quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Guiné 63/74 - P9115: Agenda Cultural (172): Lançamento do livro A Primeira Derrota de Salazar, de Paulo Aido, dia 1 de Dezembro pelas 17 horas, na Casa de Goa, em Lisboa (Teresa Almeida)

1. A pedido do nossa tertuliana Teresa Almeida (Bibliotecária da Liga dos Combatentes), damos a conhecer o lançamento do livro A Primeira Derrota de Salazar, de autoria de Paulo Aido*, dia 1 de Dezembro pelas 17 horas na Casa de Goa. Narana Coissoró** será o apresentador.




CONVITE


[...] "A Primeira Derrota de Salazar" acompanha os eventos em Goa nos dias do fim desta colónia portuguesa. Lisboa procura, por todos os meios, influenciar os países amigos a interceder a nosso favor contra o colosso indiano, mas, com o passar do tempo, percebe-se que a invasão vai mesmo acontecer. Todos sabem que é impossível vencer militarmente, mas Salazar ordena que só pode haver soldados vitoriosos ou mortos! Nem sequer admite a hipótese da rendição, mas a catástrofe está iminente.[...] Fonte: sítio Zebra Edições.


(*) Paulo Aido tem 49 anos, é jornalista há mais de duas décadas e, actualmente, vereador [,independente,]  na Câmara Municipal de Odivelas. É também autor de diversos livros de temática religiosa que se têm revelado verdadeiros bestsellers. É o caso de "A Mensagem da Irmã Lúcia", "O Peregrino de Fátima" e "As Mais Belas Orações", apenas para citar os mais recentes. Em "A Confidente de Sá Carneiro", embora não abdicando do rigor que sempre pautou a sua escrita, assume uma clara mudança de registo, enveredando pela primeira vez pela literatura de memórias biográficas. Fonte: sítio Zebra Edições.


(**) Sobre Narana Coissoró:


Nasceu em Goa a 3 de Outubro de 1931. É um advogado e professor português.
Licenciado em Direito, na Universidade de Coimbra e doutorado pela Universidade de Londres, é advogado, professor catedrático jubilado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, onde preside ao Instituto do Oriente, e professor catedrático da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Militante histórico do Centro Democrático Social, foi eleito deputado nas I, II, III, IV, V, VI, VIII e IX Legislaturas, liderando o Grupo Parlamentar do CDS, entre 1978 e 1991. Autor de vários livros, é membro da Academia Internacional de Cultura Portuguesa. (...)  Fonte: Wikipédia
____________


Nota de CV:


Vd. último poste da série de 26 de Novembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9098: Agenda Cultural (171): Ciclo de Conferências-debate Os Açores e a Guerra do Ultramar - 1961-1974: história e memória(s) (Carlos Cordeiro) (9): Rescaldo da sessão do dia 23 de Novembro de 2011 (Carlos Cordeiro)

2 comentários:

Anónimo disse...

AQUI PRESTO A MINHA HOMENAGEM A TODOS OS CAMARADAS COMBATENTES(MORTOS,FERIDOS E PRISIONEIROS).
FAZ PARTE DA NOSSA VERGONHA COLECTIVA A FORMA COMO FORAM TRATADOS PELO PODER POLÍTICO DA ALTURA.
ALGUNS NATURAIS DO MEU CONCELHO PASSARAM POR ESSA SITUAÇÃO EM ESPECIAL O 2.º COMANDANTE SR. BRIGADEIRO MARTINS LEITÃO.

C.Martins

Luís Graça disse...

Também tive um primo, o Luís Maçarico, de Ribamar-Lourinhã. que lá esteve preso, cinco ou seis meses... E mais gente da minha terra...

É um drama da nossa história recente, esquecido, escondido, maltratado... Vai fazer este mês 50 anos! Temos a obrigação de o recordar.