segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Guiné 63/74 - P7282: Parabéns a você (173): Orlando Pinela, ex-1º Cabo Reab Mat da CART 1614/BART 1896, Cabedú, 1966/68 (Editores/Tertúlia)


1. Completa hoje 65 anos o nosso Camarada Orlando Pinela, que foi 1º Cabo Reab Mat da CART 1614/BART 1896, Cabedú, 1966/68.
O Orlando já se apresentou na nossa tabanca em 20009 e ficou então de nos enviar as habituais fotos (actual e do tempo de tropa), bem como a estória da sua guerra, que continuamos a aguardar a todo o momento.


2. O Orlando era o Quarteleiro da companhia e foi ferido em Setembro de 1967, em Cabedú, tendo-se apresentado aqui nas nossas fileiras tertulianas, em 24 de Março de 2009, com a seguinte mensagem: “Boa tarde e saudações cordiais do camarada Pinela.Aí vai o meu pobre historial militar.

Fiz a recruta na Serra da Carregueira no 1.º turno de 1966, tendo tido uma recepção excepcional como faxina à cozinha. Nunca tinha visto tanta loiça, era um autêntico Hotel de *****, os quartos eram todos duplos e tinham uma média de 160 camas.

Esses dois meses, além da chuva e do frio, tudo passou sem grandes sobressaltos além de alguns roubos de equipamento.Como já estávamos naquele Resort há muito tempo, todos fomos à vida indo eu parar ao Entroncamento, terra muito conhecida pelos comboios, talvez fossem mais os militares que a população.

Aí sim, tive uma recepção estupenda de boas instalações, no quarto de vez em quando, como o mesmo não era muito grande, era necessário desviar as camas para passar o comboio e também não éramos muitos, mais ou menos uns 300.Assim chegou o mês de Agosto, fim da especialidade e nova mudança sempre a fugir para o Norte.

Agora sim fui para uma cidade estupenda, a capital de Trás-os-Montes, Vila Real, condições acolhedoras e condignas e uma excelente camaradagem, ficando a fazer serviço no material de Guerra, tendo quase todos os dias a visita do senhor Comandante da Unidade (RI13), um homem com dignidade e de bom coração.

Como também sou Trasmontano da região de Bragança, muitos fins-de-semana lá ia a casa para encher as peles. Assim pelo fim de Setembro acabou a estadia nesta unidade e rumando para uma cidade a Sul do Rio Douro, Vila Nova de Gaia, já com o bilhete na bagagem para novos rumos. Estive três dias na Serra do Pilar até me reagrupar à Companhia. Mais uma vez fui conhecer novas caras, pois nem uma alma conhecida.

O Bart 1896 integrava as Carts 1612, 1613 e 1614, tendo passado por uma Bateria em Leixões até ao treino operacional em Viana do Castelo com o embarque a 12 de Novembro de 1966.

Esta descrição é em traços largos a minha passagem pelo Serviço Militar no Continente, talvez não seja muito importante para os camaradas do blogue, mas é o começo da minha apresentação.

Dentro de dias vou começar a escrever a minha singela passagem por terras da Guiné. Despeço-me com um abraço para todos os camaradas da Tabanca Grande e em especial ao camarada Carlos Vinhal em ter pachorra para me aturar.

Um abraço

Orlando Pinela”

3. Em nome do Luís Graça, Carlos Vinhal, Virgínio Briote, Magalhães Ribeiro e demais tertulianos, aqui te endereçamos as maiores felicidades, melhores níveis de saúde e alegria, junto dos teus queridos familiares e amigos, neste teu dia de aniversário, desejando que o mesmo se prolongue por muitos, prósperos e felizes anos.

__________

Nota de M.R.:

Vd. último poste da série em:

14 de Novembro de 2010 >
Guiné 63/74 - P7279: Parabéns a você (172): César Vieira Dias, ex-Fur Mil Sapador da CCS/BCAÇ 2885, Mansoa, 1969/71 (Editores/Tertúlia)

16 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Caro Orlando Pinela

Aqui vai o primeiro de muitos abraços que hoje vais receber.

Que passes um dia feliz junto da familia e amigos.

Anónimo disse...

Caro Orlando Pinela.

Feliz aniversário, tem um dia de festa junto de quem mais prezas, e votos de longa vida com saúde.

Parabéns!

Um abraço

Manuel Marinho

Anónimo disse...

