quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Guiné 63/74 - P7299: O Nosso Livro de Visitas (103): A Tabanca Grande não é para todos? (Eduardo G. Silva / José Marcelino Martins)

1. Um dos nossos Camaradas, visitante do blogue, com o nome de Eduardo G. Silva, deixou no passado dia 16 de Novembro de 2010, a seguinte mensagem:

Assunto: Tabanca Grande não é para todos?
Há já alguns meses, escrevi algumas linhas onde me identifiquei e pedi um contacto, o do "Zé Bigodes", camarada da CCAV 3420, cujo nome verdadeiro não conhecia.
Sei agora que se chama António José Fernandes Ogando.
Espero que tudo esteja bem com ele, assim como para os restantes camaradas.
Resposta não tive até hoje!
A Tabanca não atende desconhecidos?
Eduardo G. Silva
E-mail: eddygsilva@gmail.com

2. Ao tomar conhecimento o nosso Camarada José Marcelino Martins, (ex-Fur Mil Trms da CCAÇ 5, Gatos Pretos, Canjadude, 1968/70), mais uma vez entrou em acção em 17 de Novembro e prestou mais uma das suas preciosas ajudas, através do seguinte esclarecimento ao nosso camarada: Assunto: Tabanca Grande não é para todos? Boa noite, Eduardo Silva

«Caiu-me» na caixa do correio a sua mensagem, reencaminhada pelo Luís Graça. Como poderá constatar pelo cabeçalho do blogue, há apenas quatro elementos a «alimentar» este local de encontro e, alguns deles ainda estão na vida profissional activa, o que lhe deixa pouco tempo livre, que é preciso retirar ao descanso que, começamos a achar necessário.

Existem alguns «voluntários», onde me incluo, que vão colaborando na medida do possível.

Não temos os contactos, como é natural, de todos os camaradas que connosco cumpriram a sua missão na Guiné. Conseguimos alguns elementos nos documentos que se encontram em arquivos oficiais mas, para tal, teremos que nos deslocar aos locais onde se encontram, mas não contêm as moradas.

Terei muito prazer em tentar ajudá-lo, em nome da Tabanca que, permita-me, é de todos, por ser aberta. Quando digo todos, refiro-me a Internos e Externos, já que nem todos estivemos na Guiné, mas que podem pertencer à mesma com a «categoria de amigos».

Pelo teor do seu e-mail, apercebo-me de que pretende obter o contacto do António José Fernandes Ogando, que pertenceu a CCAV 3420, que esteve na Guiné entre 1971 e 1973.

No nosso blogue, à esquerda, está uma listagem que refere os temas que vão sendo tratados neste espaço.

Sobre a
CCAV 3420 existem alguns textos e, numa pesquisa efectuada nos mesmos, localizei um contacto para a realização de um encontro em 2006, tendo como telefone de contacto 917 768 721.

Da nossa tertúlia faz parte um camarada que pertenceu à CCAV 3420, para quem endereço em BCC o presente e-mail, para que o mesmo, se souber do paradeiro do nosso camarada Zé Bigodes, não deixe de dar noticias dele ou, pelo menos, dar-lhe conhecimento deste seu desejo de contacto.

Espero ter ido de encontro ao seu desejo.

Com amizade
José Marcelino Martins
Fur Mil Trms da CCAÇ 5

3. Atento a tudo o que passa no blogue e sempre pronto a judar no que lhe é possível, o nosso Camarada José Câmara, enviou ao josé Martins a seguinte mensagem, que logo este último reenviou ao Eduardo Silva:
"Pesquizando na net encontrei estes dados que podem muito bem ser de quem o Eduardo procura.
António J Fernandes Ogando
Santarém - São Nicolau 2000-464
CASÉVEL STR 243 441 301
Não custa tentar.
Boa sorte!
José Câmara
4. Comentário de L.G.:

O camarada da CCAV 3420, que faz parte da nossa Tabanca Grande, é o José Afonso, que vive no concelho do Fundão. Foi num poste dele que encontrámos o nome do António José Fernandes Ogando (de alcunha, na tropa, o Bigodes), autor de dois poemas, dedicados ao seu antigo comandante, o Cap Cav Salgueiro Maia (1944-1992). O Eduardo Silva, ou qualquer outro camarada desta sub-unidade, que mostrou a sua valentia em terras da Guiné, será bem vindo, caso deseje integrar a nossa Tabanca Grande. Obrigado ao Zé Martins, nosso colaborador especial, o nosso especialista dos perdidos & achados, por mais uma vez ter dado a cara. Como ele muito bem sublinhou, a Tabanca Grande é, de facto, para todos, para todos aqueles, camaradas ou simples amigos, que têm uma special relationship, uma relação especial com a Guiné de ontem (1961/74) e de hoje...
__________
Nota de M.R.: Vd. último poste desta série em:

3 de Novembro de 2010 >
Guiné 63/74 - P7217: O Nosso Livro de Visitas (102): Parabéns pelo vosso fantástico projecto (Maria João Rocha)


2 comentários:

José Marcelino Martins disse...

É preciso que se realce neste espaço a colaboração do José da Câmara - residentes nos States - que me enviou uma informação, da qual fiz replay para o interessado.

Já agora - com tom jocoso - dos cerca de mil acompanhantes do Obama, estás incluido? Não? Então?...

Aquele abraço das margens do Tejo (uns 10 kms a norte)

Anónimo disse...

Meu caro amigo José Marcelino,

Em tom jocoso, como dizes, não faço parte dos 1000 acompanhantes do presidente Obama.

Mas alto lá!

Faço parte dos outros 350 milhões que ele representa nesta cimeira.
Quer se goste ou não da sua presidêcia, ele é o nosso (americano) presidente.

Por mim, que tenho dupla nacionalidade, terei lá dois a representar-me. Por isso mesmo devo ser um felizardo.

Um abraço amigo,
José Câmara