu pai e referia que nunca mais soube do paradeiro de alguns dos camaradas, entre eles constava o meu pai.

Mostrei o nome de todos os camaradas registados no blog e ele de imediato reconheceu a maioria deles.

Já enviei emails para o Sr. Luís Graça, no entanto não obtive resposta. Agradecia que me dessem o contacto dele ou doutro camarada para assim o meu pai entrar em contacto com o grupo, pois farta-se de falar "dessa gente e dessa guerra".

Irei contactar com o meu pai e entregarei os cumprimentos.

Atentamente e aguardando reposta.
Sandra Marques

3. Finalmente, a tão desejada resposta do L.G., a 9 de Setembro, já no regresso de férias:

Sandra:

Costumamos dizer que os filhos dos nossos camaradas nossos filhos são... Fico feliz pelo seu contacto e pelo amor filial que pôs na busca de informações sobre os camaradas do seu pai (CCAÇ 2590/ CCAÇ 12, Contuboel e Bambadinca, Maio de 1969/Março de 1971) (*).

Acabo de falar com o seu pai, pelo número de telemóvel que me deu. Já tenho as coordenadas dele. Sei que vive no concelho de Sabugal, que ainda trabalha e que está de boa saúde... Reconheceu alguns camaradas desse tempo (O Galvão, o Sousa, o Almeida, o Monteiro...), aliás ele conhecia muito bem toda a gente, incluindo os condutores que eram "quase todos do Norte"...

Disse-me que vive na "maior freguesia de Portugal", mas eu não eu fixei logo o topónimo [Souto, ou melhor, Soito, para os seus habitantes, concelho de Sabugal, distrito da Guarda, uma terra do Portugal, com um vasto património histórico, arquitectónico, arqueológico, etnográfico, astronómico e natural, tornando-se visita obrigatória, nomeadamente no "nosso querido mês de Agosto", por causas das suas festas, romarias, touradas, garraiadas e e... capeias arraianas, que são únicas no mundo]...

Gostava de publicar uma foto do seu pai, digitalizada (se fossível, uma antiga e outra actual), para dar notícia dele no nosso blogue (Luís Graça e Camaradas da Guiné).

Com tempo e vagar, posso dar-lhe mais informações sobre o paradeiro desses camaradas da Guiné... Eu era o Furriel Miliciano Apontador de Armas Pesadas de Infantaria, o Henriques, "um bocado revolucionário" (lembrou-me agora o seu pai) - expressão que eu tomo como um elogio...

O João Rito Marques era o nosso cabo quarteleiro, o homem que tinha a tremenda responsabilidade pela limpeza, segurança e boa manutenção de todo o material que precisávamos, desde os colchões até às armas e munições... Sei que no final da comissão, em Março de 1971, lhe tive de pagar um colchão de espuma que requisitei, para um amigo de passagem por Bambadinca, e que deve ter voado na confusão dos últimos dias de fazer a mala e de dizer "adeus, Guiné!"...

Ele tinha uma grande paciência para nos aturar, mas no dia de fazer contas, "contas eram contas" à moda do Soito... Deve ter dado cabo do toutiço a conferir, periodicamente, o vasto e detalhado material que estava à sua guarda, não fosse o Cap Brito ou o Sargento Piça embrulhá-lo em papel selado e atrasar-lhe o tão desejado regresso à santa terra arraiana e, quiçá, ao forcão da capeia... [Sei que ele hoje ainda está no activo, tem o seu negócio de serralharia, é um português empreendedor que não come à mesa do Estado...]

Pode dizer ao seu pai que temo-nos encontrado todos os anos, em Maio, a malta de Bambadinca, de 1968/71 (incluindo os da CCAÇ 12, que eramos meia centenas, os de origem metropolitana) (*)... O próximo encontro é em 2010, em Óbidos, e é organizado pelo ex-Furriel Miliciano de Transmissões, o Almeida (**). Era bom que ele aparecesse...

Sei que você é professora de matemática, e vive na região de Lisboa, EM Cascais. Pode contactar-me por um telefone fixo: 21 751 21 93 (gabinete de trabalho, em geral das 9 às 18h) ou 21 471 0736 (casa)...

É pena que o seu pai não nos possa seguir directamente através do blogue, mas posso mandar-lhe os links em que se fala da nossa CCAÇ 12, de Bamdinca, etc. Há já centenas de referências sobre o nosso tempo, na zona leste, algumas das quais presumo que você já lhe tenha mostrado...

Veja também neste endereço: http://blogueforanada.blogspot.com/ (Luís Graça & Camaradas da Guiné, I Série).