PARABÉNS PARA TI
NESTA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA
HOJE É DIA DE FESTA
CANTAM AS NOSSAS ALMAS
PARA O MENINO ORLANDO PINELA
UMA SALVA DE PALMAS.
AMIGO E CAMARADA DE GUINÉ ORLANDO PINELA, QUE ESTE DIA SEJA DE MUITA ALEGRIA E FELICIDADE PARA TI E TEUS FAMILIARES E QUE ELE SE REPITA POR MUITOS ANOS, SEMPRE COM MUITA SAÚDE, SE DEUS QUISER PARA O ANO CÁ ESTAREI PARA TE CANTAR MAIS UM TEU ANIVERSÁRIO.

UM ABRAÇO DO TAMANHO DA GUINÉ PARA TI E TUA FAMÍLIA.

AMILCAR VENTURA EX-FURRIEL MILº MECÂNICO AUTO DA 1ªCCAV/BCAV 8323
PIRADA-BAJOCUNDA-COPÁ 73/74

Joaquim Mexia Alves disse...

Caro camarigo Orlando Pinela

No dia do teu aniversário aque te deixo o meu camarigo abraço de parabéns.

Sotnaspa disse...

Camarada Pinela

Votos de um dia muito feliz e que se repita muitas vezes, junto dos teus.
Um abraço do amigo.

ASantos
SPM 2558

Cesar Dias disse...

Orlando Pinela

Venho deixar-te um abraço de parabéns pelo teu aniversário, fazendo votos para que tenhas saúde para nos irmos cruzando,pelo menos anualmente.

César Dias

admor disse...

Caro Orlando Pinela,

Muitos parabéns e um dia com tudo de bom.

Muita saúde!

Um grande abraço.

Adriano Moreira

Anónimo disse...

Caro Orlando Pinela

Por este dia quero desejar-te as maiores felicidades e que tenhas um dia de feliz com saúde, rodeado de todos os que te são queridos.

Um abraço,

Mário Fitas

Correia Nunes disse...

Camarada Pinela,votos de óptima
Saúde e Bom Aniversário,junto dos que te são queridos.
José Nunes
Beng 447
68/70

Manuel Reis disse...

Caro Orlando Pinela:

Um dia feliz na companhia da tua família e amigos.

Parabéns pelo teu aniversário.

Um abraço amigo.

Manuel Reis

Luís Graça disse...

Como é que um cabo quarteleiro (que é pressuposto ter "olho vivo") se deixa apanhar pelo fogo do Inimigo dentro do seu próprio quartel ? Espero que não tenha sido em momento de aflição, naquela arremedo de sítio a que chamávamos, com delicadeza, a "casa de banho"... Orlando, tens que contar, direitinha, essa história...

Conheci-te na sede, em Lisboa, da ADFA, onde sei que continuas (ou não ?) a trabalhar como "voluntário", preenchendo assim, de maneira construtiva e solidária, os teus dias de reformado...

E sobre ti, Luís Nabais já disse, se não tudo, pelo menos o essencial:

"A modéstia do Orlando Pinela, com quem privo todos os dias, deixa de fora muitas coisas. Faz parte da Direcção da Delegação de Lisboa, é o homem que pôs o restaurante a andar bem, dá o que tem de melhor, mas é modesto... Claro que é DFA, e com bastante padecimento (não raro tem de passar pela fisioterapia) mas é um amigo do amigo à antiga. Uma forma de me exprimir que todos nós entendemos.
Abraço, Orlando. Luis Nabais"...

Que melhor elogio poderias ouvir ? Faz o favor de te divertires também neste dia especial, que é o "teu dia"... Até uma próxima oportunidade, talvez na ADFA, já que somos vizinhos... Luís Graça.

Anónimo disse...

Camarigo Orlando Pinela
Feliz Aniversário
Parabéns
Longa Vida
Abraço
Luís Borrega

Anónimo disse...

Caro Orlando Pinela

Com um abraço de parabéns,desejo-te um dia feliz junto da família e amigos,e que repitas por longos e bons anos.

António Marques

Anónimo disse...

Meu Caro Orlando,
A esta hora desejo que tenhas tido um dia excelente, e que se prolongue até que te apeteça. Ainde desejo que o repitas por muitos e bons anos.
Um abraço
JD

Anónimo disse...

Caro Orlando Pinela

Um abraço de parabéns, por mais um aniversário que espero tenho sido feliz.

Jorge Picado

Amsoares disse...

Caro Orlando Pinela!

Feliz aniversário junto dos que te são mais queridos, com muita saúde. Que tenhas um óptimo dia e votos de longa vida.

Forte abraço de PARABÉNS

Artur Soares