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quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Guiné 61/74 - P27393: Humor de caserna (220): Quando o então ainda brigadeiro António Spínola aterrou no sítio que lhe pareceu errado..., a Ponta do Inglês



Guiné > Zona Leste > Região de Bafatá > Carta de Fulacunda (1955) (Escala 1/50 mil) > Posição relativa de Porto Gole, Rio Geba, Foz do Rio Corubal, Ponta do Inglês e demais pontas que existiam antes da guerra... A margem direita do rio Corubal era rico em bolanhas férteis...Prlo corredor Guileje - Xitole - Xime, o PAIGC abastecia a região do Oio. O único destacamennto das NT, neste troço do corredor Xitole - Xime era a Ponta do Inglês: o destacamento foi instalado em princípio de 1965 e abandonado no 4º trimestre de 1968, por ordem do novo comandante-chefe, o brig António Spínola.

Inforgrafia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2025)



João Guerra da Mata, o último comandante do destacamento da Ponta do Inglês
 e António Vaz (1936-2015), ex-cap mil, CART 1746 (Bissorá e Xime, kjul 67/ jun 69). Fotos de  2012, quando estiveram juntos no VII Encontro Nacional da Tabanca Grande (Monte Real > Palace Hotel, 21 de Abril de 2012)


Arquivo do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2012)



1. Há pérolas de humor de caserna, que seria uma pena ficarem perdidas no lixo da História... Em metalurgia e siderurgia, esse "lixo" chama-se "escória"... 

Esta é uma dessas pérolas.  

O "fait-divers" (passado já no 2º semestre de 1968, antes da retirada das NT da Ponta do Inglès) só comprova que os dois protagonistas tinham sentido de humor, o governador e comandante-chefe brig António Spínola, "periquito" no CTIG (onde chegou em maio de 1968)  e o alf mil João Mata, da CART 1746 (Bissorã e Xime, jul 67/jun 1969) (divisa: "O Céu, a Terra e as Ondas Atroando".

Esta companhia era comandada pelo nosso saudoso António Gabriel Rodrigues Vaz, cap mil (1936-2015), nosso grão-tabanqueiro nº 544, desde 2012. Foi ele que nos contou esta história. 


 
− Não tenho a certeza de ter aterrado no sítio certo…  − disse, ao descer do heli, o brigadeiro António Spínola, o novo comandante-chefe do CTIG.

 − Saiba V. Exa. que está na Ponta do Inglês  − respondeu o alf mil João Guerra da Mata que estava, na ocasião, de  calções, barba crescida, tronco nu e uma extraordinária boina de cor verde alface com uma estrela de metal.


2. Sobre o destacamento de Ponta do Inglês (jan 1965 / out 1968):

Ficava perto da Foz do Rio Corubal, na margem direita. Foi feita a sua ocupação e instalação no decurso da Op Farol, em 19 e 20 de janeiro de 1965 e na qual tomaram parte a CCaç 526, a CCav 678 e o Pel Rec Daimler 809 (segundo informação dfa CECA). 

Por decisão do com-chefe, foi abandonado em 7 e 8 de outubro de 1968. Na altura, o dispositivo das NT era o seguinte: 

  • 1 pelotáo (+) /  CART 1746
  • Pel Mil 105, 
  • Esq / Pel Mort 1192.

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Já aqui perguntei, em 2022, pelo João Guerra da Mata... Quem ainda conviveu com a malta da CART 1746 foi o nosso querido Torcato Mendonça, que também já lá está, no Olimpo dos Guerreiros... Da CART 1746 já morreram os nossos dois tabanqueiros Manuel Moreora (1945-20154) e António Vaz (1936-2015).

O Torcato Mendona escreveu aqui que o Mata era de (ou vivia em) Évora... Intriga-me o nome: será que há alguma relação com o cineasta João Rui Guerra da Mata, também conhecido por João Guerra da Mata (nascido em Lourenço Marques, em 1966)?

Esteve connosco em 2012, em Monte Real, no VII Encontro Nacional da Tabanca Grande.