Contacte-me sempre que precisar. Dê um grande abraço ao seu pai, quando o vir, do Henriques (hoje, Luís Graça)

__________

Notas de L.G.:

(*) Vd. post de 21 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCLXXV: Composição da CCAÇ 12, por Grupo de Combate, incluindo os soldados africanos (posto, número, nome, função e etnia)

Além do pessoal que compunha os 4 grupos de combate da CCAÇ 2590/CCAÇ 12, havia ainda mais os seguintes especialistas e quadros de origem metropolitana:

1º Sarg Cav Fernando Aires Fragata;
2º Sarg Inf José Martins Rosado Piça;
2º Sarg Inf Alberto Martins Vieira;
Furriel Mil MAR Joaquim Moreira Gomes;
Fur Mil Enf João Carreiro Martins;
Fur Mil Trams José Fernando Gonçalves;
Fur Mil Arm Pes Inf Luís Manuel da Graça Henriques;
1º Cabo Aux Enf José Maria S. Faleiro;
1º Cabo Aux Enf Fernando Andrade de Sousa;
1º Cabo Aux Enf Carlos A. R. dos Santos;
1º Cabo Trams Inf António Domingos Rodrigues;
1º Cabo Cripto José António Damas Murta;
1º Cabo Cripto Gabriel da Silva Gonçalves;
1º Cabo Manut Material João Rito Marques;
1º Cabo Mec Auto Renato B. Semedos;
1º Cabo Mec Auto António Alves Mexia;
1º Cabo Escriturário Eduardo Veríssimo de Sousa Tavares;
1º Cabo Cond Auto Luís Jorge M.S. Monteiro;
1º Cabo Radiotelegrafista Manuel da Graça S. Zacarias;
1º Cabo Corneteiro Manuel Joaquim Martins Ferreira;
1º Cabo Cozinheiro José Campos Rodrigues;
1º Cabo Apont de Arm Pes José Manuel P. Quadrado.

Refira-se ainda os nossos soldados de origem metropolitana (para além dos operacionais já eventualmente citados, neste caso apenas o Sold At Inf Arménio Monteiro da Fonseca):

Sold Básico João Fernando R. Silva;
Sold Básico Salvador J. P. Santos;
Sold Mec Auto Gaudêncio Machado Pinto;
Sold Trams Inf José Garcia Pereira;
Sold TICA António Fernando Cruz Marchão;
Sold TICA José Leite Pereira;
Sold TICA António Dias dos Santos
Sold Cozinheiro Henrique Manuel;
Sold Corneteiro Orlando da Cruz Vaz;
Sold Corneteiro José de Sousa Pereira;
Sold Radioteleg João Gonçalves Ramos;
Sold Radiot Manuel Maria Catita André;
Sold Cond Auto António S. Fernandes;
Sold Cond Auto Manuel J. P. Bastos;
Sold Cond Auto Manuel da Costa Soares;
Sold Cond Auto Alcino Carvalho Braga;
Sold Cond Auto Adélio Gonçalves Monteiro;
Sold Cond Auto João Dias Vieira;
Sold Cond Auto Tibério Gomes da Rocha;
Sold Cond Auto António S. Fernandes;
Sold Cond Auto Francisco A. M. Patronilho;
Sold Cond Auto Manuel S. Almeida;
Sold Cond Auto António C. Gomes;
Sold Cond Auto Fernando S. Curto;
Sold Cond Auto Aniceto R. da Silva;
Sold Cond Auto Diniz G. Dalot;
Sold Cond Auto Manuel G. Reis.

Há ainda a referir dois soldados africanos que não eram operacionais ou que, pelo menos, não constavam da lista dos grupos de combate:

Sold Cozinheiro 82116869 Gale Camará
Sold Cozinheiro 81117669 Amadú Camará.

Vd. também os seguintes postes:

24 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1545: Lista do pessoal de Bambadinca (1968/71) (Letras A/B) (Humberto Reis)

21 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1773: Lista do pessoal de Bambadinca (1968/71) (Letras C / Z) (Humberto Reis)

(**) Vd. postes de:

20 de Abril de 2005 > Guiné 69/71 - V: Convívio de antigos camaradas de armas de Bambadinca (Luís Graça)

29 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCCXIV: Ao Fernando Sousa: Sei que estás em festa, pá (Luís Graça)

9 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1742: Convívios (2): Lisboa, Casa do Alentejo, 26 de Maio de 2007: Bambadinca 68/71, BCAÇ 2852, CCAÇ 12, etc. (Fernando Calado)

31 de Maio de 2009 > Guiné 63/74 - P4444: Convívios (138): Em Castro Daire, agora chão de Bambadinca, 1968/71 (1): O reencontro na capela de N. Sra. da Ouvida

31 de Maio de 2009 > Guiné 63/74 - P4446: Convívios (139): Castro Daire, agora chão de Bambadinca, 1968/71 (2): A música, a festa, a dança no planalto beirão

Sem comentários: